CRÔNICAS

O PT com medo de peido

Em: 24 de Novembro de 2013 Visualizações: 115278
O PT com medo de peido

- Menino, tua camisa está com medo de peido.

Foi assim que a Elita, filha da dona Nêga, nossa vizinha lá no beco, em Manaus, saudou minha passagem em frente à sua casa no meu primeiro dia de aula, há 60 anos, quando era eu ainda analfabeto. A expressão criada pela sabedoria popular era muito usada, pelo menos no Amazonas, para denominar uma camisa muito curta. Eis o que eu queria dizer: foi essa "camisa com medo de peido" que vários amigos meus do PT vestiram depois da prisão de Dirceu, Genoíno e Delúbio.
Por que este modelo medroso de camisa? No meu caso, é fácil explicar. Sem dinheiro para comprar a farda do Colégio Aparecida - calça marrom e camisa branca - minha mãe fabricou, ela própria, o uniforme, em uma antiga máquina de costura Singer que tinha pedal gradeado de ferro, gabinete e gavetas. Para isso, transformou os restos de uma batina velha do meu tio, mas o pano era insuficiente e a camisa ficou acima da cintura, deixando meu umbigo de fora. Nunca mais esqueci a gozação da Elita.
E no caso do PT, qual o receio? Na abordagem das recentes prisões, alguns companheiros vestiram simbolicamente a camisa do PT, mas um modelo curto, deixando a descoberto o bumbum, que ficou mais por fora que umbigo de vedete. Eles juram de pés juntos que Dirceu, Genoíno e Delúbio são inocentes, foram injustiçados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), podem ser considerados presos políticos e devem ser tratados como heróis e mártires. Em consequência, execram o presidente do STF, Joaquim Barbosa, como alguém "vingativo", "ressentido" e "mesquinho". Esse é o resumo da ópera.
Dirceu crucificado
Confesso que aqui, neste espaço semanal, tenho me omitido pela mesma razão que levou o Dedé, hoje no Cruzeiro, a não querer jogar neste sábado contra o Vasco, seu time do coração. Não sou um craque como o zagueirão, mas fui presidente do PT-AM e delegado ao encontro nacional em fevereiro de 1980, no Colégio Sion, quando votamos o programa, o estatuto e o plano de ação do partido. Por isso, me recuso a fazer coro com vozes, algumas delas tenebrosas, que se rejubilam com este episódio. Acho que um PT enfraquecido não é bom para o Brasil.
A prisão de Genoíno, a quem admiro, me dói pelos sonhos compartilhados. No entanto, me dói igualmente a reação irracional de companheiros que, de camisa curta, defendem o indefensável. Zombam de nossa inteligência. Intimidam. Um sindicalista, com formação católica, chegou ao cúmulo de dizer num exagero exorbitante que "Dirceu foi condenado, como Jesus, por ousar desafiar os poderosos". Juro que ele escreveu isso: tem registro e testemunhas. O "argumento" me foi repetido nesta quinta-feira por um amigo com quem casualmente encontrei no Aeroporto de Confins.
- Isso é uma heresia. Quando morrer, você vai pro inferno - eu lhe disse, brincando, mas ele não gostou. Acrescentei que esta não era uma forma eficaz de defesa dos condenados pelo STF, além de expô-los ao ridículo. Argumentei:
- A comparação é descabida. Dirceu foi condenado não por haver lutado contra a ditadura há quase meio século, mas pelo que fez recentemente, quando, deslumbrado, já estava no exercício do Poder. O Crucificado nunca esteve no poder, não comprou votos do Grande Sinédrio, não nomeou os membros da Suprema Corte Judaica, não escolheu Caifás, Pilatos, Herodes e Dias Tóffoli. A comparação só seria pertinente se o crucificado fosse outro, aquele a quem Jesus de Nazaré prometeu: "Em verdade, em verdade te digo, que hoje mesmo estarás comigo no Paraíso".
Mas muitos petistas, felizmente, não vestiram a "camisa com medo de peido", escolheram outro modelo.  É o caso de um dos fundadores do PT, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro do Lula, Olívio Dutra, para quem Dirceu, Genoíno e Delúbio não são presos políticos:
- "Com todo o respeito que essas figuras têm, mas não é o passado que está em jogo, é o presente, e eles se conduziram mal" - disse o bigodudo gaúcho.
O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, embora declarando que estava "de coração sangrando por companheiros presos", reconheceu que "o PT foi induzido a práticas condenáveis de corrupção por conta do financiamento privado de campanha".
A salvação do PT depende agora de militantes capazes de fazer autocrítica e não daqueles que, de camisa curta, querem legalizar uma prática condenada por lei e pelo programa do Partido. Esses últimos estão mais comprometidos com o aparelho partidário do que com os destinos do Brasil. Quando questionados, tentam desqualificar quem pensa diferente deles, acusando-nos de "janista", "udenista", "moralista", "inocentes úteis".
Medo de pagar
Desde sua fundação, o PT lutou contra a corrupção e ganhou o apoio da parte sadia da nação. Agora, que pela primeira vez na história do país banqueiros são presos por crimes financeiros, alguns militantes acham isso uma arbitrariedade, porque junto com os banqueiros foram punidos também sócios do núcleo político. É estranho que militantes fanáticos busquem desmoralizar o STF, cujos membros foram em sua maioria nomeados por Lula e Dilma por seus méritos profissionais. Trata-se de um tiro no próprio pé, que compromete o avanço da democracia.     
Parem com isso! Henrique Pizzolato não é um exilado político, é um foragido da Justiça. Chega a ser patético afirmar que Dirceu é um preso político, quando se trata de um político preso, e aqui a ordem dos fatores altera o produto. O Brasil não vai acabar porque transgressores da lei foram encarcerados.Não é correto falar de "golpe". Essa história que anuncia "depois de mim, o Delúbio" não se sustenta. Quem errou, tem que pagar pelo que fez. Afinal, quem tem medo de pagar, não come.
Os condenados não foram a quadrilha de banqueiros e o núcleo político que com ela operou. O pecador não interessa, mas o pecado sim. O que se condena, mais do que pessoas, é um tipo de prática que não podemos aceitar, justificar e defender. Reconhecer isso nos dá força moral para lutar por uma reforma política e para cobrar julgamento do valerioduto do PSDB em Minas Gerais, que contou com a participação de Eduardo Azeredo, causando prejuízos de R$3,7 milhões ao Estado de Minas Gerais.
Denúncias pipocam sobre a corrupção no governo paulista em licitações do setor metroferroviário, envolvendo políticos do PSDB e do DEM que receberam propinas de várias empresas. As vozes tenebrosas, oriundas do fundo das cavernas, que demonstraram júbilo com as prisões de Genoíno, Dirceu e Delúbio, agora se calam. Como cobrar a apuração desses crimes, se, como eles, usamos "camisa com medo de peido" e exibimos medo de algo muito mais consistente do que uma mera ventosidade?

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

97 Comentário(s)

Avatar
Walter Marques (Blog amazonia) comentou:
07/04/2014
EXCELENTE ARTIGO, É MUITO BOM QUE PESSOAS INFORMADAS COMO O JORNALISTA RESPONSÁVEL POR ESTE BLOG, PROCUREM ILUMINAR E ACLARAR AQUILO QUE OS LEIGOS E IGNORANTES ACHAM QUE SABEM. PERMITA-ME COLOCAR UMA OUTRA QUESTÃO, SE A ELEIÇÃO DE UM SANTO É FEITA PELOS HOMENS, ONDE ENTRA E COMO FICA DEUS NESSA HISTÓRIA TODA, AFINAL NÃO É ELE E SUA JUSTIÇA QUE DETERMINA QUEM REALMENTE MERECE, QUEM REALMENTE VIVEU OS ENSINAMENTOS DE JESUS E AMOU SEU PRÓXIMO SEM DISTINÇÃO DE COR, RAÇA OU DE CREDO?
Comentar em resposta a Walter Marques (Blog amazonia)
Avatar
edson moreira leal comentou:
21/12/2013
Muito bem Bessa, meu profº, até que enfim um petista macho e honesto! Fui eleitor do PT por muito tempo, mas ao notar a sujeira em que os líderes começaram a se chafurdarem; desde o Guchiken, eu segurei meu voto. O PT manteve uma aura de honestidade em volta do Lula que parecia devoção religiosa. A subida dele ao poder deu passagem para uma canalhada que sempre se escondeu atrás da história do PT e seus fundadores realmente compromissados politicamente pelo Brasil. Valeu Bessa, espero que os demais "casos escabrosos" tbm sejam resolvidos, julgados e condenados. Estarei de olho.
Comentar em resposta a edson moreira leal
Avatar
13/12/2013
PERFEITO SEU ARTIGO SOBRE OS POLÍTICOS CORRUPTOS Opiniões ou descrições? Fica claro o “ato” de corrupção desses políticos, seja do PT, PSDB e demais salada de letrinhas, mas são os altos gastos nas campanhas eleitorais que levam esses “profissionais da política” a viver perigosamente e deve ser considerado com um dos motivos principais dessa merda toda. Outro motivo é o Ego inflado desses profissionais e a avareza. Em um passado recente poucos partidos usavam desses estratagemas e o PT entrou na fila, ambos não imaginavam que o Judiciário, historicamente submetido ao executivo, encarou os fatos e as Leis. Hoje os partidos devem se convencer que mudar a Lei e encarar o financiamento público de campanha é uma necessidade de sobrevivência pois os Ministros do STF, antes filosofando sobre as técnicas das grandes advocacias, estão pegando gosto de prender políticos e a população média está adorando esse circo pegar fogo. Então, viva ao Judiciário e burrice dos políticos. Aqui no RN nossa ilustríssima governadora Rosalba Ciarline perdeu o mandato no TRE com uma nova interpretação da letra da Lei sobre a INELEGIBILIDADE. Contato de ALESSANDRO APOLINÁRIO
Comentar em resposta a ALESSANDRO APOLINÁRIO
Avatar
03/12/2013
Olá! Eu não acho legal esta exposição, esta sangria pública, afinal esta situação atinge à esquerda como todo, penso que tudo isso é lamentável, até pelas razões expostas pelo professor Bessa, acrescentaria mais, a falta de um projeto que transformasse a nossa sociedade radicalmente, levam partidos como o PT a esta situação lamentável que nós temos vistos, diferente do professor, o PT está sepultado, o problema é que esqueceram de avisar, mas segue à luta. Contato de Marcos Henrique de Oliveira Tavares
Comentar em resposta a Marcos Henrique de Oliveira Tavares
Avatar
Silêncio Faz Bem comentou:
28/11/2013
Muito boa a crônica. Agora queria saber do Laborda pq essa raiva toda de ex, será que é pq não existe ex-corno? se está te afetando Psicologicamente, sugiro que vc procure a Associação dos Cornos Anonimos - ACA. Já estive lá, me ajudou muito. No inicio é assim mesmo, é uma raiva de tudo inclusive dos "ex", mas isso tudo passa Laborda, confia em mim que passa. P.S. Bessa quero saber se continua com medo de peido, pq nunca mais fizeste uma crônica sobre o Governo do Estado do Amazonas, das duas uma, ou estas comedo de peido, ou descobriram o teu preço, pois todo mundo tem um preço.
Comentar em resposta a Silêncio Faz Bem
Avatar
carmo de maria araujo comentou:
27/11/2013
Prezado professor, perfeita comparaçao com o assunto. Como Carireense (natural de Carire-CE), conheço a expressao e acho que ela cai bem nesta situaçao que nao diz respeito apenas ao PT mas a todos que defendem a democracia. Nao sou petista mas como o senhor disse muito bem, um PT enfraquecido nao e bom para o Brasil.
Comentar em resposta a carmo de maria araujo
Avatar
IRAM OLIVEIRA comentou:
26/11/2013
FUI MEMBRO DO GRUPO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS QUE FUNDOU O PT NO AMAZONAS.EU POSSUIA TODOS OS PROGRAMAS DE GOVERNO DO PARTIDO. BRIGUEI NAS TRÊS CAMPANHAS DO LULA. VIBREI E CHOREI QUANDO O VI SUBINDO A RAMPA DO PLANALTO. ERA UM SONHO. SENTI COMO SE EU PRÓPRIO ESTIVESSE SUBINDO A RAMPA NA PESSOA DELE, PARA TRANSFORMAR O PAÍS, ACABAR COM A CORRUPÇÃO, MELHORAR A SAÚDE, A EDUCAÇÃO, O TRANSPORTE, A INFRAESTRUTURA DO PAÍS, OFERECER MAIOR SEGURANÇA AO POVO, COMBATER A IMPUNIDADE, AFASTAR DO PODER OS POLÍTICOS PARASITAS, SUGADORES DO LEITE E DO SANGUE DOS MAIS POBRES. FOI UM SONHO. HOJE, ESTRANHAMENTE VIBRO E CHORO PELA PRISÃO DE LADRÕES DE COLARINHO BRANCO E DE LÍDERES POLÍTICOS............DO PT. O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO? EU SEI. SÓ EU SEI. A ESPERANÇA VENCEU O MEDO E EU CONTINUO ACREDITANDO NO MEU PAÍS, NAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS DO MEU PAÍS, NA FORÇA DA JUSTIÇA E NO DIREITO E NO DEVER QUE TENHO DE RESPEITAR O MEU PAÍS, NÃO AGINDO CONTRARIANDO MEUS VALORES E COMPROMISSOS, NÃO TER VERGONHA DE SER HONESTO. MEU BRASIL, A TUA PEQUENA PARTE É MAIOR, MUITO MAIOR QUE QUALQUER PT DA VIDA.
Comentar em resposta a IRAM OLIVEIRA
Avatar
Iram Alfaia comentou:
26/11/2013
Olá Bessa! Nesse caso estou com o Raimundo Pereira, para quem esse processo tá eivado de erros. Depois de um exaustivo trabalho jornalístico, o editor da revista Retrato do Brasil comprovou que o dinheiro da publicidade do Visanet foi repassado para as empresas, a exemplo da Globo, basta verificar as auditorias. Aliás, comprovar isso é fácil. Há arquivos de todos os veículos com as propagandas veiculadas e publicadas nas suas respectivas datas e horários. Mas esse fato, base da acusação, foi ignorado pelo STF que atuou sim sob pressão clara da mídia. Com isso, não estou afirmando que não houve crime. Há evidências claras de crime eleitoral e os responsáveis precisam pagar. Portanto, a questão aí não pode ficar restrita ao campo da psicologia ou da ideologia, ou por que não dizer da sua curta camisa. Por fim, você sabe que eu não sou petista.
Comentar em resposta a Iram Alfaia
Avatar
João Pellicciari Neto (Blog Amazonia) comentou:
26/11/2013
matéria correta.... o pt trocou os pés pelas mãos......prometeu uma serie de coisas......fez o contrario do que prometeu.....era uma esperança......virou um pesadelo......
Comentar em resposta a João Pellicciari Neto (Blog Amazonia)
Avatar
prof JB comentou:
26/11/2013
Bessa,como o de sempre,extraordinário, em sua vigília crítica em relação à essa vitimologice e reações tão aquém da própria história do PT,enquanto bom motivador na busca por um Brasil melhor,afinado com os anseios do Povo,a quem êle pretendera servir,desde as motivações primeiras à época da sua fundação. Não gostei do têrmo,'re-fundação',muito em voga,à hora da assunção do Lula à Presidência da República,confesso... Mas, entendo,hoje,seja o mais urgentemente necessário e improtelável. PARABÉNS!... prof JB
Comentar em resposta a prof JB
Avatar
FARID SEMEN NETO comentou:
25/11/2013
belissima percepção do momento, vamos olhar para frente, aprender com o passado e seguir em busca de um rumo coerente politica e socialmente, para que casos de deslumbre como esse sejam reduzidos nos próximos governos. Contato de FARID SEMEN NETO
Comentar em resposta a FARID SEMEN NETO
Avatar
Paulo Bezerra comentou:
25/11/2013
MEU CARO BABÁ, O QUE É O PEIDO ? SENÃO UM AVISO QUE HÁ UM POSSÍVEL DESARRANJO INTESTINAL (INSTITUCIONAL) OU UM PRENÚNCIO DE QUE PODE VIR MERDA (GOLPE) POR AÍ ?. PORTANTO, NÃO SE TRATA DE TER OU NÃO TER MEDO DE PEIDO. MAS, DO QUE PODE VIR APÓS ELE. NA ERA VARGAS, OS JORNAIS DA ÉPOCA PEIDARAM A SEMANA INTEIRA QUE ANTECEDEU O SUICÍDIO DO PRESIDENTE VARGAS, ATRAVÉS DE MANCHETES FLATULENTAS, ACUSANDO O PRESIDENTE DE TER TRANSFORMADO O PAÍS NUM MAR DE LAMA. E, AQUELES QUE ESTAVAM ACOSTUMADOS A CHEIRAR PEIDO NÃO REAGIRAM, PREFERIRAM SE DELICIAR COM O AROMA EXALADO PELOS GOLPISTAS DE PLANTÃO. UM DIA APÓS O SUICÍDIO DE VARGAS OS MESMOS “CHEIRA-PEIDO”, RESSAQUEADOS DE TANTO EXALAR FLATO (OU FATOS?) ATRAVÉS DA IMPRENSA GOLPISTA E PEIDONA FORAM AS RUAS CHORAR PELO LEITE DERRAMADO (OU SERIA PELOS FLATOS MAL CHEIRADOS?). NO GOVERNO DO JANGO OS “CHEIRA-PEIDOS” ATENDENDO AO CHAMADO DO PADRE NORTE AMERICANO E CATÓLICO PATRICK PEIDO, DIGO PEITON, ATRAVÉS DA IMPRENSA PEIDONA, FORAM ÀS RUAS MARCHAR PELA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE E DEU NO QUE DEU. NESSES DOIS FATOS HISTÓRICOS OS TRABALHADORES E OS PARTIDOS OPERÁRIOS QUE OS REPRESENTAVAM, SUBESTIMARAM OS PEIDOS E OS PEIDÕES. O GOLPE MILITAR QUE APEOU JOÃO GOULART DO PODER ACONTECEU SEM QUE FOSSE DISPARADO UM ÚNICO TIRO, SEM NENHUMA REAÇÃO, EXCETO O BRIZOLA NO RIO GRANDE DO SUL QUE ENSAIOU UMA FRÁGIL RESISTÊNCIA AO GOLPE. PARECE QUE DE TANTO CHEIRAR PEIDO O POVO E SEUS REPRESENTANTES FICARAM ANESTESIADOS E NÃO FORAM CAPAZ DE ESBOÇAR NENHUMA REAÇÃO. NO PARAGUAI, AQUI DO NOSSO LADO, OS PEIDÕES E A IMPRENSA PEIDONA DE LÁ COMEÇARAM SOLTANDO PEQUENOS FLATOS (OU SERIAM FATOS?) AO DIVULGAR NOTAS SOBRE OS FILHOS ILEGÍTIMOS DO PRESIDENTE LUGO PARA DESACREDITÁ-LO DIANTE DA OPINIÃO PÚBLICA. ATÉ QUE A SUPREMA CORTE DAQUELE PAÍS VIZINHO DESFERIU UM GOLPE MORTAL NA DEMOCRACIA PROVOCANDO UMA VERDADEIRA “DIARRÉIA” INSTITUCIONAL, QUE JÁ VINHA SENDO ANUNCIADA COM A PUBLICAÇÃO DAQUELES FATOS (OU SERIA FLATOS?), MAS QUE PASSARAM DESPERCEBIDOS PELOS “CHEIRA-PEIDO” PARAGUAIOS. RESULTADO, POR NÃO TER MEDO DE PEIDO E SUBESTIMAR OS PEIDÕES O PRESIDENTE LUGO FOI DEPOSTO E TEVE O MANDATO CASSADO E REFERANDADO PELA SUPREMA CORTE DAQUELE PAÍS. PORTANTO, É MELHOR TER MEDO DE PEIDO E FICAR CAUTELOSO DO QUE SE TORNAR UM “CHEIRA-PEIDO” E VIRAR MASSA DE MANOBRA DA IMPRENSA GOLPISTA E DOS PEIDÕES DE PLANTÃO. VOLTO A REPETIR: NÃO SE TRATA DE TER OU NÃO TER MEDO DE PEIDO. MAS, DO QUE PODE VIR APÓS ELE. AFINAL, GATO ESCALDADO TEM MEDO ATÉ DE ÁGUA FRIA, QUANTO MAIS DE PEIDO.
Comentar em resposta a Paulo Bezerra
Avatar
Marco comentou:
25/11/2013
Médica em quem confio fez a seguinte indagação (que assino embaixo): "Com todo os respeito que devo aos MM. Juízes do STF, consideradas as últimas petições feitas a este douto Tribunal , não é o caso de submeter à perícia médica todo presidiário brasileiro portador de doença crônica, em particular as do tipo hipertensão arterial, cardiopatia, diabetes e, mais ainda, os portadores de doenças infecto-contagiosas (HIV e tuberculose, sobretudo), e lhes considerar, também, a prisão domiciliar?"
Comentar em resposta a Marco
Avatar
Hans Alfred Trein comentou:
25/11/2013
Muito bom, caro Bessa! Uma análise muito certeira e bem humorada, como é do seu estilo. Parabéns! Que possamos retomar passos na direção de uma democracia que não aceite mais o regime de casa grande e senzala no qual lamentavelmente ainda vivemos, muito menos as falcatruas políticas e as corrupções! Abraços, Hans
Comentar em resposta a Hans Alfred Trein
Avatar
Elson Melo comentou:
25/11/2013
Na boa, os companheiros do PT perderam o rumo e estão envergonhando a história do partido, para quem não sabe o professor José Ribamar Bessa foi fundador e Presidente desse partido por duas vezes, tem autoridade e legitimidade para emitir opinião sobre a conduta de membros da agremiação partidária.
Comentar em resposta a Elson Melo
Avatar
Elson Melo (via Lucta Social) comentou:
25/11/2013
Venho acompanhando os comentários a essa cronica e vejo a reação raivosa dos companheiros petistas que elegeram Ives Gandra da Silva Martins como seu principal referencial de esquerda!!! Minha solidariedade ao professor José Bessa a quem parabenizo pela esclarecedora cronica.
Comentar em resposta a Elson Melo (via Lucta Social)
Avatar
Jean Carvalho comentou:
25/11/2013
O PT é tão 'podre' quanto qualquer partido q já tenha estado ou ainda esteja no 'Poder'... a Grande Diferença, é q o PT, ao contrário de um partido como o PSDB, ainda conta c/ um bom nível de popularidade, o q lhe garante uma continuidade de atuação no processo político, uma possibilidade q parece estar simplesmente acabando p/ um partido como o PSDB...
Comentar em resposta a Jean Carvalho
Avatar
Jidensha No Dorobo comentou:
25/11/2013
Sou contra a prisão do Genoíno, com sua saúde fragilizada, sobretudo em um país onde um homicida como o Pimenta das Neves escapou da cadeia alegando justamente esse motivo.Mas não vejo motivos para tentar transformar Dirceu e os outros em vítimas. O PT foi vítima de um sistema sujo, um círculo vicioso sim. Mas ele mesmo se enfiou nessa armadilha por conta própria.
Comentar em resposta a Jidensha No Dorobo
Avatar
Marco comentou:
25/11/2013
Bessa, compartilho 100% seu artigo. E por minha conta tomo a liberdade de compartilhar, caso não se importe, este link: http://www.youtube.com/watch?v=neXLCujznZw . Abraços fraternos,
Comentar em resposta a Marco
Avatar
Francisco Silva comentou:
25/11/2013
recolocando alguns tijolos que foram postos fora do lugar, parabéns !
Comentar em resposta a Francisco Silva
Avatar
Luiz Cláudio Dias comentou:
25/11/2013
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
24/11/2013
Eu estou estupefata com essa conversa de que o Bessa não é mais referência do PT, segundo o Jorge Laborda. O Ives Gandra Martins, advogado tributarista que resolveu, para exibir-se, dar opinião desfavorável sobre os julgamentos de causas criminais onde membros do Partido dos Trabalhadores são condenados é citado como a opinião confiável por muitos petistas. O Bessa passou a vida defendendo os trabalhadores estudando as sociedades indígenas e defendendo-as não é digno de crédito. O Ives Gandra Martins é membro e defensor da Opus Dei, advogado de latifundiários é que deve ser ouvido. Isso é que é maniqueísmo oportunista.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Ricardo Cavalcanti-Schiel comentou:
24/11/2013
O velho Apolônio de Carvalho uma vez me disse que quando você tem convicção da justeza das suas causas, você pode se aliar até com diabo. Oras bolas, é claro que "o PT foi induzido a práticas condenáveis", mas, pobres do bobinhos, essas práticas levaram o Brasil a pelo menos uma década de intentos consistentes de justiça social. Sim o PT ganhou as eleições porque a máquina montada pelo Zé Dirceu, com o financiamento "condenável" arquitetado pelo Delúbio, derrubou a máquina metroviária tucana. ...E o Brasil se tornou um país um pouco (ainda que seja um pouquinho) mais decente por causa disso! Assim como Fidel, os Zés e o Delubio serão absolvidos pela história (aliás, já começam a ser). Agora, o crime de prevaricação do Joaquim Barbosa (ao esconder em um inquérito sigiloso as provas que inocentavam os réus) também entrará para a história, como parte da maior farsa judicial que este país já viu. Não é de camisa com medo de peido que estamos falando, é de cinismo puro e simples, o velho e safado cinismo das castas senhoriais brasileiras.
Comentar em resposta a Ricardo Cavalcanti-Schiel
Respostas:
Avatar
Priscilla Barroso comentou:
25/11/2013
Schiel, voce não me conhece, mas acho que assisti uma apresentação sua num evento em São Carlos há alguns anos. Quero lhe dizer que estou decepcionada com você. Sou uma das bobinhas que acreditou no Programa do PT e nos princípios éticos que o Partido defende ou pelo menos defendia. Fico assustada com seu cinismo em defender práticas que voce mesmo reconhece como condenáveis, dizendo que é para o pais ficar um pouquinho mais decente. Quer dizer, sejamos indecentes para podermos ser mais decentes. É isso? Meu amigo, se essa forma sua de pensar prevalecer, então estamos mesmo perdidas. Voce não entendeu o que o Apolonio falou: a aliança com o diabo não é para fazer diabruras, porque senão não é o diabo que está se aliando conosco, somos nós que nos aliamos com ele, entrando na dele. É terrivel que nao se reconheça o erro e ainda queira justificá-lo.
Comentar em resposta a Priscilla Barroso
Avatar
José Seráfico comentou:
24/11/2013
Babá, sempre é bom saber de homens honrados e comprometidos com o Homem e seus melhores valores. É o seu caso, e isso seu novo texto deixa transparente. Tenha-me como seu admirador. E não é de hoje, você sabe! O abraço fraterno.
Comentar em resposta a José Seráfico
Respostas:
Avatar
Francisco Reis Neto comentou:
06/04/2014
Parabéns Professor Leio com atraso a sua crônica, penso que os presos da PAPUDA devem se ajoelhar e pedir perdão a nação, como fez o chanceler alemão em frente ao monumento aos judeus assassinados e o que deveriam fazer os generais do golpe militar, como bem disse o professor.
Comentar em resposta a Francisco Reis Neto
Avatar
Daniele Lopes comentou:
24/11/2013
Vimos em que mãos nós estamos!!!!!!!!!!!!!!!
Comentar em resposta a Daniele Lopes
Avatar
Marlene Singer comentou:
24/11/2013
EXCELENTE CRÔNICA, INTELIGENTE E CULTA
Comentar em resposta a Marlene Singer
Avatar
24/11/2013
Uma grande análise sobre os últimos acontecimentos. Essa vou passar para os meus alunos refletirem. Contato de Adelson Fernades Junior
Comentar em resposta a Adelson Fernades Junior
Avatar
R.T.C (Blog Amazonia) comentou:
24/11/2013
Aleluia gente, Deus seja louvado, finalmente um petista lucido, eu acreditava que o Olívio Dutra éra o ultimo dos lúcidos e tudo se acabaria com ele, vamos procurar mais petistas lúcidos, o Brasil ainda tem chance
Comentar em resposta a R.T.C (Blog Amazonia)
Avatar
Carlos Scarano Copari (Blog Amazonia) comentou:
24/11/2013
.Glória a Deus...até que enfim...um verdadeiro Petista...parabéns por sua posição e pelo artigo.....Não sou petista, sou um neoliberal...acho que o mercado por si só se ajusta...creio que o governo tem cinco funções precípuas..ou sejam...EDUCAÇÃO...SAÚDE...HABITAÇÃO...SEGURANÇA E POR FIM A PRESERVAÇÃO MONETÁRIA...todos os demais seguimentos há que se entregar a iniciativa privada...inclusive a extração de petróleo...pq a PETROBRAS ..NADA MAIS É QUE UM CABIDE DE EMPRÊGOS..PARA ACOMODAR OS APANIGUADOS COM O PODER!!!
Comentar em resposta a Carlos Scarano Copari (Blog Amazonia)
Respostas:
Avatar
Jean Carvalho (Blog Amazonia) comentou:
24/11/2013
Na boa, Carlos, olhando a História Recente dos EUA, vc Ainda Acredita q o Mercado é 'Auto-Regulável'?? Putzzz......
Comentar em resposta a Jean Carvalho (Blog Amazonia)
Avatar
Mário Fernandes (Blog Amazonia) comentou:
24/11/2013
Como petista penso o seguinte: O PT e mesmo os outros partidos poderiam aproveitar a situação para mostrar a sociedade como se faz política no Brasil. Com eleitores que nas campanhas pedem de tudo, desde dinheiro até móveis, eletrodomésticos, etc., etc., partidos que para darem seu apoio pedem dinheiro para campanha, empregos e outros 'favores' a empresários que financiam candidatos, ajudam a comprar votos em troca de obras, fornecimento de material.... Quem sabe se desnudássemos a forma de fazer política no Brasil não conseguiríamos melhorar o País?
Comentar em resposta a Mário Fernandes (Blog Amazonia)
Avatar
Jean Carvalho (Blog Amazonia) comentou:
24/11/2013
O problema é: Como não considerar este julgamento um 'julgamento político', se apenas aqueles q supostamente ofereceram o suborno foram julgados e condenados, enquanto que os q Aceitaram o Suborno não foram sequer Indiciados? Se Não é um julgamento político, então há, no mínimo, algo estranho aí. De resto, sabemos q a compra de votos ocorre, no mínimo, desde o governo Sarney, sendo que há evidências + do q fartas de q o 5º ano do governo Sarney - uma medida Inconstitucional - foi obtido justamente através da Compra de Votos... e isto ocorreu tbém, + de uma vez, no governo do FHC... Então Por quê Somente no Governo do PT este ato tornou-se um escândalo? Por quê antes era aceitável??
Comentar em resposta a Jean Carvalho (Blog Amazonia)
Avatar
Nazareth Guimaraes (Blog Amazonia) comentou:
24/11/2013
na vida a gente tem que saber ganhar, perder e reconhecer seus erros. O PT que sempre disse q era ético, ficou deslumbrado com o poder e como o ditado popular diz: 'quem nunca comeu mel quando come se lambuza' foi o que aconteceu. O Genuino não adqueriu a doença no presídio mas na forma covarde que ele sempre viveu. Delatou os companheiros fez firulas como Presidente do PT e outras coisas mais que estão anexadas no processo STF. Agora, irmão amazônico, reveja o último comentário que vc fez no seu artigo e acompanhe o noticiário de hj sobre a suposta carta de denúncia enviada ao Ministro da Justiça.
Comentar em resposta a Nazareth Guimaraes (Blog Amazonia)
Avatar
Gilberto Gomes de Oliveira (Blog Amazonia) comentou:
24/11/2013
Sou de Cuiabá, já era seu fâ e agora sou mais ainda. Reconhecer quando erramos só nos engrandece. O PT deveria fazer isso e o resultado seria magnífico para o fortalecimento do nosso sistema político. Com mais petistas lúcidos como você ainda poderíamos ter esperanças.
Comentar em resposta a Gilberto Gomes de Oliveira (Blog Amazonia)
Avatar
Tino Millan (Blog Amazonia) comentou:
24/11/2013
Jurista português José Joaquim Gomes Canotilho, um dos mais respeitados do mundo e guru de diversos ministros do STF, aponta 'publicidade excessiva' na Ação Penal 470. 'Uma publicidade multiplicada, não só pelo estatuto das pessoas, mas porque há uma certa opinião pública que pretende, em muitos momentos da vida coletiva, uma catarse. São esses os fatos: o Brasil tem necessidade da catarse, da purificação, da honradez, da legitimação do próprio poder político', diz ele, que defende ainda o segundo grau de jurisdição.Enfim, nós temos de um lado uma coleção de pessoas públicas, de qualquer área, que celebram o julgamento, e do outro juristas renomados, e, pelo visto, não apenas brasileiros, que apontam erros e mais erros em todo o processo. Dentre eles Ives Gandra Martins, conservador e muita vezes crítico do PT, que já afirmou categoricamente que José Dirceu foi condenado sem uma única prova qualquer. Na boa, petista ou não, acredito mais num jurista do quilate de Ives Gandra Martins do que em José Ribamar Bessa Freire
Comentar em resposta a Tino Millan (Blog Amazonia)
Respostas:
Avatar
João Carlos Cyrino comentou:
24/11/2013
O comportamento do Yves Gandra é claro. Ele não está defendendo o Dirceu, que já foi julgado e condenado e de quem ele não é advogado. Ele está atacando o Joaquim Barbosa, que vai partir para cima dos clientes do Yves Gandra no valerioduto.Tem gente que não percebeu ainda.
Comentar em resposta a João Carlos Cyrino
Avatar
Suzete Branquinho comentou:
24/11/2013
Quer dizer que agora o grande líder invocado pelos petistas, a grande sumidade é o Ives Granda, o famigerado Ives Granda, advogado dos fazendeiros? Em que Partido estamos? Que Partido é esse?
Comentar em resposta a Suzete Branquinho
Avatar
Rogério Carvalho (blog Amazonia) comentou:
24/11/2013
Se você não consegue perceber:1) que genuino e Dirceu foram condenados SEM PROVA:2) o jogo político desenvolvido por parte do STF, em especial o CAPITÃO DO MATO Joaquim Barbosa, para criminalizar a esquerda, junto com a mídia burguesa e portais como este Terra. ENTÃO MEU CARO: VOCÊ NÃO PASSA DE UM INOCENTE ÚTIL.
Comentar em resposta a Rogério Carvalho (blog Amazonia)
Avatar
R. Geber (Blog Amazonia) comentou:
24/11/2013
Excelente! Não é novidade que existem mentes lúcidas dentro do PT. O problema é que elas ficam em terceiro plano... Atrás da 'casta' fanáticos alucinantes e da 'casta' dos oportunistas. Infelizmente o maior defeito do 'petismo' é esse corporativismo tão comum em qualquer classe, qualquer meio e que tanto atrapalha o amadurecimento coletivo. Pra piorar, descamba para messianismo. É a mesma e velha filosofia: 'os nossos não falham... o problema é que são perseguidos'. Agora que os 'perseguidos' são detentores do poder, sobram as teorias da conspiração... foram 'os poderosos'. Ué... eles são os poderosos. E se existe uma 'força por trás do trono', o PT já fez um pacto com esse poder há muito tempo, mais de década, ou não teria chegado ao poder. isso td também faz parte da velha filosofia: 'rouba mas faz'. E por aí vai. O PT sofre hj das mesmas doenças que vários partidos de 'direita' já sofreram.
Comentar em resposta a R. Geber (Blog Amazonia)
Avatar
Rat Gerber (Blog Amazonia) comentou:
24/11/2013
Os petistas precisam aprender que os seus também falham. E não é o fim do mundo. Para isso existe a tão importante renovação. Se um falhou, aposente-se e deixe o lugar para um melhor... simples assim... e ainda, assim, tão difícil...
Comentar em resposta a Rat Gerber (Blog Amazonia)
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
24/11/2013
O Jorge Laborda é interessante. Quando o Bessa escreve o que está de acordo com o seu modo de pensar ele o elogia. Estranhamente hoje o calunia com os mais desrespeitosos adjetivos. Ainda bem,Laborda, que não és petista senão seria mais um a não prestar nesse partido. És uma pessoa muito confusa. Quem critica aquele que executa a Justiça está indiretamente apoiando a corrupção. Vamos ficar de olho nos mensaleiros petistas para que eles, com ajuda dos petista do poder, não se livrem da punição. Assinemos o abaixo assinado, aqui postado pelo grande sindicalista Elson Melo, para que o mensalão tucano seja julgado. Fiquemos de olho nos dois.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Pedro Oliveira (via FB) comentou:
24/11/2013
Muita coragem José Bessa, eu o admiro como pessoa.
Comentar em resposta a Pedro Oliveira (via FB)
Avatar
Michelle Fontainha comentou:
24/11/2013
Compartilho da mesma opinião ...mas uma texto brilhante professor !
Comentar em resposta a Michelle Fontainha
Avatar
Ana Stanislaw comentou:
24/11/2013
Fantástica, sensacional! Você e suas maestrais analises! Obrigada, por tuas linhas cheias de sensatez .
Comentar em resposta a Ana Stanislaw
Avatar
Astrid Lima (via FB) comentou:
24/11/2013
Os companheiros, amigos e conhecidos do PT que me perdoem mas estou com o José Bessa. Além disso atacar o Judiciário coloca o PT no coro do Poder (qualquer poder), transversal, arrogante e anticonstitucional. http://bit.ly/IbyOtA
Comentar em resposta a Astrid Lima (via FB)
Respostas:
Avatar
Ribamar Bessa (agradecido a Astrid) comentou:
24/11/2013
Nossa, Laborda, quanta virulência! Tudo o que voce escreveu aqui só vem dar razão à Astrid e ao meu texto. Voce é a prova mais cabal de que existe, nessa história, um setor incapaz de fazer autocritica, incapaz de conversar, de discutir, de dialogar,de discordar. Argumente, Laborda, argumente. Ofensa não convence ninguém. Argumente. Argumente. Use a cabeça, a inteligencia, o raciocinio. Diante de um bom argumento, a gente se curva. Mas assim, no grito, ninguem avança. O problema todo, Laborda, é que como voce mesmo diz não é nem nunca foi do PT, se fosse sentiria o que nós estamos sentindo, em vez de proclamar alegria por estar do lado do Ives Granda. Laborda, esquece esses rancores e nos ajuda. Assina isso ai que o Elson Melo enviou. Em razão das constantes protelações feita pelos réus do Mensalão do PT, estamos correndo contra o tempo para ver o Mensalão do PSDB mineiro ir a julgamento, estamos insistindo e implorando que essa turma do PT nos ajude assinando essa petição para ser entregue ao Relator do processo Ministro Luis Roberto Barroso, ajuda ai PT! Assina a petição, Laborda, aqui... http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=P2012N30265 Abaixo-assinado Que o STF julgue o Mensalão do PSDB, Pai de todos os Mensalões! www.peticaopublica.com.br
Comentar em resposta a Ribamar Bessa (agradecido a Astrid)
Avatar
Jorge Laborda comentou:
24/11/2013
Todo cara que escreve, e eu sei, quer dar pinta, agora ele para dar pinta resolveu brincar com um caso polemico, mas que todo cidadão de bem que mora no Brasil e está a par do que acontece sabe do linchamento desse julgamento...querer dar pinta com a desonra e a liberdade alheia, nem fodendo...ele que escolha outro assunto para dar pinta....e vc tambem. O que vc e o Ribamar dizem é que pessoas linchadas não podem se defender...se vc e o Ribamar Bessa abandonaram ideias e posições pela proximidade de um linchamento midiático, isso é problema de falta de coragem, mas por favor, não queiram bancar os que sabem das coisas por afirmarem ser do mesmo lado...vcs não são....o Ribamar acusa o PT como faz a Rede Globo...portanto ele tem lado, e não é o meu, apesar de eu nem ser PT....ele que vá se foder...ele e todos os ex-esquerdistas trairas que para se posicionar ferram os outros.
Comentar em resposta a Jorge Laborda
Avatar
Jorge Laborda (via FB) comentou:
24/11/2013
O José Bessa faz muito tempo que não é referencia de nada, ele tem lado, tem partido e portanto o que escreve é suspeito. A defesa do Jose Genoino está sendo feita até por juristas como o Ives Gandra que não é petista. Portanto o Jose e Bessa só quer dar pinta de ex. Todo ex é o pior canalha que existe e o piotr de todos é o ex petista ou ex esquerda. Pode reparar.
Comentar em resposta a Jorge Laborda (via FB)
Avatar
Elson Melo comentou:
24/11/2013
Em razão das constantes protelações feita pelos réus do Mensalão do PT, estamos correndo contra o tempo para ver o Mensalão do PSDB mineiro ir a julgamento, estamos insistindo e implorando que essa turma do PT nos ajude assinando essa petição para ser entregue ao Relator do processo Ministro Luis Roberto Barroso, ajuda ai PT! Assina a petição aqui... http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=P2012N30265
Comentar em resposta a Elson Melo
Avatar
Jaques Castro comentou:
24/11/2013
Parabéns Bessa me me Sinto Representado pela Publicação .....
Comentar em resposta a Jaques Castro
Avatar
leyla martins leong comentou:
24/11/2013
admiro a tua lucidez e coerencia. do texto, nem se fala; claro como sempre, sem perder o humor. sempre tua admiradora, leyla
Comentar em resposta a leyla martins leong
Avatar
leyla martins leong comentou:
24/11/2013
admiro a tua lucidez e coerencia. do texto, nem se fala; claro como sempre, sem perder o humor. sempre tua admiradora, leyla
Comentar em resposta a leyla martins leong
Avatar
M. de Melo Foucher comentou:
24/11/2013
Não posso concordar a 100% contigo, digamos há 90%. Tenho amigos juristas de grande qualidade que dizem que o Senhor Barbosa transformou esse julgamento em um espetáculo grosseiro, daí por vezes atira criticas violentas. Ele usa o Tribunal Supremo como trampolim político. Devemos analisar o que estar acontecendo com a cabeça fria, sem fanatismo. O Zé Dirceu tem um passado político respeitável, todavia, há anos que ouvisse criticas da parte de muitos petistas e que foram no passado próximos de Zé Dirceu. Ele parece que estar pagando o preço da mudança que ele operou no PT, ao fazer uso dos mesmos instrumentos que outros partidos já fazem de habito durante a campanha política. Muitos o acusam pela mudança na linha filosófica do partido, pela ganância que ele tava tendo na relação com o poder, tanto quando subiu à Presidência que quando chegou a ser Ministro da Casa Civil. Todavia, o Juiz Barbosa não podia condená-lo sem provas reais assim como ele fez com Genoino. Caberia a este Senhor Juiz condenar o esquema de corrupção que atinge a todos os partidos em período eleitoral, ele próprio poderia incitar para realização de uma profunda reforma política no sistema eleitoral. O Senhor Barbosa quis punir um único partido, associou-se ha uma guerra contra o PT e não contra a corrupção. Senão teria que condenar todos os partidos que tiveram acesso ao mesmo tipo de financiamentos, a caixa dois tão comum usada por todos. Teria que condenar FHC e seu partido por compra de votos para mudar a lei eleitoral em seu próprio beneficio, por licitações arranjadas durante os dois governos, pelo leiloamento do Brasil com suas privatizações. Verificar como as campanhas de FHC foram financiadas etc. Quem sabe Bessa não seja a maneira como se deu este julgamento, a arrogância do Senhor Juiz que nem respeita a presunção de inocência que leva a irracionalidade das analises feitas por muitos petistas e simpatizantes que vivem tudo isto como forma de injustiça. Ser colocado em praça publica como se todos os petistas fossem ladrões, corruptos é insuportável. Nenhum partido na América Latina tem a trajetória do PT, eu também como participante desta historia fico revoltada com o linchamento que estão fazendo do PT como um todo. Entretanto não posso dizer que José Dirceu é um Cristo e nem fazer tua analise da religião, pois me faltam conhecimentos nesta área.
Comentar em resposta a M. de Melo Foucher
Respostas:
Avatar
Ana Paula Artaxo comentou:
26/11/2013
Joaquim Barbosa independente? É sério isso? Concordo com a Marilza: o nobre juiz associou-se a uma guerra contra o PT, não contra a corrupção. Ou, melhor dizendo - e antes que me acusem de defender quem quer que seja -, associou-se contra a corrupção do PT, não contra a corrupção no Brasil, como princípio. Adoraria estar enganada e ver o mesmo espetáculo midiático e a prisão dos corruptos do PSDB. O tempo dirá?
Comentar em resposta a Ana Paula Artaxo
Avatar
Jorge Laborda comentou:
24/11/2013
Não sou do PT, mas voto no projeto. Afora isso, dizer que esse julgamento foi honesto, dito por um cara que se diz fundador do partido, não legitima esse julgamento. Quem leu sobre o assunto, se informou a respeito, sabe que houve abuso e leviandade por parte do STF. Ser ex PT não lhe dá o direito de querer que pessoas desonradas por um julgamento poltico tentem se defender. Vc falando isso dá razão as pessoas como eu que abominam os ex qualquer cosia...o pior deles é o ex-petista...esse chega a ser X9.....port isso defendo o projeto do PT mesmo tendo criticas severas ao longo desses 12 anos no poder.....mas nunca fui do PT...talvez por covardia ou medo de me tornar um covarde X9 arrependido....acho que fiz bem.
Comentar em resposta a Jorge Laborda
Avatar
Ademir Ramos comentou:
24/11/2013
Bessa bota no toco, bem que poderia ser este o título lembrando da nossa querida professora Geni Munduruku. Li e gostei e a quem interessar possa: na política não tem santo. Temos que aprimorar os instrumentos de controle institucionais e instituíveis. Em destaque o valor de uma imprensa sem rabo preso.
Comentar em resposta a Ademir Ramos
Avatar
Susana Grillo comentou:
24/11/2013
Amigo Bessa, obrigada por aglutinar com brilhantismo sentimentos e percepções de tantos como eu que compartilhamos desse momento. Abraços
Comentar em resposta a Susana Grillo
Avatar
Susana Grillo comentou:
24/11/2013
Amigo Bessa, obrigada por aglutinar com brilhantismo sentimentos e percepções de tantos como eu que compartilhamos desse momento. Abraços
Comentar em resposta a Susana Grillo
Avatar
Juracy Coelho de Oliveira comentou:
24/11/2013
Uma analise muito lúcida e pedagógica deste momento que vivemos.
Comentar em resposta a Juracy Coelho de Oliveira
Avatar
José Batista Fernandes (Blog Amazonia comentou:
24/11/2013
EU CLASSIFICO OS QUE ESCREVEM NESTE SETOR DO BLOG AMAZONIA DO TERRA COMO ESQUERDÓIDES. MAS GOSTEI DO SEU COMENTÁRIO DE HOJE, PELAS VERDADES E SINCERIDADE. ADORO O AMAZONAS E MANAUS, TERRA DO MEU PAI E DAS ANDANÇAS DO MEU AVÔ. FELICIDADES A VOCÊ, TUDO DE BOM E VIVA A DEMOCRACIA.
Comentar em resposta a José Batista Fernandes (Blog Amazonia
Avatar
Antonio Nolasco (Blog Amazonia) comentou:
24/11/2013
Tenho certeza, que encontrei um verdadeiro brasileiro, que é apartidário.Que mesmo chateado com os acontencimentos vela pela verdade, meus parabéns pelo texto, que muitos brasileiros votem não num partido, e sim para o bem comum desta maravilhosa nação constituída sim de pessoas honestas e trabalhadoras.
Comentar em resposta a Antonio Nolasco (Blog Amazonia)
Avatar
Jairo Rudneys de Chico (Blog Amazonia) comentou:
24/11/2013
PARABENS, JOSE RIBAMAR, ( tem a ver com o outro RIBAMAR ?), VOCE ESTA SENDO CORAJOSO E LOUCO. Corajoso por realmente ver e entender como tudo aconteceu. E louco pois sendo petista esta indignado e botando a boca no próprio partido. Que honestamente agora deveria estar PARTIDO mesmo.Gostei da expressão
Comentar em resposta a Jairo Rudneys de Chico (Blog Amazonia)
Avatar
Mazile Castro comentou:
24/11/2013
Caro professor José Bessa, Tenho tido o prazer de ler encantado alguns de suas crônicas. Mas quero parabenizá-lo efusivamente por essa última "O PT COM MEDO DE PEIDO".
Comentar em resposta a Mazile Castro
Avatar
Miriam Marreiro Malina comentou:
24/11/2013
Com a militância inteira do PT sendo manipulada, "religiosamente", por um aclamado "heroísmo" e vitimização dos políticos presos do mensalão.... a tua crônica de hoje exibe a configuração do real absoluto, que se pode radiografar, no que está por trás da estratégia defensiva, e ao mesmo tempo ofensiva, do PT . Que poder de síntese e análise o teu "caboco" baixado hoje conseguiu nesta crônica, presenteando aos teus leitores a consciência crítica, honesta, que devemos cultivar nos nossos filhos... Muito obrigada, também, por "tu" retomar a palavra-conceito "nação brasileira", quebrando, assim, o "selo" petista usado para identificar qualquer coletivo de nacionalidade (nivelando sempre por baixo...) que o PT define tudo como "povo", povo para tudo, esquecendo que o nosso país, civilizado ou urbano ou rural, ou agrário ou ribeirinho ou indígena, constituem culturas, ideologias, histórias e povos diferenciados demais (...agorinha, neste blablabla contigo, me lembro dos índios, dos turcos, dos árabes, dos japoneses, dos judeus, dos portugueses na nossa cidade.... ahhhh, a nossa infância, lembras dos nosso vizinhos??? ... obrigada pelo resgate do conceito "nação brasileira", sem distinguir o de "povo brasileiro" que deve ser alimentado mais ainda no patriotismo popular beijos, Babá Fui !!!!!!! ..ahhh, adorei o título do "Peido...!"
Comentar em resposta a Miriam Marreiro Malina
Avatar
Elson Melo (via FB) comentou:
24/11/2013
Melhor só desenhando, parabéns Professor Bessa!
Comentar em resposta a Elson Melo (via FB)
Avatar
Wendel de Holanda (via FB) comentou:
24/11/2013
Refiro-me ao caráter político que a Globo, a Veja, a Folha fez do julgamento. O que prevaleceu foi o ponto de vista do PSDB, dos setores conservadores como sempre. O velho poder da mídia, fruto de nossa ditadura, influenciando a opinião pública; inclusive dentro da universidade. Vergonhoso!
Comentar em resposta a Wendel de Holanda (via FB)
Avatar
André Monteiro comentou:
23/11/2013
Até que em fim uma crítica lúcida, simples e objetiva! Magistral! Obrigado! "Está boa à Bessa"!
Comentar em resposta a André Monteiro
Avatar
Fernando Soares Campos comentou:
23/11/2013
Quando li, pela primeira vez aqui, essa expressão “camisa com medo de peido”, ligeiramente imaginei exatamente o contrário, achei que a camisa seria muito longa, solta por fora da calça, cobrindo a bunda, ou seja, com medo de que os gases se espalhassem e denunciassem o flatulento. Seria o medo de demonstrar que está peidando, que está com medo; o medo de ter medo. O professor Bessa, não, este usa realmente camisa curta, deixa os gases se espalharem pra todo lado, não está nem aí; é como se diz: está peidando e andando. Também sou desse time. O problema é que, mesmo jogando no mesmo time, eu nem sempre atendi as ordens do capitão. Dirceu, Genoino e Delúbio (os aqui citados) são inocentes do crime que lhes imputam: compra de votos de parlamentares para apoiar matérias de interesse do governo. Esse é o crime do qual eles se defendem. Delúbio e todos os petistas que eram diretamente responsáveis pelas finanças do PT não negam, assumem o “crime eleitoral” popularmente conhecido como “caixa 2”. Mas isso não interessa à canalha. O que interessa é imputar-lhes o crime de compra de votos dos parlamentares, e igualá-los a Fernando Henrique Cardoso e sua corja, que compraram os votos dos parlamentares para aprovaram e emenda constitucional que instituiu a reeleição para presidente da República. Sobre o crime de FHC et caterva, nem um pio da canalha midiática. Silêncio total, do Acre ao Rio Grande do Sul, passando pelo Estado do Amazonas e São Paulo. Só quem fala nisso é a chamada imprensa alternativa, os nanicos em volume, em alcance, mas gigantes em peidos: peidamos em alto e bom som. A frase utilizada aqui para dar razão a Olivio Dutra e com isso se equiparar a ele na condenação arbitrária do STF não tem validade, pois não diz nada, basicamente nada sobre a opinião de Olivio Dutra, diz apenas que devemos nos situar no presente. Quanto à frase de Gilberto Carvalho, também não corrobora a opinião do professor Bessa, pois o que ela reflete é apenas o problema do “caixa 2”: "o PT foi induzido a práticas condenáveis de corrupção por conta do financiamento privado de campanha". Isso todos sabemos, pois todos, todos, sem qualquer exceção, todos os partidos são induzidos a essa prática, devido à própria legislação eleitoral. E, como eu já disse, os responsáveis pelo arrecadamento de recursos e financiamento das campanhas não negam que transgrediram a lei. A grande diferença entre a transgressão do PT e a de seus opositores igualmente acusados é que estes usaram recursos PÚBLICOS (“...valerioduto do PSDB em Minas Gerais, que contou com a participação de Eduardo Azeredo, causando prejuízos de R$3,7 milhões ao Estado de Minas Gerais.” Está dito aqui mesmo nesta crônica, limpinha e cheirosa). Acontece que o “caixa 2” tucano é bem mais antigo que o petista, e o crime corre o risco de prescrever. Isso é tudo que eles querem. Isso é tudo que estão fazendo para acontecer. Isso é injusto! Sem contar que é muito, muito mais que a ninharia de R$3,7 milhões aqui registrada. Mas que seja, o importante é que se trata de dinheiro do erário. Enquanto Pizzolato está sendo acusado de desvio de dinheiro público, mas as provas são contrárias, o que se prova mesmo é que ele não tem nada a ver com o peixe, e o dinheiro é oriundo de empresa privada. Se essas empresas tinham interesse em faturar com gratidões futuras, isso é outro departamento, e ninguém pode provar nada. Quanto à prova de que havia compra de voto dos parlamentares, o único acusador dessa prática, Roberto Jefferson, já desmentiu a si próprio várias vezes, já negou tal prática em diversas ocasiões, inclusive no seu blog, ano passado. Quem achar que deve continuar investigando, especulando sobre o assunto, pode começar lendo “Os Paradoxos e a Verdade”, no blog Assaz Atroz, do qual o Professor Bessa é colaborador. Para ler “Os Paradoxos e a Verdade”, use o link: http://assazatroz.blogspot.com.br/2013/11/os-paradoxos-e-verdade-teria-roberto.html Abraços Fernando Soares Campos Editor-Assaz-Atroz-Chefe
Comentar em resposta a Fernando Soares Campos
Respostas:
Avatar
Paulo Bezerra comentou:
26/11/2013
Fernando Soares Campos Perfeito teu comentário. Só acrescentaria que o STF não considerou os acordos políticos legais e próprios do sistema presidencialista. Nas eleições com dois turnos, os partidos vitoriosos buscam apoio políticos dos partidos derrotados. O partido apoiador tem a obrigação moral de participar do governo do partido que apoiou. Tem o dever de garantir a governabilidade e colaborar na implantação do programa do partido eleito. Assim se forma a base de governo. Na escolha dos ministros os partidos aliados são contemplados de acordo com sua força política e representatividade. Dai, que não seria razoável imaginar o governo ter que pagar para a sua base de sustentação votar em seus projetos. O que houve, e o Delúbio como tesoureiro assumiu a culpa, foi pagamento de despesas de campanha, que é um crime eleitoral. Por ser crime eleitoral deveria ser julgado pelo TSE e não pelo STF. Vale lembrar que o TSE aprovou as contas das campanhas do PT de 2002. E, que atuam no TSE quatro ministros do STF. O que se questiona na AP-470 são os erros que de tanto se repetirem, nos leva a conclusão que trata-se de manipulação política. Algo que deve ser abolido do julgamento e das decisões da nossa Suprema Corte.
Comentar em resposta a Paulo Bezerra
Avatar
Tereza Ydalgo comentou:
23/11/2013
Excelente texto e trato lúcido com as questões que carecem de enfrentamento.
Comentar em resposta a Tereza Ydalgo
Avatar
Regina Lúcia Azevedo de Melo (via FB) comentou:
23/11/2013
O Bessa conhece bem o PT, mas isso não anula a tese de que o julgamento foi conduzido de forma política e com erros grassos, como afirmam juristas.
Comentar em resposta a Regina Lúcia Azevedo de Melo (via FB)
Respostas:
Avatar
Bifarney Costa (via FB) comentou:
23/11/2013
Muito bom o artigo! Olha que é difícil vislumbrar e entender o contexto para diferenciar cada momento. Também concordo, homens "instruídos", se cometem crime, devem ser punidos e corrupção deve ser combatida de modo férreo.
Comentar em resposta a Bifarney Costa (via FB)
Avatar
Marcelo Seráfico (via FB) comentou:
23/11/2013
Avatar
Regina Lúcia Azevedo de Melo (via FB) comentou:
23/11/2013
Quando falo das ruas, não falo das manifestações de junho, mas da condução midiática que está nas ruas e encabeçada pela direita para desmoralizar o partido.
Comentar em resposta a Regina Lúcia Azevedo de Melo (via FB)
Avatar
Gleice Oliveira (via FB) comentou:
23/11/2013
Me desculpa, não nego de forma alguma que a manipulação midiática exista, mas daí a afirmar que as manifestações não resultado delas é demais, ou melhor, é um equívoco grande demais. As manifestações foram e continuam sendo contra a corrupção e cobram posição do governo em relação a TODOS os envolvidos.
Comentar em resposta a Gleice Oliveira (via FB)
Avatar
Regina Lúcia Azevedo de Melo (via FB comentou:
23/11/2013
) Rechaçadas nas ruas porque foram conduzidas por um processo midiático sem precedentes, com a intenção de desmoralizar o partido. Prova disso é que o JB não está nem aí para os reclamos quanto aos mensalões do DEM e PSDB.
Comentar em resposta a Regina Lúcia Azevedo de Melo (via FB
Avatar
Ronaldo Derzy (via FB) comentou:
23/11/2013
Irretocável. Recomendo e vou compartilhar
Comentar em resposta a Ronaldo Derzy (via FB)
Respostas:
Avatar
Wendel de Holanda (via FB) comentou:
23/11/2013
Vamos cobrar que julguem o PSDB e DEM? Quem vai julgar? o STF ou a Globo?? Sabe o que vai acontecer com Alckmin, Serra, Demóstenes, Maluf? Nada! A condenação do Genoíno e Dirceu foi um total Big Brother; aliás, ainda um Big Brother que continua. Ingenuidade é acreditar que setores que sempre estiveram do lado das elites conservadoras, de repente, resolveram fazer justiça. Justiça contra quem?? Será mesmo que é só isso? Essa espetacularização do caso é inteiramente uma prova cabal do caráter político e midiático do julgamento. Com erros grosseiros de legalidade, inconstitucionais, e da própria aplicação por muitos ministros da teoria do domínio de fato. E não sou eu quem disse isso, foi o próprio dono da teoria!! Mas o que dizer de uma cidade cujo prefeito é tratado como um príncipe e entrega a semed à empresas privadas e superfatura obras públicas?? Paciência!!!
Comentar em resposta a Wendel de Holanda (via FB)
Avatar
Gleice Oliveira (via FB) comentou:
23/11/2013
De forma alguma Regina, e nem o foco é esse, e sim a defesa incondicional varrendo pra baixo do tapete as ações que estão sendo julgadas agora e já rechaçadas nas ruas pelas manifestações.
Comentar em resposta a Gleice Oliveira (via FB)
Avatar
Matheus Gondim Freitas Pinto (via FB) comentou:
23/11/2013
concordo plenamente, chega dessa lenga lenga de defender o indefensável... além de que é um texto muito bem escrito. Recomendo.
Comentar em resposta a Matheus Gondim Freitas Pinto (via FB)
Avatar
Maria Creuza Seixas comentou:
23/11/2013
Quem sou para criticar essa crônica. Mas devo confessar que gostei da forma como aborda os desmandos do PT, cujos correligionários, tão deslumbrados com o poder acabaram por se afastar dos objetivos partidários e se enveredaram pelo caminho que sempre condenaram. Parabéns!
Comentar em resposta a Maria Creuza Seixas
Avatar
Alessandra Marques comentou:
23/11/2013
Não sou a favor da impunidade e nem acredito nessa inocência que alguns alegam. Porém, fico preocupada qdo juristas do nível de Bandeira Mello, Ives Gandra (este nunca foi um petista) e W. Maierovitch apontam atropelos grosseiros no processo (será que tantos juristas conceituados são fanáticos a ponto de concederem entrevistas e escreverem artigos mostrando as lambanças feitas ao longo do processo?). Tenho acompanhado matérias de jornalistas que me parecem sérios reclamando muito mais sobre os vícios da ação que alegando tamanha inocência. Sinto muito, mas o JB é que se mostra autoritário e grosseiro diante dos holofotes, ninguém precisa se esforçar para escrever um texto com pretensão de execrá-lo. Ele é assim c/ os outros membros e com jornalistas ("chafurdar no lixo"), nem quero imaginar as gentilezas desse senhor fora dos refletores (sim, sempre somos piores com os mais íntimos). Como preparo-me para concurso, costumo brincar que castigo é estudar feito uma louca, ser aprovada e ir parar no gabinete do JB (sinto arrepios só de pensar). Como resolveram a adotar um teoria não utilizada (domínio do fato) em detrimento do "in dubio pro reo" que sempre prevaleceu no Supremo? Como determinar prisão na capital se é direito do preso cumprir a pena perto da moradia? Um grupo presos às pressas, por que Jefferson permanece solto? Sou favorável que cada um responda pelos seus atos, mas julgamento atropelado está longe de ser justiça. São questões como essa que me preocupam. Se pessoas públicas e com acesso a ótimos advogados não tiveram direitos respeitados, imagno a população. Não é a toa que processos de cidadãos ficam jogados durante anos em qq canto, presos com penas cumpridas permanecem abandonados nas cadeiais, atendimento ruim em órgãos públicos é comum, abuso de poder é prática corriqueira... Não quero esse tipo de justiça, desejo a melhoria das instituições.
Comentar em resposta a Alessandra Marques
Respostas:
Avatar
Ticiana Bresciani comentou:
23/11/2013
Incomoda à mídia a independencia do JB, especialmente agora que não convém alguem com independencia e autonomia conduzindo o processo do mensalão do PSDB. Enquanto ele estava julgando o envolvimento do PT, ele foi incensado, agora vai começar a ser queimado. Anotem.
Comentar em resposta a Ticiana Bresciani
Avatar
Luis Pinheiro (v ia FB) comentou:
23/11/2013
Compartilho aqui a lúcida análise (como sempre) do José Bessa sobre o julgamento e prisões de líderes do PT. Sempre aprendo um pouco mais com elas, embora ainda ache que, neste caso, para além das prisões (de resto aceitáveis), é preciso discutir também e em paralelo os procedimentos desse julgamento e suas óbvias e nada inocentes (ao menos para mim) ramificações com o jogo político partidário e - pela desigualdade no tratamento de ações correlatas - com uma Clara, virulenta e diuturna satanização do PT, agora apontado como o pai, a mãe, o tio, o avô, etc., da corrupção no Brasil. PS: não sou nem nunca fui do PT
Comentar em resposta a Luis Pinheiro (v ia FB)
Avatar
Renato Guimaraes comentou:
23/11/2013
O mestre José Bessa em um texto que para mim é definitivo sobre a prisão de José Dirceu, José Genoíno e outros coligados ao mensalão.
Comentar em resposta a Renato Guimaraes