CRÔNICAS

O curral vermelhou: salvando o Brasil?

Em: 30 de Julho de 2023 Visualizações: 2951
O curral vermelhou: salvando o Brasil?

“Vermelhou o curral. Meu coração é vermelho (hey, hey, hey!) De vermelho vive o coração, ê-ô, ê-ô. Tudo é garantido após a rosa avermelhar" (Chico da Silva. Toada do Boi Garantido. 1996)

Um deputado federal, com coragem desassombrada, apresentou um Projeto de Lei que pode mudar os destinos do Brasil e deixou no chinelo o governo Lula, que perde tempo com questões menores como Fome Zero, Bolsa Família, Desenrola Brasil, Distribuição de Renda, Minha Casa Minha Vida, Saneamento Básico, Programa Cisterna, Desmatamento Zero, Direitos Humanos, Arcabouço Fiscal, Reforma Tributária  e outros afins.

Não é disso que o Brasil precisa, mas de algo relevante que salve o país dos ataques ardilosos de seus inimigos, embora o preço a pagar seja alto. Este Projeto de Lei custou até agora R$ 1.291,556,44 pagos pelo contribuinte ao referido parlamentar, de janeiro a julho, incluindo verbas de gabinete e salários, segundo o Portal Transparência da Câmara dos Deputados, sem contar a economia de aluguel por moradia em imóvel funcional. Mas valeu a pena o investimento.

Afinal, quem é esse deputado e qual o projeto de Lei que protocolou na Câmara?  

Laranjal do PSL   

O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, agora em seu terceiro mandato, é um presente de Minas Gerais para o Brasil. Já pertenceu ao RP, PSL e PL, partidos considerados “vixe-vixados” pela oposição. Ministro de Turismo do governo Bolsonaro, foi demitido por desavenças com o gen. Luiz Eduardo Ramos, então Secretário-Geral da Presidência, a quem chamou de “Traíra” e assim reforçou o apelido de “Maria Fofoca” dado ao general por outro ministro.

Na sua despedida, Marcelo reuniu os funcionários do Ministério do Turismo e, sem máscara, em plena pandemia, fez vibrante discurso sobre suas virtudes, porém por galhardia e modéstia não mencionou a cobertura impiedosa da mídia no escândalo conhecido como Laranjal do PSL. Dizem que ele teria patrocinado candidaturas “laranjas” de mulheres para adubar sua campanha e a do candidato Jair.

Os anti-patriotas espalharam com detalhes que Marcelo montou um esquema para desviar verbas públicas dos fundos eleitoral e partidário destinadas a candidaturas femininas, que por lei deviam cumprir a cota mínima de 30% de mulheres. Ele teria usado empresas fantasmas, que depois devolviam a bufunfa para suas contas.

Segundo o COAF, Marcelo movimentou quase R$ 2 milhões em contas bancárias pessoais, de fevereiro de 2018 a janeiro de 2019, o que é “incompatível com o seu patrimônio, capacidade financeira, atividade econômica e ocupação profissional”. Assim, foi indiciado pela Policia Federal e denunciado pelo Ministério Público por crimes de apropriação indébita de recurso eleitoral, caixa 2, associação criminosa e falsidade ideológica.  Perseguição política - ele diz. Sua “inocência será provada nos autos”, como sói acontecer nas fórmulas usadas por advogados.

Cueca vermelha

Foi com este currículo robusto que Marcelo Antônio se credenciou para salvar o Brasil e não deixar que o atual Governo “viole a Constituição Federal”. No Portal da Câmara, ele se intitula “anti-comunista, patriota, conservador”, por isso os comunistas bombardearam o seu Projeto de Lei, que proíbe Lula e seus ministros de “usarem a cor vermelha em suas vestimentas”. Afinal, esta cor simboliza algo demasiado potente.

O uso de gravata, calça, meia ou camisa vermelha configurará “crime de responsabilidade”. Embora não esteja explicitado no projeto, certamente a regulamentação da lei irá incluir cuecas, cuja cor será  captada por radiação ionizante tipo Raio-X.

É preciso nobreza de espírito para reconhecer o valor de uma lei, capaz de “evitar que o Brasil se transforme numa Venezuela”. Marcelo Antônio se inspirou no gen. Justino Bastos, comandante do III Exército que, numa fogueira pública em Porto Alegre, em 1964, queimou com estardalhaço “O Vermelho e o Negro”, romance de Stendhal escrito em 1827, que o general não leu, mas cujo título não deixa dúvidas: “propaganda comunista e pior ainda da crioulada”.

Marcelo Antônio - esse é o cara - fez uma leitura perspicaz do poema “Os Sinais” de Vicente Guimarães, tio do escritor Guimarães Rosa,   publicado nos livros de ensino fundamental:

“Diz o vermelho: ´perigo´

O verde: ´pode passar´

O amarelo, nosso amigo

nos aconselha a esperar”.

Os Sinais

Enquanto os ignorantes e ingênuos acreditam que se trata apenas do ensino das normas de trânsito às crianças, o deputado  percebeu o sinal de “alerta” para o perigo comunista. Ele odeia o vermelho, que deve ser retirado das bandeiras de alguns estados brasileiros, incluindo o Amazonas. Sua substituição será pela cor laranja, que ele ama,  ou o verde e o amarelo.

Consciente de que os comunistas se infiltraram até na dança do boi, o parlamentar é capaz de protocolar outro projeto, igualmente custoso, para proibir Fafá de Belém de fazer propaganda subliminar ao repetir em seu canto:

A cor do meu batuque

tem o toque vermelho,

vermelhaço, vermelhusco,

vermelhante, vermelhão”.

Projetos como esse não são casos isolados. Recentemente, em maio, dois projeto de Lei Ordinária foram aprovados por unanimidade pela Assembleia Legislativa (ALE-AM), decretando as saudações “Selva’ e “A Paz do Senhor Jesus” como patrimônio cultural imaterial do Amazonas.

No caso do “vermelho”, seu autor enfrentou com bravura ofensas nas redes sociais em que foi rotulado de “imbecil”, “idiota”, “babaca” e até de “pascácio”, constrangendo os 26 funcionários de seu Gabinete.

Alguém no facebook lembrou o saudoso Stanislaw Ponte Preta, criador do FEBEAPÁ - Festival da Besteira que Assola o País, que ressuscitou para nos perguntar: Até quando o Brasil vai gastar dinheiro para zombar da nossa inteligência? Até o gado no curral vermelhar?

Quando falei do projeto para meu amigo francês Julien de Mairrá, de passagem pelo Brasil,  ele pensou que se tratava de brincadeira. Inspirado no seu xará Sorel, personagem de Stendhal,  exclamou:

- Ouh là là! Bah dis donc! C´est pas vrai!

- Oui, mon cher Julien, c´est vrai. Malheureusemente, il y a pas mal de cons au parlement brésilien.

A nossa "vingança" será que se o projeto for aprovado, Lula o vetará usando uma caneta bic de cor vermelha. Só de pirraça.

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

16 Comentário(s)

Avatar
rodrigo comentou:
13/08/2023
Excelente crônica professor. Não acredito que alguém tenha um "projeto", esse rapaz precisa de um tratamento psiquiátrico, não está bem não. Imagina quando chegar o mês de dezembro e ele for no shopping e se deparar com o papai noel? Acho que ele vai desparafusar de vez. Uma vergonha temos um político como esse cidadão. Um abraço querido professor
Comentar em resposta a rodrigo
Avatar
Lúcia Muniz de Souza comentou:
01/08/2023
Esse tipo de gente é uma tragédia. Se o tal do processo civilizatório deu nisso, deu errado.
Comentar em resposta a Lúcia Muniz de Souza
Avatar
Vera Nilce Cordeiro Correa (via FB) comentou:
01/08/2023
Parece piada, o pior é que não é. Como brotaram esses estúpidos energumenos no parlamento brasileiro. Vixe vixe, cruz credo maninho!
Comentar em resposta a Vera Nilce Cordeiro Correa (via FB)
Avatar
Nilda Alves comentou:
31/07/2023
C'est vrai. Trop de cons!!!!!! Mas essas figuras precisam ser conhecidas para serem detestadas por suas nojeiras e imbecilidades. Passando adiante. Abraço Nilda
Comentar em resposta a Nilda Alves
Avatar
Wilmar D´Angelis comentou:
31/07/2023
Obrigado, amigo Bessa! Suas crônicas transformam a indignação em humor, e como nos tempos da ditadura, o humor nos vinga, denunciando a absurda ignorância dos nossos adversários. abç grande Wilmar
Comentar em resposta a Wilmar D´Angelis
Avatar
Miriam Gontijo de Moraes comentou:
31/07/2023
Avatar
Welton Oda comentou:
31/07/2023
Abaixo os bancos de sangue!
Comentar em resposta a Welton Oda
Avatar
Ademario Souza Ribeiro comentou:
31/07/2023
Estou avermelhado: não sei se de raiva, de rir, de medo, de vergonha, Talvez, esse ser ao lembrar da cor do seu sangue- ofereça um canudinho para o drácula sugar tudo o que seja escarlate em si. A não ser que o seu sangue seja azul. Ah, de vermelho agora estou azul de raiva! Rsrsrs
Comentar em resposta a Ademario Souza Ribeiro
Avatar
Tania Pacheco comentou:
30/07/2023
PUBLICADO EM COMBATE - RACISMO AMBIENTAL
Comentar em resposta a Tania Pacheco
Avatar
Marcos Montysuma comentou:
30/07/2023
É isso Bessa não podemos perder humor nem tempo com discussão séria se podemos sair por aí gozando dos idiotas de plantão. Mas falando sério: o problema é que financiamos isso com nosso imposto pago em dia!
Comentar em resposta a Marcos Montysuma
Avatar
Ana Silva comentou:
30/07/2023
Realmente, quanta imbecilidade. Ruim saber que têm eleitores votando nesses canalhas e sentindo orgulho desses projetos de merda. Excelente texto, Bessa.
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
Maria Alfaro comentou:
30/07/2023
Me lembrei dos shopping na Barra da Tijuca que no natal mudaram a cor do papai Noel e dos enfeites natalinos nessa linha de combate ao "comunismo".
Comentar em resposta a Maria Alfaro
Avatar
Valter Xeu comentou:
30/07/2023
PUBLICADO EM PATRIA LATINA https://patrialatina.com.br/o-curral-vermelhou-salvando-o-brasil/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Inquieto Marcelino Neto comentou:
30/07/2023
Vermelhar esse país é necessário e urgente
Comentar em resposta a Inquieto Marcelino Neto
Avatar
Walney Rodrigues Menezes comentou:
30/07/2023
São capacitados pelo vazio! Simples assim!
Comentar em resposta a Walney Rodrigues Menezes
Avatar
FELIPE JOSE LINDOSO comentou:
29/07/2023
Pô, Babá, Será que sua excrecência esqueceu o Boi Garantido? Vermelhaço...
Comentar em resposta a FELIPE JOSE LINDOSO