Autor: JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE (COORDENADOR)
Local da Publicação: MANAUS. FUA/NOVA UNIVERSIDADE. 1987. 69 PGS
José Ribamar Bessa Freire (coord): A Amazônia no período colonial: 1616-1798 (Manaus, FUA, 1987 - 3a. edição) 69 pgs.
Este livro, cuja primeira edição é de dezembro de 1984, começou a ser publicado em artigos jornalísticos sob o discutível título "A História da Amazônia contada pela Amazônia". Nessa data, a jornalista Mônica Maia convidou José Ribamar Bessa Freire, então professor da FUA - Fundação Universidade do Amazonas, (atual UFAM - Universidade Federal do Amazonas) para redigir um conjunto de textos sobre a história da Amazônia, a fim de publicá-lo em A CRÍTICA, um jornal diário de Manaus. O objetivo era proporcionar aos vestibulandos um material de reflexão que fugisse da historiografia tradicional e oficial
O convite foi aceito, mas em lugar de elaborar o texto individualmente, o professor Ribamar Bessa convidou seus alunos de graduação do Curso de História das disciplinas História da Cultura Amazonense, História do Amazonas I e II e Etnohistória, para participarem dos debates que deram origem ao texto, a partir do material coletado em arquivos europeus para a tese de doutorado em História, que preparava na Ecole Des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França, sob a orientação do professor Ruggiero Romano,
Seis alunos dos últimos períodos participaram do projeto inicial: Geraldo Sá Peixoto Pinheiro, Francisco Jorge dos Santos, Hideraldo Lima da Costa, Patrícia de Melo Sampaio, Vânia Novoa Tadros e Luís Boaes Maciel. Posteriormente, os cinco primeiros alunos citados, depois de concluirem o curso, fizeram concurso para o Curso de História da UFAM, onde passaram a ser professores, lecionando, entre outras, disciplinas da área de História da Amazônia. Eles continuaram envolvidos com o projeto inicial, quando foi elaborada uma segunda versão com pequenas revisões e correções, sob a coordenação do professor Ribamar Bessa.
Este trabalho foi divulgado entre os professores de História de 1º e 2º graus durante a 1ª Semana de História do Amazonas, realizada em setembro de 1986, e passou a ser utilizado nas escolas da rede estadual, municipal e particular de ensino.
Constatada a grande aceitação do material divulgado e conscientes da necessidade de produzir textos didáticos que pudessem servir de apoio aos profissionais do ensino de História, a equipe retomou o projeto inicial. Foi feita então uma edição intitulada A Amazônia no Período Colonial (1616-1798), reformulada e revista dentro do Projeto Nova Universidade (Convênio MEC/Fundação Universidade do Amazonas), que financiou a publicação.
Posteriormente, a Editora Metro Cúbico, de Manaus, fez, pelo menos, 5 edições. Recentemente, em 2008, a BK Editora, também de Manaus, fez uma 6ª edição, todas elas esgotadas.