CRÔNICAS

Alice Herz: cultivar a alegria no meio da desgraça

Em: 20 de Agosto de 2023 Visualizações: 2600
Alice Herz: cultivar a alegria no meio da desgraça

“Quando a música toca, a gente dança. Onde há música, o espírito é capaz de dançar mesmo debaixo da forca com a corda no pescoço” (Chris While - Julie Matthews. Dancing under the gallows. 2014).

Como reagir diante das desgraças pessoais e coletivas? No caso do Brasil, as tragédias no governo do Coiso, o descaso com a covid-19 responsável por mortes, muitas delas evitáveis, de mais de 700 mil brasileiros incluindo entes queridos, a desigualdade social, a miséria, a fome, os assassinatos sistemáticos de quilombolas, indígenas, crianças negras, mães bernadetes e marielles. É possível ser feliz no meio de tantos males quase sempre irreversíveis e irreparáveis, que nos deixam impotentes? Como resistir?

Essa questão é discutida em outro contexto histórico no curta-metragem “A Senhora do Apartamento 6: a música salvou minha vida”, de 39 minutos, exibido no Canal Arte 1, na quarta (9/8).  Duas irmãs judias, Alice e Mariana, nascidas em Praga, em 1903, enfrentaram de forma diferente a dor e o desalento provocados pela brutalidade da guerra e pela perseguição nazista: a perda do pai, da mãe, da maior parte de sua família, dos amigos, todos vítimas do Holocausto.   

Mariana não suportou tanto sofrimento desde quando Hitler ocupou a Checoslováquia, em março de 1939, e obrigou os judeus a usarem a estrela amarela. Discriminada e banida dos espaços públicos, ela mergulhou na mais profunda depressão. Tomada pelo desespero, morreu relativamente jovem.

Alice, pianista, ciscou migalhas de alegria no campo de concentração de Terezin para onde foi deportada com seu filho de 5 anos e seu marido e, no meio das atribulações, lutou contra as adversidades com o escudo do bom humor durante toda a sua longa existência. Morreu aos 110 anos nos deixando lições de vida.  

O mundo da música

Alice e Mariana eram irmãs gêmeas, tiveram a mesma mãe, o mesmo pai, a mesma educação, mas formas diferentes de ver o mundo, especiamente as crueldades contra os seres humanos. Mariana, apesar de talentosa, encarava sempre com pessimismo os dissabores e se deixava aprisionar pela melancolia.

- Eu sou o contrário dela. Não permito que a realidade exterior me adoeça. Diante do sofrimento, procuro ver o lado bom e belo da vida, que sempre existe. Depende de mim, a felicidade. De mim, não do que a vida me impõe. Exclusivamente de mim - diz Alice, que se refugiou na música, responsável por manter o seu equilíbrio psicológico e permitir que cultivasse a esperança nos momentos mais sombrios, impedindo que perdesse o sentido da existência.

No documentário, é possível ver como a música nos enleva, nos ajuda a gerir a dor, age diretamente sobre o nosso ritmo, as pulsações cardíacas, a pressão sanguínea, o sistema nervoso e cognitivo, a produção de endorfina. A música é emoção em estado puro. “Music is my God” - ela diz, assegurando que somos transportados para outro mundo, o mundo da música, melhor do que aquele em que vivemos.

Alice deu muitos concertos em salas de musica, depois no gueto onde ficou reclusa e no campo de concentração, onde lhe foi permitido tocar piano e ao seu filho cantar ópera infantil, com o objetivo de servir de vitrine para a inspeção da  Cruz Vermelha.“Foi sorte nossa, mesmo assim, centenas de pessoas morriam ao nosso redor todos os dias. Foi uma época muito difícil”.

Seu marido foi executado em câmaras de gás. Ela e seu filho Raphael, sobreviveram e foram libertados pelo Exército Vermelho em 9 de maio de 1945, o último dia da guerra.  

Ferramenta de resistência

Alice e o filho tiveram que reaprender a confiar na vida e a deixar os horrores do passado para trás. Ela tratou de educá-lo sem ódio, “porque ódio traz ódio. Eu nunca odiei, nunca, nunca” - ela diz, apesar de condenar com veemência os crimes contra os judeus. Foi residir em Israel, em 1949, onde deu aulas de música, depois mudou para Londres, em 1986, acompanhando o filho músico que morreu em 2001. Ela não esconde a tristeza  ao relatar sua morte, mas acaba agradecendo  à vida, “porque ele morreu subitamente sem sofrer”.

Foi lá, no pequeno apartamento de um quarto, no norte de Londres, onde morava sozinha, que foi entrevistada para o documentário. Sozinha não. Ela e seu piano no qual, para a felicidade dos vizinhos, tocava as obras de Beethoven, Bach e Chopin diariamente das 10h00 às 13h00 até às vésperas de morrer, com pontualidade britânica. Os primeiros acordes do piano funcionavam para a vizinhança como o sino da igreja, anunciando as horas.

Alice se vacinou contra o peso da idade e as feridas do passado. Sua amiga Anita Lasker, violoncelista de renome mundial e uma das sobreviventes da Orquestra Feminina de Auschwitz, a visitava religiosamente nos fins de semana para brincarem de Scrabble, aquele jogo de palavras cruzadas em um tabuleiro. Anita também dá seu depoimento no documentário: “Nunca me senti como uma vítima, mas como uma observadora”,  

As imagens filmadas em 2013, no crepúsculo da vida de Alice, quando ela tinha 109 anos, mostram closes de seu rosto, o brilho dos seus olhos e a explosão de sua risada contagiante. O diretor do documentário, Malcolm Clarke, diz que o que o atraiu em Alice foi o otimismo, o humor, a generosidade e sobretudo a alegria de viver, usando para isso a música como ferramenta de resistência.  

Cheia de mundo

Malcolm Clarke recebeu o Óscar de melhor curta-metragem, em 2014, com um discurso emocionado:

- Quando conheci Alice, ela era a imagem do júbilo e do perdão. Para quem não sabe, ela morreu há uma semana. Foi uma mulher que ensinou a todos a serem mais otimistas e mais felizes. Vejam o filme. Tenho certeza de que ela ajudará a todos a serem felizes. 

Eu, que já vi três vezes o filme, também tenho certeza disso. É um filme para professores exibirem em sala de aula nesses tempos bicudos. Do alto dos seus 110 anos bem vividos ela diz:

- A vida é bela, extremamente bela. E na velhice, você a valoriza ainda mais.  Quando a gente envelhece, valoriza ainda mais a vida, a gente pensa, a gente cuida, a gente aprecia e é grata por tudo. Por tudo.

A pianista do apartamento 6 foi um dos poucos seres humanos a morrer com tanta vida. Seus restos mortais estavam “llenos de mundo” como no poema de Vallejo sobre o assassinato de Pedro Rojas pelos fascistas na Guerra Civil Espanhola. Sua vida foi celebrada também com a música “Dançar sob a forca” de Chris While e Julie Matthews.

Há quem ache que otimismo de Alice é alienação. Quem é alienada? Mariana, cujo pessimismo a impede de viver? Ou Alice, que não perde a cabeça, mantém intacta sua alma, não deixa que o monstrengo da desgraça e a experiência do terror a desumanize e a faça perder o sentido da vida?

Ver you tube The lady in number 6: music save my life:

https://www.google.com/search?q=Canal+curta+ou+Canal+Arte%3F+The+Lady+in+Number+6%3A+Music+Saved+My+Life&rlz

P.S. Publicamos abaixo dois comentários provocados pelo artigo acima: 1) de Enrique Mayer, peruano, professor emérito da Yale University, cujos avós morreram no campo de concentração, o avô de tifo e a avó na câmara de gás; 2) de Isabella Thiago de Mello, com depoimento sobre a tristeza pela morte do seu primo, o jornalista Paulo Thiago de Mello, na manhã desse domingo (20 agosto)

MEUS AVÓS ESTIVERAM PRESOS EM TEREZÍN

Enrique Mayer - Professor emérito da Yale University

Escribo en español, ya que tienes compañera peruana que te puede ayudar con la traducción, aparte de que tu también tienes experiencia peruana.

Me gustó mucho tu reseña pues mis abuelos estuvieron presos en Terezin también, y el abuelo murió allá infectado de Tifus, y mi abuela viuda un tiempo después fue transportada a Auschwitz y murió allá en la cámara de gas.  Una cuñada cuyo marido también murió en Terezin sobrevivió y cuando el ejército rojo liberó el campo de concentración, regresó en largo y penoso peregrinaje a Hamburgo donde vivió varios años más y tiene nietos que todavía viven allí.  

La orquesta de Terezín era famosa, había conciertos, óperas, teatro y presentaciones culturales, frecuentes y no solo para impresionar a los inspectores de la cruz roja, sino para sobrevivir espiritualmente, y te aseguro que mi abuela asistió a muchos eventos y quizás conoció a la pianista inmortalizada en el cortometraje que reseñas.  Hay un libro en alemán que leí sobre Terezin, donde por supuesto también se mencionan los eventos que tratas.

Todo esto muy a propósito con el momento actual mío porque estoy en Lima revistando un gran baúl con correspondencia y papeles de mis padres, especialmente la correspondencia entre mi papá y mi mamá que se conocieron el año 33 en Breslau en esos tiempos Alemania, ahora Polonia, pero no se casaron.  Años más tarde mi papá ya en Huancayo Perú la persiguió y persuadió de venir de Argentina a donde ella había emigrado con su familia, y ella tomó el tren de Buenos Aires a La Paz donde se casaron y eventualmente tuvieron cuatro hijos, se juntaron la hermana y hermano de mi papá e hicieron vida ilustre de alemanes peruanizados residentes en Huancayo, contribuyendo a la vida comercial y cultural de esa ciudad, sin perder su identidad de alemanes pero también asumiendo a su manera la de peruanos nacionalizados.

Gracias y me complace la coincidencia de los recuerdos sentimentales 

 

 Amor de Primos

                    Isabella Thiago de Mello

Paulo Thiago de Mello. Meu primo Paulinho partiu para a Eternidade – seu coração não aguentou as complicações do fígado − nessa manhã de domingo, 20 de Agosto, no mesmo dia do aniversário de seu pai Gaudêncio.

Estou aos prantos. Destroçada. Não consigo parar de chorar, costurando a memória e inconformada por tanto que ainda tínhamos por fazer. A dor aumenta, distantes, ele internado no hospital, no Rio de Janeiro, eu trabalhando em Manaus, e não poder me despedir de quem sempre esteve ao meu lado, dói, dói muito. Nem mesmo um astrolábio, o instrumento que mede a distância entre as estrelas, poderia medir essa ausência.

Vai fazer muita falta. Além da sua visão de mundo, culto, jornalista, fotógrafo, antropólogo − na época da Faculdade, era com quem conversava sobre a construção do socialismo e as filosofias de Marx, Weber e Durkheim – e um enorme coração, repito: não houve um instante nessa vida, na tristeza ou na alegria, quando eu precisei de uma força, Paulinho estava sempre ali, de braços abertos, e sorriso franco.

Paulinho também foi um dos melhores amigos de meu irmão mais velho, o músico Manduka, outro que partiu muito cedo, com 52 anos de idade, em 2004. Paulinho é colecionador dos discos de Manduka. Chamava-me. Na cozinha, preparava um risoto de cogumelos, abríamos um vinho chileno em homenagem a Salvador Allende, e ouvíamos na vitrola que ele mantinha, em som bem alto, os LPs “Brasil/1.500”, que tem “Ticumana” com Los Jaivas, e a canção “Pátria Amada”, parceria com Geraldo Vandré; o disco da França com a música “Jandira,” e a percussão de Naná Vasconcelos, “Septima Vida”, a faixa “As Laranjas do Vizinho” com a banda de Pablo Milanés, e o LP “Vitória Régia”, com a canção “Maldigo del Alto Cielo”, um duo com Tânia Alves, genial. Perder Paulinho é reviver a morte de Manduka, outra vez.

Quando iniciei o trabalho de pesquisa para o “Dossiê Thiago de Mello” a pedido de Carlos Heitor Cony, entre 2012 e 2013, Paulinho me ajudou na aquisição de livros, ensinou-me o “pulo do gato” da Estante Virtual, e me acompanhou na empreitada de gráfica para copiar em alta resolução fotos históricas da nossa chegada do exílio, de meus pais Thiago & Lourdinha. Em seguida, rodeados de fotografias, documentos, matérias da Revista Manchete e crônicas do jornal “Correio da Manhã”, fomos para o bar Aurora, em Botafogo, e no meio de uma conversa “daquelas”, Paulinho fez o seguinte gesto: me deu a cópia da chave da sua casa na Rua General Osório. – “Toma. Se você precisar, na hora que for, a casa é sua.”

Vou banhar em ouro essa chave, fazer dela uma joia, um tesouro de significado da confraria, nosso Amor de Primos. Foi um erro não termos nos casado, e não ter tido o nosso filho. O que nos conforta é a imortalidade da alma. Com certeza, Paulinho está rodeado de Anjos, seguindo o Caminho da Luz.

Infinita saudade.

                                                                            

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

18 Comentário(s)

Avatar
rodrigo comentou:
06/09/2023
Que linda história, quero muito assistir o documentário, A Senhora do Apartamento 6: a música salvou minha vida”.. Obrigado pela dica professor, ja deixei aqui anotado. Um abraço querido professor
Comentar em resposta a rodrigo
Avatar
Maria Do Carmo Cardoso comentou:
26/08/2023
Adorei conhecer essa história. E a do Enrique também. Vou procurar saber onde dão esse filme.
Comentar em resposta a Maria Do Carmo Cardoso
Avatar
Chaja Freida Finkelsztain comentou:
24/08/2023
Isabella que lindo entrelace de textos. A história de Alice com sua corajosa sobrevivência passada no campo de concentração de Terezin sempre acompanhada da música sua fiel companheira até os 110 anos. Enrique Mayer, peruano diante de um Curta sobre Alice " The Lady on number 6 " homegeia os avós assassinados em Terezin. E.. minha querida amiga Isabella Thiago de Mello escreve associando os temas acima transcreve sua dor pela perda precoce de seu primo irmão jornalista e antropólogo Paulinho com o mesmo sobrenome. Tudo relacionado com a VIDA e a LUTA CORAJOSA de se VIVER! Deixo um *p.s* . para vc Isabella: Vc é outra heroína nessa sequência. A forma determinada como decidiu sair do Rio, ir para o Norte pesquisar, estudar, lutar para deixar um grande Memorial ao inesquecível Poeta Thiago de Mello. Mto merecido! Lá de cima ou em qq lugar que acreditemos, há quem esteja guiando os passos de todos os heróis. A vida é bela com certeza, mas todos os personagens citados aqui guerrearam e guerreiam todos os dias para receber seu mérito de herói. Um abraço apertado! Chaja
Comentar em resposta a Chaja Freida Finkelsztain
Avatar
Tania Pacheco comentou:
23/08/2023
PUBLICADO EM, COMBATE - RACISMO AMBIENTAL https://racismoambiental.net.br/2023/08/20/alice-herz-cultivar-a-alegria-no-meio-da-desgraca-por-jose-ribamar-bessa-freire/
Comentar em resposta a Tania Pacheco
Avatar
Ana Silva comentou:
23/08/2023
Que linda história. É preciso sorrir e espantar a tristeza da vida. Que lindo texto.
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
Isabela Thiago de Mello comentou:
21/08/2023
O piano salvou Alice do mesmo jeito que o violão salvou Papai e Manduka de não serem fuzilados antes de chegarem ao Estádio Nacional no Chile, com a famosa frase: - "Mata aqui mesmo?" A bala não veio. Levaram pai e filho para "uma casa" onde um fardado-dos-que mandavam daqueles gostava de música, vejam só. Segundo os relatos de Papai, Thiago de Mello e Manduka fizeram um dueto com a música "O Pato" e "Desafinado" de João Gilberto. Foram liberados, direto para Embaixada onde conseguiram salvo-conduto, Argentina, e de Buenos Aires, outro salvo-conduto pela Agência de Refugiados das Nações Unidas para Alemanha, na Europa. Era o exílio do exílio. Salve a música, o piano de Alice e Lourdinha, o violão de Thiago e Manduka!
Comentar em resposta a Isabela Thiago de Mello
Avatar
Isabella Thiago de Mello comentou:
21/08/2023
Bessa querido. Divido contigo a tristeza de ter perdido nosso Paulinho, primo-irmão, companheiro, camarada de todas as horas, de toda uma vida. Jornalista, fotógrafo, antropólogo, com doutorado pela UFF, estudioso da história dos Botequins cariocas, suas origens desde o século XIX - a maioria nasceu Armazém vendendo de um tudo, até ficar no tradicional de hoje, vitrine com pernil assado, ovos coloridos para acompanhar a cerveja e a cachaça. - Nem preciso te dizer, que era - é , será sempre - uma figura ímpar, singular. Partiu muito novo. Tanto ainda por fazer. Vai nos fazer muita falta.
Comentar em resposta a Isabella Thiago de Mello
Avatar
Alessandra Marques comentou:
21/08/2023
Não conheço o doc, fiquei curiosa, vou procurar para baixar. Uma boa indicação. Abraço
Comentar em resposta a Alessandra Marques
Avatar
Márcio Pucu comentou:
21/08/2023
Alice, com toda certeza, será sempre para a humanidade uma lição de vida, e em particular para os mais vividos.
Comentar em resposta a Márcio Pucu
Avatar
Aparecida Souza comentou:
20/08/2023
Mano, hoje, conversando com o Geraldinho sobre a tua coluna, ficamos pensando qual seria a nossa música já que, nem eu nem ele tocamos nenhum instrumento. Me identifiquei com a Alice. Sem perder a sensibilidade sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo, vamos racionalizando sobre nossa felicidade e as adversidades que se apresentam. Como a Alice, penso que eu, sendo feliz, posso procurar levar essa felicidade a tantas pessoas que nos cercam e assim amenizar um pouco o sofrimento existente. Sempre procuro ver os motivos para ser feliz que, graças a Deus são muitos.
Comentar em resposta a Aparecida Souza
Avatar
Rita Lustosa II comentou:
20/08/2023
Maravilha de relato, quero muito ver esse documentário, vou procurar agora no YouTube....
Comentar em resposta a Rita Lustosa II
Avatar
Célia De Moura Borges comentou:
20/08/2023
Que pena que já passou no Curta! Gostaria de ter visto
Comentar em resposta a Célia De Moura Borges
Avatar
Nilda Alves comentou:
20/08/2023
Amigo Bessa, você é adivinho? Hoje eu estava preccisando disso. A morte de Mãe Bernadete da forma que se deu, me deixou muito mal. Coisa horrível e desesperada! Obrigada. Grande abraço Nilda PS Vou ver o filme com o grupo para conversarmos na 3a feira. Depois te conto.
Comentar em resposta a Nilda Alves
Avatar
Renata Bessa Respeita comentou:
20/08/2023
Excelente crônica, tio!!!! Obrigada!
Comentar em resposta a Renata Bessa Respeita
Avatar
Celeste Corrêa comentou:
20/08/2023
Mano, assistir o documentário da Alice do número 6, sobre o holocausto. Amei! Passei até para os meus filhos. Hoje assisti este relato de uma mulher brasileira que descobriu que o avô era nazista. Muito bom. São só 13 minutos A avó de Julie morreu em 2014, pouco antes de completar 103 anos. A neta passou sete anos pesquisando a história da família — e chegou a voltar ao Brasil para buscar informações sobre a vida dos avós pelo país. Julie conta sua jornada no livro The Pendulum: A Granddaughter's Search for Her Family's Forbidden Nazi Past ("O Pêndulo: A busca de Uma neta pelo passado nazista proibido da família", em tradução livre), uma história que ela acredita que tinha o dever de narrar. A brasileira que descobriu o passado nazista do próprio avô | Ouça 13 minutos - Bing video
Comentar em resposta a Celeste Corrêa
Avatar
Taquiprati comentou:
20/08/2023
Publicado no JORNAL DE FLORIPA, pirateado sem mencionar o nome do autor, com anuncios comerciais depois de cadsa parágrafo. Farei um taquiprati denunciando. Aguardem
Comentar em resposta a Taquiprati
Avatar
Valter Xeu comentou:
20/08/2023
PUBLICADO NO BLOG PATRIA LATINA https://patrialatina.com.br/alice-herz-cultivar-a-alegria-no-meio-da-desgraca/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Cristina Pereira Souza Miranda comentou:
20/08/2023
Gosto de ver as temáticas do Curta.
Comentar em resposta a Cristina Pereira Souza Miranda