PRODUÇÃO ACADÊMICA

A CANOA DO TEMPO: TRADIÇÃO ORAL E MEMÓRIA INDÍGENA (Rio, Imago, 1992)

Em: 09 de Março de 2010

Autor: JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE
Local da Publicação: RIO DE JANEIRO. IMAGO EDITORA. 1992 PGS. 138 A 164

 

Capítulo do livro: Salomão, Jayme (org): América, Descoberta ou Invenção. 4º Colóquio Uerj. Rio. Imago Editora. 1992. 391 pgs.

Esse texto, cujo título original é “Tradição oral e memória indígena: a canoa do tempo”, discute a vigência da tradição oral nas sociedades indígenas. Num primeiro momento, sintetiza algumas reflexões sobre a memória coletiva, sua relação com a história e sua função social. Em seguida, examina as preocupações metodológicas da etnohistória, localizando as fontes escritas - européias e indígenas - do período colonial, que podem contribuir para a preservação da memória étnica. Finalmente, se interroga sobre as possibilidades e os limites da memória oral.
 

O texto foi apresentado no 4º Colóquio Uerj - América: Descoberta ou Invenção - realizado em 1991, 2, coordenado pela equipe da Pós-Graduação de Literatura Brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Dirce Côrtes Riedel, Roberto Acízelo e Luiz Costa Lima. Ele foi publicado em livro no mesmo ano. A versão aqui apresentada foi revisada e atualizada em 2008, destinada a ser publicada pela Universidade Federal do Acre.

O livro está dividido em 5 partes.

Parte I – A América Latina – Modernismo e modernidade

Parte II – A Herança da Colonização Ibérica

Parte III – Vanguarda e processo revolucionário

Parte IV – Independência e Dependência

Parte V – O Colonial e o Barroco.

 

Clique para Download