CRÔNICAS

Fica Dilma ou Dilma go home?

Em: 15 de Março de 2015 Visualizações: 30869
Fica Dilma ou Dilma go home?
Guarda o dia de sábado. O sétimo dia é o sábado do Senhor, quando ele descansou. Por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou”. (Êxodo 20:8-11)
 
Parece que o Brasil entra num processo de venezuelização. A polarização está nas ruas e nas redes sociais, onde a intolerância continua a se alastrar de forma assustadora, com amigos se digladiando, se xingando. Manifestantes foram às ruas nas principais capitais do país para o "Fica Dilma" na sexta-feira, 13. O outro lado programou o "Fora Dilma" no domingo, 15. Acontece que entre o 13 e o 15, há o 14, o sábado, a terceira margem. E era no sábado, 14, que eu queria me manifestar, mesmo com o risco de pegar porrada dos adventistas dos dois lados.
O bloco do 15 alega que "Dilma mentiu para ganhar as eleições" - como escreveu Aécio Neves na Folha de São Paulo. É verdade. Nós, os eleitores de Marina Silva, estamos com feridas ainda não cicatrizadas, indignados com a baixaria da sórdida campanha eleitoral. Inventaram que Marina era a "nova direita", que ia acabar com o Bolsa-Família, com todos os programas sociais e com  o Pré-Sal, que ia tirar comida do prato dos pobres, que era subserviente ao capital financeiro, que obedecia a Neca Setúbal do Banco Itaú, que ia destruir a escola laica, que era homofóbica. Vocês lembram?
As feridas se aprofundaram quando usaram o discurso de Marina sobre a CPMF, confundindo sua posição na votação da lei, que foi uma, com a regulamentação, que foi outra. Os spots na TV martelaram centenas de vezes: "mentirosa". Mas quem mentiu foi Dilma. Dilma mentiu? Mentiu quando chamou Marina de mentirosa. Mentiu quando não avisou que depois da eleição iria aderir ao programa do Aécio. Mentiu quando não preveniu que parte de seu ministério ia ser formado pela escória política. Dessa forma, acabou contribuindo para aguçar a raiva dos ofendidos.
Quem mentiu

Dilma mentiu uma vez mais porque depois da eleição, fez o contrário do que havia defendido. Tirou do bolso sua Neca, o Joaquim Mão-de-Tesoura, que era diretor do Bradesco, nomeando-o ministro da Fazenda, com um aceno para o capital financeiro que tanto criticara na campanha. Compôs um ministério assustador com os piores nomes da praça: Helder Barbalho, Kátia Abreu, Eduardo Braga, Cid Gomes, Kassab, Eliseu Padilha, o pastor George Hilton, só gente "ilibada" e "de esquerda", com uma folha de serviços prestados a si próprios.
O diabo é que Aécio também mentiu muito mais para ganhar as eleições. Só que não ganhou, porque no segundo turno um número maior de eleitores acreditou nas mentiras da Dilma e não nas dele. É  que a gente esquece rapidamente, mas no primeiro turno Aécio e Dilma, que juntos somavam 16 minutos de TV, se uniram naquele momento em torno de um interesse comum aos dois: tirar do jogo Marina, que tinha apenas 2 minutos para se defender. Por Marina ser do PT na época do mensalão, Aécio sugeriu o envolvimento dela no esquema de corrupção, que aliás foi invenção do PSDB mineiro.
Portanto, os dois lados tem razão. Quem quer protestar contra o governo Dilma, tem todo o direito de mostrar sua indignação, da mesma forma que quem quer defendê-la. As manifestações de rua fazem parte do embate democrático e podem revelar o vigor da democracia. Inadmissíveis, no entanto, são as ofensas pessoais que circulam nas redes sociais entre um lado e outro e, especialmente, a pretensão golpista que não aceita o resultado das urnas.
A manifestação "Fora Dilma" em Manaus está sendo chamada nas redes sociais por um ex-petista que despirocou e, tresloucadamente, quer depor a presidente eleita. Justifica com as denúncias de corrupção no caso Lava Jato, com o petrolão e as lambanças de segmentos do PT. Propõe o "Fora Dilma", mas não grita Fora Cunha, Fora Renan, Fora Anastazia, Fora Lindenberg Farias e toda a lista do Janot. Parece que a corrupção começou agora com a Dilma.
Marina Silva tem razão quando chama a atenção para o fato de que "a corrupção não é um problema da Dilma, do Lula, do Fernando Henrique, nem do Collor, nem do Sarney. É um problema nosso (da sociedade). Enquanto se achar que o problema é deles, vamos continuar tendo esse problema".
As candocas

Esse fato é que não é levado em consideração quando se aproveita o descontentamento contra a corrupção na Petrobrás para conspirar e exigir a saída de Dilma. O movimento lembra muito aquele organizado pelas candocas da CAMDE - Campanha da Mulher pela Democracia - que saiu às ruas "contra o comunismo e a corrupção", criando as condições políticas para o golpe militar de 1964.
O cientista político uruguaio nacionalizado brasileiro, René Dreifuss (1945-2003), morto prematuramente, deixou vários livros publicados que nos ajudam a entender a história recente do país: A Época da Perplexidade (1996), O Jogo da Direita na Nova República (1989) e o mais importante deles 1964: a Conquista do Estado (1981), no qual usa muitos documentos sobre o golpe militar, incluindo os livros do Caixa 2 do IPES e do IBAD, com dados sobre o grupo ADELA - Atlantic Community Development Group for Latin American, que reunia 240 indústrias e bancos.
Embora as candocas não soubessem, as manifestações nas quais elas gritavam "Fora Jango", assim como toda a campanha contra o presidente do Brasil João Goulart, com o objetivo de estimular uma reação contra o bloco no poder, foram financiadas pelo complexo IPES/IBAD, que no campo eleitoral, financiou a eleição de deputados e senadores conservadores, escalados para criar uma atmosfera de crise política. Contribuiu ainda para a formação de grupos paramilitares de direita. Para ser coerente, o "Fora Dilma" devia se intitular "Dilma Go Home".
Concordo com o sindicalista amazonense Elson Melo, meu amigo que é Melo, mas não é Merenda e está longe de qualquer parentesco com o governador do Amazonas Jose Melo Merenda. Elson diz que preferia se manifestar no sábado. De forma gozadora, simplificou a visão sobre os dois movimentos:
 - Não vou às duas manifestações por dois motivos: 1) Dia 13 é sexta-feira 13 – dia de sair da cama com o pé direito. Eu também não troco o ultimo capitulo da novela Império por manifestação de capitalista no poder, “nem que a vaca tussa”! 2) Não vou à manifestação de domingo, 15, às  9 horas, porque ainda é madrugada e tenho missa as 10:30h, vou rezar pelo Brasil, só depois é que tomo café na Av. Eduardo Ribeiro como faço todos os domingos, portanto não vou mudar minha rotina para participar de manifestação de capitalista fora do poder “nem que a vaca tussa”!
Num regime democrático, cabe também a posição de quem critica as duas manifestações. Quem manifestou na sexta feira, 13, o fez de forma ordeira e pacífica. O que acontecerá nas manifestações de domingo 15, com o ódio cheio de veneno que circula nas redes sociais? A raiva cega e impede ver dois palmos à frente. O debate político cede lugar a ofensas pessoais, como se xingar e chamar de "corja" quem pensa diferente de mim convencesse alguém. Convém não esquecer que se o ódio acumulado na campanha eleitoral é grande, o Brasil é muito, mas muito maior.
O que é imperdoável na manifestação golpista "Dilma Go Home" é que nos obriga a defender a presidente, a quem não queremos depor. O que queremos é fazer oposição e cobranças, mas a obtusidade de certa oposição golpista não está deixando. Esse é que devia ser o objetivo da manifestação de sábado, 14.

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

33 Comentário(s)

Avatar
Roberto Pimenta comentou:
17/03/2015
Nada tenho a acrescentar ao seu texto. A análise da conjuntura atual é perfeita e coerente, pois a hipocrisia dos que defendem e dos que atacam tem a mesma magnitude. Votei na Dilma e não me arrependo, mas esconder a verdade é impossível. Que ela mentiu...mentiu. Quem na campanha das últimas eleições agiu dentro da verdade e da ética. O Aécio???? A Marina, que o usou da comoção nacional para crescer nas pesquisa. Não esqueçam que ela era rejeitada pela maioria do PSB. Falar que as medidas de ajustes da economia são contra os trabalhadores é uma grande asneira. O Brasil não pode e nem deve sustentar vagabundo, que trabalha apenas seis meses e passa doze sendo sustentado pelos que trabalham. O Seguro-desemprego tem sim que ser revisto, como também devem ser revistos os cortes de recursos na Educação, na Saúde e Segurança, os contratos com as empreiteiras, o bolsa família, a quantidade de Ministérios e de cargos de confiança, a emissão de passagens e a concessão de diárias, os auxílios e salários de detentores de cargos eletivos, o auxílio moradia dos magistrados e ......
Comentar em resposta a Roberto Pimenta
Avatar
Lorena comentou:
17/03/2015
Eu sou adventista. E com certeza não ia rolar porrada vindo da gente. Fora isso, que texto maravilhoso!!
Comentar em resposta a Lorena
Avatar
Marcus Magalhães comentou:
17/03/2015
O ambientalismo em tempos de ministério via a mata, digamos, descolorida aos olhos de ong's. Mas, o texto, irretocavelmente brilhante, vái da cumeeira e traniça da raíz. Parabéns pela lucidez. Negar a frivolidade do PT, é negar a sí mesmo. Onde estão suas parcerias da região? Alfredo, Lins e etc de bragas de tais. Quanto ao grupo pro (a)écio, puxa que brasil! Parabéns mais uma vez.
Comentar em resposta a Marcus Magalhães
Avatar
Eneida Simoes da Fonseca comentou:
16/03/2015
Grata pelo texto que me ajuda sempre a melhorar meu entendimento sobre a obtusidade do poder no Brasil. E estou na oposição e cobranças do dia 14.
Comentar em resposta a Eneida Simoes da Fonseca
Avatar
Walter Marschner comentou:
16/03/2015
Caro Bessa. Obrigado pelo seu texto nestes dias tão angustiantes. Penso que as manifestações são reflexo e resposta popular de uma política eleitoral produzida por marqueteiros, de ambos lados. Por isso não acredito nas respostas das ruas, convocadas por Whatsapp, insuflados de ódio. Isso só produz facismo.
Comentar em resposta a Walter Marschner
Avatar
André comentou:
16/03/2015
Un grand homme ou une grande femme politique, quand une moitié du peuple siffle la fin de la partie et exprime clairement son dégôut, un grand homme comme j'en connais fort peu, remet sa démission, organise un referendum, défait les deux chambres ou appelle à de nouvelles élections, ou à une constituante. Le Brésil est un trop grand pays pour continuer dirigé par des ministres qui sont loin d'être ce qu'ils prétendent quand ils disent parler (et non agir) au nom du peuple et de l'éthique. La première règle éthique d'une démocratie devrait, à mon sens, être jamais de cumuls de responsabilité, jamais plus d'un (à la limite deux) mandats : la politique ne doit pas devenir le moyen de s'enrichir (on parle de 20000% dans les journaux)...
Comentar em resposta a André
Avatar
Aurora Cano comentou:
15/03/2015
Ruim com ela, pior sem ela.
Comentar em resposta a Aurora Cano
Avatar
Ana Stanislaw comentou:
15/03/2015
Que maravilha de texto, Bessa! Eu adorei e você tem toda razão: Dilma fica, vamos deixa-la. governar e cobrar, entre outras coisas, um tratamento mais digno aos índios, o combate à corrupção, melhorias na educação, saúde . Mas, para isso é preciso deixar a Dilma governar, sem golpismo barato. Bessa, como sempre nos brindando com seus textos maravilhosos e suas críticas precisas. Obrigada!!!!!!
Comentar em resposta a Ana Stanislaw
Avatar
Giane comentou:
15/03/2015
Não sei não, Bessa.. espero estar errada ou paranóica ou ingênua, mas não consigo dissociar o que está ocorrendo aqui no Brasil com as ameaças à Venezuela, à queda de Lugo, à desestabilização do governo Kirchner e, com um pouquinho mais de memória, ao ensaio de intervenção militar no Equador, que Uribe fez, com ajuda tecnológica dos EUA. Quero estar muito errada, mas pra mim o buraco é muito mais embaixo. Dilma não fez as escolhas que fez sozinha. Ela está pra lá de encurralada desde a "virada" que deu Aécio - que estava abaixo de todos - após a morte de Eduardo Campos. A importância dada à manifestação pela rede globo hoje também não é por falta de programação. Para resumir, tudo isso me parece "a crônica de uma intervenção militar anunciada". Motivos: PETRÓLEO E ÁGUA.
Comentar em resposta a Giane
Avatar
Nilda Alves comentou:
15/03/2015
Caro amigo, como sempre ótima e passo para você o que passei para outros amigos hoje: "Queridos e queridas, sobre amanhã,vale lembrar um dos meus poetas preferidos e sua poesia mais bela: Ah, recomeçar, recomeçar / Como canções e epidemias / Ah, recomeçar como as colheitas / Como a lua e a covardia / Ah, recomeçar como a paixão e o fogo / (Aldir Blanc) O QUE QUER QUE SE PASSE NESTE DOMINGO, SOU CONTRA BEIJOS Nilda"
Comentar em resposta a Nilda Alves
Avatar
THIAGO DE MELLO comentou:
15/03/2015
-Bessa meu companheiro. A tua crônica merece a nota mais alta que se dava no nosso antigo ensino público de amoroso rigor: Grau 10 estrelado, com distinção e louvor. Ganha a cabeça ( sem dar propina ) do leitor mesmo pouco informado, mas de boa fé e que gosta do quem escreve bem e bonito. Thiago
Comentar em resposta a THIAGO DE MELLO
Avatar
Osiris Silva (via FB) comentou:
15/03/2015
Caro gymnasiano Babá, só faltou mencionar, em sua crônica, que os recursos que sustentaram os movimentos das esquerdas visando a implantação da ditadura do proletariado tupiniquim provinham da União Soviética. O famoso "ouro de Moscou". Você, eu e todo o Brasil hoje sabemos que esse dado, todo envolto em mistérios à época, foi devidamente comprovado. Não é fantasia. É a realidade. O Brasil precisa isso sim acordar, criar vergonha e aprender a dirigir seu próprio destino.
Comentar em resposta a Osiris Silva (via FB)
Respostas:
Avatar
Ribanar Bessa comentou:
15/03/2015
Prezado Ozires, nos livros que li do Dreyfus, que consultou os livros de caixa 2 do IPES/IBAD, só há menção ao financiamento pesado do IPES/IBADES e das empresas americanas, com detalhes, nome de quanto foi dado, quem recebeu, lá ele não menciona o "ouro de Moscou", Você pode me dizer quais são tuas fontes históricas que embasam tua afirmação? Prometo que vou correr atras. Como historiador, a gente se baseia sempre em fontes, que devem ser trabalhadas criticamente..
Comentar em resposta a Ribanar Bessa
Avatar
Ademilton Sampaio (via DR) comentou:
15/03/2015
será que só tem partidário, nas redes sociais, no brasil não vai mudar nada, vai sair Dilma e entra quem ! o papa, jesus cristo, madre Tereza, sempre vai ter corrupto só muda o brasil se mudar a legislação, espero que seja igual a china onde tem fuzilamento por corrupção, drogas e crimes hediondo o resto é só conversa fiada de partidários que fazem a cabeça do povo para tirar do poder e entrar para roubar também. meu conselho a todos vão a rua com cartazes para mudar a legislção.
Comentar em resposta a Ademilton Sampaio (via DR)
Avatar
Francisco Roberto Cavalheiro (via DR) comentou:
15/03/2015
Para mim Dilma "go pqp." IMPEACHMENT JÁ!!!
Comentar em resposta a Francisco Roberto Cavalheiro (via DR)
Avatar
L. Fernando P. Silva (via DR) comentou:
15/03/2015
Nem cheguei a ler metade do texto e já vi que o redator é pago pelos PeTralhas . Pra mim , todo aquele que defende esses comunistas corruptos é porque está levando vantagem com eles. Aguardem pois vai estourar dentro de poucos dias o ESCANDALO DO B N D S. Aí eu quero ver quem vai defendê-los. Emprestimos a diversos paises sem aprovação do congresso nacional . Detalhe: Só a países comunistas ditadores como eles. Dinheiro nosso que nunca mais veremos de volta. INTERVENÇAO MILITAR URGENTE.
Comentar em resposta a L. Fernando P. Silva (via DR)
Avatar
LUIZ ARRUDA comentou:
15/03/2015
A FAVOR DA DEMOCRACIA, COM O TODO O RESPEITO A SENHORA DILMA DO PT, BRINCOU, BRINCOU COM O SENTIMENTO DO POVO BRASILEIRO. MENTINDO, JUNTO COM OS CORJAS QUE O PAÍS TINHA TOMADO O RUMO CERTO, O RUMO DA DEMOCRACIA,O RUMO DA ESPERANÇA...O POVO NA MAIORIA IGNORANTE, MORTE FOME, DEPENDENDO SUBSIDIO DA BOLSA FAMÍLIA, VOTOU COM VONTADE IMAGINANDO QUE ALÉM DISSO VIRIA NO FIM DO TÚNEL , MAIS ESPERANÇA. MAIS EMPREGO, MAIOR ATENDIMENTO NAS UPA's, NA EDUCAÇÃO, ENFIM ... A VIDA DO BRASILEIRO IA MELHORAR... ANTES DE FINDAR O FINAL DE 2014... A MÁ NOTÍCIA...A ENERGIA ELÉTRICA IRIA TER UM AUMENTO REAL DE 8%, A PARTIR DE 01.01.2015...COMEÇA O 2º MANDATO DESASTROSO DA EX-GUERRILHEIRA E BAGUNCEIRA DILMA DO PT...INICIO DO APOCALIPSE POLÍTICO DO PT Contato de LUIZ ARRUDA
Comentar em resposta a LUIZ ARRUDA
Avatar
Tarcisio Lage comentou:
15/03/2015
Com uns senões aqui e ali, assino por baixo de sua crônica. Bom, na vefdade não são senões aqui e ali. O senão é sobre é a confiança quase ilimitada que você deposita na Marina Silva. Na minha visão - mas issso é difícil comprovar - Marina e Aécio não iam fazer nada diferente e possivelmente com mais arrocho. E isso por uma razão que salta aos olhos: os tres foram financiados, legal ou ilegalmente, pelos mesmos grupos no topo do capital financeiro, sobretudo pelas construtoras que, pela primeira vez, quiça no mundo todo, estão sendo investigadas a fundo, com seus altos executivos na cadeia. Não é nada pessoal contra Marina. É contra o sistema eleitoral, que torna impossível a qualquer candidato à presidência abrir mão do apoio do capital financeiro. A primeira eleição de Lula foi um exemplo marcante. O programa do PT, das lutas operárias foi substituido vergonhosamente pela real politik avacalhada dos marqueteiros. E o babaca aqui, ainda que libertário, votou na Dilma pensando que ela poderia ser o mal menor. Bem feito. Devia ter anulado o voto ou então, em protesto, votado na Luciana Genro. PS: Tenho escrito bastante no meu blog www.ciberlivraria.com sobre a lambança política no Brasil. OS IDOS DE MARÇO DA PRESIDENTA está mais ou menos na linha deste TAQUI PRA TI. uM ABRAÇO,
Comentar em resposta a Tarcisio Lage
Avatar
Fábio Alencar comentou:
15/03/2015
No segundo turno das últimas eleições votei em branco pela primeira vez na vida, porque, sinceramente, achei que não tinha como dar meu aval nem para Dilma nem para Aécio. No entanto, agora, com tanto maluco torcendo pelo caos, acabo também me sentindo obrigado a defender a presidente. Não gostou do resultado da eleição, meu santo? Então faça uma oposição mais competente do que a dos últimos quatro anos (ou encontre uma prova decente do envolvimento da presidente com toda a bandalheira, para haver um fato concreto para o impeachment. Mas lembre-se: se cair a Dilma, assume o Temer. Se cair o Temer, assume o Cunha. Se cair o cunha, assume o Renan. E se cair o Renan, vem o Ricardinho. Quanto à intervenção militar, é algo de quem acha que porrada é mais eficiente que diálogo, então fica difícil até conversar.
Comentar em resposta a Fábio Alencar
Avatar
Ana comentou:
14/03/2015
As mentiras sempre fizeram parte dos candidatos a qualquer cargo político. Plataformas Políticas = Plataformas Mentirosas. Enquanto não venderem a Petrobrás como venderam a Vale do Rio Doce, pra mim, está ótimo. Se depois de tantas tentativas o Lula entrou, creio que a Marina também pode passar pelo mesmo processo e em breve ser nossa presidenta. Mas entre Dilma (PT) e Aécio (PSDB), por favor, olhemos só para os partidos. Seria um retrocesso cruel, esse último voltar.
Comentar em resposta a Ana
Avatar
Vitor Corrêa comentou:
14/03/2015
Por trás do discurso do combate a corrupção na Petrobrás está a ambição pelo poder, não são projetos ou ideologias, mas sim o poder pelo poder. Votei em Dilma em manifesto contra Aécio e as "velhas" ideias do PSDB, mas agora o medo do amanhã nos assombra. "Como será o amanhã?" Responda quem sobreviver ao fim do processo que se iniciou em outubro passado.
Comentar em resposta a Vitor Corrêa
Avatar
Florencio Almeida Vaz Filho (via FB) comentou:
14/03/2015
Assino em baixo de novo desta crônica certeira do amigo José Bessa. "O que é imperdoável na manifestação golpista "Dilma Go Home" é que nos obriga a defender a presidente, a quem não queremos depor. O que queremos é fazer oposição e cobranças, mas a obtusidade de certa oposição golpista não está deixando". Mesmo assim, não me junto a quem defende Dilma, pois já fizeram esta chamada na eleição passada. E a Dilma tá aí, cagando (e andando) pros indios, quilombolas e pros trabalhadores. E tampouco me representam os manifestantes do domingo.
Comentar em resposta a Florencio Almeida Vaz Filho (via FB)
Avatar
Elson de Melo comentou:
14/03/2015
Amigo José Bessa. Não votei na Marina, sou Presidente Estadual do PSOL no Amazonas, mas além de ver o linchamento publico que o PT & PSDB fizeram de forma grosseira, mentirosa, preconceituosa, forjaram factoides para descontruir a liderança de Marina, não só prestei solidariedade a ela como, condenei de forma veemente aqueles ataques. No primeiro turno PT/PSDB=DILMA/AÉCIO. Mentiram para derrotar Marina e os demais opositores! No segundo turno, eles continuaram a protagonizar mais baixarias e mentindo! Dilma como está fazendo agora, recorreu ao sentimento ideológico da esquerda e fez uma polarização esquerda x direita além de fez apelo à esquerda para continuar no poder, uma vez que o seu primeiro mandato já fora um verdadeiro desastre e, a esquerda prontamente declarou voto contra Aécio. Já o neto de Tancredo – o mais mineiro de todos os mineiros – Aécio continuou fretando com o sentimento da mudança, mas patrocinado pela direita que não está no governo central. Dilma mentiu e traiu a esquerda e a Classe Trabalhadora! Passado 34 dias (30 de dezembro de 2014), menos de dois meses da sua vitória, Dilma emitiu o pacote de maldade – Medidas Provisórias 664 e 665 que limitam o acesso de milhões de brasileiros ao Seguro-Desemprego, ao Abono Salarial, ao Seguro-Defeso e às Pensões, o que, na prática, significa privar a parcela mais vulnerável da população de benefícios que lhes eram assegurados. Essa população acreditou que seus direitos não seriam roubados “nem que a vaca tussa!!! E, convencidos que Dilma falava a verdade o apoiou e votou no segundo turno, repito. FORAM TRAIDOS!. Se os militantes da esquerda ainda fossem guiados pela cartilha do PCdoB ("stalinismo"), Dilma estaria sendo levada ao paredão! Essa população vulnerável é claro, não esperava nada de positivo do Aécio a seu favor, mas hoje, a maioria está na torcida que Aécio impeça que a consumação desse pacote fiscal que, TUNGA 18 BILHÕE POR ANO DOS TRABALHADOES BRASILEIROS! Nem 13! Nem 15! A nossa luta é todo dia, para superar a crise politica, econômica e ética! Parabéns pela crônica e obrigado pela lembrança, abraço.
Comentar em resposta a Elson de Melo
Avatar
ROBEILTON gomes comentou:
14/03/2015
Adoro ler textos de pessoas inteligentes!
Comentar em resposta a ROBEILTON gomes
Avatar
Tadeu zannini comentou:
14/03/2015
É professor, eu tenho dito isso la na UNIRIO, porém nunca sou ouvido, os extremistas estão sedentos pelo sangue opositor. Pena, porque essa ogeriza pelo diálogo proporcionará danos imensuráveis para a democracia brasileira. Força e fé!
Comentar em resposta a Tadeu zannini
Avatar
Ricardo Machado comentou:
14/03/2015
Então tá. "Fora Dilma" e assume o Michel Temer
Comentar em resposta a Ricardo Machado
Avatar
Andre Andio (via FB) comentou:
14/03/2015
Muito bom! José Bessa síntetizou o que percebo de toda esta situação!
Comentar em resposta a Andre Andio (via FB)
Avatar
Andre Andio (via FB) comentou:
14/03/2015
Muito bom! José Bessa síntetizou o que percebo de toda esta situação!
Comentar em resposta a Andre Andio (via FB)
Avatar
José Maria Zehma Reis comentou:
14/03/2015
Respostas:
Avatar
Ludmila Correa comentou:
14/03/2015
Existe sim, Zé. Não sei se o professor Ribamar está fazendo referencia, mas, tá lá no conto do Guimarães Rosa em PRIMEIRAS ESTORIAS . "Nosso pai entrou na canoa e desamarrou, pelo remar. E a canoa saiu se indo — a sombra dela por igual, feito um jacaré, comprida longa. Nosso pai não voltou. Ele não tinha ido a nenhuma parte. Só executava a invenção de se permanecer naqueles espaços do rio, de meio a meio, sempre dentro da canoa, para dela não saltar, nunca mais. A estranheza dessa verdade deu para. estarrecer de todo a gente. Aquilo que não havia, acontecia. Os parentes, vizinhos e conhecidos nossos, se reuniram, tomaram juntamente conselho".
Comentar em resposta a Ludmila Correa
Avatar
celeste comentou:
14/03/2015
Eu sou uma cidadã que passou a campanha para presidente inteirinha berrando na minha página do facebook contra o Aécio. Moro em Minas há quarenta anos e vivo o estrago de 18 anos do PSDB. Portanto o meu voto foi contra esse partido,mas, confesso, foi acima de tudo um voto contra a pessoa do candidato. Sim, porque embora reconheça vários avanços sociais do Governo Dilma , reafirmo ;o meu voto foi anti-Aécio. Os meus sessenta e um anos de idade e a pouca informação política que eu tenho já me mostraram que NADA vai mudar no Brasil se não houver uma ampla reforma política que mexa nos vícios e nas mazelas que perpassam a política no Brasil. Por isso, eu que sempre participei ativamente de várias manifestações e defendo a liberdade de expressão em qualquer circunstância,sinto que os dois movimentos esqueceram de focar nessa pauta importante da reforma política. Acredito que a manifestação e os protestos deveriam ser por isso.Nessas manifestações eu vejo pessoas defendendo o governo de um lado e de outro eu vejo atacando. Mas parece que "reforma política" é um assunto pouco ventilado nos dois movimentos ,infelizmente!!!Pena! Esse seria o grande passo para a moralização da política e para se tentar construir um novo país
Comentar em resposta a celeste
Avatar
celeste comentou:
14/03/2015
Eu sou uma cidadã que passou a campanha para presidente inteirinha berrando na minha página do facebook contra o Aécio. Moro em Minas há quarenta anos e vivo o estrago de 18 anos do PSDB. Portanto o meu voto foi contra esse partido,mas, confesso, foi acima de tudo um voto contra a pessoa do candidato. Sim, porque embora reconheça vários avanços sociais do Governo Dilma , reafirmo ;o meu voto foi anti-Aécio. Os meus sessenta e um anos de idade e a pouca informação política que eu tenho já me mostraram que NADA vai mudar no Brasil se não houver uma ampla reforma política que mexa nos vícios e nas mazelas que perpassam a política no Brasil. Por isso, eu que sempre participei ativamente de várias manifestações e defendo a liberdade de expressão em qualquer circunstância,sinto que os dois movimentos esqueceram de focar nessa pauta importante da reforma política. Acredito que a manifestação e os protestos deveriam ser por isso.Nessas manifestações eu vejo pessoas defendendo o governo de um lado e de outro eu vejo atacando. Mas parece que "reforma política" é um assunto pouco ventilado nos dois movimentos ,infelizmente!!!Pena! Esse seria o grande passo para a moralização da política e para se tentar construir um novo país
Comentar em resposta a celeste
Avatar
Marcio comentou:
14/03/2015
Vou distribuir esse crônica pro povo que vai pro manifesto! Agora eu não sei de quem eu vou apanhar.Dos prós ou dos contra.rsrs.
Comentar em resposta a Marcio