CRÔNICAS

A Faixa de Casa: Manaus e a maloca do tempo

Em: 12 de Novembro de 2023 Visualizações: 2218
A Faixa de Casa: Manaus e a maloca do tempo

“O passado é o que não passou do que lhe passou”.

 João Cabral de Melo Neto. Habitar o tempo. 1965

O fumacê permanente que asfixia Manaus degrada sua paisagem, adultera cheiros, sons, cores, sabores, arruína a saúde de 2 milhões de moradores e se entranha na pele da cidade, causando-lhe graves ferimentos. Olho fotos das casas imersas em nuvem de fumaça enviadas por minhas irmãs e as comparo com as da cidade de outrora totalmente arborizada, assim como com imagens da Faixa de Gaza bombardeada, o que me leva a relacionar o poema Habitar o tempo de João Cabral com o Regatão da Saudade de Arlindo Porto.

Habitar o tempo é vivenciar cada instante e, enquanto esse instante transcorre, se caminha na trilha entre o pretérito e o porvir. O passado, já morto, só existe se ressuscitar no presente. O passado é aquilo que “não passou do que lhe passou”. O poeta sugere que um mergulho nas águas do passado nos permite penetrar no miolo do tempo, tornando visíveis seu corpo e sua cor. Só assim é possível habitar o tempo ao vivo.

A maloca do tempo

O “Regatão da Saudade”, por mim resenhado em 1995, habita o tempo e mantém vivo o passado “que não passou”. Com os olhos ardidos simbolicamente pela fumaça manauara, releio o livro e fico só abicorando o autor nascido em Manaus, numa casa pobre da rua Nhamundá, Praça XIV, com os olhos fechados como um filhotinho de cachorro. Não via nada. Será que é cego? Pensaram até em operá-lo. Mas dona Inácia, sua mãe, seguiu receita de uma velhinha sábia e pingou-lhe leite materno sobre os olhos. 

Santo remédio. Esse regatão da saudade arregalou os olhos e começou a ler o mundo, para nossa felicidade, porque o que ele viu, ouviu, cheirou, tocou, sua memória registrou. Criado na década de 30 no Alto de Nazaré em um barraco de zinco, sua memória acústica, olfativa, tátil, gustativa e visual foi gravando e fotografando tudo. Agora, essa memória não mais lhe pertence. Ela se fez carne e habita entre nós na maloca do tempo, nossa morada coletiva.    

Ainda hoje, aos 94 anos, ele guarda os sons da cidade: o dlem-dlem do bonde que moía vidros sobre os trilhos para fazer cerol, o papagaio empinado pelo famão da Vila Mamão – Descai linha, galinha! Bota outro, penoso, que teu pai é perigoso! – o apito triste do guarda noturno, o bimbalhar de sinetas dos carros coletores de lixo, o ruído das vassouras de cipó varrendo ruas, a sirene da usina de luz do Plano Inclinado e as crianças: - sua benção, mamãe! - quando badalava ao meio dia o sino da Matriz.

Frutas regionais e ingás suculentas compradas em Flores no final da linha do bonde. Odores das ruas arborizadas: aroma de manga e de mari-mari, o gosto do peixe e da pimenta murupi, de gengibirra e do aluá no mercadão e nas feiras, são sabores e cheiros que ficaram cravados na lembrança do menino, cujo corpo namorou as águas frias do igarapé do Quarenta e o sol do Parque Dez, mostrando que a memória tátil também é perene.

Memória seletiva

O menino gravou martelos retinindo nos postes de ferro, navios apitando no porto, os poucos carros buzinando nas festas de Natal, os berros da plateia do Cine Guarany, as brincadeiras de crianças nas ruas – cantigas de roda, camoniboi, 31 alerta, o cão do Luso, as conversas dos vizinhos ao entardecer em cadeiras nas calçadas. O regatão, que navega na canoa do tempo, desembarca hoje essas saudades misturadas às nossas embaralhadas lembranças individuais. 

A Manaus que se foi, que já era, com arraiais e festas populares, as normalistas vestidas de azul e branco, fazendo footing em bandos na paquera pela av. Eduardo Ribeiro. Buquês e guirlandas de angélicas perfumadas trazidas do Careiro para cerimônias de casamento. O Royal Briar - um “extrato” como era chamado em caboquês qualquer perfume – vendido em pequenas doses por alguns tostões na entrada das festas populares.

Eita! Pera lá! Só sabor e perfume de flor? Dissabores e fedores não entram nesta memória seletiva? Isso lembra o poeta espanhol do séc. XV, Jorge Manrique, que em Coplas a la muerte de su padre escreve “como a nuestro parecer, cualquiera tiempo pasado fue mejor”. Qualquer tempo passado parece ter sido melhor. Parece, mas não necessariamente foi. Acontece que o presente já é tão tétrico, que na construção da memória varremos o lixo de outrora pra debaixo do tapete.

É claro que agruras, desprazeres, intolerância religiosa, racismo e machismo, aporofobia e homofobia conviveram na Manaus de ontem com momentos intensos de alegria e de humanidade, evidenciando que a cor da realidade manauara não era exclusivamente preta nem unicamente branca. Era cinza, como esse fumacê que então não existia e que agora nos sufoca provocado, entre outros, por incendiários criminosos – diz o superintendente regional do IBAMA, Joel Araújo.

Os nomes de alguns Netanyahu da Faixa de Casa foram publicados pelo Intercept. São 12 desmatadores e incendiários, todos eles multados, incluindo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA). Mas muitos responsáveis por crimes ambientais não foram descobertos, porque a fiscalização foi desativada nos quatro anos do governo do Coiso com a cumplicidade do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM no governo de Wilson Lima.  

Netanyahu mata crianças, explode ambulâncias, reivindica o “direito de se defender” e ainda atribui cinicamente ao Hamas bombas sobre o hospital palestino. Também o presidente da Associação de Pecuaristas e Produtores de Autaz Mirim, Dalton Martins, critica o IBAMA por culpar os agropecuaristas pela fumaça em Manaus. Já o governador, que tem um histórico de conivência com os crimes ambientais, tira o loló da seringa e diz que a fumaça vem lá do Pará, onde ele nasceu. Tudo fake. A fumaça é ele.

Cadê você?

Difícil imaginar como nossas netas e netos habitarão esse tempo sinistro e dele lembrarão. No conhecido poema “Aos que virão depois de nós”, Bertold Brecht lamenta os tempos sombrios em que vivemos, “quando falar de flores é quase um crime, pois significa silenciar sobre tanta injustiça”.  Para o poeta, “aquele que ainda ri é porque ainda não recebeu a terrível notícia”.

A terrível notícia não é unicamente a dramática e dolorosa contaminação do ar, mas a passividade da população que, em sua maioria, caminha silenciosamente ao matadouro sem reclamar e ainda por cima elege seus algozes para cargos públicos. Nas eleições presidenciais, o Coiso recebeu 61.28% dos votos na capital amazonense. Isso dói e sufoca. Até quando?  

Eh, eh, Manaus, cadê você?

Eu escrevo só pra te ver

protestar contra o fumacê.

A fumaça que invadiu as casas era tanta que outro dia a Ceuzinha, minha irmã caçula, teve de rastejar no chão para encontrar sua gatinha. Sem exagero. Aqui em Niterói fico ofegante só em ouvir tais relatos. Com o fiofó na mão, lembro o citado Manrique para quem “nuestras vidas son los ríos que van a dar en el mar, que es el morir”. Temo ficar órfão de nove irmãs. Bem que um avião da FAB podia retirá-las dessa Faixa de Casa, com sobrinhas e sobrinhos. A questão é: levá-los para onde, meu Deus, se o mundo todo está em pandarecos.

P.S. – Se a gota que inchou meu pé permitir, neste domingo (12) viajo a Buenos Aires para um evento, a convite da Biblioteca Nacional da Argentina, justamente na semana que antecede as eleições presidenciais. Neste caso, darei notícias de lá. Espero que los hermanos não repitam a tragédia vivida pelo Brasil durante quatro anos com consequências até os dias de hoje.

Referências:

1. João Cabral de Melo Neto.  Habitar o tempo in A Educação pela pedra. Rio. Editora do Autor. 1965

2. Jorge Manrique [1476] Coplas a la muerte de su padre. Santiago de Chile. Editorial Universitaria. 2007.

3. Bertolt Brecht. Aos que virão depois de nós. In Poemas 1913-1956. São Paulo. Brasiliense. 1967

4. Arlindo Porto [1994]. Regatão da Saudade. Manaus. E.A. 1994.

5. Taquiprati. As saudades do regatão. Manaus. 31 de março de 1995. https://www.taquiprati.com.br/cronica/476-as-saudades-do-regatao

Redação TH. Reportagem aponta desmatadores que contribuíram para fumaça em Manaus. 06/11/2023. https://todahora.com/reportagem-aponta-quem-contribuiu-para-fumaca-em-manaus/                                                             

                                        

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

19 Comentário(s)

Avatar
João Mauro Bessa comentou:
20/11/2023
Sou testemunha da beleza que era Manaus, sem esquecer dos tristes momentos pelos quais ela passou, a partir do final da década de 50. A tua crônica me remete ao que foi e ao que jamais retornará a ser. A vida também é assim mesmo ! O cruel é ver hoje uma Manaus que nunca foi aquela dos nossos sonhos. Fico a imaginar o que será dela no futuro. Obrigado por mais uma crônica que nos encanta a todos.
Comentar em resposta a João Mauro Bessa
Avatar
Ailton Krenak comentou:
19/11/2023
Mestre Al Bessa ! E de doer olhos e derreter corações o tempo vazio que estamos sofrendo sem escolhas. E vai ou vai- enquanto o teto de cima despenca e cai???? Peixe, em breve só no aquário da sala de jantar, onde as pessoas só fazem nascer e morrer ??????? Agradeço a crônica (!!) escrita que me presenteia, vez enquanto para alerta aos navegantes. Triste sina de nossas cidades amazonicas comidas pelas beiradas, solapadas de dentro para fora, com igarapés virando esgoto, rios em cemitérios de boto???? Terrível sinal dos tempos ver fotografias do Solimões em lama e bancosde areia - desmilinguido pela ganância e fúria do mercado de especiarias: cocaina, armas e ouro ilegal do garimpo com acionistas no congresso e governos regionais. Longe o vai o Évare cantado pela voz de Djuena e suas irmãs Tikuna ??????????? Nem posso atinar a ofensa aos parentes Mäguta pescados nas águas desse mítico rio Solimões. E o Rio negro que deixa saudades ao abraço de seu companheiro de viagem entre margens, uma terceira margem?! Ah, mestre Bessa, saudade de florestas impenetráveis, anunciadas em tantos relatos do tempo que voo e escapa sobre nossas cabeças. Abraço querido Al Bessa José ????
Comentar em resposta a Ailton Krenak
Avatar
Guilherme Verga comentou:
18/11/2023
Querido Bessa. Não sei o q te dizer...entre apreciação da sensibilidade do seu texto, em meio calor deste dia ...vc me traz João Cabral de Melo Neto...habitar o tempo...no entanto, sufocado pelas fumaças de Manaus e Gaza...o passado ..Tb está nuvem que não passa...para ainda sermos parte do futuro
Comentar em resposta a Guilherme Verga
Avatar
Jose Alcimar comentou:
15/11/2023
Nossa Manaus sob a arrogância financeira do esgoto político, maltratada por uma classe dominante arrivista, truculenta e predatória. O que fazer? Desistir da luta, jamais!
Comentar em resposta a Jose Alcimar
Avatar
Edith Batista comentou:
15/11/2023
Tenho vontade de chorar com Manaus e Gaza
Comentar em resposta a Edith Batista
Avatar
Anne Oliveira comentou:
15/11/2023
Quanta emoção ao ler essa presença de sua infância feliz no hoje trágico que vivemos, Bessa! Como queria ser capaz de fazer o mesmo! Mas tem um ponto em que discordo do Jorge Manrique: a escola. A lembrança que tenho é de humilhações e derrotas ainda está bem viva. Revejo minhas professoras vestidas de uma bata cinza, me ordenando de escrever, "com a mão certa" (sou canhota) a lição de moral do dia: "Le gourmand creuse sa tombe avec ses dents". Tinha que escrever com pena e tinta, fazia manchas enormes no caderno... Acho que é por isso que quis ser professora, para me vingar!
Comentar em resposta a Anne Oliveira
Avatar
Elaine Meneghini comentou:
14/11/2023
Babá como você escreve bem para mim. Coração apertado.Te mando uma foto onde a ponte para Iranduba sumiu devido à quantidade de fumaça
Comentar em resposta a Elaine Meneghini
Avatar
Tasso comentou:
14/11/2023
Caríssimo Babá, Essa crônica foi, para mim é claro, uma das melhores que já li. Em todos os aspectos, na fluidez do texto, na nostalgia que evoca, no contraste que provoca, enfim, escreveria um artigo só para elogiar Parabéns e admiração Abraços
Comentar em resposta a Tasso
Avatar
Tania Pacheco comentou:
13/11/2023
publicado em COMBATE RACISMO AMBIENTAL - https://racismoambiental.net.br/2023/11/12/a-faixa-de-casa-manaus-e-a-maloca-do-tempo-por-jose-ribamar-bessa-freire/
Comentar em resposta a Tania Pacheco
Avatar
Valter Xeu comentou:
13/11/2023
PUBLICADO NO BLOG PATRIA LATINA https://patrialatina.com.br/a-faixa-de-casa-manaus-e-a-maloca-do-tempo/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
João Pinducão comentou:
13/11/2023
Abicorando... faz tanto tempo que nem lembrava mais do som. Muito menos dele de ve-lo impresso. Mano, me vi na tua cronica várias vezes: no famão, no dlhem dlhem dos bondes e até mesmo, pasme, no Royal Briar. Nunca usei, mas sabia da existencia. Meu pai, tio e amigos, muitos da Lobo D'Almada, iam na calada da noite "pegar" importados dos navios da Booth Line, no meio do rio Negro. Eu usava Bond Street e me fartava com chocolates que, anos depois, reencontrei a caixinha na Ilha de Margarita. Infelizmente esqueci o nome... Meu lahojense querido, melhore dessa gota, transforme-a num banzeir e vai na paz de Cristo pra rever os hermanos. Bem, quanto ao Coiso, o manauara, até mesmo pra rimar não teve vergonha na cara. Esper que mude - particularmente, eu acho dificil - pois vejo e sinto que muitos nasceram pra ter vida de gado! Melhor seria se fossem piranhas... abração carinhoso e, como sempre - e assim sempre serão- tuas crônicas. Taquiprati. Putz, quase esqueço do camone boi. Brinquei muitoooooooooo
Comentar em resposta a João Pinducão
Avatar
Carmen Lúcia Paredes comentou:
12/11/2023
Muito boas as referências literárias. É sempre bom revisitar poetas que a gente conhece. O único que não conhecia é Arlindo Porto, mas me despertou interesse por sua leitura.
Comentar em resposta a Carmen Lúcia Paredes
Avatar
Marcos Montysuma comentou:
12/11/2023
Mano véi, que texto porreta!!! Tem erudição - sempre!; tem coerência - sempre!; prende atenção - sempre!; atualidade - sempre; denúncia de crimes ambientais e contra os humildes - sempre! E discute a categoria memória muito bem! Obrigado e um abraço Bessa Obrigado
Comentar em resposta a Marcos Montysuma
Avatar
Sandra Pacheco comentou:
11/11/2023
Tantos poetas, tanta poesia. Que bom recorrer aos poetas para abordar tema tão ingrato.
Comentar em resposta a Sandra Pacheco
Avatar
Rodrigo comentou:
11/11/2023
O planeta está pedindo ajuda, dando sinais. Até quando a espécie humana continuará agindo do dessa forma por pura ganância? Muito triste tudo isso, mas vamos cada um de nós fazer a nossa parte que podemos reverter essa situação, tenho muita fé nisso.. Vamos conseguir. Um abraço querido professor
Comentar em resposta a Rodrigo
Avatar
Maria do Céu Freire comentou:
11/11/2023
Só lamento pela minha impotência diante disso tudo
Comentar em resposta a Maria do Céu Freire
Avatar
Francisco Christo comentou:
11/11/2023
: Sensacional! Parabéns Babá. Um verdadeiro poeta esse nosso regatão da saudade. Ler suas crônicas é muito reconfortante, sua pena é leve e sempre certeira. Vc está cada vez melhor
Comentar em resposta a Francisco Christo
Avatar
Aldenor Ferreira comentou:
10/11/2023
Sensacional, mestre. A crônica me levou para dentro de mim mesmo e lembrei de importantes e singulares palavras e frases, como: estrato loló gengibirra Descai linha Penoso mari-mari Realmente, as palavras e as coisas quando colocadas em sua perspectiva histórica ganham novas significações. Muito bom ????????????????????????????????
Comentar em resposta a Aldenor Ferreira
Respostas:
Avatar
Célio Cruz comentou:
11/11/2023
Além do resgate linguístico fundamental, a crônica do Mestre ainda rompe o silêncio complacente da mídia amazonense com relação ao fumacê criminoso.
Comentar em resposta a Célio Cruz