Autor: JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE E MÁRCIA FERNANDA MALHEIROS
Local da Publicação: RIO. DEPEXT/UERJ. 84
Este livro é o resultado do trabalho da equipe do Programa de Estudos dos Povos Indígenas da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A pesquisa e edição dele contaram com o apoio financeiro do Convênio UERJ/MEC/FNDE. Contribuiram ainda para sua realização a Biblioteca Nacional (BN) que autorizou a reprodução de parte das iconografias que milustram este trabalho, os arquivos paroquiais, cartoriais e municipais de São Fidélis, Itaocara, Pádua, Campos, Valença, Resende, Conservatória e Cabo Frio e alguns arquivos sediados na cidade do Rio de Janeiro, como o Arquivo Nacional, o Arquivo do Itamaraty, o Arquivo Histórico do Exército e outros..
Durante mais de um ano, a equipe asculhou os principais acervos da capital e do interior do estado, para mapear os documentos manuscritos aí existentes. O levantamento de dados nos arquivos paroquiais, cartoriais e municipais do Norte Fluminense e do Médio Paraíba ultrapassou o recorte inicialmente estabelecido para o texto didático. Sua sistematização pode trazer novas luzes para a história regional, preenchendo lacunas nos campos da demografia indígena, estrutura fundiária, saúde, processo de mestiçagem e identidade étnica.
A proposta inicial era apenas refletir sobre os aldeamentos indígenas no século XIX, quando os índios desapareceram oficialmente do mapa do Rio de Janeiro. Constatou-se, no entanto, a carência de conhecimentos sobre o período colonial, o que determinou a redação de um texto cronologicamente mais abrangente, devendo o século XIX ser aprofundado em outro trabalho.
Fizeram parte da equipe, os seguintes pesquisadores:
EQUIPE DE PESQUISA:
Coordenação: José Ribamar Bessa Freire
Sub-Coordenação: Márcia Fernanda Malheiros
Trabalho nos Arquivos: Ana Carina Siqueira Bastos
André Nader de Oliveira
Érika Carneiro Gomes
Fátima de Oliveira Gastão
Gleice Maria Lopes de Matos
Pablo Carvalho Canano
Wagner Santos