CRÔNICAS

O PAUDERNEY ESTÁ DERRETENDO

Em: 10 de Abril de 2016 Visualizações: 26061
O PAUDERNEY ESTÁ DERRETENDO

 

O Jornal Nacional se tornou, especialmente para muitos amazonenses, um programa de humor, provocando uma pororoca de gargalhadas cada vez que escala o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM, vixe, vixe) - e o tem escalado quase diariamente - para falar contra a corrupção. O riso não é porque Pauderney seja nome da erva viagra da floresta, como quer o Macaco Simão. É que muita gente não esquece a ficha do deputado. Até o opositor mais tenaz de Dilma ri, constrangido, ultrajado e envergonhado, quando a TV Globo, desinformando, amarra a canoa do impeachment nesse pau.  

Esse Pauderney, conhecido no Amazonas como Pau de Galinheiro - et pour cause - mata os amazonenses de rir na hora em que William Bonner lhe confere credibilidade, ocultando que em 1997 o nobre deputado do DEM era, segundo a Folha de SP, o homem da mala na compra de votos para a reeleição de FHC. De lá para cá, acumulou irregularidades, a última delas uma multa de R$ 4,6 milhões do TCE por alugar prédios com indícios de superfaturamento para sediar escolas, quando foi secretário municipal de Educação em Manaus. Ele recorreu, mas o pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto, pau honesto, garanto que nasce morto.

Demóstenes de Eirunepé

Ele, o Cunha de Igarapé, o Maluf de Eirunepé, o virtuoso Pauderney, travestido em paladino da moralidade, está agora perdidamente a-pai-xo-na-do por uma frase que repete, posudo como um pavão, em transmissões insistentes da mídia eletrônica:

- O Brasil está derretendo - declama ele mascarado de honesto. Na realidade, quem frita a pátria mal amada é justamente quem diz que ela derrete, porque desta forma aciona a potência máxima do micro-ondas verde-amarelo. Tal discurso, que não contribui para resolver o problema, aumenta a desesperança dos brasileiros crédulos com medo de serem sugados pelo ralo da crise econômica.

Tem gente apaixonada por pessoas, animais, comida, causas. Pauderney se apaixonou pela frase "O Brasil está derretendo", que pronuncia com os olhos rútilos, os lábios trêmulos, a cara de gozo, com orgasmos cósmicos, como se o autor fosse ele e não o outro pato, o da FIESP. Acha que, repetindo-a, derrete a nossa memória. Dou meu pescoço francês pra caba ferrar se essa frase ficar de fora do seu discurso em rede nacional de rádio e televisão no programa do DEM que irá ao ar na próxima quinta (14) por volta da 19h30. Fiquem atentos. É imperdível. Você vai rolar de rir.

A figura central do programa do DEM é o próprio Pauderney, que se acha grande orador. Afinal, aos dez anos, em 1964, ele venceu o Concurso de Oratória promovido pela Escola Municipal Armando Mendes, de Eirunepé (AM), onde nasceu. Já que a cidade é conhecida como a Atenas do Juruá, os organizadores da Festa do Açaí, lá realizada anualmente em abril, ungiram e sacramentaram Pauderney como o "Demóstenes do Alto Juruá". É esse grande tribuno com projeção internacional que, ao lado de figuras impolutas como Cunha e Jucá, comanda o impeachment de Dilma.

A biografia de Pauderney, formado em Engenharia Civil na Universidade Federal do Amazonas (antiga FUA, hoje UFAM), registra que ele foi condecorado pelo Governo da Itália como "Cavalieri di Gran Croce", indicado provavelmente pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, mais tarde condenado em primeira instância a três anos de prisão por corrupção.

Talvez seja recomendável que William Bonner leia o que publicou O GLOBO em maio de 1997 sobre o atual líder da minoria no Congresso Nacional, que é um dos sócio-fundadores da Construtora Capital S.A e ocupou o cargo de Diretor da Federação das Indústrias do Amazonas. A manchete foi: "Escândalo no Congresso: Ligações estreitas de autoridades com empresários não espantam ninguém no Amazonas". A notícia revela o loteamento do Estado entre várias empreiteiras, entre as quais a Capital dos irmãos Pauderney e Pauderley. É pau pra cacete.

Mostrando o pau

Os demais jornais de circulação nacional embarcaram na mesma canoa e no mesmo rumo:

FOLHA DE SP: "Amazonino compra deputados do Acre em troca da nomeação do Superintendente da Zona Franca de Manaus. Pauderney era o intermediário: sondava quem estava disposto a negociar".

ESTADO DE SP: "Empreiteira da família Cameli foi beneficiada por Amazonino".

JORNAL DO BRASIL - "Zona Franca é pivô da discórdia. Escândalo da venda de votos traz à tona disputa pelo domínio da Suframa".

Recentemente, no Caderno comemorativo de 95 anos da Folha de SP, o jornal destacou 95 furos de reportagem que deu ao longo de sua história, um deles foi justamente o escândalo da compra de votos dos congressistas para aprovar, em 1997, a PEC que garantiu a reeleição de FHC e de governadores, entre os quais Amazonino Mendes, então no PFL. O jornalista Fernando Rodrigues ganhou o Premio Esso 1997 por haver revelado conversa telefônica entre o deputado federal Ronivon Santiago (PFL-AC) afirmando que havia recebido R$ 200 mil para votar na PEC.

A gravação contém ainda conversa de Ronivon dando os nomes dos compradores de seu voto e indicando o envolvimento de Pauderney nessa história como pau mandado e pagador da propina do então governador do Amazonas a deputados federais. Na conversa gravada pelo empresário Narciso Mendes, o deputado pelo Acre João Maia (PFL) conta como vendeu o seu voto e delata Pauderney (FSP - 13/05/1997), dando os nomes de outros deputados que venderam seus votos.

- "Eu tô sabendo que aquele negócio ali foi muita gente. Todo mundo pegou na faixa de 200, 300 mil...Todo mundo pegou... Teve gente que negociou pagamento de banco, negociou todo deputado aí...Todo mundo" - diz Ronivon na gravação .

Está tudo gravado e comprovado, mas o PSDB no poder não deixava cair nas malhas da lei nem mosquito ensebado. Nada contrário ao governo se investigava. Ronivon Santiago e João Maia renunciaram ao mandato. Pauderney salvou a pele, porque o então procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, o engavetador-geral, arquivou todas as denúncias de um dos maiores escândalos da República. Tudo foi varrido para debaixo do tapete.

Graças ao engavetamento, os telejornais podem agir hoje como a advogada Janaína Paschoal:

 - Vocês querem ser governado pela cobra? Não! Então matem a cobra e mostrem o Pauderney.

Suspeito que o Brasil vai pagar caro, muito caro, por permitir que Eduardo Cunha, réu criminal por corrupção e lavagem de dinheiro, comande esse processo, acolitado por Jucá, Pauderney, Paulinho da Força, Paulo Maluf e tantos outros paus, todos pau-pra-toda-obra, todos figuras ilibadas que constam nas listas de propinas das construtoras. Dá para desconfiar tanto entusiasmo contra a corrupção. Se eles retomam o Executivo, vão abafar tudo.  Que Nhanderu nos proteja.

 

RELACIONADAS

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

27 Comentário(s)

Avatar
Neilson Pimentel comentou:
23/04/2016
Ou seja: uma gritou, outro esperneou, outro espumou para no final voltarmos aonde tudo começou...de um lado os petralhas...de outros os coxinhas. Até os representantes da melhor idade ficaram velhos e burros. É lamentável.
Comentar em resposta a Neilson Pimentel
Avatar
André comentou:
19/04/2016
Negociar cargos e $$$ com deputados para votarem pelo governo, pode ?
Comentar em resposta a André
Avatar
Neto Reis comentou:
11/04/2016
Meu nome é este acrescido do primeiro que é Francisco, nunca assinei por pseudônimo, em qualquer documento, blog, etc, sempre fiz comentários até jocosos e hilários no blog do Ribamar Bessa, que é um excelente cronista e contador de história como já disse aqui, mas nunca o ofendi, divirjo de certas opiniões, como sou democrata e não ¨faço onda¨, sei muito bem ouvir e conviver com opiniões contrárias a minha, no debate salutar que é numa democracia, não sou fascista. No momento atual em que nós brasileiros vivemos, com toda essa crise política, econômica e ética, o debate é importante sem brigas, ofensa moral e separações e sim com respeito, pois somos todos brasileiros e queremos o melhor para o Brasil. Sei que não é fácil, mas temos que tentar sempre.
Comentar em resposta a Neto Reis
Avatar
LIRIO BORGES DE SÁ comentou:
11/04/2016
Cara, nem qualquer jornal, nem sequer você que é um petralha, tiveram a coragem de dizer que Pauderney roubou. O que se comprovou com as gravações de 1997 foi apenas que ele repassou dinheiro para outros deputados, mas não ficou com um real para si mesmo. Isso não caracteriza roubo, cara. Vai ler o Código Penal pra se informar. Meus irmãos de ideais que comentaram aqui: Neto, Vânia, Rodrigo, Sandoval, Murilo e Laurie têm razão, você é um pobre petralha sem talento, um pobre coitado que morre de inveja de Pauderney porque ele tem projeção nacional e internacional e será o próximo governador do Estado do Amazonas, queiram ou não os petralhas invejosos. PAUDERNEY 2018
Comentar em resposta a LIRIO BORGES DE SÁ
Respostas:
Avatar
taquiprati comentou:
11/04/2016
Olhai os lírios do campo: eles não pensam, não fiam, nem tecem. Eu, todavia, vos asseguro que nem mesmo Salomão, em todo o seu esplendor, teve raciocínio tão brilhante como eles. Por isso, proponho fazer aqui duas listas: uma para insultos e ofensas e outra para quem quer conversar, concordar, divergir, argumentar, discutir o Brasil, pensar o que é melhor para nossos filhos, netos.
Comentar em resposta a taquiprati
Avatar
Alvaro Senra comentou:
10/04/2016
Bessa, seus textos são leitura obrigatória para minhas manhãs de domingo!!!
Comentar em resposta a Alvaro Senra
Avatar
Celeste comentou:
10/04/2016
É uma pena que as opiniões contrárias à crônica não permitam que seja estabelecido um debate saudável onde certamente todos ganhariam. Sim,embora saibamos quem é hoje Pauderney (e para isso basta ter de senso crítico e informação) se os argumentos em defesa do Deputado fossem um pouco mais consistentes quem sabe poderíamos debater de forma madura sobre a crônica.Mas os "argumentos" usados pelos seus defensores nesse espaço só ratifica a análise do Bessa e evidencia que " esse Pauderney elogiado pelos conterrâneos" é um produto de alguns segmentos da mídia tradicional pouco confiável.
Comentar em resposta a Celeste
Avatar
Sandoval de Eirunepé comentou:
10/04/2016
Olá Bessa! Li na íntegra sua crônica e análise como cidadão. Realmente, você é um petista roxo que defende "ocultamente" esse governo corrupto. É muito admiro uma pessoa tão culta, escrever de uma forma sarcástica sobre o Dep.Pauderney. É digo mais desinformado, pois a multa do TCE já foi esclarecida e comprovada que os alugueis não foram assinadas por ele. Assim como você fala mal do Dep.Pauderney porque você não fala também que foi o melhor Secretário Mul.de Educação? Onde muitas crianças que estavam desnutridas e sem merendanas escolas começaram a desenvolver suas potencialidades com ajuda da merenda escolar de qualidade, programa desenvolvido por ele, o qual ajudou a melhorar o IDEB das escolas. Falar mal é fácil, mas defender uma pessoa de nossa terra é difícil, não é Bessa? E lhe pergunto: Você concorda e acha que o Brasil com esse governo petista corrupto está bem?
Comentar em resposta a Sandoval de Eirunepé
Avatar
Vera Ddebei comentou:
10/04/2016
Bessa, em meio a tantas denúncias, sublinhei uma frase de sua maravilhosa crônica que nos toca por ensinarmos o que é memória social: "Acha que, repetindo-a, derrete a nossa memória". Como é frágil a memória de quem tem preguiça de pensar. Que Nhanderu nos proteja!
Comentar em resposta a Vera Ddebei
Avatar
Laurie comentou:
10/04/2016
Nossa queria ter desvisto tanta bobagem num único texto, aliás nem consegui terminar de ler, mas é impossível esperar algo decente vindo de um petralha sem crédito em todos os sentidos!
Comentar em resposta a Laurie
Avatar
Rodrigo Peixoto Vilela / Cowboy de Apuí comentou:
10/04/2016
O que esperar de um petista fundador do PT NACIONAL e ex presidente do PT no AMAZONAS em 1980? Veneno e a certeza da impunidade como sempre. Seja honesto. Vá ao google e veja que o TCE cancelou e retirou o nome do deputado Pauderney( o mesmo que quer o impeacheament como a gente, ao contrário do senhor) do processo dos alugueis da SEMED), e as notícias sobre comprar de votos ficaram tão somente nos sueltos de jornais velhos e por nao terem PROVAS LEGAIS foram como o senhor disse "engavetadas pelo procurador Brindeiro. No mais, se manque. O senhor é um idoso, poderia cuidar de sua vida sem desancar tanto ódio e despeito pelas vitórias alheias. O senhor jamais nos representou, professor. Acredite na máxima de que "não adianta implorar aos céus. É preciso mesmo envelhecer com dignidade". Não é vosso caso.
Comentar em resposta a Rodrigo Peixoto Vilela / Cowboy de Apuí
Avatar
Magela Ranciaro (via FB) comentou:
10/04/2016
Muita mucura tomando conta de galinheiro... Francamente!
Comentar em resposta a Magela Ranciaro (via FB)
Avatar
Murilo Monteiro comentou:
10/04/2016
Começo a achar que o nobre articulista quer ter o Pau, derney. Ele anda bombando não só no JN, mas por aqui também. Quanta dedicação ao Pau, hein, Bessa?
Comentar em resposta a Murilo Monteiro
Avatar
10/04/2016
Sinceramente, eu queria poder dizer alguma coisa melhor que não fosse esse sentimento estranho que por vezes sinto quando um desses políticos aparecem para uma geração que não fazem ideia do que já aprontaram. O que me consola é saber que tem coisa que não está na direção desses mal feitores e sim como diz a última frase desta maravilha de crônica. Que Nhanderu nos proteja. Contato de Gerusa Pontes de Moura
Comentar em resposta a Gerusa Pontes de Moura
Avatar
Felipe José Lindoso (via FB) comentou:
09/04/2016
Para os não amazonenses, caba é um marimbondo cuja picada dói pra caralho. No pescoço francês de alguém....
Comentar em resposta a Felipe José Lindoso (via FB)
Avatar
carmen junqueira comentou:
09/04/2016
Me lembrei dos Irmãos Metralha! Bando de safados!
Comentar em resposta a carmen junqueira
Avatar
Neto Reis comentou:
09/04/2016
O político amazonense tem seus pecados muito bem relatados pelo cronista, principalmente no caso de compras de votos para a reeleição do FHC, caso até hoje não muito bem esclarecido. Porém, o cronista devia relatar o mesmo com relação a José Dirceu (preso), Jaques Wagner, Gleisi Hoffiman, Lindenberg Farias, Paloci, Edinho Silva, Aluisio Mercadante, Vacari (preso), Silvio Pereira, José Genuino (solto da Papuda), Lula, este por sinal o cronista afirma que não existe nenhuma prova contra ele, lembra, deve mudar de ideia breve, como já mudou o Janot, Dilma, esta aprovou como presidente do conselho da Petrobras a compra de Pasadena em tempo recorde, além de tentar acobertar o Molusco, dentre outros atos suspeitos, a lista é longa cronista, recomendo uma crônica por dia. Vamos nos divertir muito. Aguardo ansioso.
Comentar em resposta a Neto Reis
Respostas:
Avatar
Wagner Lima comentou:
13/04/2016
Também não entendo o despudor do colunista de ainda não usar o mesmo termo "vixe vixe" quando se refere ao PT. Não consegue perceber que o PT virou aquele mesmo saco de pupunhas podres que eram os outros partidos. Se esse político ficou marcado por essa mancha de compra de votos na época do FHC, por que em nome da Baixa da Égua, esses políticos do PT ainda merecem essa condescendência? Sempre odiei esses políticos do PFL, PMDB, PSDB, em parte devido a conscientização aprendida com o caro colunista na era FHC, mas sinceramente estou odiando ainda mais o PT hoje pelo que ele se tornou. E observo chocado a falta de atitude bessafreireana com relação a essa pouca vergonha que se vê todo dia no atual governo.
Comentar em resposta a Wagner Lima
Avatar
José Mário Cruz comentou:
10/04/2016
Prezado José Ribamar, não entendo porque vc publica os comentários desse Neto e dessa Vânia, com certeza duas pessoas que se escondem detrás de pseudônimos, porque duvido que alguem tenha coragem de assinar seu nome em comentários tão despropositados, tão desatinados, que em nada contribuem para o debate. Por que vc publica? Só para dar a impressão de que vc é um democrata, que publica opiniões contrarias? Duvido que as pessoas que se escondem detrás desses dois pseudônimos aceitassem publicar a tua opinião. Duvido. São fascistas. Também acho que vc pegou leve, o Pauderney é mais sujo do que aparece aqui.
Comentar em resposta a José Mário Cruz
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
09/04/2016
Eu não sei quem o articulista consultou para dar essa opinião sobre o Deputado Pauderney Avelino. A maioria dos meus conterrâneos o elogiam muito por ter sido ágil ao ponto de conseguir uma liminar que anulou o golpe e crime de interrupção de atos da justiça _que a Presidente Dilma cometeu ao nomear ministro e forjar um ato de posse antes dessa ser efetivada_ para privilegiar um homem investigado por inúmeros crimes milionários chamado Luiz Inácio da Silva. Vocês não estão conseguindo mais êxito com essa antiga estratégia de procurar defeitos nos adversários e exacerba-los. Aqui em Manaus, nos jornais brasileiros e estrangeiros nenhuma notícia suplanta aquelas sobre a Dilma e Lula comprado abertamente votos dos partidos nanicos com nossos recursos, ou seja, os recursos públicos para tentar a desaprovação do impedimento da primeira na Câmara Federal.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Maria José Silveira comentou:
09/04/2016
Bessa, querido: só espero que seu pescoço francês não sofra. Quase morri de rir! Beijos
Comentar em resposta a Maria José Silveira
Avatar
Lídia (via FB) comentou:
09/04/2016
Bessa querido: Voce me matou de rir com a dinastia dos Paus. Pau pra todo lado, mas o Brasil não vai derreter (assim esperemos). Porque do contrário, mesu amigo, a gente nunca mais levanta a cabeça e só vail levar pau, bem… o resto vs completa como quiser. Tô levando seu post. E muito boa noite!
Comentar em resposta a Lídia (via FB)
Avatar
Ana Stanislaw comentou:
09/04/2016
Kkkkkkk eu morri de rir também Bessa! Impagável, genial!!!
Comentar em resposta a Ana Stanislaw
Avatar
Luzivaldo Fonseca comentou:
09/04/2016
Sou de Eirunepé, conheço a peça, acho que voce pegou leve.
Comentar em resposta a Luzivaldo Fonseca