CRÔNICAS

O quinto mosqueteiro da Amazônia sai do baú

Em: 03 de Janeiro de 2016 Visualizações: 23743
O quinto mosqueteiro da Amazônia sai do baú

"No baú velho do inconsciente / mexendo papéis antigos /

achei um mapa de sonhos. / Pedi emprestado ao tempo /

 as minhas mãos de menino  (...)  / e comecei a jogar".

Farias de Carvalho, Baú Velho

Sempre soubemos que os três mosqueteiros do romance de Alexandre Dumas eram, na realidade, quatro: Athos, Porthos, Aramis e, depois, D´Artagnan, vindo da Gasconha. O que ninguém sabia, mas agora eu conto, é que havia mais um, proveniente da Amazônia, que só foi anunciado ao mundo em 1963:

- Olha o quinto Mosqueteiro!!!        

O grito ecoou no alto da escadaria do Colégio Estadual do Amazonas, em Manaus, rolou degraus abaixo até o portão onde eu estava e me atingiu em cheio como um soco no peito. Lá em cima, esgrimindo uma espada imaginária, Ilmar Faria, o temível criador de apelidos, apontava para mim, tornando-me o centro das atenções ao salientar que a manga comprida da minha camisa era igual à de um espadachim. Não havia dúvida: o quinto mosqueteiro era eu. Ilmar acertara na mosca, com precisão cirúrgica, mesmo ignorando a origem daquela camisa com manga folgada de guarda do rei da França.

A camisa viera de um beco do bairro de Aparecida, onde nossa vizinha, Dona Zuzu, ao saber que eu faltara à aula por não ter farda, solidária, deu à minha mãe uma camisa velha do dr. Percy Menezes, seu sobrinho médico. Sendo o defunto bem maior, dona Elisa teve de reciclá-la, de noite, às pressas, à luz de lamparina, numa máquina Singer de pedal gradeado de ferro. Com a vista cansada, inverteu a manga direita, costurando-a com a carcela pra cima. De manhã, já não havia tempo de desfazer o erro. Vesti assim mesmo, abotoei o punho e, para disfarçar, girei o tecido, botando a abertura pra baixo, o que formou uma manga bufante, fofa, cheia de rugas em volta do braço.

Lendo Camões

Embombachado, sai para a escola, onde ganhei aquele apelido cruel, mas tão engraçado que meio século depois insisto em recordá-lo. Com isso, perco o amigo, mas não a piada, com uma atenuante: o amigo perdido, neste caso, sou eu, o melhor amigo de mim mesmo. Hoje seria bullying, mas foi brincadeira tão efêmera como as rosas de Malherbe: só durou "l'espace d´un matin". No dia seguinte, com a manga já refeita, o "Quinto Mosqueteiro" cairia no esquecimento, ao contrário de dois bedéis que ficaram a vida inteira com os apelidos de Pierre Pirrocá e  Bunda-de-Aço.

Outros apelidos inventados por Ilmar sobreviveram por algum tempo, caso da professora de Filosofia, Lindalva Mota, alcunhada de "Por-conseguinte-então" ou "Lili Silogismo". Era a cara dela. Ou do outro professor da mesma disciplina, o Cônego Walter, conhecido como "Vavá Tal-e-Qual", cujas aulas nos levaram a crer que "Filosofia é a ciência com a qual ou sem a qual a gente fica tal e qual".

Todos os colegas tinham apelido. Um deles surgiu inspirado em aula memorável de Literatura Portuguesa ministrada pelo professor Farias de Carvalho, poeta dos bons, fundador do Clube da Madrugada. Aula é um modo de dizer. Ele não dava aula. Declamava. Era ator performático, usava todos os recursos corporais, as bochechas infladas, as mãos fartas, o olhar penetrante, o riso sardônico. Parecia Orson Welles, no físico e no espírito: um clown charmoso e provocador, obeso, corpulento, carismático.

Nesse dia em que ditava um ponto sobre Os  Lusíadas, Farias de Carvalho estava com a macaca solta. Baixou nele o espírito de Falstaff, personagem burlesco e farsante de Shakespeare recriado por Welles. Enquanto reverenciava, trovejante, "as armas e os barões assinalados" e velejava, endiabrado, "por mares nunca de antes navegados", nós copiávamos sofregamente sua caracterização elogiosa do poema:

 - ... Os Lusíadas, a epopeia de uma raça, poema épico humanista, com dez cantos, 1.102 estrofes num total de 8.816 versos decassílabos...

Foi interrompido por um aluno menos tímido:

- Desculpa, professor, mas o senhor já leu TUDO ISSO?

- Eu vou lá perder o meu tempo com uma meeeeerda deeesta - vociferou Farias para estupefação geral. Advertiu-nos que não era para copiar aquela frase, fechou parêntese e mudou de personagem, retomando o papel de ator-professor, como se nada houvesse ocorrido. Com voz impostada carregada de teatralidade e com total domínio de cena voltou a fazer a apologia do poema, ordenando agora sim que continuássemos a escrever o ponto ditado:  

- Luiz Vaz de Camões, esse gênio lusitano, que dominava os recursos da língua e da arte da versificação, relata no canto III, na melhor passagem do poema, o assassinato de Inês de Castro, episódio que simboliza a força do amor e a dor da morte. Camões, com um olho só, via mais longe do que qualquer homem do seu tempo. 

Na sequência, o professor revelou que Camões perdera o olho direito numa batalha naval. A aula não havia ainda terminado e um papelzinho já circulava de uma carteira à outra, com uma caricatura, batizando de Camões nosso colega Flávio Farias, que tinha a córnea opaca e era cego de um olho. Aí foi bullying mesmo. Muitos anos depois, compartilhei com Flávio Camões a mesma sala no Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. Ele me confidenciou que odiara o apelido que o persegue ainda hoje, mesmo depois de morto.

Três Farias

Eram três Farias do Curso Clássico, um no singular e dois no plural, os três agora em outras órbitas. O primeiro a se despedir foi Carlos Farias Ouro de Carvalho (1930-1997), que nos deixou vários livros de poemas, de excelente qualidade, entre os quais Pássaro de cinza (1957) e Cartilha do bem amar com lições de bem sofrer (1965). Hoje empresta seu nome a uma Escola Municipal de Manaus, situada no Monte das Oliveiras.

O segundo foi Ilmar Faria (1946-1999), que morreu como coronel. Depois de passar pelo Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), ingressou na Polícia Militar do Amazonas. Tentou carreira política como candidato a vereador. Perdeu. Desistiu. Chegou a ser Secretário de Segurança Pública. O governo do Estado construiu uma quadra esportiva na Manaus Moderna e deu o nome do coronel a ela. Sem apelido.

O terceiro foi Flávio Farias (1946-2015), o nosso dileto Camões, falecido recentemente numa sexta-feira, 13 de março. Ele cursou jornalismo na Cásper Líbero, em São Paulo, trabalhou em vários jornais de Manaus e formou gerações de jornalistas como professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas.

Lembrei dos três Farias, porque em viagem de Brasília ao Rio, há duas semanas, sentou-se ao meu lado no avião um jovem que era a cara escarrada e cuspida do Ilmar. Quase pergunto se ele ainda dançava e dublava os sucessos da época, especialmente Jorge Ben (Chove Chuva), Chubby Checker (Let´s Twist Again), Ray Charles (I can´t stop loving you), os Beatles (Twist and Shout, La Bamba) e The Rivingtons (Papa-Oom-Mow-Mow), cantadas em sala de aula, quando faltava um professor.

A lembrança do jovem Ilmar me fez viajar no tempo que sempre faz trapaças com a gente como reza o "Baú Velho":

- "Ah! Tempo, tempo malvado, / tempo, você me enganou".

Há meio século, em dezembro de 1965, éramos todos jovens e concluíamos o Curso Clássico no Colégio Estadual do Amazonas. Depois de convivência diária de três anos na mesma sala do segundo andar, cujas janelas se abriam para a Rua Rui Barbosa, nossos destinos ali se separaram, cada um tomou seu rumo. Por onde anda cada um? Quantos ainda estão vivos? No voo de Brasília, vim anotando os nomes dos colegas e dos professores, identificando só agora, tardiamente, os que já morreram. Nesse contexto, o balanço da passagem do tempo nesta virada de ano nos remete ao "Ocaso" de Farias de Carvalho:

"Meus mortos hão de vir no fim da tarde.

Aguçai vossos dentes, cães do tempo,

vamos comer a morte no crepúsculo"

P.S. - O dentista Paulo Jacob, com quem troco figurinhas, me ajudou a completar a lista em ordem alfabética dos colegas de turma e dos professores do Curso Clássico (1963-1965) do Colégio Estadual do Amazonas. Talvez ainda faltem alguns.

Alunos: Aldenise Batista de Salles, Arabi Amed, Aristarcho Melo, Ceronir Freire, Denise Benchimol, Djalma Limongi Batista, Édira Diger Gonzaga, Fátima Ventura Gonçalves, Flávio Farias, Glória Bezerra, Helenice Garcia, Henriette Cordeiro, Ilmar Faria, José R. Bessa Freire, Lana de Lys Borborema, Lenita Arone, Luciana, Manoel Maria, Maria Amélia Antunes, Maria do Carmo Pereira dos Santos, Maria Helena Saboia, Marilia Carvalho, Mario Jurandir Verçosa, Mariúza Menezes, Nelly D´Oran, Oyama Ituassu Filho, Paulo Jacob São Thiago, Rafael Romano, Rodrigo Medina, Socorro Valente, Talma Castelo Branco, Tereza Porto Melo, Waldir João, Yeda Guerra, Yeda  Rayol.

Professores - Arilza Menezes (Sociologia), Benedito Lira (Historia), Catarina (francês e grego), Dorival (francês), Esmeraldo Bessa (Latim), Farias de Carvalho (Português-Literatura), Francisco Batista (Sociologia), José Ribamar da Costa (Inglês), Lindalva Mota (Filosofia), Manuel Octavio (Historia), Mário Ypiranga Monteiro (Folclore), Miguel Duarte (Francês), Miss Bell (Inglês), Afonso Celso Nina (Quimica), Cônego Walter Nogueira (Filosofia).

Postado em 04/01/2023: O ULTIMO ADEUS SAUDOSO DO QUINTO MOSQUETEIRO À INESQUECÍVEL LANA DE LYS BORBOREMA

- "Ah! Tempo, tempo malvado, / tempo, você me enganou.
Meus mortos hão de vir no fim da tarde.
Aguçai vossos dentes, cães do tempo,
vamos comer a morte no crepúsculo"
. (Farias de Carvalho. Bau Velho)
 
A convivência com Lana durou três anos, durante o curso clássico no Colégio Estadual do Amazonas. Seu sorriso, que lembrava Romy Schneider no filme Sissi, a Imperatriz, incendiava corações. Que descanse em paz. À família enlutada e aos amigos, os sentimentos da coluna Taquiprati.
 

Ver também: O ALBUM DA FAMILIA PIRROQUE - http://www.taquiprati.com.br/cronica/944-o-album-da-familia-pirroque e DA ARTE DE SER MANOEL OCTAVIO -  http://www.taquiprati.com.br/cronica/877-da-arte-de-ser-manoel-octavio

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

23 Comentário(s)

Avatar
ILMAIR FARIA comentou:
19/09/2018
Que memória! Excelente crônica, na qual me fez reportar àqueles anos maravilhosos de 1964 a 1970 quando também fui Gymnasiana e sua contemporânea. Mas, vim aqui confirmar sua afirmativa quanto ao meu irmão Ilmar Faria, era realmente um gozador e colocava apelido em todos. A família também não escapava, eu e minha irmã Ieda fomos "vítimas" do Ilmar, e ele se divertia com isso. Era um cara do bem e de quem cuidei até seus últimos momentos no plano terrestre. Parabéns, colega Gymnasiano, vc fez eu recordar e sentir saudades, sem chorar!
Comentar em resposta a ILMAIR FARIA
Avatar
Jesus Leong (via FB) comentou:
10/01/2016
Farias de Carvalho ficou chocado ao assistir A SELVA de Luis Miranda Correa e Marcio Souza - a voz do personagem não era dele.
Comentar em resposta a Jesus Leong (via FB)
Avatar
Anne-Marie comentou:
08/01/2016
Recordar é tão bom! Lembrei de uma freira do colégio onde passei dois anos interna por recusar submeter-me à rigorosa regra paterna que governava uma filharada de 3 meninos e 3 meninas. Esta freira tinha uma fixação neurótica no "Coisa Ruim" do qual ela nos falava todos os dias e ganhou por isso o apelido de "Soeur Belzebuth" ("Irmã Belzebu" em francês). Mas ser o "5º mosqueteiro" é muito mais chique. Fico feliz de saber que era amazonense!
Comentar em resposta a Anne-Marie
Avatar
Susana Grillo comentou:
04/01/2016
Bessa, que texto lindo, que ricas memórias afetivas e humoradas. Parabéns, um bom 2016 com muitas crônicas... abraços
Comentar em resposta a Susana Grillo
Avatar
Publio comentou:
04/01/2016
Perfeita, deliciosa crônica, apropriada para um novo ano. Dá pra sentir um forte carinho, um pouco de saudade, uma vontade de estar novamente todos juntos para recordar..Feliz Ano Novo. Contato de Publio
Comentar em resposta a Publio
Avatar
03/01/2016
Conheço teu trabalho. Adorei a crônica, viagem maravilhosa no tempo. Estudei no Colégio (ginásio e científico) no período de 1962/1968. Existe uma pessoa que faz parte do teu relacionamento e que é minha prima SUELENA REYNOSO (França). Parabéns. Contato de DINIZ ALEXANDRE PEREIRA
Comentar em resposta a DINIZ ALEXANDRE PEREIRA
Avatar
Evaristo de Almeida comentou:
03/01/2016
Recordar! Lembrar momentos vividos à meio século passado demonstra como as pessoas são, de fato, mais importantes do que as coisas. Pensar em amigos que já não podem ser alcançados por um abraço, mas que seguramente deixaram marcas indeléveis em nossa vida, mostra que vale a pena viver e amar. Um dia a eternidade nos alcança, feliz ano de 2016, professor Bessa, ou melhor, "táqui pra ti".
Comentar em resposta a Evaristo de Almeida
Avatar
Elimar Nascimento comentou:
03/01/2016
ADOREI. Será que não tinha um sexto?
Comentar em resposta a Elimar Nascimento
Avatar
VÂNIA NOVOA TADROS comentou:
02/01/2016
Bessa, quando tu escreves crônicas do estilo da " O quinto mosquiteiro da Amazônia saiu do baú" eu volto a ter a esperança de admirar-te como antes. Porém sei que é ilusão. Este é um dos teus estilos que mais agrada aos teus leitores porque nenhuma outra pessoa conhecida por mim sabe fazer. Trabalhas a história do cotidiano com humor refinado. Parabéns!
Comentar em resposta a VÂNIA NOVOA TADROS
Avatar
José Seráfico comentou:
02/01/2016
Meu caro Babá, no livro Gymnasianos, do Osíris Messias de Araújo Silva (que um dia também foi jornalista), você pode buscar a ampliação da lista dos seus contemporâneos no velho Gymnasio Amazonense. Belo texto! Perdoe-me ser repetitivp. Desejo-lhe belíssimo 2016. Isso garantirá a leitura de seus textos, fazendo este ano também bom para seus leitores. O abraço fraterno do Seráfico
Comentar em resposta a José Seráfico
Avatar
02/01/2016
Sensacional! De fato você professor não é qualquer um, é muito especial, a forma como conta suas passagens por este Planeta, é de tirar o chapéu. Contato de Gerusa Pontes de Moura
Comentar em resposta a Gerusa Pontes de Moura
Avatar
graça grauna comentou:
02/01/2016
Belíssima crônica para saudarmos 2016. Parabéns, amigo Bessa mosqueteiro.
Comentar em resposta a graça grauna
Avatar
Itagiba Christiano Campos (via FB) comentou:
02/01/2016
Que susto a foto, achei que era a TFP de volta! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Comentar em resposta a Itagiba Christiano Campos (via FB)
Respostas:
Avatar
Osiris Messias Araujo da Silva comentou:
07/02/2019
Caríssimo amigo, gymnasiano Babá Bessa, não recordava deste seu estupendo texto. Estou relendo-o agora por acaso, exatamente fazendo uma releitura de nosso mestre Farias de Carvalho. Se houvesse dele me lembrado teria pedido sua autorização para inclui-lo na segunda edição do GYMNASIANOS, lançado em setembro de 2018, à qual incluí algumas crônicas escritas por colegas contemporâneos, que muito me ajudaram a compor a edição revisada e ampliada de meu livro. Um grande abraço, meu e de Arabi, para quem - tanto que lhe admira - você é o sexto mosqueteiro. ET: a nova edição do GYMNASIANOS traz uma foto do Ilmar, que consegui junto a sua irmã Ilmair.
Comentar em resposta a Osiris Messias Araujo da Silva
Avatar
Sócrates Bezerra (via FB) comentou:
02/01/2016
Cara, não conheci o tal do poeta, mas pelas fotos é impressionante a semelhança física com o Orson Welles e como vc lembrou bem, com
Comentar em resposta a Sócrates Bezerra (via FB)
Avatar
Toñito Wichi (via FB) comentou:
02/01/2016
Vai-lhe muito bem, bem precisamos de verdadeiros guerreiros pela construção duma nova Amazónia
Comentar em resposta a Toñito Wichi (via FB)
Avatar
Jefferson Coronel (via FB) comentou:
02/01/2016
Como sempre, fantástico. Esse mosqueteiro tem como espada a caneta. Aliás, atualmente o teclado. Grande Babá....
Comentar em resposta a Jefferson Coronel (via FB)
Avatar
Tarcísio Motta de Carvalho (vi FB) comentou:
01/01/2016
Como sempre, tuas histórias são absolutamente saborosas! Que em 2016, elas continuem a alegrar nossos dias! Feliz ano novo!
Comentar em resposta a Tarcísio Motta de Carvalho (vi FB)
Avatar
Ana Stanislaw comentou:
01/01/2016
Adorável, quinto mosqueteiro! Linda, que crônica linda, emocionante, cheia de memórias. É uma excelente maneira de começar 2016 bem, muito bem. Com lembranças adoráveis, com riso e humor, características do maravilhoso Bessa Freire. Encantada, sempre.
Comentar em resposta a Ana Stanislaw
Avatar
Daniele Brandão Clementino (FB) comentou:
01/01/2016
Grandioso e valoroso esse Quinto mosqueteiro da Amazônia!
Comentar em resposta a Daniele Brandão Clementino (FB)
Avatar
Clara Alcione Martins (via FB) comentou:
01/01/2016
Tentei comentar no endereço do site, mas só dava msg de que o código estava errado. É lindo seu texto!
Comentar em resposta a Clara Alcione Martins (via FB)
Avatar
Maria Lucimar Jacinto Sousa (via FB) comentou:
01/01/2016
Grande texto. Histórico, sensível e profundo no sentido da palavra viva do autor. Um homem extraordinário que põe nas palavras além de memória a sua face encoberta por uma sensibilidade sutil e lisonjeia. Parabéns professor e quinto mosqueteiro. Felicidades!
Comentar em resposta a Maria Lucimar Jacinto Sousa (via FB)
Avatar
Ayalla Oliveira (via FB) comentou:
01/01/2016
Que texto lindo quinto mosqueteiro, não, digo prof. Bessa rs! Dei risadas, me emocionei e viajei no tempo também, procurando os meus... Que esse mosqueteiro viva com saúde por muitos anos ainda, para nos presentear com a sua existência e intelectualidade! Fã fã fã da sua escrita, da sua leveza, sensibilidade e intimidade com as palavras!!!
Comentar em resposta a Ayalla Oliveira (via FB)