CRÔNICAS

Rios imaginários diante dos quartéis

Em: 04 de Dezembro de 2022 Visualizações: 4736
Rios imaginários diante dos quartéis

“Of course, it`s absurd. But absurd has to mean something, doesn´t it?”

Benjamin Patterson. 1983

Quem beijou Janja: Lula ou seu sósia? E quem nos garante que a mulher beijada era mesmo a socióloga Rosângela da Silva e não sua dublê?  

Essa gente pirou de vez. Em Porto Alegre, manifestantes na frente do quartel, com celular na cabeça e lanterna acesa apontada ao céu, apelam aos “extraterrestres” para que impeçam a posse de Lula. Um cartaz iluminado diz: SOS FA. Pedido de Socorro às Forças Armadas ou confissão de que estão sós e isolados? Uma mulher implora: “Olha pra nós, general”.

Quem olha é o general Braga Netto, candidato derrotado a vice-presidente, que encontra apoiadores do Coiso, com camisetas amarelas e bandeiras do Brasil. Eles estão acampados em frente ao Quartel General do Exército no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília e pedem um golpe militar. O general, enigmático, diz: “Não percam a fé. É só o que posso falar agora”.

Os extraterrestres nada ouvem. Por via das dúvidas, no domingo (20), os manifestantes usam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Mas os ETs também não podem “falar agora”. No entanto, incitada pelo general, a “tropa crédula” acha a fé perdida e fura a grande mídia com a “notícia” espetacular de que Lula morreu e foi trocado por um sósia, que usa máscara de silicone criada pela Globo - um canal de TV “comunista”, como todo mundo sabe.  

Os detalhes são tão precisos que não deixam dúvidas: o pastor Sandro teria cópia do atestado do óbito ocorrido no sábado, às 21h45. O corpo embalsamado de Lula estaria escondido no 6º andar do Hospital Sírio-Libanês. Quem confirma é o vice-prefeito de Angra dos Reis (RJ), Christiano Alvernaz (Republicanos), que invoca para isso a sua autoridade de médico:

- Muito estranha essa operação do Lula no Hospital Sírio-Libanês para retirar uma leucoplasia nas cordas vocais e depois dizer que, para poupar a voz, só se comunica por mensagem escrita. Mas a operação na parte onde ele tinha o nódulo não atinge a prega vocal. Pelo amor de Deus! Eu sou médico e conheço anatomia – ele posta no twitter.

A noção do absurdo

O espantoso é que o Sírio-Libanês seja obrigado a emitir nota oficial para desmentir tamanhos absurdos, que são filmados, viralizam nas redes sociais e acabam virando tema de piadas. Parecem sem sentido. Será?

Não é o que pensa o músico estadunidense Benjamin Patterson. Sua performance na 17ª Bienal de São Paulo, em 1983, foi considerada por alguém como absurda. “Tudo bem” – ele disse – “é um absurdo. Mas o absurdo tem que significar alguma coisa, não é mesmo?”

Afinal, o que significa a conduta doentia dos inconformados com a derrota eleitoral? Confesso que não sei. Freud explica? Explica sim. A histeria é de ordem psicológica e não orgânica – ele diz. Num texto sobre a psicologia das massas, o pai da psicanálise discute a estratégia publicitária do fascismo, que consiste em confundir as pessoas, incapacitando-as de distinguir a verdade da mentira. Tal confusão mental ajuda a atacar e eliminar o inimigo. Ninguém é mais ele mesmo, mas um outro.

Os manifestantes desconfiam da nota do Sírio-Libanês. E aí, como convencer do contrário alguém que acredita piamente na morte de Lula e em seu sósia. Mostrar fotos? Apelar para a razão? Consultar a Janja? Nikita Kruschev, presidente da URSS, depois da Assembleia Geral da ONU, em 1959, deu dica preciosa ao presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower:

- Se pessoas envenenadas por mentiras querem acreditar que um rio imaginário corre sobre o asfalto da Sexta Avenida de Manhattan, em Nova York, não adianta tentar convencê-las, mostrando carros em circulação sobre o pavimento daquela via. A solução é entrar na deles e construir uma ponte imaginária para que atravessem o rio imaginário.

Ponte imaginária

Portanto, de nada vale o apelo à razão, porque os manifestantes na frente dos quartéis não raciocinam. O caminho é outro. Consiste em edificar uma ponte, na qual admitimos que Lula morre atropelado. Seu sósia atravessa, então, a ponte sobre o rio Jordão, em cujas águas foi batizado pelo Pastor Everaldo. Omite-se que o pastor foi preso por corrupção. Depois, o sósia foi benzido com água benta pela Pastora Aparecida, da Igreja Totoiotaia do Alvorada, e lá incorporou o espírito do Coiso.

Dessa forma, quem toma posse em janeiro disfarçado de Lula é o pai dos quatro zeros, das rachadinhas, do orçamento secreto, do sigilo de cem anos, da vacina que causa aids, do desmatamento da Amazônia, do envenenamento dos rios pelo garimpo, da invasão das terras indígenas e do assassinato de seus líderes. É o mesmo que pesa em arroba os quilombolas, que estrangulou a educação, a cultura, a saúde e que agrediu mulheres parlamentares e jornalistas e até a primeira-dama de país amigo.   

O presidente da França, Emmanuel Macron, vem para a posse de Lula, porque não imagina que Lula está simbolicamente morto e que seu sósia é a encarnação do Coiso, responsável por ofensa vulgar à Brigitte Macron, sua esposa.

A ponte imaginária está construída com o meio-fio pintado de branco pelo Exército. Vai ver os manifestantes cruzam essa ponte e abandonam as portas dos quarteis, tranquilos porque o Coiso continua no poder. É mais fácil eles acreditarem nisso, do que admitirem que Lula está vivo.

P.S. - Ver também Tá todo mundo louco? | com Sérgio Freire | 156 - https://youtu.be/jOd2i4mXeq4

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

28 Comentário(s)

Avatar
Lourenço comentou:
07/12/2022
Gostaria de saber que tipo de chá esse pessoal anda tomando! Pq invocar ETs, e acreditar numa asneira tamanha, me faz acreditar que algum tipo de bebida psicotrópica, ou manipulação mental , a ponto de se acreditar em teorias conspiratórias desse naipe! No filme G.I. Joe cobra, acontece a substituição do presidente Norte americano por um sósia! Será que tudo isso não tem um dedinho do rei das conspirações, o todo poderoso Minto?
Comentar em resposta a Lourenço
Avatar
Luiz Pucú comentou:
05/12/2022
Uma plateia de milicos...  generais das forças armadas e ele verteu lágrimas... Mentira! Ele usou cristal japonês! porque os genocidas não choram... Disseram que ele tem sonhado  com Ustra torturador estuprando seus filhos enquanto ele pendurado no pau-de-arara recebe choque elétrico sob o olhar sereno da Dilma que repete essas palavras: desforra, retaliação, revanche, represália, despique, revide, volta, troco, pagamento, forra, saldo, desforço, vindita, desafronta, desagravo.... (Pucú)
Comentar em resposta a Luiz Pucú
Avatar
Tasso comentou:
05/12/2022
Hahahahahaha Muito boa essa Babá O phoodda é que diante da inteligência, que é limitada, tem a infinita burrice
Comentar em resposta a Tasso
Avatar
José Guerreiro comentou:
05/12/2022
Seria Cômico se não fosse trágico
Comentar em resposta a José Guerreiro
Avatar
Andrea Penna comentou:
05/12/2022
Excelente! Vou postar no face e espalhar. Uma amiga, psicanalista que mora em Brasília, diz exatamente isso. Não há como oferecer a razão a esse povo. Ela trata alguns desses malucos. E diz que são genuinamente angustiados, acreditam piamente que Lula é a encarnação do demônio, que a Globo é comunista e outras sandices. Enfim, ela, pelo menos, paga contas por escutar essas barbaridades e tenta, com sua experiência e estudo, salvar algum deles.
Comentar em resposta a Andrea Penna
Avatar
Douglas comentou:
05/12/2022
tem que rir né kkkkkk tão matando lula. Só Jesus. Eles não aceitam que Lula ganhou
Comentar em resposta a Douglas
Avatar
Bete Bullara comentou:
05/12/2022
Essa é uma grande ideia. Quem sabe dá certo nesse segmento desmiolado!
Comentar em resposta a Bete Bullara
Avatar
Ana Célia Ossame comentou:
04/12/2022
Lendo teu texto a gente tem uma dimensão dessa histeria ou seria bozeria, uma releitura da histeria?? Só os psiquiatras poderão nos ajudar a entender
Comentar em resposta a Ana Célia Ossame
Avatar
Maria Teresa Toribio comentou:
04/12/2022
Bessa , você é fantástico ! consegue escrever um crônica incrível a partir das loucuras das mentes doentias e non senses de bolsonaristas perdidos na solidão da derrota. Parabéns, amigo! Adorei.
Comentar em resposta a Maria Teresa Toribio
Avatar
Maria Do Carmo Lourenço comentou:
04/12/2022
A justiça está muito branda com eles
Comentar em resposta a Maria Do Carmo Lourenço
Avatar
Eliane Barbirato comentou:
04/12/2022
E não é qualquer ET. É um ET general rsrsrs
Comentar em resposta a Eliane Barbirato
Avatar
Ariovaldo Nuvolari comentou:
04/12/2022
A insanidade reina. Excesso de cloroquina ?
Comentar em resposta a Ariovaldo Nuvolari
Avatar
Izabel Teixeira comentou:
04/12/2022
Gente doente nível de sanidade mental 0,0
Comentar em resposta a Izabel Teixeira
Avatar
Rogeria Cristina Lima comentou:
04/12/2022
Hospício a céu aberto...kkkkkkk
Comentar em resposta a Rogeria Cristina Lima
Avatar
Tesco Dantas comentou:
04/12/2022
Roberto Carlos cantava: "Um leão está solto nas ruas..." A situação atual é muito pior do que ele imaginou: Dezenas de loucos gritando nas ruas, e prontos a nos morder!
Comentar em resposta a Tesco Dantas
Avatar
Francys Pereira comentou:
04/12/2022
São uns Lunáticos , Desorientados e Delirantes , precisando de Hospitais Psiquiátricos !
Comentar em resposta a Francys Pereira
Avatar
Joaquim Aragão comentou:
04/12/2022
É melhor verificar se no céu há duas luas...
Comentar em resposta a Joaquim Aragão
Avatar
Paula Bonatto comentou:
04/12/2022
Bessa vc se referiu ao livro Psicologia de massas do fascismo...não é do Wilhelm Reich? Ou se referiu a outra obra do Freud?
Comentar em resposta a Paula Bonatto
Respostas:
Avatar
Taquiprati comentou:
04/12/2022
Oi Paula, Psicologia de Massas do Fascismo é mesmo do Reich, mas o que citei do Freud foi Psicología de las masas y análisis del yo,
Comentar em resposta a Taquiprati
Avatar
Farney Tourinho De Souza Omágua Kambeba comentou:
04/12/2022
Avatar
Marta Pires comentou:
04/12/2022
Professor,tem hora que fica difícil de acreditar na verdade!!! E eu que pensei que já tinha visto tudo desde a pandemia!!!!
Comentar em resposta a Marta Pires
Avatar
Celeste Correa comentou:
04/12/2022
Mano, tem uma frase muito usada no senso comum pra explicar comportamentos que nos parecem estranhos e difíceis de entender: "nem Freud explica". Mas o danado explica sim.rs. Desde que começou essa "loucura" coletiva eu tentava entender o comportamento dessas pessoas na frente dos quartéis e não conseguia. Os conceitos de Freud no podcast que citaste no final me ajudaram bastante, mesmo eu não tendo conhecimento das teorias da psicologia. Mas eu te confesso que também me serviram como um alerta sobre a importância do cuidado com os meus movimentos e paixões. Penso que não dá para descuidar das emoções
Comentar em resposta a Celeste Correa
Avatar
Katya Teixeira comentou:
04/12/2022
Ahahhaa nunca se sabe ne... rsrs Aliás tô achando que o sósia do Bolsonaro tá representando enquanto ele foge... srsrs por isso não tá falando com ninguém
Comentar em resposta a Katya Teixeira
Avatar
Mari Weigert comentou:
04/12/2022
Adorei também o artigo sobre a Katia Abreu. Rsss
Comentar em resposta a Mari Weigert
Avatar
Valter Xeu comentou:
04/12/2022
PUBLICADO EM PATRIA LATINA https://patrialatina.com.br/rios-imaginarios-diante-dos-quarteis/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
José Jurandir da Costa comentou:
04/12/2022
Humor e lucidez... o Bessa é o máximo.
Comentar em resposta a José Jurandir da Costa
Avatar
Ana Silva comentou:
03/12/2022
Viva Lula, Viva Bessa! Adorei a crônica.
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
Ana Arruda Callado comentou:
03/12/2022
Muito boa. A loucura faz com que acreditem em tudo.
Comentar em resposta a Ana Arruda Callado