CRÔNICAS

Copa do Mundo: a seleção brasileira no divã

Em: 06 de Julho de 2014 Visualizações: 29060
Copa do Mundo: a seleção brasileira no divã
Por que a Colômbia perdeu? É simples. Esta Copa não vai ser decidida no gramado, mas no divã. Ganha quem tiver o melhor psicólogo. Do ponto de vista técnico as seleções se equivalem, a diferença está no emocional. De que adianta ter craques se, na hora agá, eles amarelam ou descompensam?Já entram em campo, inseguros ou agressivos, com palpitações do coração, tremores, suor, náuseas, falta de ar. Dão siricutico, batem fofo e distribuem caneladas. O pé só acerta o gol se a alma estiver lavada, serena. É aqui que entram os psicólogos esportivos, os psicanalistas e até os psiquiatras.

A missão deles é não deixar que o transtorno emocional domine os jogadores como vem acontecendo: o francês Ribéry, em estado de choque, sequer viajou ao Brasil; o alemão Podolski psicossomatizou; Cristiano Ronaldo ficou cego com o suor que deslizou pela sobrancelha depilada; Messi vomitou; Luis Suárez vampirizou; Tiago Silva chorou; Hulk teve cãibra no fiofó; Fred não fred nem cheira, Jô não freud nem sai de cima. Uns, em pânico, não batem pênaltis. Por isso, as seleções têm psicólogos de diversas correntes, responsáveis pelo treinamento mental dos atletas. Está na moda. Falta apenas dar um treinamento psiquico aos juízes e técnicos.
O confronto agora é entre Freud, Jung, Reich, Lacan e outros bichos, num embate que é, antes de tudo, teórico. Mais do que desarmar o esquema tático do adversário, é preciso descobrir com qual linha teórica o psicólogo treina o emocional dos atletas, como descreve a etiologia dos distúrbios mentais, qual o papel que atribui à libido, às pulsões, ao desejo, como administrar os traumas de infância, qual o tipo de psicoterapia que propõe. O Uruguai ainda estaria no páreo se seu psicólogo tivesse diagnosticado a tempo a fase oral de Suárez, na sua versão sádica-ativa, nessa que é a terceira mordida dele no meio de uma partida.
A pissicanálise
Os psicólogos da Colômbia e do Brasil seguem escolas afins. Regina Brandão, convocada por Felipão, simpatiza com o Colégio Freudiano do Rio de Janeiro; Marcelo Roffé, da comissão técnica colombiana, abraçou a Escola Freudiana de Paris, fundada por Jacques Lacan, que propôs, em 1964, um retorno a Freud. No entanto, o diferencial, decisivo para a vitória do Brasil, foi dado por um pissicanalista amazonense, de renome municipal, filiado ao Colégio Reichiano de Urucurituba (AM). Seu nome: Joseph Oversea Toomuch.
Ao contrário de Regina Brandão, Oversea não fez pós-graduação em psicologia do esporte e nem trabalhou com técnicos importantes, mas acumulou experiências desde os anos 1960 como pissicanalista da SAGA – Sociedade Atlética Guarda de Aparecida, time de futebol de salão de um bairro popular de Manaus, além de ter ajudado o Independência a ser campeão no Campo do Hore, pissicanalizando o Quinha, filho do Santino.   

Sabemos que o pissicanalista é um palpiteiro enxerido. Pissica, em língua amazonense, além de ser uma mistura de farinha de mandioca com cebolinha, coentro e tomate, tem outro significado: “dar pissica” é dar palpite. Oversea, o maior pissicanalista da região, foi discípulo do doutor Rogélio Casado, que é amigo dos portadores de sofrimento mental de Manaus. Em entrevista exclusiva ao Diário do Amazonas Oversea abriu o jogo, confessando que orientou os atletas brasileiros, através das redes sociais, a desobedecerem às ordens da Comissão Técnica.
Tanto na concentração da Colômbia, como na do Brasil, os psicólogos proibiram a presença de mulheres. É que ambos acreditam que os jogadores - como qualquer pessoa - são movidos por energia psíquica, que é limitada. Portanto, se um atleta canaliza a energia para a cama, por exemplo, fica sem gás no gramado. Já Oversea optou pela linha reichiana, parodiando música do documentário dirigido pelo iugoslavo Dusan Makavejev sobre a vida e obra de W. Reich:
- De que serve ser campeão, sem a geral copulação?
Orgasmo no gramado
Influenciado por dois livros de W. Reich, discípulo dissidente de Freud - A função do orgasmo e O combate sexual da juventude - Joseph Oversea Toomuch condena qualquer repressão aos impulsos vitais. Quanto mais “orgasmos cósmicos” tiver um atleta, mais gols teremos. É pimba na gorduchinha – ele diz, esclarecendo que o distúrbio emocional é provocado justamente pela repressão da libido e pela proibição da busca do prazer. Sem furunfar, nenhum atacante faz gol.
Oversea se inspirou no exemplo da Holanda, a seleção mais alegre desta Copa, cujo psicólogo reichiano recomendou aos jogadores pintar e bordar antes de cada jogo: mergulhos na praia de Ipanema, jantares nos restaurantes da Zona Sul, música e namoro às pampas. Por isso, Oversea sugeriu aos atletas brasileiros que namorassem escondidos do Felipão, o que fizeram Tiago Silva e David Luiz, não por coincidência autores dos gols. De quebra, David Luiz ainda teve fair play de pedir merecidos aplausos da torcida para James.    
Oversea é noveleiro e extrai lições das telenovelas. Viu em Avenida Brasil como Adauto (Juliano Cazarré) perdeu um pênalti que colocaria seu time – o Divino – na primeira divisão, apenas porque na hora de cobrar alguém cochichou no seu ouvido: - Chupetinha. É que Adauto, com quinze anos, foi flagrado usando chupeta num banheiro do colégio interno em Andaraí. Sofreu bullying, infernizaram sua vida e ele não perdeu o vício, mas ficou traumatizado. Por menos do que isso, em defesa da honra de sua irmã, Zidane foi expulso na Copa de 2006 ao acertar uma cabeçada no italiano Materazzi. É fundamental, portanto, mapear os próprios traumas, para se defender,  e os distúrbios dos adversários, para atacar.
Thiago Silva, orientado por Oversea a fazer bullying esportivo em cada bola disputada, cochichou o tempo todo no ouvido de James, que foi abandonado na infância pelo pai:
- Cadê teu pai? Cadê teu pai?
Foi assim que neutralizou o artilheiro colombiano. O lateral direito Cuadrado, também foi perseguido em campo aos gritos de “Mart'nália, Mart'nália, Mart'nália”. Ele é, sem dúvida, filho do Martinho da Vila e irmão gêmeo da Mart'nália.
Os colombianos apelaram ao mesmo método. A maior crueldade com Neymar não foi arrebentar a vértebra lombar da sua coluna e tirá-lo da Copa. Cada vez que disputava uma bola com ele, Zuñiga buzinava em seu ouvido:
- Laerte, Laerte.
Por isso, Neymar jogou mal, embora Manuel Carlos, a pedido de Felipão, tenha adiado o casamento de Laerte com Luísa Bruna Marquezine na novela Em família.
Essa é a Copa dos Psicólogos. Aos valentes colombianos resta citar Don Quijote: “Usos son de la guerra vencer y ser vencido”. Como é que vamos tratar agora os alemães, que podem ler Freud e Reich no original? Cuidado também com os argentinos que têm uma relação de amor com a psicanálise, da qual são dependentes e formaram os melhores psicólogos da América do Sul. 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

22 Comentário(s)

Avatar
Mari Lucia comentou:
18/07/2014
hehehehe.... the best esse doctor oversea!
Comentar em resposta a Mari Lucia
Avatar
Rolando Schramm (Correio do Brasil) comentou:
18/07/2014
Muito bom e divertido: os psi em alta graças à copa pode ter efeitos positivos contra o desemprego, o que é bom para o desenvolvimento, pois pode reduzir o desemprego por aqui, diferentemente de lá.
Comentar em resposta a Rolando Schramm (Correio do Brasil)
Avatar
Rolando Schramm (Correio do Brasil) comentou:
18/07/2014
Muito bom e divertido: os psi em alta graças à copa pode ter efeitos positivos contra o desemprego, o que é bom para o desenvolvimento, pois pode reduzir o desemprego por aqui, diferentemente de lá.
Comentar em resposta a Rolando Schramm (Correio do Brasil)
Avatar
Gloria Maria Dias (Correio do Brasil) comentou:
18/07/2014
Bem humorada e bem escrita, afinal o cara é doutor em letras, mas muito preconceituosa com relação à Psicologia, por isso ficou meio bocó! Gloria Maria Dias, · Professora na empresa Universidade Candido Mendes
Comentar em resposta a Gloria Maria Dias (Correio do Brasil)
Avatar
Viviam Secin comentou:
10/07/2014
Saudações ao Prof. Oversea Verymuch!! Não sabia que também era psicanalista(rs). Adorei! Abçs Viviam Secin
Comentar em resposta a Viviam Secin
Avatar
Renata Daflon comentou:
09/07/2014
E agora, Bessa? POR FAVOR SALVE A CARREIRA DO OVERSEA!!! RESSUSCITE O HOME! Entre pssicos e siricuticos...Será que ele foi proibido de entrar na granja entre a Colômbia e a Alemanha? O cara já devia estar com agenda lotada... Que pissica doida foi essa? Contato de Renata Daflon
Comentar em resposta a Renata Daflon
Avatar
ieda s nunes comentou:
08/07/2014
cocordo principalmente se entran sem siquer pegar na bola já assumen papel de derrotados.eles não sabem que se pensam pequeno pequeno são.mesmo com muito dinheiro eles se tornam pobres e miseráveis..só lamento. Contato de ieda s nunes
Comentar em resposta a ieda s nunes
Avatar
florence baltz zanotelli comentou:
08/07/2014
Avatar
Jose Varella (via FB) comentou:
07/07/2014
égua Zé tu 's'esqueceu' do pajé, será
Comentar em resposta a Jose Varella (via FB)
Avatar
Raimundo Nonato comentou:
07/07/2014
Mais uma crônica pai d'égua, meu caro primo. Valeu!
Comentar em resposta a Raimundo Nonato
Avatar
Ale Marques comentou:
06/07/2014
Além das consultas ao "pissicanalista" Oversea, bem que os jogadores poderiam experimentar yoga e meditação para alcançar algum equilíbrio. Hari om.
Comentar em resposta a Ale Marques
Avatar
Marianna (via FB) comentou:
05/07/2014
Convite à nossa torcida canarinha... não deixem de ler o delicioso texto do nosso querido José Bessa, com ênfase nas perspicazes experiências do "pissicanalista" Joseph Oversea Verymuch... embalem-se, babando, nas redes das varandas virtuais
Comentar em resposta a Marianna (via FB)
Avatar
Zagaia - um blog sobre tudo comentou:
05/07/2014
Babá rides again. Apresenta aos incréus o famoso pissicanalista reichiano (do Colégio Reichiano de Urucurituba – AM), que atende por Joseph Oversea Verymuch.Eis a história do verdadeiro responsável pela vitória do Brasil sobre a Colômbia. Dito seja, Neymar não aceitou os conselhos do Verymuch e o colombiano Zúñiga apelou para o psicanalista de Bagé (o do joelhaço terapêutico) para anular o garotinho de Santos. http://www.zagaia.blog.br/
Comentar em resposta a Zagaia - um blog sobre tudo
Avatar
F.S. de Tabatinga comentou:
05/07/2014
Meu caro amigo Ribamar, Ontem jogou Brasil e Colômbia. Aqui, em Tabatinga/Letícia, esteve, por umas horas, os ânimos muito acirrados. Ao finalizar o partido, ambas policias (de Brasil e Colômbia) fecharam a fronteira, já que os torcedores colombianos, vestidos com a bandeira de seu país, gritavam que o juiz tinha apitado a favor do Brasil e que tinham sido roubados. Por outro lado, os torcedores tabatinguenses queriam festejar, com caravana de carros e motos, em Letícia, por poucos minutos esta fronteira parecia à de Palestina e Israel, um monte de policias colombianos e da Força Tarefa trancaram a fronteira, com cavalos e camburões, fortemente armados, mas de postura serena, evitaram o confronto (depois te envio fotos). Soube, de manhã, que na noite de sexta mataram um jovem brasileiro por vingança. Mas hoje, os ânimos estão mais acalmados e amanhã não tem Mundial, acho que terça feira vamos celebrar juntos (vestindo camisas amarelas) brasileiros e colombianos a vitoria do Brasil sobre Argentina!!! Um forte abraço,
Comentar em resposta a F.S. de Tabatinga
Avatar
Celso Sanchez (via FB) comentou:
05/07/2014
Bessa, vou pedir umas pissicas ao doutor Oversea
Comentar em resposta a Celso Sanchez (via FB)
Avatar
Giane comentou:
05/07/2014
Huaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Comentar em resposta a Giane
Avatar
Ana Stanislaw comentou:
05/07/2014
Adooorei! Sensacional Bessa. Kkkkkkk Quanto aos alemães, vamos encarar e que vença o melhor em campo. Já somos vitoriosos por essa excelente copa. É uma pena o Neymar ter saído desse jeito. Mas valeu muito a pena Neymar! Valeu Bessa, valeu seleção. Vocês estão batendo um bolão!
Comentar em resposta a Ana Stanislaw
Avatar
Letty Patrcia Fernández Guissao comentou:
05/07/2014
Cada uno interpreta las situaciones con base en lo que conoce.
Comentar em resposta a Letty Patrcia Fernández Guissao
Avatar
Ana comentou:
04/07/2014
Texto muito bom!!!!!!! De tirar o chapéu. Recebi uma mensagem onde diz que o Brasil jogou e ganhou dos times que começam com a letra 'C' e que agora vai jogar Calemanha. Vamos ver! Fiquei muito chateada com a frieza desse colombiano que machucou o Neymar. Viu que perdeu e quis ferrar os próximos jogos do Brasil. No mínimo um estúpido e infeliz.
Comentar em resposta a Ana
Respostas:
Avatar
Teca comentou:
11/07/2014
Ô Bessa, tu tá exagerando, meu amigo! Essa tua crônica, enviada a mim por uma amiga, que trabalha com psicanálise, tá boa por demais da conta!!! Morri de rir Bjo, Teca
Comentar em resposta a Teca
Avatar
Mariana Estela Cristina Santoro comentou:
04/07/2014
Joseph Oversea Verymuch.Onde acho esta figuraza!!!!!!!!!!!!!
Comentar em resposta a Mariana Estela Cristina Santoro
Avatar
Mariana Estela Cristina Santoro comentou:
04/07/2014
http://www.taquiprati.com.br/cronica.php?ident=1094
Comentar em resposta a Mariana Estela Cristina Santoro