CRÔNICAS

O leite do meu filho e a mamadeira do prefeito

Em: 11 de Março de 2012 Visualizações: 25904
O leite do meu filho e a mamadeira do prefeito

Supunhetemos, com todo o respeito, que o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB-vixe,vixe), solte um pum, depois de ingerir duas cuias de tacacá apimentado. Sei que parece inusitado, mas foi isso mesmo que você ouviu: um pum! É. É isso mesmo! Acontece. Com as melhores famílias. Comigo, contigo, leitor (a), e até com o papa e com a rainha da Inglaterra, embora os dois últimos não sejam chegados a um tacacá. Por que, então, não haveria de ocorrer com o prefeito que se amarra num tucupi?

A ventosidade, às vezes, escapole-bate-fica, sem a gente querer. No caso, se ela for soprada diante do Diretor de Projetos da Prefeitura de Manaus, o zeloso funcionário, que tem cargo em comissão e função gratificada, criará imediatamente o Projeto Meu Pum. É que tudo nessa administração municipal vira projeto. 

Eles acham que projeto é uma palavra mágica que enobrece qualquer atividade, até um reles pum do prefeito, conferindo-lhe uma aura sagrada. É claro que, em vez do nome vulgar, escolheriam um título mais pomposo, com mais mídia, tipo Projeto Meu Flato, Minha Vida, achando que assim a realidade fica mais colorida e menos fedorenta.

Longe de mim querer minimizar aquilo que Amazonino faz numa rodada de dominó depois de duas cuias de tacacá. Mas, francamente, será que justifica criar um projeto para isso? Essa é uma mania, uma marca da administração do Amazonino, desde a época em que ele, prefeito biônico de Manaus (1983-1985) nomeado por Gilberto Mestrinho, criou o Projeto Meu filho para distribuir cadernos e lápis às crianças nas escolas.

Foi quando proliferaram projetos com nomes espalhafatosos. Escrevi até uma coluna, em maio de 1985, intitulada Projeto 'Projeto Projeto', detalhando um projeto que consistia em transformar todas as atividades municipais - as mais banais possíveis - em projetos. Ai surgiram o Projeto Mãe Amiga, o Projeto Pai Herói, o Projeto Maninho, o Projeto Sogrinha do Meu Coração e por aí vai.

No entanto, não se trata apenas de uma mania, de uma excentricidade. Acontece que se o pum do prefeito permanecer apenas como um flato ocasional, não será subvencionado. Mas se for transformado em projeto, ele terá verbas previstas no orçamento para tal atividade e até mesmo poderá pedir financiamento internacional de outros países. Então, detrás do Projeto Meu Flato, Minha Vida, tem muita grana.

Foi o que aconteceu agora com o Projeto Leite do Meu Filho, na atual administração municipal. Esse filho que hoje recebe o leite deve ser filho daquele Meu Filho que recebia caderno, lápis e borracha trinta anos atrás. Segundo matéria publicada no Diário do Amazonas, a Prefeitura de Manaus destinou R$23 milhões só para a execução do Leite do Meu Filho.

Desconfiado, com razão, considerando o currículo do Amazonino - um senhor currículo - o Ministério Público do Estado (MP-AM) abriu dois procedimentos para investigar a legalidade do Leite do Meu Filho, que foi lançado no final do ano passado. Isso a pedido do Instituto Amazônico da Cidadania (IACI), baseado em denúncia de que a Prefeitura está comprando leite acima do valor pago pelo Estado. A Promotoria de Justiça está querendo saber se o leite das crianças está sendo superfaturado.

Mas a novela não termina aí. O documento assinado pelo presidente do IACI, Hamilton de Oliveira Leão, questiona a Prefeitura que justifica o gasto, alegando que a distribuição do leite em pó faz parte de um programa de aleitamento materno, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) avalia que crianças alimentadas com leite artificial justamente são as que correm o maior risco de contrair infecções. Ou seja, o Projeto Leite do Meu Filho pode estar sendo prejudicial à saúde das crianças, porque o leite em pó não substitui o leite materno.

Além disso, é preciso colocar água no leite em pó do meu filho, mas uma parte da população não tem acesso a ela, o que pode ser resolvido com um sub-projeto intitulado Projeto Lata D'água Na Cabeça. Amazonino fez promessas mirabolantes para se eleger prefeito. Resolveria o problema de falta de água na Zona Leste, criaria mil novas creches em Manaus, colocaria carretas com internet sem fio em todos os bairros da cidade, governaria de um ônibus itinerante e blá-blá-blá, blé-blé-blé. Tudo cascata, como podemos constatar nesse seu final de mandato. Das mil creches, só quatro e olhe lá!

Sem cobrar pela consultoria, sugiro ao prefeito a criação de outros projetos como o Projeto Daqui Não Saio, Daqui Ninguém me Tira destinado a desatar o nó no trânsito caótico da cidade. O  Projeto Dessa Água Não Beberei investigaria o desabastecimento de água, agravado depois que Amazonino vendeu a COSAMA e trouxe a Águas do Amazonas, contando para isso com a assessoria do banqueiro desalgemado Daniel Dantas.

O vereador Waldemir José (PT) está propondo a criação do Projeto Mamadeira do Prefeito, que começa com uma CPI para investigar para onde foram os R$750 milhões concedidos a Águas do Amazonas, desde a privatização, em 2000. Vamos aguardar.

 

 

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

48 Comentário(s)

Avatar
Clemente comentou:
23/03/2012
Meu caro caro amigo José Ribamar voce é um mestre neste assunto, muito boa essa materia, paus nele meu amigo, como ja disse aquele ex-senador Evandro Carreira.
Comentar em resposta a Clemente
Avatar
Alê Marques comentou:
23/03/2012
Esse e tantos outros adorariam esse "Projeto Daqui Não Saio, Daqui Ninguém me Tira", mas com outra finalidade. Um projeto para eles próprios, vaga vitalícia e hereditária no poder! Tb poderia se chamar "Projeto Não Largo o Osso".
Comentar em resposta a Alê Marques
Avatar
Mariana comentou:
18/03/2012
Avatar
Jandir Ipiranga Júnior comentou:
15/03/2012
Como diria uma personagem da famosa Escolinha do Professor Raimundo: "é a flatulência que astravanca o pogressio. E tenho dito".
Comentar em resposta a Jandir Ipiranga Júnior
Avatar
Naudir Soares comentou:
13/03/2012
E PORQUE NOS DO AMAZONAS SABEMOS VOTAR VAMOS REELEGER DENOVO O CARA. E CONTINUAR BEBER AGUAR DE PRIMEIRO MUNDO KKK
Comentar em resposta a Naudir Soares
Avatar
nira comentou:
13/03/2012
babá, n responsabilize o tacacá, cheiroso e gostoso, por mais projetos indigestos nessa city. c essa retirada do leite da boca do bezero p botar na boca do bebê, o futuro nos indicará os novos projetos, talvez o projeto béé, onde o bezerro, desmamado, desnutrido, chore reivindicando seu úbere; talvez o projeto amamente um béé, onde o leite materno q agora vai sobrar bastante, poderá ser enlatado e distribuido às vacas p complementaçao alimentar de seus bezerrinhos. ao mesmo tempo, aumentado o n
Comentar em resposta a nira
Avatar
Iram Oliveira comentou:
13/03/2012
Essas crias do boto tucuxi são terríveis, transformam-se em verdadeiros tubarões, comedores do dinheiro público. A tática é simples: vamos "mudar" pra ficar do mesmo jeito, assim a gente vai levando esse povo que se deixa levar. Pobre "Povo Amazooooneeeense", como chamava o boto.
Comentar em resposta a Iram Oliveira
Avatar
Paulo Bezerra (6) comentou:
13/03/2012
...Porém, o PT municipal não necessariamente deveria se aliar ao Amazonino, afinal ele sempre agiu contrário a tudo que o PT sempre defendeu. Portanto, PRACIANO NÊLES ! !
Comentar em resposta a Paulo Bezerra (6)
Avatar
Jeroniza Albuquerque comentou:
12/03/2012
Adorei a ilustração! até com foto da Leonor! E as letras das músicas ... foi tudo de bom. Ontem, eu li o tacacá do Amazonino\". Não! O pum do Amazonino...depois de duas cuias de tacacá... é ilariante, mesmo...
Comentar em resposta a Jeroniza Albuquerque
Avatar
eduardo comentou:
12/03/2012
isso me faz lembrar dos deputados fluminenses que votaram sim pelo aumento das barcas s.a. e ainda vão trocar toda a frota de carros (um gasto de alguns milhões)...
Comentar em resposta a eduardo
Avatar
Paulo Bezerra (5) comentou:
12/03/2012
Mais ainda não perdemos a esperança. Tem um arigó bom prá dedéu, que “fede a suor, mas cheira a lealdade” O nome dele lembra de um cara “boa praça”, sabe quem é ? É o PRACIANO, que ainda não é candidato pq alguns petistas tal como o Antonio no comentário de nº 4 nesta crônica, confunde aliado com correligionário. Seguir alguém é uma coisa, ser seguido é outra bem diferente. O Amazonino seguir o PT Nacional da pres. Dilma é a coisa + natural, afinal ele sempre lambe as botas de quem está no poder
Comentar em resposta a Paulo Bezerra (5)
Avatar
Paulo Bezerra (4) comentou:
12/03/2012
A Ponta Negra era palco do ganha-pão não só dos barraqueiros, mas também de pequenos artesãos e ambulantes em geral, tipo: pipoqueiros, vendedores de banana frita, de queijo, de refrigerantes, de água, de milho cozido, de balão, de brinquedos artesanais, de artesanatos, tatuadores, artistas mambembes, estátuas vivas, etc. Hoje a Ponta Negra só serve aos ricos que ali praticam caminhadas para queimar o excesso de gordura, provavelmente a mesma gordura que falta aos famintos filhos do povão.
Comentar em resposta a Paulo Bezerra (4)
Avatar
Paulo Bezerra (3) comentou:
12/03/2012
O segundo governou olhando para o próprio umbigo. Juntou os amigos de ginásio e os fez secretários. Empreendeu uma campanha bilionária para eleger o próprio filho, até então um ilustre desconhecido, que depois de eleito nada fez em defesa do povo pobre de sua terra. Ainda, ameaçou “limpar” a Ponta Negra, retirando todos barraqueiros e ambulantes, tarefa concretizada pelo flatulento e atual prefeito que deixou mais de 1.000 famílias pobres ao desabrigo.
Comentar em resposta a Paulo Bezerra (3)
Avatar
Paulo Bezerra (2) comentou:
12/03/2012
O primeiro para ficar de bem com o gov. de plantão GM, mandou espancar camelôs, destruiu as feiras, perseguiu vendedores ambulantes (tudo gente do povão a quem havia prometido defender), com a desculpa de estar impedindo que a cólera chegasse em Manaus, uma vez que o vírus havia se manifestado na Colômbia e precisaria “nadar” 5.700km para nos atingir, o que, decerto, não aconteceu.
Comentar em resposta a Paulo Bezerra (2)
Avatar
Paulo Bezerra (1) comentou:
12/03/2012
Minha querida Sarah Jessica, através do seu excelente comentário suponho que vc ainda seja muito jovem. Realmente Manaus há muito tempo já merecia um prefeito do bem (não do DEM – vixe, vixe). A culpa não é totalmente nossa (povo). Ocorre que já elegemos dois que acreditávamos serem do bem. No entanto, fomos enganados, ambos apoiavam as nossas lutas, prometeram governar para nós (povo). No entanto, quando assumiram a prefeitura, a máscara caiu, era tudo mentira.
Comentar em resposta a Paulo Bezerra (1)
Avatar
Joao de Barro comentou:
12/03/2012
Caros conterrâneos, temo q infelizmt tenhamos q esperar chegar o derradeiro dia do ciclo natural da vida, para nos vermos livres de Dom Nino, assim como fora com o pai-de-todos, o Boto. Levará mtas gerações até q o povão baré (e tbm os lesos d outras origens), aprendam q o VOTO pod mudar suas vidas - para melhor ou para pior.
Comentar em resposta a Joao de Barro
Avatar
Neila Botelho Spitteler comentou:
12/03/2012
É gente! esmola grande todo santo desconfia. Ou não ganhou sua parte?...
Comentar em resposta a Neila Botelho Spitteler
Avatar
Filho de Eirunepé (2) comentou:
12/03/2012
Acho que o Ministério Público deveria olhar o que acontece por lá...enquanto as crianças de Eirunepé estao sem boa educacao,a cidade está toda esburacada e o funcionário público sem receber seus saláios, o prefeito e seus secretários disfilam de L200 Triton, passam fim de semana nas suas belas fazendas e compram a cidade inteira com o dinheiro público...vamos meu amigo Jose Ribamar, publique algo sobre a capital do juruá Eirunepé...Abracos
Comentar em resposta a Filho de Eirunepé (2)
Avatar
Filho de Eirunepé comentou:
12/03/2012
Aqui na nossa capital é assim, imagina nos nossos interiores mais distantes,onde nao há fiscalizacao alguma Por exemploe em Eirunepé, que por ironia é a Terra Natal do nosso prefeito Amazonino Mendes, o atual prefeito faz o que quer e nada é feito...lá nao existe oposicao, todos os vereadores foram comprados pelo prefeito...como uma cidade pode evoluir, se o homens que devem fiscalizar sao do mesmo lado de quem faz as coisas erradas??? Acho que o Ministério Público deveria olhar o que acontece
Comentar em resposta a Filho de Eirunepé
Avatar
Roque S. de Souza comentou:
12/03/2012
'...suas crônicas muito me agradam. Fico maravilhado com a costura exercitada nos enredos... '
Comentar em resposta a Roque S. de Souza
Avatar
Fabio comentou:
12/03/2012
Esses maravilhosos textos devem virar um livro. Muito Bom! Obrigado pela excelente leitura.
Comentar em resposta a Fabio
Avatar
Ana Stanislaw comentou:
11/03/2012
Muito boa!! rsrsrs Beijos!
Comentar em resposta a Ana Stanislaw
Avatar
evaldo de barros comentou:
11/03/2012
É sempre um prazer ler seus textos cheios de enge-nho e arte. Os puns do Prefeito servem para homena- ar o texto como sempre brilhante.Parabens.
Comentar em resposta a evaldo de barros
Avatar
Abreu (Diário do Amazonas) comentou:
11/03/2012
Agora a coisa ficou séria,o Waldemir pegarar na espinha dorsal do Negão. Amazonino privatizou a antiga “Colama”e sumiu com milhões DO Amazonas e agora vem dizer que quer uma CPI?Ele esta cavando a própria cova.
Comentar em resposta a Abreu (Diário do Amazonas)
Avatar
João Gabriel (Blog da Amazonia) comentou:
11/03/2012
E verdade! Aqui em manaus é uma roubalheira muito grande, ninguém faz nada. Espero que desta vez o Ministério Publico haja, e realmente faça acontecer. Todos os políticos do AM, usam o dinheiro publico em beneficio próprio e não aconteça nada. Ja chega! Justiça e cadeia neles.
Comentar em resposta a João Gabriel (Blog da Amazonia)
Avatar
Arlece (Blog da Amazonia) comentou:
11/03/2012
Avatar
marieny nascimento comentou:
11/03/2012
projeto lata da água na cabeça é ótimo!kkkkkkkk, Amazonino volta pro mar oferenda!
Comentar em resposta a marieny nascimento
Avatar
Douglas Pôrto comentou:
11/03/2012
Falar que sua produção é fantástica é fazer virar fato comum, mas o que me chama atenção e me deixa gratificado, é de ler, alem de crônicas de qualidade literária e política inquestionáveis, além de colocar na mesa de dessecação assuntos extremamente necessários, relevantes na vida do cidadão amazonense. Grato!
Comentar em resposta a Douglas Pôrto
Avatar
Aldair Andrade comentou:
11/03/2012
De fato nobre companheiro. De projeto em projeto, de pai e filho, de água e leite, o velho Amalzonino vem se perpetuando no poder. Já que estamos na onda dos projetos deveríamos pensar em um projeto ABRA O OLHO. Abs
Comentar em resposta a Aldair Andrade
Avatar
Sandra Negreiros (1) comentou:
11/03/2012
Participei de um encontro no Hotel da Vinci para assistir um palestrante candidato a prefeito de Manaus. Era o Amazonino Mendes. O cruel homem Amazonino foi logo se apresentando e se pronunciando: "eu estou aqui a pedido dos meus amigos para ser candidato a Prefeitura de Manaus, eu não me candidatei por que eu quis, mas a pedido de meu amigos, pois eu sou um homem rico e não preciso, quero que fique claro. Eu vou ajudar o povo amazonense nas melhorias do bem social, na educação e no lazer".
Comentar em resposta a Sandra Negreiros (1)
Avatar
Sandra Negreiros (2) comentou:
11/03/2012
Quanta hipocrisia vi naquela criatura sem coração e longe de Deus. Peçamos aos Santos Anjos que intercedam pelos direitos dos pobres, da ética e da moral, uma sociedade justa e solidaria. Mas que fede! fede!!!
Comentar em resposta a Sandra Negreiros (2)
Avatar
Sandra Negreiros comentou:
11/03/2012
PARTICIPEI DE UM ENCONTRO NO HOTEL DA VINCI A PEDIDO DE CONHECIDOS PARA ASSISTIR UM PALESTRANTE CANDIDATO A PREFEITO DE MANAUS. ERA O AMAZONINO MENDES. O CRUEL HOMEM AMAZONINO, FOI LOGO SE APRESENTANDO E SE PRONUNCIANDO: EU ESTOU AQUI A PEDIDOS DOS AMIGOS PARA SER CANDIDATO A PREFEITURA DE MANAUS, EU NAO ME CANDIDATEI POR QUE EU QUIZ, MAS A PEDIDO DOS MEU AMIGOS, POIS EU SOU UM HOMEM RICO E NÃO PRECISO, QUERO QUE FIQUE CLARO. EU VOU AJUDAR O POVO AMAZONENSE NAS MELHORIAS DO BEM SOCIAL, NA EDUCAÇ
Comentar em resposta a Sandra Negreiros
Avatar
Jackselene Olimpio de Souza comentou:
11/03/2012
"Seria cômico se não fosse trágico", mas confesso que não pude evitar algumas gargalhadas, muito embora a seriedade "problema" social (não o intestinal) seja imensa. Parabéns mais uma vez, pela abordagem crítica construtiva, quiçá metade da população amazonense tivesse acesso à ela, que serve de reflexão e espera-se, de mudança. Se o referido flatulento cumprisse suas promessas quem sabe. Mas, me encarrego de disseminar sua crônica o máximo possível.
Comentar em resposta a Jackselene Olimpio de Souza
Avatar
Sarah Jessica comentou:
11/03/2012
Adorei!!! Eu, desde pequena escuto meus pais falarem de Amazonino de forma não muito carinhosa. Aliás, a prefeitura de Manaus merecia já alguém do bem...
Comentar em resposta a Sarah Jessica
Avatar
Josefa Marlene Pantoja comentou:
11/03/2012
As crônicas do Profº José Bessa são leituras obrigatórias aos domingos....
Comentar em resposta a Josefa Marlene Pantoja
Avatar
Ana Claudia comentou:
11/03/2012
Dá vontade de chorar...E de jogar praga: tomara que dê uma caganeira de matar executivos e gente corrupta. O mundo vai feder muito por uns tempos, mas depois vai ficar tudo bem limpinho e cheiroso.
Comentar em resposta a Ana Claudia
Avatar
Amarildo comentou:
11/03/2012
Gostei muito desse comentário dos projetos ou flatos do Amazonino. Lembro-me muito bem dos cadernos e lápis, até fui vítima, doados nas escolas. Bem ou mal fui agraciado por uma bolsa universidade, que muitas vezes vi acadêmicos reclamando como era feito o processo seletivo, já que tinha tanta gente com 100% de bolsa ia de carro novo para faculdade e eu, no entanto me forçava a contentar com o 350 superlotado. Parabéns pela crônica. Eu sempre digo pra Sandra Regina - Meu amor, quem vê de fora, o
Comentar em resposta a Amarildo
Avatar
Elias Nilo (Diario do Amazonas) comentou:
11/03/2012
muito bom prof bessa,sempre ecoando os gritos daqueles que não tem “potencia” na voz,para expressa-los. vale ressaltar que a conduta do prefeito em toda sua vida politica é igual ao ou resultado que ocorre depois do flato,depois do pum ….ou seja uma “m….”!
Comentar em resposta a Elias Nilo (Diario do Amazonas)
Avatar
Eder Franco comentou:
11/03/2012
Ótima Crônica, Mestre Bessa! E já está rodando para os leitores cadastrados do site. Abraço!
Comentar em resposta a Eder Franco
Avatar
Maria de Abreu comentou:
11/03/2012
Oi, Bessa! Simplesmente espetacular o seu artigo dessa semana! Parabéns! O prefeito de Manaus, além de ridículo, é um "bom de bico" e grande parte da população é tonta o suficiente para acreditar nele, infelizmente. Um abraço! Maria de Abreu
Comentar em resposta a Maria de Abreu
Avatar
Alexandra Moraes comentou:
10/03/2012
essa mania de criar projetos não é exclusividade do amazonas, não!!! aqui, na cidade des-maravilhosa, também é assim.,..
Comentar em resposta a Alexandra Moraes
Avatar
VANIA NOVOA TADROS comentou:
10/03/2012
ANTÔNIO, AS BANDEIRAS DO PT JÁ BALANÇARAM PARA O EDUARDO BRAGA, BALANÇA PARA QUEM OS CHEFES MANDAREM. EU SE FOSSE O AMAZONINO ERA EU QUEM NÃO QUERIA ESSES ALIADOS, SEGUNDO MAQUIAVEL SERIA FORÇAS MERCENÁRIAS.
Comentar em resposta a VANIA NOVOA TADROS
Avatar
Janeta (1) comentou:
10/03/2012
De onde tiraste a informação de que o Amazonino fez 4 creches? Até onde sei NÃO FEZ NEHUMA, NENHUMAZINHA DO CÉU. Até porque se ele tivesse feito UMA faria um carnaval de cem dias em Manaus. Presta atenção: pode ser que estejam passando dados oficiais de 4 creches da seguinte forma: aluga uma casa, põe a placa de creche e aí pronto. Não faltarão amigos para alugar prédios a preço de ouro pra ele.
Comentar em resposta a Janeta (1)
Avatar
Janeta (2) comentou:
10/03/2012
O Alfredo alavancou o tal Projeto Mãe Social que consistia em dar a 100 mulheres botijas de gás, um rancho e uma bolsa em espécie, para elas cuidarem de 5 crianças cada (acho que eram 5). Ele passava isso pra população como um grande projeto social de atendimento às crianças. Das 100 havia umas 30 mais ou menos que ainda tinham 2 ou 3 crianças na casa, o resto das mães não tinha mais meninos até pq eles já tinham mais de cinco anos, mas mesmo assim tudo era mantido.
Comentar em resposta a Janeta (2)
Avatar
Antonio comentou:
10/03/2012
Não sei se faz parte de sua peculiar ironia caro mestre, mas o negão agora é "socialista" do PDT e tudo indica que vai ser aliado do PT nas próximas eleições. Não pertence mais ao vixe, vixe PTB. É mole, as bandeiras vermelhas do PT balançando pelo negão. Quem te viu quem te vê.
Comentar em resposta a Antonio
Avatar
Noé comentou:
10/03/2012
Jácompartilhei no meu facebook.
Comentar em resposta a Noé
Avatar
PAO DOCE comentou:
10/03/2012
PO BABA TUA FONTE AQUI EM MANUS EH FODA MESMO VC EH O CARA. MUITO BOA. PO CARA TU COM UMA GRIPE FUDIDA TO DE CAMA DESDE ONTEM PERDI MINHA SEXTA E SABADO QUEM SABE DOM. TO A BASE MEDICACAO. TB O BABACA AQUI NAO TOMOU A VACINA DO VELHINHO PARA GRIPE ME FUDI
Comentar em resposta a PAO DOCE
Avatar
Giane comentou:
10/03/2012
Para além dos projetos flatulentos ou fraudulentos, escrever crônicas é uma arte.. nosso cronista que o diga!! Beijos, Giane
Comentar em resposta a Giane