CRÔNICAS

Nem mosquito ensebado no Morro dos Cavalos

Em: 17 de Agosto de 2014 Visualizações: 28365
Nem mosquito ensebado no Morro dos Cavalos

Nem um mosquito ensebado conseguiria se infiltrar nas matérias sobre os índios guarani publicadas nesta semana no Diário Catarinense (DC). A expressão é usada, pelo menos no Amazonas, para designar algo fechado, impenetrável, difícil de entrar, seja a bola no gol, uma ideia na cabeça ou um "mosquito ensebado" numa fortaleza inexpugnável. É o caso do jornal do grupo RBS de Comunicação, que está absolutamente fechado a qualquer informação fornecida pelos índios. Durante cinco dias, publicou 20 páginas sobre os guarani e cometeu a façanha de não ouvir nenhum dos envolvidos. Sequer uma linha, uma palavra, uma vírgula guarani.

Editado em Florianópolis há mais de 28 anos, o Diário já tem idade para criar vergonha na página. Não criou. As matérias assinadas por Joice Barcelo e Ivan Rodrigues, sob o título "Terra Contestada", publicadas entre os dias 07 a 11 de agosto, ocuparam caderno com 20 páginas para desqualificar os índios guarani, atacar a demarcação da Terra Indígena Morro dos Cavalos, localizada no município de Palhoça (SC), e agredir os antropólogos que não rezam pela cartilha do agronegócio.

Quem achava que não existia discurso mais nojento sobre os índios do que o da revista Veja se equivocou. O Diário Catarinense caprichou. Requentou as fantasias da Veja e desinformou seu leitor, jurando que os guarani que vivem no Brasil são estrangeiros, vieram do Paraguai, são falsos índios, manipulados por organizações não governamentais e por antropólogos inescrupulosos, que criaram uma "fábrica de aldeias".

O Diário Catarinense jogou na lata do lixo documentos históricos, mapas, livros e a memória oral para afirmar que os guarani não habitam tradicionalmente a TI Morro dos Cavalos e agora estão atrapalhando a duplicação da BR-101. O jornal faz tais afirmações estapafúrdias, buscando apoiar-se em autoridades como o Tribunal de Contas da União (TCU), que questionou a ocupação tradicional da área, além de um antropólogo de araque que desconhece os guarani, ambos possuidores da mesma legitimidade e dos mesmos conhecimentos técnicos de um ciclista para pilotar um avião.

O outro lado

A parcialidade do jornal fica patente quando se esconde detrás de autoridades de duvidoso e interesseiro saber, desprezando estudos, laudos e pareceres técnicos realizados por quem tem competência e legitimidade para isso. 

Aqueles que defendem os direitos dos índios são atacados pelo jornal. Foi o que aconteceu com o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e a antropóloga Maria Inês Ladeira, cujo "crime" foi ter coordenado o grupo técnico responsável pelos estudos de identificação e delimitação da Terra Indígena Morro dos Cavalos. Para desqualificar a antropóloga, reconhecida pesquisadora da cultura guarani, autora de livros e artigos usados em muitas universidades, o Diário usa suposto laudo de um tal Edward Luz, que nunca publicou uma palavra sobre esses índios.

Uma nota oficial aprovada no XV Encontro Estadual de Historia de Santa Catarina, realizado entre 11 e 14 de agosto, manifestou sua indignação e tocou na ferida quando ressaltou que "a reportagem veiculou a entrevista de um único Guarani, que há algum tempo já não reside mais na Comunidade e cujos argumentos e posição não são sustentados por qualquer outro guarani. Os sujeitos envolvidos e atacados pela reportagem, sequer foram ouvidos, lideranças (caciques, professores, anciões), famílias Guarani que residem na comunidade Itaty do Morro dos Cavalos" - diz a nota.

O Conselho Indigenista Missionário-Regional Sul também tornou pública uma nota em que manifesta "repúdio às matérias publicadas pelo jornal Diário Catarinense, que externa sua visão desqualificada e anti-indígena contra os Guarani, demonstrando uma profunda falta de conhecimento a respeito da realidade indígena". Informa que os Guarani já se manifestaram várias vezes, desde 2001, de que não se opõem à construção dos túneis da BR-101, contradizendo a reportagem.

Com relação às fontes do jornal, o CIMI estranha "como um jornal pode dar destaque para um antropólogo, no caso o tal do Edward Luz, que foi expulso da ABA por falta de ética profissional, não conhece os Guarani e é contratado pelo agronegócio para produzir contra laudos. Pelo nível de agressividade e intolerância nos perguntamos: Que interesse tem por trás de uma matéria? Quem pagou por essas matérias? Quem pagou pela arte do site do jornal?".

Carta para Dilma

Uma manifestação foi convocada para quarta-feira, às 10 horas, no centro de Florianópolis, enquanto os guarani encaminharam uma carta para a presidenta Dilma cobrando a homologação da Terra Indígena Morro dos Cavalos.

Eis a íntegra do documento:

Excelentíssima Presidenta da República, Dilma Rousseff

Nós povos indígenas guarani, em nome de nossos irmãos, pais, filhos e toda ancestralidade que veem por nós, solicitamos a Vossa Excelência a imediata homologação de nossa Terra indígena do Morro dos Cavalos, município de Palhoça, em Santa Catarina. Esperamos já há 20 anos enfrentando todas as dificuldades e etapas para chegarmos até aqui onde estamos.

Durante os últimos anos, pela demora do processo demarcatório, algumas pessoas que moram por perto em nome de interesses particulares, tem organizado um forte movimento político para impedir que a gente seja reconhecido, juntamente com algum meio de comunicação, dizendo que nunca existiram indígenas aqui e inventam muitas outra mentiras sobre nossa originalidade. Somos caluniados, difamados, ameaçados e sofremos muitas pressões psicológicas da sociedade Palhocense. Também temos sido alvos de racismo preconceito e discriminação por parte do Estado.

Estamos esperando com muita paciência pelo dia que em poderemos viver  nossas vidas com dignidade. Aprendemos a ler e escrever na língua da Senhora para que chegasse logo este momento.

Portanto, estamos diante da Sra neste tempo, na esperança da homologação imediata de nossa terra, de reparar um grande erro histórico. Homologue nossa terra, nosso futuro, nossa história. Seremos eternamente gratos, por dividirmos este tempo, este lugar com a Sra. presidenta da república: Dilma Roussef.

Atenciosamente

Comunidade indígena guarani da Terra Indígena Morro dos Cavalos.

A questão é que o discurso dos índios, dos antropólogos, dos historiadores e dos indigenistas, cujas pesquisas trazem dados novos sobre a realidade indígena, contradizem a narrativa sobre o Brasil, que já foi cristalizada e naturalizada. Nem um mosquito ensebado consegue nela penetrar como demonstra o Diário Catarinense.

Os guarani com quem convivo são elegantes, discretos, refinados, educados, incapazes de uma grosseria.  No entanto, eles tem alguns amigos, como eu, que não hesitam em usar uma palavra feia para designar uma coisa feia. Por isso, peço a eles que fechem os ouvidos para o que vou aqui escrever: a matéria do Diário Catarinense, por praticar o anti-jornalismo, por ser preconceituosa e desinformativa, foi escrota, muito escrota.  Não tenho outra palavra para classificá-la. Dá vontade de mandar o jornal lavar seu tcherembó. 

P.S - Postado em 07 de agosto de 2017 a denuncia de Kerexu Yxapyry 
Na madrugada desse dia 05 de agosto de 2017, os barcos dos indígenas que habitam na tekoa yakã Porã Terra Indígena Morro dos Cavalos, foram incendiados por moradores da Enseada do Brito, os mesmo que fizeram um protesto contra a ocupação do povo guarani dentro do nosso próprio território. E as ameaças continuam aos arredores da aldeia.
Na manhã de hoje às lideranças do território e da tekoa foram até a delegacia de Palhoça onde fizeram a denuncia para investigação. Dá polícia cívil por serem moradores não indígena que moram fora do território indígena e será encaminhado para a polícia federal e ministério público federal para apurarem as investigações do crime cometido hoje é outras ameaças contra os indígenas da aldeia.
Alguns moradores da Enseada de Brito, sempre fizeram movimento contrário contra a terra indígena Morro dos Cavalos sempre apoiados por políticos que mentem e enganam os próprios moradores sobre a questão fundiária e indígena.
Contamos com o bom senso de todos para que entendam de uma vez por todo que Morro dos Cavalos e Terra tradicional guarani não tem como retroceder esse processo.
#MorrodosCavaloséTerraGuarani
#NossaHistoriaNãoComeçaem1988
#EssaLutaédeTodosNos

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

18 Comentário(s)

Avatar
Ana comentou:
25/08/2014
Até quando vamos ver tanta violência em tudo o que está a nossa volta e distante???! Onde vamos encontrar forças para seguir caminhando no nosso dia-a-dia!?!? Têm os que conseguem ser felizes apesar da tristeza alheia, eu não consigo!!!! A cada dia me isolo mais do mundo, mas ele chega até mim, mesmo que eu não queira, e sempre de forma cruel!!!! O que muitas vezes nos salva, é saber, por exemplo que um Chaplin conseguiu fazer-nos rir de sua próprias tragédias. E o Bessa nos faz gargalhar com o realista exemplo da Veja, fantástico!!!! Te agradeço.
Comentar em resposta a Ana
Avatar
Ciro Braga Dantas comentou:
22/08/2014
Jornalismo comprometido com os interesses do agro-negócio, pura e simplesmente. Contato de Ciro Braga Dantas
Comentar em resposta a Ciro Braga Dantas
Avatar
Jeanne Bitar comentou:
18/08/2014
Excelente matéria. Eu sou literalmente contra injustiças.....Você está de parabéns!
Comentar em resposta a Jeanne Bitar
Avatar
Hans Alfred Trein comentou:
18/08/2014
Muito acertado, caro Bessa. Aumentando a visibilidade dos povos indígenas, também recrudesce o anti-indigenismo. Já é difícil operar com a mentalidade colonizadora de muitos. Mentiras e calúnias são o recurso do desespero. É profundamente lamentável que interesses privados prevaleçam em nossa mídia. Querem liberdade de imprensa para difundir qualquer baboseira e para desinformar. Sou a favor da liberdade de imprensa. Mas, esse tipo de abuso deveria ser enfrentado pelo Ministério Público Federal.
Comentar em resposta a Hans Alfred Trein
Avatar
Nilda Alves comentou:
17/08/2014
A gente pensa que mais não é possível, mas é...Já passei para muitos. Abraços Nilda
Comentar em resposta a Nilda Alves
Avatar
Jordan Lima Perdigão comentou:
17/08/2014
Caro Doutor José Bessa, lendo seu artigo, eu que morei oito anos em Florianópolis confirmo letra por letra as críticas que o senhor faz àquele jornal ultradireitista, fascista, etnocêntrico, que é o Diário Catarinense. Infelizmente é a Crítica de lá, o jornal de maior circulação na cidade, o que faz a cabeça do povo.
Comentar em resposta a Jordan Lima Perdigão
Avatar
Danielle comentou:
17/08/2014
índio paraguaio ...antes fosse ou que importa ne, se a burrice de inventar nação , fronteira pra conter umas muitas diferenças foi também um erro histórico ,meio que *nosso*. Paraguai, Brasil, Portugal todas invenções, nesse sentido falsas também como o não - índio deste Diário. Ingenuamente representativo à um jegue, para sermos mais nacionalistas.
Comentar em resposta a Danielle
Avatar
Ana Stanislaw comentou:
17/08/2014
Muito escrota mesmo, Bessa! Quem é o dono desse jornaleco infame? Esses jornalistas de araque e o tal antropólogo deveriam responder judicialmente por caluniar os Guarani. Excelente crônica.
Comentar em resposta a Ana Stanislaw
Avatar
Ana Stanislaw comentou:
17/08/2014
Muito escrota mesmo, Bessa! Quem é o dono desse jornaleco infame? Esses jornalistas de araque e o tal antropólogo deveriam responder judicialmente por caluniar os Guarani. Excelente crônica.
Comentar em resposta a Ana Stanislaw
Avatar
Eva Maria de Andrade Okawati comentou:
17/08/2014
Desde o início da conquista portuguesa das terras brasileiras e originalmente indígenas, vimos um genocídio destes povos. Muitas injustiças foram cometidas, não é possível aceitar que interesses difusos continuem essa prática. O povo Guarani já perdeu muita terra. É urgente e necessário a demarcação dessas terras, não só por uma questão de justiça, mas principalmente porque é direito deste povo.
Comentar em resposta a Eva Maria de Andrade Okawati
Avatar
16/08/2014
https://m.facebook.com/hashtag/radindyoacaminhoanexovamospararuatodagentiyapoiyoaosnossomosindiyos?refid=52&__tn__=%2As #RadindyoExercitoVamosArticularDefenderTerrasDeNossaGenteTodosIYNDIYOSGRAÇAAOREIYDAVIYYVYRUPAOATENÇAOCRITERIOCALTELAELESPODEMESTATENTANDOSABEROUENTENDEREINDENTIFICARLIDERESELOGISTICAPARANUSTENTARPARARESTRATEGIAMAISGENTEMAISAÇOESREEDUCANDOAFIMDENUSORGANIZAREXERCITODASFLORESTASCRIANÇAMULHERESCOMCRIANÇASDECOLOIDOSOSEYESPECIAISIDOSOSSENTINELANATRIBOOSDEMAISDELEGARFUNÇOESEXERCITOVAMOSPARARUATERRANOSSARADINDYOSFORÇAAPOIYOMeXcladoNegoJaoEstrelaDYDaviyYvyrupa Contato de Joao Santos De Novais
Comentar em resposta a Joao Santos De Novais
Avatar
16/08/2014
https://m.facebook.com/hashtag/radindyoacaminhoanexovamospararuatodagentiyapoiyoaosnossomosindiyos?refid=52&__tn__=%2As #RadindyoExercitoVamosArticularDefenderTerrasDeNossaGenteTodosIYNDIYOSGRAÇAAOREIYDAVIYYVYRUPAOATENÇAOCRITERIOCALTELAELESPODEMESTATENTANDOSABEROUENTENDEREINDENTIFICARLIDERESELOGISTICAPARANUSTENTARPARARESTRATEGIAMAISGENTEMAISAÇOESREEDUCANDOAFIMDENUSORGANIZAREXERCITODASFLORESTASCRIANÇAMULHERESCOMCRIANÇASDECOLOIDOSOSEYESPECIAISIDOSOSSENTINELANATRIBOOSDEMAISDELEGARFUNÇOESEXERCITOVAMOSPARARUATERRANOSSARADINDYOSFORÇAAPOIYOMeXcladoNegoJaoEstrelaDYDaviyYvyrupa Contato de Joao Santos De Novais
Comentar em resposta a Joao Santos De Novais
Avatar
16/08/2014
https://m.facebook.com/hashtag/radindyoacaminhoanexovamospararuatodagentiyapoiyoaosnossomosindiyos?refid=52&__tn__=%2As #RadindyoExercitoVamosArticularDefenderTerrasDeNossaGenteTodosIYNDIYOSGRAÇAAOREIYDAVIYYVYRUPAOATENÇAOCRITERIOCALTELAELESPODEMESTATENTANDOSABEROUENTENDEREINDENTIFICARLIDERESELOGISTICAPARANUSTENTARPARARESTRATEGIAMAISGENTEMAISAÇOESREEDUCANDOAFIMDENUSORGANIZAREXERCITODASFLORESTASCRIANÇAMULHERESCOMCRIANÇASDECOLOIDOSOSEYESPECIAISIDOSOSSENTINELANATRIBOOSDEMAISDELEGARFUNÇOESEXERCITOVAMOSPARARUATERRANOSSARADINDYOSFORÇAAPOIYOMeXcladoNegoJaoEstrelaDYDaviyYvyrupa Contato de Joao Santos De Novais
Comentar em resposta a Joao Santos De Novais
Avatar
JUSTINA comentou:
16/08/2014
FOI UMA EXCELENTE MATERIA ATE PORQUE OS INDIOS DO MORRO DOS CAVALOS CHEGARAM AGORA NAO TINHA SOU MORADOR DAQUI DESTE 1959.VOCES ESTAO DE PALHAÇADA JUNTO COM UM EX PADRE QUE VIVE NA COMUNIDADE.
Comentar em resposta a JUSTINA
Avatar
16/08/2014
https://m.facebook.com/hashtag/radindyoacaminhoanexovamospararuatodagentiyapoiyoaosnossomosindiyos?refid=52&__tn__=%2As #RadindyoExercitoVamosArticularDefenderTerrasDeNossaGenteTodosIYNDIYOSGRAÇAAOREIYDAVIYYVYRUPA Contato de Joao Santos De Novais
Comentar em resposta a Joao Santos De Novais
Avatar
Celso Silveira Jr comentou:
16/08/2014
Ilmo Freire Solicito autorização para (re)publicar o artigo \"MOSQUITO ENSEBADO NO MORRO DOS CAVALOS\" no portal Daqui na Rede (Distrito de Santo Antônio de Lisboa, Fpolis-SC). Atenciosamente Celso
Comentar em resposta a Celso Silveira Jr
Avatar
Gleice Antonia (via FB) comentou:
16/08/2014
Viva os povos indígenas! Viva o povo Guarani! Recomendo!!!
Comentar em resposta a Gleice Antonia (via FB)
Avatar
Clovis Brighenti (via FB) comentou:
16/08/2014
Concordo integralmente José Bessa, é muito escrota!!!
Comentar em resposta a Clovis Brighenti (via FB)