CRÔNICAS

De Waldick para Jair: renunciar seria a solução

Em: 19 de Maio de 2019 Visualizações: 16195
De Waldick para Jair: renunciar seria a solução

Do: cantor Waldick Soriano, psicografado pelo Taquiprati

Ao: Exmo. Sr. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro

Saudações,

Escrevo esta carta, mas não repare os senões, para dizer o que sinto em relação à sua visita a Dallas, Texas, aonde recebeu merecido prêmio da Câmara de Comércio Americana-Brasileira por haver prestado valiosos serviços ao capital comercial (bota valioso nisso). No entanto, não fiquei orgulhoso com sua performance nos EUA. Afinal, Jair – posso te chamar amigavelmente de Jair? - você representa o Brasil, queiramos ou não. A imagem de todos nós brasileiros, vivos e mortos, fica arranhada, se seu presidente adota postura subserviente. Ninguém aprecia um capacho lambe-botas de gringo. É O Brasil acima de tudo ou América first?  

Tudo bem, a gente puxa saco de quem admira, mas não precisava exagerar, especialmente depois de ser considerado persona non grata pela cidade de Nova York, com o chega-pra-lá do prefeito Bill de Blasio e de ter sido esnobado pelo prefeito de Dallas, Mike Rawlings, que se recusou a lhe dar as boas-vindas. Os motivos alegados, todos eles procedentes, são de que você agride a floresta, os LGBTs, as mulheres, os negros, os índios e - faltou acrescentar - a inteligência de todos nós. Por falar nisso, sei que museu não é sua praia, mas se tivesse visitado o Caddo Nation Heritage Museum ao norte de Dallas, você teria uma lição de respeito à diversidade.

O revide que você deu ao ser humilhado pelos dois prefeitos americanos foi atacar a nós, brasileiros, classificando de “idiotas úteis que não têm nada na cabeça e não sabem sequer a fórmula da água” a mais de um milhão de manifestantes que protestavam nesta quarta (15), em 221 cidades brasileiras, contra os cortes de verba na educação. Lá havia eleitores seus, agora arrependidos. Ofendê-los e desqualificá-los não é compatível com a função presidencial, ainda mais proferida dentro de território estrangeiro, para onde foi com despesas pagas por nós contribuintes. Você nos tratou como cães pirentos sem dono, sequer como o tratamento dado a seus cães em Angra dos Reis, quando pagou com dinheiro público uma cuidadora.  

I’m not dog no

Sei do que falo. Fui lavrador, garimpeiro, motorista de ônibus, faxineiro, antes de gravar mais de 500 músicas em 84 discos, como registra o documentário “Waldick sempre no meu coração” dirigido magistralmente por Patrícia Pillar. Fiz a música “Eu não sou cachorro, não / pra viver tão humilhado”. Isso transparecia no grito dos manifestantes nas ruas das cidades brasileiras, uma bela resposta às suas ofensas. Ou, para você entender, I’m not dog no”, como cantou o Falcão, talkei?

Jair, o bloqueio de R$ 7,4 bilhões feitos pelo MEC inviabiliza ações que vão da educação infantil à pós-graduação. As universidades públicas viram cortados R$ 2 bilhões sob a alegação alucinada do ministro Abraham Weintraub de que não financiaria “centros de balbúrdia e de orgias sexuais”. Os manifestantes, que saíram às ruas para lutar contra o corte ideológico, estão defendendo legitimamente o Brasil contra o atraso, a barbárie e a burrice triunfante. Lutam por uma educação de qualidade. Acendem uma luz de esperança nos destinos do país.

Talvez seja ainda cedo para avaliar os resultados desse movimento para o qual – sejamos justos – você muito contribuiu, quando acendeu o fósforo sobre a gasolina derramada por seu ministro da Educação. Quem não sabe a fórmula para apagar o fogo é você, Jair. A UNE já convocou novo megaprotesto nacional para o próximo dia 30. Senti que agora você está com o pescoço francês na mão, Jair, atingido pelas manifestações que coincidem com a quebra do sigilo bancário e fiscal de seu filho e assessores. As investigações de seus familiares já alteraram ligeiramente o seu discurso fanfarrão. A palavra “impeachment” começa a ser ventilada.  

Ah, antes que eu me esqueça, alguns membros de sua comitiva mencionaram nas redes sociais que estavam em Dallas, capital do Texas. O Bebeto, amigo da minha neta de oito anos, nos deslumbra nas reuniões familiares respondendo os nomes das capitais de qualquer país, inclusive Katmandu no Nepal. Ele esclarece que a capital do Texas é Austin e não Dallas. De leve. Bebeto conhece a fórmula da água.

Museu Caddo

Sua comitiva, Jair, além de ignorar tais detalhes, não sabe, não quer saber e odeia quem sabe da existência, em Binger, Oaklahoma, do Museu do Patrimônio da Nação Caddo, inaugurado em 2001. Os Caddo, que ocupavam extenso território no qual cultivavam muitas variedades de milho, moravam em casas de grama feitas com moldura de madeira, com mais de 40 metros de altura, construídas por seus geniais arquitetos. Quase foram exterminados pelos caubóis que lhes roubaram as terras num cruel bang-bang. Hoje com 5.757 pessoas, formam confederação autônoma de várias etnias, reconhecida pela Lei de Oklahoma, que legitimou o governo e até a Constituição da nação Caddo.  

O Museu tem um acervo de mais de 15 mil peças, incluindo fotos e obras de arte contemporânea, além de biblioteca de referência com mapas, manuscritos, gravações de áudio na língua Caddo, vídeos de músicas, danças. Mantém exposição permanente de prata tradicional e cerâmica, com exibição dos princípios que regem sua cultura, um dos quais defende que devemos “tratar a terra e todos que a habitam com respeito”, muito similar à filosofia dos indígenas no Brasil.  Isso é civilização, Jair, é o que você quer exterminar quando afirma que vai rever as demarcações das terras indígenas. Você devia seguir o exemplo dos Caddo e não do Trump e do velho Oeste.   

Cito os Caddo aqui pela lição que eles podem nos dar de humanidade, de solidariedade, de justiça, de convivência fraterna com as pessoas, os animais, as árvores, os rios, mas por duas outras razões:

1) O Museu possui uma foto de 1902 da senhora Whitebread, mulher do cacique Caddo, que parece a “mãe gêmea” do Dauá Puri, liderança hoje dos índios Puri, no Vale do Paraíba (RJ), amigo do psicógrafo que quer aqui homenageá-lo;

2) a exigência de quem psicografou que vê índio por todos os lados e se amarra em museus.

Dor de barriga

Jair, na minha infância eu costumava jogar bola em torneios no campinho do Seminário São José em Caetité, na Bahia. Lá, quando um jogador era muito ruim e fazia no campo o que você está fazendo no Palácio do Planalto, o técnico, que era o padre Diretor, aos berros, o retirava de campo, chamando-o de “pé-murcho”. Para evitar tanta humilhação, a arquibancada se antecipava gritando:

- Finge que está com dor de barriga, pede pra cagar e sai.

Essa era a fórmula para indicar saída menos desonrosa. Foi assim que o Collor de Mello fez, em 1992, pressionado pelos caras-pintadas que ganharam as ruas e pelo processo de corrupção ao qual respondia.

Hoje, o maior problema do Brasil chama-se Capitão Jair, maior que o corte de verbas, o aumento do desemprego, a queda do PIB, o caos na educação, na saúde, na segurança e na questão ambiental, que se agravam por sua incompetência. Os jornais deste sábado reproduzem um texto seu no WhatsApp, no qual reconhece que o país é ingovernável. Ingovernável por você, capitão, que não é um estadista. O estadista foi preso para não poder concorrer às eleições, e quem o prendeu ganhou, em agradecimento, o Ministério da Justiça e a promessa de nomeação para ministro do STF.

Você, que representa a derrota da inteligência, nos mata de vergonha. Por isso, com todo respeito, usando linguagem menos chula do que a sua e do seu guru Olavo de Carvalho a quem condecorou, o povo brasileiro nas ruas pede que você declare estar com diarreia mental e exige:

- Jair, pede pra cagar e sai.

Se achar o termo vulgar, siga, então, o conselho mais refinado que dou na minha música “A Carta”:

- Renunciaaaar, seria a solução.  

A CARTA, de Waldick Soriano, em sua versão original: https://www.youtube.com/watch?v=Mr0_A9d24wE

Publicamos abaixo artigo de Roberto E. Zwetsch, que define muito bem o que é um estadista.

Raoni, embaixador do Brasil

Enquanto o presidente do Brasil forja uma agenda ridícula, rejeitada por autoridades estadunidenses, em Dallas, no Texas, fugindo das manifestações estudantis que se espalharam por todo o país em 15 de maio (um milhão de pessoas nas ruas, segundo avaliações); enquanto o embaixador Ernesto Araújo profere discursos vazios e pratica uma política externa temerosa e contrária aos interesses nacionais, o país assistiu esta noite à grandeza de um verdadeiro “embaixador do Brasil”.

Refiro-me evidentemente ao grande líder indígena Raoni, do povo Kayapó, do Pará, que, em viagem à Europa, teve um encontro histórico com o Presidente da França, Emmanuel Macron, reconhecidamente, um homem de direita e que tem enfrentado protestos massivos dos jalecos amarelos contra suas medidas econômicas recessivas.

Macron, hábil político, sabe o que está fazendo ao receber e homenagear o líder indígena brasileiro. Trata-se da defesa da Amazônia, da sua importância global como pulmão do mundo. Ele conhece os dilemas da Europa, mesmo que suas posições políticas sejam retrógradas e combatidas por uma considerável e crescente oposição francesa, principalmente entre a juventude e as pessoas aposentadas, feridas pelas medidas econômicas de Macron e de projetos liberais na Europa inteira.

Raoni, de avançada idade e com uma dignidade que nos honra como povo e nação, está na Europa defendendo a Amazônia. Não menos do que isto! Sinal de que ele sabe muito bem o que significa o futuro do Brasil e do mundo. Por isto ele é um digno e, de fato, o grande “embaixador do Brasil”. Raoni, com seu português claudicante, mas incisivo e claro, diz o que nosso povo gostaria de afirmar publicamente. O país está entregue à sanha privatista de gente que está destruindo o que – a duras penas – se construiu nas últimas décadas como patrimônio social e ambiental. Não que tenhamos atingido a perfeição com essas leis e políticas públicas. Longe disso. Mas o que estamos assistindo é um desmonte criminoso das políticas de Estado. E no caso das políticas ambientais, indigenistas, educativas e de saúde, o estrago é dramático.

Raoni estabeleceu um ponto de comparação inexpugnável de coerência e dignidade. Sem mandato político e sem autoridade formal no estado brasileiro, ele se torna uma “autoridade legítima” porque defende – na Europa – o patrimônio mais importante do país, a nossa riqueza ambiental, a Amazônia, o pulmão do mundo, e o direito dos povos indígenas e povos da floresta, como dizia Chico Mendes, a viver no seu habitat com a proteção do Estado e o apoio de políticas de segurança ambiental, territorial, alimentar, cultural e trabalhista. Raoni defende o futuro de seu povo e o futuro de todo o povo brasileiro. Por isto ele é grande! Como é bom saber e poder assistir na TV a envergadura profética desse líder indígena brasileiro.

Viva Raoni! Vida aos Povos da Terra! Vida para a Amazônia!

Pelotas, 17/05/2019.

Roberto E. Zwetsch

Faculdades EST - Doutor em Teologia

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

22 Comentário(s)

Avatar
Vera Nilce Cordeiro Correa comentou:
20/05/2019
Muito bom texto, O texto sobre Raoni também.
Comentar em resposta a Vera Nilce Cordeiro Correa
Avatar
Valéria Calderoni comentou:
20/05/2019
cantor Waldick Soriano, psicografado pelo Taquiprati, texto maravilhoso de Prof Dr José R. José Bessa! Uma retórica (a arte de bem argumentar) irônica de que sabe fazer uso de palavras!!!
Comentar em resposta a Valéria Calderoni
Avatar
[email protected] comentou:
20/05/2019
Boa tarde, professor Bessa, tudo bem? Crônica certeira, uma leitura deliciosa. E realmente o presidente está com o pescoço francês na mão kkkkkk. Por favor renuncie presidente “pé-murcho”, para o bem do país. E um viva ao líder indígena Raoni do povo Kayapó do Pará, esse sim nos representa de verdade. Um abraço querido professor!
Comentar em resposta a [email protected]
Avatar
Marcia Paraquett comentou:
20/05/2019
Pobre Jair, ficar com o pescoço francês na mão é demais kkkkkkkk
Comentar em resposta a Marcia Paraquett
Avatar
Susana Grillo comentou:
20/05/2019
Brilhante em sua nova função de psicografo! Abraços!
Comentar em resposta a Susana Grillo
Avatar
Walter Xéu comentou:
19/05/2019
Publicado no blog Pátria Latina? http://www.patrialatina.com.br/de-waldick-para-jair-renunciar-seria-a-solucao/
Comentar em resposta a Walter Xéu
Avatar
Serafim Corrêa comentou:
19/05/2019
Publicado no blog do Sarafa: https://www.blogdosarafa.com.br/?p=34197
Comentar em resposta a Serafim Corrêa
Avatar
Judite dos Santos Rosario comentou:
19/05/2019
Avatar
Clóvis Brighenti comentou:
19/05/2019
Já espalhei pra muita gente ..Muito bom. Parabéns mais uma vez pelo brilhantismo
Comentar em resposta a Clóvis Brighenti
Avatar
Ailton Krenak comentou:
19/05/2019
Bessa, bom domingo musical para você. Estou com Waldick Soriano nas orelhas.
Comentar em resposta a Ailton Krenak
Avatar
Marlene Silva comentou:
19/05/2019
Bom dia! Eu estava assistindo o jornal na quinta-feira, aí uma jornalista da Folha de SP fez uma pergunta ao presidente, ele mandou ela voltar para a faculdade. Ele deveria fazer o mesmo com os seus assessores , mandar voltar para o ensino fundamental
Comentar em resposta a Marlene Silva
Avatar
Ana Melo comentou:
19/05/2019
Ele precisava ouvir esse choque de realidade! Perfeito!
Comentar em resposta a Ana Melo
Avatar
Ivanir Lima comentou:
19/05/2019
Excelente. Desejando ardentemente que seja inspirador.
Comentar em resposta a Ivanir Lima
Avatar
Magela Ranciaro comentou:
19/05/2019
Crônica irretocável; verdadeira cadência em sintonia com o artigo de Roberto E. Zwetsch. Perfeito!
Comentar em resposta a Magela Ranciaro
Avatar
Regina Marinho (via FB) comentou:
18/05/2019
Porque tinha a agenda livre, isto é, sem nada para fazer, o Capitão visitou o The Sixth Floor Museum, que apresenta uma narrativa do assassinato do presidente John F. Kennedy. Museu Caddo nem pensar!.
Comentar em resposta a Regina Marinho (via FB)
Avatar
Toni Lotar comentou:
18/05/2019
Olá professor Bessa Como de hábito, muito boa sua crônica semanal mas, neste caso, o desgovernado Boçalnaro tem de pedir para sair a fim de limpar o rabo porque merda e cagadas ele já fez demais da conta! Seria cômico se não fosse trágico ter um "capitão" desses comandando o Brasil no meio de uma turbulência nacional nunca vista na história deste país. Ademais, ele não tem as mínimas condições de presidir o país pois nos últimos 4 meses comprovou ser um idiota completo, mal educado, grosseiro, fanfarrão, inculto, com sérias limitações cognitivas a ponto de não conseguir aprender nem com seus próprios e inúmeros erros diários, além de estar claramente acometido de insanidade mental e ter 3 filhos patetas, corruptos, paranóicos e belicosos para não falar no seu "guru" fake e escatológico. Sua última sandice foi destilar seu desprezo odiento pelos estudantes, professores e milhares de brasileiros que foram às ruas manifestar democraticamente sua preocupação e insatisfação com os contigenciamento dos recursos para a educação xingando a todos sem critérios nem razão de "idiotas úteis". Tomara que a mensagem apócrifa que divulgou sobre o país ser "ingovernável" seja uma senha para sua breve renúncia antes que cause mais males ao sofrido povo brasileiro e destrua a imagem do Brasil no exterior. Ao invés do palácio do Planalto, deveria estar no Pinel brincando de Napoleão com outros alienados que nomeou ministros. Saudações indigenistas, Toni Lotar
Comentar em resposta a Toni Lotar
Avatar
Roberto Zwetsch comentou:
18/05/2019
Genial e na ferida certa. Roberto Z.
Comentar em resposta a Roberto Zwetsch
Avatar
Décio Adams comentou:
18/05/2019
Uma magistral mensagem. Põe o dedo bem no centro da ferida, remexe um pouco e sugere que peça o boné e saia pela porta dos fundos. Tudo isso de modo irônico, como só Waldic Soriano sabia ser. Parabéns.
Comentar em resposta a Décio Adams
Avatar
Celeste Correa comentou:
18/05/2019
É, eu já ouvi inumeros comentários sobre o Lula sobre a sua história e sua genialidade, onde sugeriam que ele deveria ser estudado. Eu creio que o Bolsonaro, por motivos óbvios que presenciamos o tempo todo, também daria um estudo de caso para a psicologia, olha...eu nunca vi tantos disparates e tanta insanidade numa só pessoa! Renuncia, Capitão. Tenha um surto de lucidez, taoquei?
Comentar em resposta a Celeste Correa
Avatar
Maria Pereira comentou:
18/05/2019
ha ha ha ha. O problemas é cagar antes de sair.
Comentar em resposta a Maria Pereira
Avatar
Claudio Nogueira comentou:
18/05/2019
Bostanaro, ask to shit and leave.
Comentar em resposta a Claudio Nogueira
Avatar
Ana Silva comentou:
18/05/2019
Bravoooooo! Renuncia, Jair. Ninguém aguenta mais o teu amadorismo à frente do nosso país. E os patos da Paulista e da praia de Copa estão onde? Humilhados? Esse é o presidente que vocês escolheram, talkei? Impagável, Bessa. Fora Bozo!
Comentar em resposta a Ana Silva