CRÔNICAS

A greve dos emboricis na visita do papa

Em: 21 de Julho de 2013 Visualizações: 33461
A greve dos emboricis na visita do papa

Quando o Papa Francisco desembarcar no Galeão, nesta segunda-feira, encontrará milhares de emboricis com os braços cruzados, numa greve geral da categoria que se alastrará por todo o país. Mas a greve não conta com o apoio dos operários que edificaram a estrutura do Campus Fidei - em Barra do Guaratiba, no Rio, no valor de R$ 5 milhões.

Alheios à greve, os operários construíram 24 capelas, um palco com 360 torres brancas atrás e o altar, onde ergueram uma grande cruz de ferro com revestimento dourado e, de cada lado dela, torres frontais formando a imagem de duas mãos postas em oração, uma homenagem discreta aos emboricis que estão sempre com as mãos erguidas, louvando a Deus, o que inspirou o arquiteto autor do projeto. Com isso, os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) pretendiam evitar a greve.

Não deu certo. Os emboricis cruzaram os braços. Dizem que decidiram fazer greve ali mesmo onde o Papa celebrará a megamissa campal, acompanhado de 16 mil padres, 1.500 bispos e 60 cardeais. Dizem que a greve foi confirmada por assembleia nos jardins do Palácio da Cidade, onde jardineiros aparavam a grama e garis da Comlurb recolhiam o lixo. Lá, numa cerimônia, o prefeito do Rio Eduardo Paes vai entregar ao Papa a chave da cidade confeccionada pela joalheria H. Stern. Dizem que neste momento os emboricis querem entregar um documento ao Pontífice. 

No entanto, para isso eles terão que furar os cordões de isolamento montados por militares armados num raio de quatro quilômetros com apoio de 94 torres de observação. Se algum emborici tentar subir ao palco onde o Papa vai celebrar a missa, será barrado por mais de 800 militares, à paisana, de terno e gravata, segundo O Globo. Se buscar encontrá-lo na  Arquidiocese onde ficará hospedado, enfrentará bloqueio de mais de 200 policiais federais que passarão a noite lá, segundo a Folha de São Paulo.

O gigantesco esquema de segurança é padrão Obama, conta com 24 mil homens armados,10.266 militares das Forças Armadas, agentes das polícias Federal, Civil, Militar, Rodoviária, da Força Nacional, da Defesa Civil, do Bope e da Guarda Municipal. Além disso, fuzileiros navais portando granadas sonoras e de fumaça reforçarão o Grupamento de Segurança Marítima que deixou em alerta, na costa fluminense, 9 navios e 20 outras embarcações.Enfim, uma operação de guerra no céu, na terra e no mar.  

Chamariz

O bloqueio será difícil de ser furado até em Copacabana, onde 90 atiradores de elite estarão posicionados no alto dos prédios. O Papa vai desfilar no papamóvel protegido por um comboio de oito carros blindados com policiais armados de fuzis e por helicópteros do governador Sérgio Cabral. No santuário de Aparecida será montado esquema similar. Mas ainda que os grevistas não consigam se aproximar, o Papa Francisco saberá da greve, porque anônimos emboricis estarão todos de braços cruzados nos jardins, parques, bosques, matas e florestas adjacentes.

Os emboricis não poderão entrar, segunda-feira, na recepção no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio. Lá, pedindo a benção do Papa estarão 650 autoridades - do presidente do senado, Renan Calheiros, ao presidente da Câmara, deputado Henrique Alves - o que é um chamariz para os manifestantes, que na quarta-feira, em frente à casa do governador Sérgio Cabral, no Leblon, gritavam: "Do papa, do papa, do papa eu abro mão / Eu quero meu dinheiro pra saúde e educação". Por isso, a ABIN - Agência Brasileira de Inteligência, tentou sem sucesso impedir a recepção.

Os gastos públicos com a visita do Papa foram criticados também pela ONG Católicas pelo Direito de Decidir, criada nos anos 90, que reivindica além disso a legalização do aborto, sexo antes do casamento, uso de contraceptivos, adoção de crianças por casais homossexuais, pesquisa com células-tronco, todos temas polêmicos rejeitados pela Igreja. Dizem que os emboricis vão se juntar ao protesto organizado pela ONG, cuja presidente  Maria José Rosado, sem confirmar o apoio deles, declarou a Fernando Miragaya do Globo:

- "Não concordamos com a forma como a Igreja continua tratando as mulheres, como um ser de segunda classe, quando elas são as principais fiéis. Dois terços das mulheres que já fizeram um aborto na idade adulta são católicas, segundo estudo feito pela Universidade de Brasília (UnB). Há uma defasagem enorme entre o que propõe a Igreja e a prática das católicas".

Para o governador Sérgio Cabral, todas essas manifestações são feitas por agentes infiltrados de organizações internacionais. A sua denuncia não explicitou quais eram essas organizações, nem mencionou a greve dos emboricis.

Afinal, quem são os emboricis e por que cruzaram os braços?

Braços cruzados

O emborici é um inseto verde, que muda para marrom dourado no final da vida. Subdividido em 2.400 espécies, é primo do grilo e do gafanhoto, como eu sou primo da Dodora. Tem cinco olhos e duas antenas na cabeça triangular. Saltitante, usa as patas dianteiras como garras para caçar moscas, abelhas e outros insetos, tornando-se o xodó da agricultura biológica, pois permite combater as pragas sem usar pesticida. Costuma manter as mãos postas na frente do corpo, como se estivesse rezando, por isso ficou conhecido como "louva-a-deus" na língua portuguesa.

Na Amazônia, é o prosaico "põe-mesa". Nas línguas da família tupi, o "louva-a-deus" é denominado de emborici, que significa "mãe da cobra" e isto porque ele costuma ter dentro do abdômen um verme fino e comprido que parece um filhote de cobra. Ver mesmo eu nunca vi, mas o Google jura que no acasalamento o macho serve de alimento para "sua amada", que o agarra pelo pescoço, arranca e come sua cabeça. Eu hein? Terminado o ato, a fêmea se esconde entre as folhas e vai "rezar".

É essa espécie acostumada a louvar a Deus que, agora, revoltada, cruza os braços como comprovam fotos feitas pelo Taquiprati. E nisso consiste a greve. A palavra de ordem do emborici em língua guarani é "Xee aporai rã Nhanderu pe anhoĩ", cuja tradução é: "Não louvo. Só louvo Nhanderu, em guarani". De braços cruzados, eles se recusam a louvar a Deus, numa língua que não é a sua e que não foi contemplada pelos organizadores na programação da Jornada. Esperam do Papa Francisco uma palavra em defesa de seus direitos, que incluem o território, a língua e a cultura.

É isso que diz o documento que os emboricis querem entregar ao Papa, onde defendem os territórios indígenas que para eles são um paraíso. Lá eles têm casa, comida e roupa lavada. Quando entra o agronegócio desmatando tudo, os emboricis são exterminados junto com os índios. Por isso, apoiam os direitos indígenas ameaçados pelos representantes da bancada ruralista, alguns dos quais comungarão com o Papa.

Louva-a-deus

O coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, deputado federal Padre Ton (PT-RO), na véspera da chegada do Papa, denunciou a ameaça do Congresso Nacional, prestes a votar em regime de urgência o projeto de lei complementar (PLP 227/2012), que pretende permitir a entrada em terras indígenas de grupos econômicos, da mineração, da construção civil e do setor madeireiro.

Segundo o padre Ton, “esse projeto é muito pior do que a PEC 215, a Câmara não pode permitir essa votação". Essa é também a opinião de Márcio Santilli, ex-presidente da Funai  e ex-presidente da Comissão do Índio na Câmara dos Deputados, para quem a manobra "pretende revogar, sem qualquer discussão, o capítulo 'Dos Índios' da Constituição brasileira". 

Durante a segunda guerra mundial, Aristófanes Antony escrevia editoriais furibundos no velho Jornal do Comércio, de Manaus, admoestando: "A Inglaterra sofreu o bombardeio alemão porque Winston Churchill não ouviu as advertências que fiz ontem aqui nessas páginas". Da mesma forma, o Papa Francisco evitará um conjunto de problemas se depois de ler o Taquiprati, no Diário do Amazonas, se pronunciar a favor dos direitos indígenas, embora não esteja previsto na programação oficial.

A presença do emborici significa promessa, esperança, notícia agradável, bom agouro, como nos ensina Osvaldo Orico no seu Vocabulário de Crendices Amazônicas. Os emboricis descruzarão os braços e voltarão a louvar a Deus, se o Papa manifestar a posição dessa Igreja em favor dos direitos, da terra, das línguas, das culturas e das religiões indígenas.

P.S. - A ideia do "louva-a-Deus" de mãos cruzadas foi pirateada de Rita Medeiros e de Inez Mateus, duas portuguesas muito porreiras, que conceberam uma t-shirt com essa imagem (ver www.acordocamaleao.com). O texto em guarani é de Tupã Ray, também conhecido como Alberto Alvares, pai da Laura, Tainá e Raika. A foto do emborici é de Maria, mãe da Ana.

 

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

36 Comentário(s)

Avatar
Felipe Guedes Fernandes (Blog amazonia) comentou:
28/07/2013
O texto é uma metáfora?Não entendi.Antonio Eduardo Monteiro Fernandes
Comentar em resposta a Felipe Guedes Fernandes (Blog amazonia)
Avatar
Elder Magalhães (blog amazonia) comentou:
28/07/2013
Texto idiota, com várias informações erradas e supostamente postado hoje , quando o que se viu e vê na TV é outra coisa. Se fosse comediante o articulista ia passar fome.
Comentar em resposta a Elder Magalhães (blog amazonia)
Avatar
Sonia Mariza comentou:
27/07/2013
Para conhecer um pouco sobre religiosos que lutaram/lutam pelos direitos indígenas (em contraposição aos subservientes à igreja reacionária e fiel aos poderosos). Neste texto do José Bessa, publicado hoje, pode-ser ler sobre isso e também sobre um cocar que homenageou merecidamente alguém:
Comentar em resposta a Sonia Mariza
Avatar
Anne-Marie comentou:
27/07/2013
Por incrível que pareça, a greve dos emboricis foi vitoriosa! Ou foi castigo divino? O lamaçal invadiu o Capus Fidei
Comentar em resposta a Anne-Marie
Avatar
paulo lucena - etnólogo-indigenista comentou:
26/07/2013
Camarada Bessa!... Parabens pela sutil e excelente peça vernacular da crônica etnológica contemporânea tupyniquim! Valeu a inovadora Fábula! Digna da mais alta criatividade Literária. Só você mesmo, Camarada!... Valeu o Signo do Louva-a-Deus emburrado e sorumbático contra a segregacionismo racista anti-indígena radical e secular, a discriminação polítitica odienta, a estupidez colonialista revoltante, a ignorância religiosa intolerante... de um País que se ufana de ser cristão e civilisado. A figura de linguagem do ‘Mboricy sobriamente emparedado nos aeroportos, numa sígnica postura pacífica de mãos-postas, a protestar contra a ignorância colonial e racista dos Estados Brasileiro e Fluminense, da Diplomacia Nacional e da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, alinhados e aplicados, em nome da Representação Nacional, no planejamento estratégico da JMC-Jornada Mundial da Juventude, e no processo programático receptivo à Vistoria do PAPA FRANCISCO, demonstram todo o comportamento repugnante e vergonhoso adotado pelo nosso País, remontando-se à Crônica do Império à República, vale dizer, desde os primórdios da História do Brasil.
Comentar em resposta a paulo lucena - etnólogo-indigenista
Avatar
gina couto comentou:
26/07/2013
BARBARO; MUITO BOM MESMO, O ESTOU PASSANDO PARA MIA CARTEIRA DA CONSULTA POPULAR. UM GRANDE ABRAÇO CAMARADA BESSA, CONSEGUE EXPRESSAR COM IRONIA E BOM HUMOR A REALIDADE
Comentar em resposta a gina couto
Avatar
Tania Helena Beer comentou:
26/07/2013
Se esse papa fosse mesmo "humilde" como apregoam, sua assessoria teria evitado tanto gasto desnecessario do dinheiro publico, para sua visita. Afinal, o Vaticano declarou que ele viria como lider religiosos e não como chefe de Estado
Comentar em resposta a Tania Helena Beer
Avatar
Paulo Bezerra comentou:
24/07/2013
Para os "puxa saco" do Papa Francisco. O Bispo Mario Bergoglio, atual Papa Francisco só foi eleito Papa por que no Vaticano ainda não existia a lei da Ficha Limpa. Segundo Adolfo Peres Esquivel, prêmio Nobel da Paz, o Bispo Bergoglio teve uma atuação pouco recomendável e foi no mínimo conivente, condescendente, senão cúmplice nas torturas praticadas pela ditadura militar Argentina durante o governo do General Jorge Vidella. Agora como Papa Francisco o povo esqueceu o seu passado, menos os parentes dos mortos e dos torturados da Argentina.
Comentar em resposta a Paulo Bezerra
Avatar
23/07/2013
Excluír dos pronunciamentos e discursos do PAPA os diversos e históricos Idiomas Nacionais TUPYFONOS, que compõem não só a diversidade linguística brasileira, na sua essência, senão também enormes parcelas demográficas dos Países do Mercosul é, de fato, o supra-sumo da IGNORÂNCIA e da ESTUPIDEZ. A História Pan-Americana, sem dúvida, jamais perdoará tamanha gafe e falta de sensatez do nosso País. Legiões de ‘Mboricy em greve permanecerão latejando nas mentes e nos corações da Juventude Pan-Americana e Global, à vergonha histórica do Brasil. Bessa. Parabens pela sutil e excelente peça vernacular da crônica etnológica contemporânea tupyniquim! Valeu a inovadora Fábula! Digna da mais alta criatividade Literária. Só você mesmo, Camarada!... Valeu o Signo do Louva-a-Deus emburrado e sorumbático contra a segregacionismo racista anti-indígena radical, a discriminação polítitica, a estupidez colonialista, a ignorância religiosa... de um País que se ufana de ser cristão e civilisado. A figura de linguagem do ‘Mboricy sobriamente emparedado nos aeroportos, numa sígnica postura pacífica de mãos-postas, a protestar contra a ignorância colonial e racista dos Estados Brasileiro e Fluminense, da Diplomacia Nacional e da Cúria Metropolitana Carióca, alinhados e aplicados, em nome da Representação Nacional, no planejamento estratégico da JMC-Jornada Mundial da Juventude, e no processo programático receptivo à Vistoria do PAPA FRANCISCO, demonstra todo o comportamento repugnante e vergonhoso adotado pelo nosso País, remontando-se à Crônica do Império à República, vale dizer, desde os primórdios da História do Brasil. Contato de paulo lucena etnólogo-indigenista
Comentar em resposta a paulo lucena etnólogo-indigenista
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
23/07/2013
Pretinha querida, eu conheço bem as virtudes do nosso Bessa,mas eu gosto de brincar com ele sempre. E temos algumas idéias distintas, porém quanto mais as debatemos mais nosso relacionamento se fortalece. Quanto a nossa amada D. Elisa tenho certeza absoluta que ela não gostava que ele falasse dos Papas. E para abordar o tema da crônica desta semana era totalmente dispensável críticas a um Pontíficie que tem práticas bastante humildes. Beijos.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
andrea Moraes comentou:
23/07/2013
Genial Bessa. Amei esse artigo.
Comentar em resposta a andrea Moraes
Avatar
Sandra comentou:
22/07/2013
Bessa suas crôncias são sempre muito boas, mas, os comentários de seus amigos são impagáveis.
Comentar em resposta a Sandra
Respostas:
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
23/07/2013
Sandra_ não sei de que, devido não teres coragem de te identificar_ na conversa entre amigos existem códigos, experiências e brincadeiras que só eles vão entender~. Vc não entendeu nada.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
helena maria de souza comentou:
22/07/2013
Só você mesmo, para denunciar o descaso e a desconsideracão com a cultura, a língua e a tradicão dos povos indígenas, atraves de uma fábula. Agora, vamos combinar, o Papa não tem nenhuma responsabilidade com a atual política indigenista (?),e como chefe de Estado (o Vaticano), merece todas as honras, inclusive receber uma chave confeccionada pela H. Stern. Por que não? Ninguém reclama e até acha normal todo ano o o rei Momo, recebe as chaves da cidade durante o Carnaval. Ninguém achou estranho (ou achou) o ex-presidente Lula deixar o palácio da Alvorada com 12 caminhões carregado de móveis, objetos, obras de arte, talheres, copos baixelas e prataria. Tanto os comprados com o nosso dinheiro, quanto os ofertados pelos chefes de Estado nestes 124 anos de República. A chave de ouro daH. Stern, pelo menos fará parte do arquivo do Vaticano, porque os membros da Igreja não acumulam bens pessoais. E agora? Este discurso de louvacão da pobreza, que não tem nada a ver com humildade, é que ajudou a Igreja Católica a perder milhões de fiéis nos últimos anos. Os pobres correram para as igrejas evangélicas, onde os histéricos pastores gritam que Deus não gosta da pobreza e quer que os pobres melhorem de vida, comam melhor, estudem, arrumem empregos, cuidem dos filhos, abandonem as drogas. Tudo em nome do Senhor. Pelo visto está dando certo.
Comentar em resposta a helena maria de souza
Avatar
Rogério Teles comentou:
22/07/2013
Espero, que o Papa Francisco, procure fazer as reformas que a igreja precisa, revendo conceitos já ultrapassados, e que faça realmente opção pelos pobres, lutando por justiça social. Contato de Rogério Teles
Comentar em resposta a Rogério Teles
Avatar
NILDA ALVES comentou:
22/07/2013
Decidi entrar nos comentários...O papa pode sim exigir coisas quando visita um país, inventar roteiros, dizer quem vai encontrar - o papa Francisco disse: ao chegar quero desfilar pelo centro da cidade, em volta da catedral; quero almoçar com os muito jovens e, agora, também com jovens argentinos que cá estão. Naturalmente que como chefe de estado, deve seguir certo protocolo que diz que ele deve ser recebido por outro chefe de estado (no caso a Presidente Dilma) o resto foi a hierarquia da Igreja do Brasil que aceitou " armar" é claro. Mas que ele sabe, sabe. É claro também que os jovens católicos têm direito de se reunir com o pontífice de sua religião, mas a visita poderia ser bem mais discreta. Mas que o papa tem o direito/dever de tentar aumentar o número de fiéis, ele tem. Mas que o badalo está grande está. Que a classe política desse país sempre aproveita desses momentos, ela sempre aproveita. Mas que os emboricis têm o direito/dever de protestar, eles têm. E EU ESTOU COM ELES! Respeitando o direito de todos/todas de dizerem o contrârio. BESSA, como sempre " na mosca" Grande abraço e a minha admiração de sempre, agora pública. E VIVA OS INDIOS BRASILEIROS, AINDA VIVOS!!!
Comentar em resposta a NILDA ALVES
Avatar
NILDA ALVES comentou:
22/07/2013
Decidi entrar nos comentários...O papa pode sim exigir coisas quando visita um país, inventar roteiros, dizer quem vai encontrar - o papa Francisco disse: ao chegar quero desfilar pelo centro da cidade, em volta da catedral; quero almoçar com os muito jovens e, agora, também com jovens argentinos que cá estão. Naturalmente que como chefe de estado, deve seguir certo protocolo que diz que ele deve ser recebido por outro chefe de estado (no caso a Presidente Dilma) o resto foi a hierarquia da Igreja do Brasil que aceitou " armar" é claro. Mas que ele sabe, sabe. É claro também que os jovens católicos têm direito de se reunir com o pontífice de sua religião, mas a visita poderia ser bem mais discreta. Mas que o papa tem o direito/dever de tentar aumentar o número de fiéis, ele tem. Mas que o badalo está grande está. Que a classe política desse país sempre aproveita desses momentos, ela sempre aproveita. Mas que os emboricis têm o direito/dever de protestar, eles têm. E EU ESTOU COM ELES! Respeitando o direito de todos/todas de dizerem o contrârio. BESSA, como sempre " na mosca" Grande abraço e a minha admiração de sempre, agora pública. E VIVA OS INDIOS BRASILEIROS, AINDA VIVOS!!!
Comentar em resposta a NILDA ALVES
Avatar
gerusa pontes de moura comentou:
21/07/2013
PROFESSOR eu não entendo como um único homem consegue que muitos parem, eu respeito as religiões, mas é um desrespeito à humanidade entregar uma jóia quando muitos estão gritando de fome, não terei aula na UERJ e não vou trabalhar por conta disso, não é justo, vou ficar estudando em casa quem sabe assim um dia eu consigo escrever pra todo mundo o que penso.
Comentar em resposta a gerusa pontes de moura
Avatar
roberto zwetsch comentou:
21/07/2013
Excelente, Bessa, como sói acontecer vindo de quem vem. O aparato em torno da visita do papa dos "pobres" é algo escandaloso, mas bem dentro do padrão Fifa que começa a ser utilizado para receber times de futebol e agora um Papa que parecia trazer promessas. Será? Só se prestar atenção na dita greve e defender os povos indígenas dos seus predadores nada verdes. Abraço. Roberto Zwetsch - Faculdades EST Contato de roberto zwetsch
Comentar em resposta a roberto zwetsch
Respostas:
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
21/07/2013
Roberto, o Papa é dos pobres como o governo que irá recebê-lo é do "Partido dos Trabalhadores". O Papa Francisco não pediu nada desses parangolés mas ele é o chefe do Estado e a diplomacia exige esse aparato.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Geraldinho, o estatístico comentou:
21/07/2013
Sr. Alfredo, Dona Ana Paula e Dona Vânia, será que vocês não estão sendo mais papistas do que o Papa? O próprio Papa Francisco é mais crítico do que vocês em relação à pesada estrutura de poder da igreja. Confesso que não estou 100% de acordo com o articulista, mas acredito que não podemos confundir fé e religião com Igrejas. O artigo não está criticando a fé ou a religião, sequer o papa, mas a enorme estrutura de poder do vaticano, que tem banco, que tem grana, que tem bens e propriedades, está criticando a promiscuidade entre o estado laico que gasta milhões e milhões de reais para receber o chefe de uma igreja num país onde a população é pobre. Tenho muitos dados estatísticos sobre isso. O artigo, apoiado no manifesto das mulheres católicas, está apontando para o fato de que a Igreja oprime as mulheres e deixa os índios de fora. Isso é verdade ou não? Se o Papa pode ser financiado com dinheiro publico por que não os evangélicos? Acaba de ser apresentada à Câmara Municipal de Manaus, pelo Vereador Carlos Alberto (PRB/AM) a Emenda 079/2013, datada de 07.07.2013, cujo conteúdo trata da "...INCLUSÃO DE EVENTOS CULTURAIS EVANGÉLICOS: VIRADA GOSPEL CULTURAL E LOUVOR NA PRAIA...", ao PL da Lei Orçamentária de 2014. Ou seja, nós, os contribuintes, vamos ter que manter a farra,
Comentar em resposta a Geraldinho, o estatístico
Respostas:
Avatar
Ivan Medeiros comentou:
21/07/2013
Senhor Estatístico, apresente seus dados para nossa apreciação. De qualquer forma, o Papa parece estar dando um mau exemplo aos pastores evangélicos de Manaus que querem agora que a gente financie seus cultos. Cada macaco no seu galho. Isso não é atribuição do orçamento de um Estado que nao tem religião oficial e que deve estar centrado nos serviços publicos,na educaçao, na saude, no transporte e não em financiar convescotes religiosos. Com todo respeito. Depois, as pessoas nao sabem porque tem gente com raiva quebrando tudo..
Comentar em resposta a Ivan Medeiros
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
21/07/2013
Sr Geraldo, se há um texto que eu conheço muito bem é o do meu amigo e professor José Bessa. Eu li todos os seus textos. Toooooooooodos mesmo, muito deles antes de ser publicados, naquele tempo, acabados de sair da máquina de datilografia. Amo o que ele escreve, mas tenho abertura para contestá-lo autorizada por ele mesmo. Se eu sempre elogiá-lo levada pelo coração, quando o fizer levada ela razão,o elogio perderá o valor. Defendo o Papa Francisco porque desde que assumiu começou a cortar as mordomias para si próprio, tanto é que dispensou o avião particular para vir ao Brasil e´chegará em avião de carreira. Ele ,com muito dinamismo,está corrigindo os erros da Igreja Católica por isso devemos incentivá-lo. Ao contrário,a Dilma gastou por noite para se hospedar em Roma 7.500,00 euros para ela e sua comitiva de 49 pessoas_ quando foi a posse do Papa_ pagos com o nosso dinheiro. O que eu e jornalista Ana é Paula quizemos dizer é que o Sérgio Cabral- viaja no helicóptero do governo para passear com a família- e o Prefeito do Rio é que autorizaram esses gastos com a estrutura criada para receber o Papa. Então eles que tem que ser criticados. Até Fidel recebeu em Cuba o Papa! Por outro lado, todos os dias acontecem mil casos de corrupção feitos pelos políticos Brasileiros que valeria mais ver descutido aqui no Taqui pra Ti. A Dilma financiou com nosso dinheiro hospitais em Jeruzalém,um porto em Cuba, dispensou o Congo de pagar uma dívida bilionária ao Brasil entre outras caridades que a presidente faz com nosso dinheiro.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
20/07/2013
CORRIGINDO: D. Elisaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Assopre no ouvido desse rapaz senão por mais que eu gaste meus rosários dedilhando-os em prol da sua salvação espiritual ele vai ficar separado de mim, da senhora, da Nakamura, da Pretinha, do Manuel Bessa, aí em cima. Será que do outro lado tem direito a internet para nós batermos um papinho com ele? Deixa o Papo Francisco_ que usa os mesmos sapatos pretos de quando era cardeal_ pregar para os jovens do Brasil inteiro tão necessitados de uma boa palavra, Bessa querido! Fala do ignorante do Cabral que mandou fazer essa maldita chave de ouro para um Papa que abriu mão do anel papal e do cruxifixo de ouro!
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Respostas:
Avatar
Aparecida (Pretinha) comentou:
22/07/2013
Vânia, como católica e, mesmo se não o fosse, tenho um grande respeito por este Papa que veio para renovar nossas esperanças e ajudar-nos a aumentar nossa fé e tem nos dado mostra de que o cristão tem que ser diferente. Creio que a mamãe, como eu, sempre sopraremos no ouvido do Babá para que ele defenda suas ideias mesmo que em parte não estejamos de acordo. Isso é o que nos faz admirá-lo e tê-lo como modelo de coerência e luta em favor dos menos favorecidos. Acredito que ele jamais vai ficar separados de nós: eu , você e os demais que citaste porque o que ele faz é seguir " O Caminho, A Verdade e a Vida". Creio que o Zé Bessa é muito mais Cristão que eu e, se não for demais dizer, talvez seja mais até do que a Lisoca. Te admiro e tenho um grande carinho por ti. Abraços.
Comentar em resposta a Aparecida (Pretinha)
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
20/07/2013
CORRIGINDO: D. Elisaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Assopre no ouvido desse rapaz senão por mais que eu gaste meus rosários dedilhando-os em prol da sua salvação espiritual ele vai ficar separado de mim, da senhora, da Nakamura, da Pretinha, do Manuel Bessa, aí em cima. Será que do outro lado tem direito a internet para nós batermos um papinho com ele? Deixa o Papo Francisco_ que usa os mesmos sapatos pretos de quando era cardeal_ pregar para os jovens do Brasil inteiro tão necessitados de uma boa palavra, Bessa querido! Fala do ignorante do Cabral que mandou fazer essa maldita chave de ouro para um Papa que abriu mão do anel papal e do cruxifixo de ouro!
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Ana Stanislaw comentou:
20/07/2013
Muito boa Bessa! Tanto dinheiro gasto com a vinda desse apoiador de ditadura para o Brasil! "chave da cidade confeccionada pela joalheria H. Stern" isso é um absurdo! Como pode esse tal de Cabral gastar o dinheiro do povo assim? E os índios da aldeia Maracanã, será que o Chiquinho vai excomungar o Cabral e o Paes pelas ações truculentas contra os índios?
Comentar em resposta a Ana Stanislaw
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
20/07/2013
D. Elissssssssssssaaaaaaaaaaaaaa! Assope no ouvido desse rapaz senão_ por mais que eu gaste meus rosários dedilhando-os em prol da sua salvação espiritual_ ele vai ficar separado de mim, da senhora, da Nakamura, da Pretinha, do Manuel Bessa, aí em cima. Será que do outro lado tem direito a internet para nós batermos um papinho com ele? Deixa o Papo Francisco_ que usa os mesmos sapatos pretos de quando era cardeal_ pregar para os jovens do Brasil inteiros tão necessitados de uma boa palavra, Bessa querido! Fala do ignorante do Cabral que mandou fazer essa maldita chave de ouro para um Papa que abriu mão do anel papal e cruxifixo de ouro!
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
20/07/2013
D. Elissssssssssssaaaaaaaaaaaaaa! Assope no ouvido desse rapaz senão_ por mais que eu gaste meus rosários dedilhando-os em prol da sua salvação espiritual_ ele vai ficar separado de mim, da senhora, da Nakamura, da Pretinha, do Manuel Bessa, aí em cima. Será que do outro lado tem direito a internet para nós batermos um papinho com ele? Deixa o Papo Francisco_ que usa os mesmos sapatos pretos de quando era cardeal_ pregar para os jovens do Brasil inteiros tão necessitados de uma boa palavra, Bessa querido! Fala do ignorante do Cabral que mandou fazer essa maldita chave de ouro para um Papa que abriu mão do anel papal e cruxifixo de ouro!
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
20/07/2013
D. Elissssssssssssaaaaaaaaaaaaaa! Assope no ouvido desse rapaz senão_ por mais que eu gaste meus rosários dedilhando-os em prol da sua salvação espiritual_ ele vai ficar separado de mim, da senhora, da Nakamura, da Pretinha, do Manuel Bessa, aí em cima. Será que do outro lado tem direito a internet para nós batermos um papinho com ele? Deixa o Papo Francisco_ que usa os mesmos sapatos pretos de quando era cardeal_ pregar para os jovens do Brasil inteiros tão necessitados de uma boa palavra, Bessa querido! Fala do ignorante do Cabral que mandou fazer essa maldita chave de ouro para um Papa que abriu mão do anel papal e cruxifixo de ouro!
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Alfredo Mario Lopes comentou:
20/07/2013
DEIXA FRANCSCO LOUVAR A DEUS, ZÉ!!!
Comentar em resposta a Alfredo Mario Lopes
Respostas:
Avatar
Ana Paula Freire comentou:
20/07/2013
Concordo, Alfredo. Em vez de falar do Papa, que tal falar do Cabral, do imbroglio do "Mais médico" etc.?
Comentar em resposta a Ana Paula Freire
Avatar
Apf comentou:
20/07/2013
é isso aí mestre José Bessa ... tamos juntos com a greve dos emboricis e o Papa Chico fará bem se ouvir conselho do Taquiprati e ainda mais se lembrar do Pacto das Catacumbas a serviço da igreja dos pobres dos primeiros dias de Jesus. Uma perguntinha do analfabeto que foz fala:: a letra H da H. Stern que deu motivo à greve tem "H" de Herodes?
Comentar em resposta a Apf