CRÔNICAS

PQP, ISAC !

Em: 01 de Setembro de 2013 Visualizações: 25753
PQP, ISAC !

Na capital de um país cujo nome não quero nem lembrar, um presidiário vestido de terno e gravata, com broche de deputado na lapela, saiu algemado do presídio, dentro de um camburão, sob escolta policial, entrou no plenário da Câmara de Deputados, ocupou a tribuna e falou durante 40 minutos. Foi ouvido em silêncio pelos seus - digamos assim - colegas, alguns dos quais discursaram em seguida, todos unânimes a favor da cassação dele. Mas na hora da votação secreta, mijaram fora do caco.

É que os que decidiram pela perda do mandato foram 233 deputados, mas mesmo assim o presidiário escapou da degola por 24 votos, já que encapuzados com o manto do voto secreto se manifestaram a favor dele 131 parlamentares, outros 41 se abstiveram e 104 deixaram de votar, dos quais 50 estavam presentes à sessão. Tudo somado, noves fora, zero.

O resultado surpreendeu até o próprio deputado-presidiário: "Não acredito" - ele clamou e, em gesto patético, se ajoelhou no plenário, agradecendo a Deus. Advertiu os seus pares:

-

 - Temos de ter cuidado com a voz das ruas. A voz das ruas crucificou Jesus. Creio em Deus e na Justiça. Sei que essa Casa é independente - declarou antes de retornar algemado e a bordo de um camburão às suas bases no Complexo Presidiário da Papuda, transformado assim no novo anexo do Congresso Nacional conforme sugeriu o Macaco Simão.

Natan Donadon eleito pelo PMDB (vixe, vixe) de Rondônia se tornou, assim, o único deputado-presidiário do mundo. Um fenômeno! Foi condenado pelo STF, em última instância, a mais de 13 anos de prisão, porque chefiou a quadrilha que roubou R$ 8,4 milhões dos cofres públicos, com contratos fraudulentos. Perdeu seus direitos políticos. Seus colegas decidiram que, assim mesmo, ele continua deputado. É o único parlamentar, em todo o planeta terra e quiçá nas três galáxias visíveis a olho nu, sem direitos políticos, requisito necessário para exercer o mandato.

Cachorro morto

Resultado tão absurdo não foi previsto por qualquer jornalista, nem sequer por Gerson Camarotti, aquele que acertou o nome do papa. Todo mundo dava como favas contadas a cassação do deputado-presidiário. A coisa começou a feder, quando Chico Alencar (PSOL-RJ) subiu a tribuna e teve seu discurso interrompido por representantes de diferentes partidos que gritavam: "Não chuta cachorro morto". "Cala a boca, Chico, o cara já está ferrado". Trataram o caso como se fosse um problema pessoal e não institucional.

Eram vozes de apoio que saíam da garganta de deputados com problemas na Justiça, legislando em causa própria: Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada em vídeo colocando na bolsa dinheiro sujo; Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), cupincha de Carlinhos Cachoeira; Sérgio Moraes (PTB-RS), o que se lixa para a opinião pública; Renan Calheiros Filho (PMDB-AL), suspeito de corrupção com mandato salvo duas vezes pelo voto secreto; o eterno Paulo Maluf (PP/SP), que dispensa comentários, mas também muita gente boa escondida detrás do voto secreto.

A mídia não acreditou muito no sucesso da operação realizada durante a semana por Melkisedek Donadon, irmão do deputado e ex-prefeito de Vilhena (RO). Ele, que é uma espécie de sumo sacerdote, deslizou com passos de felino pelos gabinetes de parlamentares da bancada religiosa angariando votos, sob o argumento de que Donadon é evangélico.

Ninguém acreditava que a Câmara de Deputados fosse capaz de ativar as vozes da rua e de berrar a plenos pulmões, convocando os manifestantes: "Me invade, me quebra, me bate, me xinga, me dá um sacode". Ninguém esperava. A jornalista da Folha de São Paulo, Eliane Cantanhêde, pediu desculpas na Globo News por ter se equivocado ao prever, na véspera, a cassação do deputado-presidiário. No dia seguinte, os jornais lamentavam: "inacreditável", "insano", "inimaginável", "absurdo", "incrível", "despautério", "incongruência constitucional".  

Mas veio do jornalismo amazonense a reação que melhor expressa o sentimento da opinião pública de todo o Brasil, quiçá do planeta e das três galáxias, contra a decisão da Câmara. Só reação como essa foi capaz de demonstrar que os deputados, como Don Quixote, perderam o juízo e afirmaram "la razón de la sinrazón, que ni el mismo Aristóteles entendiera si resucitara para sólo ello".

Pega leve, Isac

Foi num telejornal local. A apresentadora Mariana Rocha, que é uma excelente jornalista, depois de dar bom dia aos seus colegas Amaral e Julieta, anunciou:

- O SBT Notícias começa noticiando a morte de um vigia num assalto a um Posto de Saúde no Bairro de Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus. E olha, ontem, no Parque das Laranjeiras, ocorreu um acidente de trânsito grave, envolvendo....

Nesse momento, seu colega Isac comentou baixinho que a Câmara de Deputados havia decidido manter o mandato do deputado-presidiário, o que pegou de surpresa a apresentadora. Foi quando Mariana exclamou aquilo que estava engasgado na garganta de todos os brasileiros:

- Puta-que-o-pariu, Isac!

Não existe em língua portuguesa expressão mais adequada para manifestar indignação. O puta-que-o-pariu sonoro, inapelável, contundente, foi ao ar, ou porque ela esqueceu que estava ao vivo, ou por erro de edição que gravou e colocou o vídeo no ar. Constrangido, Amaral anunciou que ia resolver o problema, chamou informações de Parintins e deu às de Vila-Diogo.

O vídeo está ai para quem quiser ver, embora as coisas não tenham acontecido exatamente assim. Para falar a verdade, a gente contribuiu com a versão, enfeitou o fato, construindo um sentido patriótico e plausível para a intervenção de Mariana. Ficam aqui os parabéns à coleguinha Mariana, que merece toda nossa simpatia, pela sua competência, pelo seu humor, pela sua capacidade de rir (e pela sua beleza amazônica). O que ocorreu com ela já passou com Fátima Bernardes, Boris Casoy, William Bonner e com outros conhecidos apresentadores de telejornais do Brasil.

Isac, te cuida!

P.S. Confira o video, são 30 segundos, vale a pena:
http://www.youtube.com/embed/j18-7UXixAo?rel=0

 

 

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

20 Comentário(s)

Avatar
Norma Melo comentou:
08/09/2013
Que tristeza o Brasil cesce e se destaca mundialment em muitas areas.Infelizmente a ignorancia dos politicos brasileiros ainda continua um problema serio para o pais. O povo brasileiro deve criar um goup de pessoas dedicadas ao policiamento destes politicos e resolver este problema. Este artigo ilustra muito bem este problema da politica brasileira. A jornalista Mariana usou uma linguagem que expressou a situacao politica to Brasil.
Comentar em resposta a Norma Melo
Avatar
GINA COUTO comentou:
04/09/2013
Pois não, ainda que não queremos lembrar o nome do país, como a o Quijote, não nos queda mas remedio que seguir lutando com os gigantes, para que a historia, como a ele, nos siga mantendo vivos.um grande abraço camarada, Gina
Comentar em resposta a GINA COUTO
Avatar
Raquel da Camara comentou:
04/09/2013
Putz... PQP com letras garrafais e maiúsculas... Só aqui mesmo na terceira galáxia... e ainda há quem se surpreenda com as "investigações" americanas no Brasil! bjs professor!
Comentar em resposta a Raquel da Camara
Avatar
Ana Stanislaw comentou:
02/09/2013
Que puta sacanagem! Valeu Bessa!
Comentar em resposta a Ana Stanislaw
Avatar
Georgina Andrade comentou:
02/09/2013
Leréia, Moraes, Calheiros Filho, Maluf, João Paulo Cunha, José Genoino... e por ai vai. Contato de Georgina Andrade
Comentar em resposta a Georgina Andrade
Avatar
Marlene Ribeiro comentou:
02/09/2013
Excelente, Bessa, dá-lhe com tudo nessa podridão que é a política nacional. Felizmente a gente tem tu pra nos fazer rir da nossa tragédia...
Comentar em resposta a Marlene Ribeiro
Avatar
Foucher comentou:
02/09/2013
Bessa Putaquiupariu para teus leitores um pouco de funk educativo http://www.youtube.com/watch?v=nRF0QLYYCe4
Comentar em resposta a Foucher
Avatar
Achylles Peret comentou:
02/09/2013
MEU BOM AMIGO ... SE FORMOS DIZER *PQP* ... P/ TUDO ... VAI VIRAR "MANTRA" ... TEMOS QUE MUDAR TUDO ... NAS ELEIÇÕES DE 2O14 há 8 horas · Curtir
Comentar em resposta a Achylles Peret
Avatar
Marianna Kutassy comentou:
01/09/2013
pqp, Bessa.... da previsão de tal quilate até Nostradamus se absteve! pqp...
Comentar em resposta a Marianna Kutassy
Avatar
Vera Lucia Teixeira Kauss comentou:
01/09/2013
Como sempre, texto maravilhoso!!!!!!!!!! Resumo perfeito do pensamento de muitos brasileiros...
Comentar em resposta a Vera Lucia Teixeira Kauss
Avatar
Graça Graúna comentou:
01/09/2013
Reitero o comentário de Manu: PQP, Bessa!
Comentar em resposta a Graça Graúna
Avatar
Gilmar Anastácio da Silva (via FB) comentou:
01/09/2013
Avatar
Líbia Almeida (via FB) comentou:
01/09/2013
Puta-que-pariu, como ele é bom... o presidiário-deputado não, o Bessa Freire.
Comentar em resposta a Líbia Almeida (via FB)
Avatar
Altino Machado (Blog da Amazonia) comentou:
01/09/2013
No ar, um puta-que-o-pariu sonoro, inapelável e contundente, conta José Bessa http://terramagazine.terra.com.br/blogdaamazonia/blog/2013/09/01/no-ar-um-puta-que-o-pariu-sonoro-inapelavel-e-contundente/
Comentar em resposta a Altino Machado (Blog da Amazonia)
Avatar
Isabel Cristina Teixeira (Blog Amazonia) comentou:
01/09/2013
Caso Natan Donadon, venha se candidatar (que é possível), ele ganha de todos os outros, porque a falta de cultura faz esses casos únicos.
Comentar em resposta a Isabel Cristina Teixeira (Blog Amazonia)
Avatar
Jocélia Bernardes comentou:
01/09/2013
Realmente, PQP! Nas redes sociais estavam xingando a Mariana, voce fez muito bem em elogiar a jornalista e recuperar um sentido. E se as coisas tiverem acontecido exatamente assim? E se a imaginação sobre o que o Isac disse coincidir com a verdade?
Comentar em resposta a Jocélia Bernardes
Avatar
Soraia Magalhães comentou:
31/08/2013
Parabéns por mais um excelente texto Professor José Bessa, e para a jornalista, se serve de consolo esse puta que pariu que ela deixou no ar deve ter saído da boca de milhares de brasileiros...difícil controlar..
Comentar em resposta a Soraia Magalhães
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
31/08/2013
Porreta Bessa Bem bolado. Imaginem o que a Mariana vai soltar no dia em que acabarem os julgamentos pelo STF dos embargos do Zé Dirceu (PT) e do Genuíno(PT) e a Câmara Federal decidir que eles também não vão ser cassados. Segura bonitinha e larga um longo e forte PQP para eu te aplaudir
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Manu comentou:
31/08/2013
Avatar
Caio Giulliano (via FB) comentou:
31/08/2013
"Isac, te cuida!" Hahahahaha ... perfeito.
Comentar em resposta a Caio Giulliano (via FB)