CRÔNICAS

O beabá é outro: a canoa da educação brasileira

Em: 06 de Janeiro de 2019 Visualizações: 14532
O beabá é outro: a canoa da educação brasileira

“Lá no meu sertão pros caboclo lê / tem que aprender um outro ABC”

Luiz Gonzaga e Zédantas – ABC do Sertão, 1953)

- “Tem que voltar ao velho método fônico, beabá, como era nos anos 60,70” – declarou Olavo de Carvalho na quinta (3), à Folha de SP, ao defender medidas daquele que ele indicou para ser ministro da Educação do governo Bolsonaro, o colombiano Ricardo Vélez Rodriguez, professor da Escola de Comando e Estado Maior do Exército.    

A frase resume as atuais diretrizes dogmáticas do MEC. O primeiro ato do ministro foi extinguir, de uma canetada, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), que desde 2004 vinha apoiando grupos historicamente excluídos. Criou outra só para Alfabetização com “o objetivo de formar cidadãos preparados para o mercado de trabalho” e não “mentes escravas das ideias de dominação socialista”, como definiu o pensador capitão Jair Bolsonaro, para assombro até da mídia europeia, que procura com lupa esse fantasma do socialismo.

Seria difícil achar educadores brasileiros capazes de levar adiante, em pleno século XXI, proposta tão arrojada. Daí, o gesto louvável de recrutar alguém nascido em país hermano, homenagem tardia a Simón Bolívar que outrora presidiu a Gran Colombia. De minha parte, procurei também no mesmo país a assessora pedagógica em programas de leitura da prefeitura de Medellin, Gladys Lopera Cardona. No entanto, suas experiências em oficinas de formação de professores no Projeto “Articulação Biblioteca – Escola – Comunidade”, lá na Colômbia, contrariam a proposta de seu conterrâneo aqui no Brasil.

As oficinas sobre “práticas de leitura e escrita em ambientes pedagógicos”, partem do princípio de que o objetivo da leitura é interpretar e construir sentidos, desenvolver as funções cerebrais e fomentar a cidadania. Ou seja, quem “aprende a ler” apenas para entrar no mercado é tratado como reles mercadoria. E não como cidadão. O alfabetizado precisa vender sua força de trabalho, é verdade, mas o cidadão necessita compreender o mundo, incluindo o mercado. A não ser que se queira matar o cidadão para melhor subjugar o trabalhador, ambos não são excludentes, como mostra um simples olhar sobre a história, que ajuda a entender os desastres causadas por algumas políticas educacionais. 

Labirintos da leitura

Existem pesquisas de excelência sobre a história do letramento e da alfabetização feita por autores brasileiros. Experiências como a de Magda Soares, professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), coordenadora do projeto de alfabetização em Lagoa Santa (MG), pelos seus resultados, se tornaram referência até mesmo fora do país. É possível que ela e os demais pesquisadores sejam considerados “mentes escravas do socialismo” pelos atuais donos do poder empantanados no século XIX.

Por isso, fomos buscar no país “brother” o insuspeito historiador Harvey J. Graff, professor na Universidade de Ohio, que publicou em 1987 “Os labirintos da alfabetização”, traduzido em muitas línguas, inclusive ao português. Depois de avaliar que a alfabetização é inseparável da ideologia, que não é só de esquerda, mas está presente em todas as correntes, ele  pergunta:

- “O que aconteceria se o mundo inteiro se tornasse alfabetizado? Resposta: não muita coisa". 

E ele mesmo completa:

- "Mas se o mundo consistisse de pessoas alfabetizadas, autônomas, críticas, construtivas, capazes de traduzir as ideias em ação, individual ou coletivamente – então o mundo mudaria”.

Bingoooo! É isso justamente o que os assaltantes do poder não querem: que o Brasil mude. Ou que ‘mude’ para que tudo fique igual. Por isso, propõem o retorno da Cartilha do Beabá que logo virá acompanhada da velha tabuada memorizada que se “aprendia” com palmatória, mas que na realidade adestrava, como se faz com um cão, bloqueando qualquer raciocínio. Aliás essa velha prática, responsável pelo analfabetismo funcional, que ainda persiste em alguns grotões, agora será oficial. Quem for assim alfabetizado será capaz de ler o desaparecimento do motorista Queiroz, que simplesmente se nega a prestar depoimentos sobre as falcatruas cometidas? 

A uva do vovô

O genial escritor argentino, Jorge Luis Borges, insuspeito porque abominava o socialismo, já advertia sobre o perigo de encarar a leitura como beabá do mercado:

- A leitura é um ato de lucidez crítica, mas pode ser também uma estupidez capaz de perpetuar a ignorância e o obscurantismo. É preciso que as escolas primárias ensinem a arte de ler os jornais com incredulidade para as pessoas não se deixarem enganar.   

No momento em que já se está discutindo o letramento digital, voltar ao século passado com um cartilha para repetir que “o Ivo viu a uva” é um retrocesso jurássico, inaugurando uma “nova era” em que alunos devem vestir farda azul e alunas cor de rosa – como prega a pastora evangélica Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. As crianças em ordem unida serão forçadas a associar letras a sons, mas não necessariamente a compor sentidos. O vovô Ivo vê a uva, mas não sabe quem a plantou, em qual regime de trabalho, qual o salário pago, quem lucrou e -  tal qual a raposa de La Fontaine - nunca conhecerá o sabor dela, porque "estão verdes". Ignorará porque bicho e lixo, com um som em comum, são escritos de forma diferente.  

O fracasso dessa tentativa ficou evidente nos anos 1930, nos Estados Unidos, quando o exército norte-americano descobriu que seus recrutas, já alfabetizados, não entendiam as instruções escritas dos generais e capitães. Esses soldados eram o que a UNESCO chama de “analfabetos funcionais”, porque mesmo reconhecendo as letras e as palavras não tinham habilidade para interpretar textos.

O educador Paulo Freire sacou isso, quando criou um método que considera a alfabetização como um ato social, capaz de incorporar as vivências do educando, tornando-o apto a desenvolver a compreensão leitora do conteúdo e não apenas de soletrar. Mas Paulo Freire, celebrado no mundo todo, foi jogado na lata do lixo pelos atuais donos do poder que propõem contra a educação libertadora do cidadão, a educação algemada ao mercado. Quem discorda é acusado de “comunista”, numa defasagem histórica de algumas décadas, mas que é útil para encerrar uma discussão.

Parece que o ministro da Educação do capitão Bolsonaro é produto de uma “educação para o mercado”, o que deve criar problemas na composição de sentidos daquilo que ele lê. De qualquer forma, lhe recomendamos a leitura do poema “Educar” do escritor espanhol Gabriel Celaya, que me foi enviado por sua conterrânea, minha amiga Gladys Lopera Cardona. Talvez ele descubra, através do poema e da experiência de Medellin, que o bea-bá é outro.  

- Educar – diz o poeta – é o mesmo que colocar um motor numa canoa. É preciso medir, pesar, equilibrar e pôr tudo em movimento. Para isso, a gente tem que ter na alma um pouco de marinheiro, de pirata, de poeta e um quilo e meio de paciência. Mas é gratificante sonhar enquanto a gente trabalha, que essa canoa, com essa criança, viajará longe por mares nunca dantes navegados. Sonhar que esse navio transportará nossa carga de palavras por povoados distantes, ilhas longínquas e que.quando um dia a nossa própria canoa soçobrar, nossa bandeira desfraldada seguirá em novas canoas.

Desconfio que nem Bolsonaro, nem seu ministro, conseguirão dar sentidos ao que Celaya escreveu:

EDUCAR

Educar es lo mismo

que poner un motor a una barca.

Hay que medir, pesar, equilibrar...

... y poner todo en marcha.

Pero para eso,

uno tiene que llevar en el alma

un poco de marino… un poco de pirata...

un poco de poeta...

y un kilo y medio de paciencia concentrada.

Pero es consolador soñar mientras uno trabaja,

que esa barca, ese niño,

irá muy lejos por el agua.

Soñar que ese navío

llevará nuestra carga de palabras

hacia pueblos distantes, hacia islas lejanas.

Soñar que cuando un día

esté durmiendo nuestra propia barca,

en barcos nuevos seguirá nuestra bandera enarbolada.

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

22 Comentário(s)

Avatar
Arlete Schubert (via FB) comentou:
09/01/2019
Avatar
Rubens Prawucki (via FB) comentou:
09/01/2019
Avatar
José Luiz comentou:
07/01/2019
Agradeço o oportuno envio do artigo do Taquiporati. Esse guru bolsonarista Olavo de Carvalho e seu prócer, o famigerado ministro da Educação Ricardo Vélez Rodriguez, são duas bestas do Apocalipse, ainda mais acolitados pela pastora Damares, que viu Jesus na goiabeira... Já o reencaminhei para o povo da minha lista, a fim de que constatem que rumos a Educação no Brasil vai tomar a partir da Era Bolsonariana... Um forte abraço.
Comentar em resposta a José Luiz
Avatar
Rodrigo Martins Chagas comentou:
06/01/2019
Boa tarde professor Bessa, tubo bem? Crônica excelente e certeira, o senhor disse tudo. É inadmissível o que estão fazendo com a educação do nosso país e com o método Paulo Freire do nosso sistema educacional, profissional este com tantos serviços prestados, além de ser o brasileiro mais citado e premiado em universidades do mundo inteiro é um verdadeiro descalabro. E com relação ao poema sobre o educar que o senhor encerrou a crônica, só posso dizer que é magnífico, vou até decorá-lo em breve!! Um abraço querido professor!
Comentar em resposta a Rodrigo Martins Chagas
Avatar
Maria Cristina Leandro Ferreira (via FB) comentou:
06/01/2019
Amigos, colegas, alunos, companheiros, leiam a crônica de José Bessa sobre leitura, educação e cidadania. Leitura, como nunca, agora é ferramenta básica de luta e resistência!
Comentar em resposta a Maria Cristina Leandro Ferreira (via FB)
Avatar
Nilda Alves comentou:
06/01/2019
Querido Bessa, linda até as lágrimas. Também lembrar Celaya é covardia. Grande abraço Nilda Alves
Comentar em resposta a Nilda Alves
Avatar
Rosa Helena Mendonça (via FB) comentou:
06/01/2019
Quanto retrocesso! Mas vamos resistir e criar!
Comentar em resposta a Rosa Helena Mendonça (via FB)
Avatar
Marcos Quintanilha (via FB) comentou:
06/01/2019
Como banir do Brasil um brasileiro, autor da Pedagogia do Oprimido,O uma das obras mais citadas em língua inglesa? O método Paulo Freire alfabetizou muito trabalhador rural no Brasil no prazo de 40 horas. Saiam sabendo ler e conscientes de seus direitos. Pobre Brasil!
Comentar em resposta a Marcos Quintanilha (via FB)
Avatar
Cristina Pereira Souza Miranda (via FB) comentou:
05/01/2019
Professor José Bessa, como vai? Estou tão apreensiva com relação aos moldes de educação propostos pela atual Administração do Governo que me faz pedir uma opinião sua quanto ao nosso futuro com essa gente que parece que saiu de um lugar muito longe, sem contato com nada e ai atira para qq lado sem pensar em nada e em ninguem a não ser em seus interesses. A impressão é de que são pessoas que sofreram bulling a vida toda e agora querem se vingar. Será? No filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban retrata mais ou menos isso. Os caras estão vindo com uma fome em mudar todo o nosso contexto educacional que fica nitida a necessidade deles de nos dominar, por isso acho que querem uma educação voltada para o mercado de trabalho. Será que poderíamos trocar umas ideias sobre as intensões desse governo? Meu pedido vem de encontro a necessidade de poder quando me pedirem alguma opinião ou mesmo que eu queira participar de uma conversa possa falar algo de concreto , com fundamento. Não gosto de falar do que não tenho certeza ou dominio. Não que temos que saber de tudo, mas não gostaria de falar do que não tenho certeza. Coisas de radio corredor. É bom trocar uma ideia com alguem com mais experiência e de fato o senhor tem conhecimento que talvez possa, mesmo fora de sala de aula, compartilhar com esta discente que tanto o admira. O senhor me ajudaria ? Um grande abraço.
Comentar em resposta a Cristina Pereira Souza Miranda (via FB)
Avatar
Larissa Lanza (via FB) comentou:
05/01/2019
Viveremos tempos sombrios se o congresso não barrar as medidas esdrúxulas que esse embuste propõe...
Comentar em resposta a Larissa Lanza (via FB)
Avatar
Kércia Figueiredo (via FB) comentou:
05/01/2019
Crônica excelente, com dose certeira de ironia. Alfabetizar sem educar, esse plano há de vingar? Acredito que não.
Comentar em resposta a Kércia Figueiredo (via FB)
Avatar
Gerusa Pontes de Moura comentou:
05/01/2019
É assustador!!! Não dá para acreditar que estou vivendo isso novamente. Estou me sentindo como nos filmes quando alguém fica congelado e ao despertar parece que nada mudou. Imploro ao astral e aos bons espíritos que ajudem mandando forças para impedir tamanho retrocesso da sociedade brasileira..
Comentar em resposta a Gerusa Pontes de Moura
Avatar
Eneida comentou:
05/01/2019
Querido Prof. Bessa, FELIZ 2019! Seu texto foi certeiro no problema, ou seja: ... "se o mundo consistisse de pessoas alfabetizadas, autônomas, críticas, construtivas, capazes de traduzir as ideias em ação, individual ou coletivamente – então o mundo mudaria”. Bjs!!!!!
Comentar em resposta a Eneida
Avatar
Josefa M. Pantoja Tarabossi (via FB) comentou:
05/01/2019
Leitura pertinente para quem atua na educação nos quartos cantos desse Brasil totalmente desconhecido pelos que figuram no "poder".
Comentar em resposta a Josefa M. Pantoja Tarabossi (via FB)
Avatar
Ellen Cabral (via FB) comentou:
05/01/2019
O poema diz tudo. Estamos entrando numa época tenebrosa.
Comentar em resposta a Ellen Cabral (via FB)
Avatar
Urvashi Karuna comentou:
05/01/2019
Avatar
Ana Genschow comentou:
05/01/2019
Educação que nao ensina a pensar não é educação. É robotização. Mas o Professor deve apenas dar as ferramentas para que o aluno aprenda a pensar com independência. Nunca "pensar" pelo aluno. E quando o aluno apresenta um ponto de vista contrário ao professor, porém baseado em bons argumentos, isso deveria ser a glória do professor - A maior prova de que cumpriu com seu trabalho.
Comentar em resposta a Ana Genschow
Avatar
Vera Nilce Cordeiro Correa comentou:
05/01/2019
Muito bom! Eles querem que aprendamos a não pensar tal qual eles.
Comentar em resposta a Vera Nilce Cordeiro Correa
Avatar
Ivanir Lima comentou:
05/01/2019
Perfeito Mestre. Estava mesmo ansiosa por ler sobre o seu olhar sobre os últimos acontecimentos, sobretudo quanto a área da educação. "No momento em que já se está discutindo o letramento digital, voltar ao século passado com um cartilha para repetir que “o Ivo viu a uva” é um retrocesso jurássico" está frase resume bem. De fato temos por vir um "Grande avanço" no retrocesso. Lamentável.
Comentar em resposta a Ivanir Lima
Avatar
Maria Claudia Badan Ribeiro comentou:
05/01/2019
Adorei seu texto! Isso que é um verdadeiro professor!
Comentar em resposta a Maria Claudia Badan Ribeiro
Avatar
Ana Silva comentou:
05/01/2019
Sensacionaaaal! Capitão, chama o Brasil para ministro. Rsrsrs Bravo, linda poesia, crônica. Perfeita análise das sombras atuais. Horror!
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
Sandra Silva comentou:
05/01/2019
- Educar – diz o poeta – é o mesmo que colocar um motor numa canoa. Obrigada meu professor por manter funcionando os nossos motores.Um forte abraço!
Comentar em resposta a Sandra Silva