CRÔNICAS

Rock in Manaus: Armas e Rosas, Squid N´Chayote

Em: 04 de Setembro de 2022 Visualizações: 3549
Rock in Manaus: Armas e Rosas, Squid N´Chayote

 “Bem-vindo à selva / aqui temos tudo o que você quer”.

 (Welcome to the jungle.  Guns N`Roses. 1986)

É assim que a banda toca. No início, eles tocavam na mesma banda. Depois, brigaram e cada um foi pro seu lado. Passaram anos se bicando até se reconciliarem em nome do bem comum. Isso aconteceu com duas bandas diferentes que nesta semana deram shows em Manaus, no coração da selva amazônica. A brasileira Squid N´Chayote se apresentou na quarta-feira (31) no Espaço Via Torres. E a americana Guns N´Roses na quinta (1º) na Arena da Amazônia, cada uma com histórias próprias de rixas internas.

- Uma banda é como casamento, os Titãs já se divorciaram cinco vezes – revela Tony Belloto. A separação acontece em todas as bandas e se dá em três níveis: integrantes, gêneros musicais e opções políticas. Foi assim com a Guns N´Roses (Armas e Rosas) formada em 1985 com os nomes artísticos do vocalista Axl Rose e do guitarrista Tracii Guns, que se picou. Slash, seu substituto, também se pirulitou. Agora todos se uniram de novo, incluindo o baixista McKagan (por favor sem gracinhas com o aportuguesamento do nome).

Processo similar ocorreu com Squid N´Chayote, assim denominada a partir da combinação de dois nomes artísticos: Squid (vocal) um tipo de molusco e Chayote (guitarra) - hortaliça rica em água, fibra e flavonoides (seja lá o que isso signifique), que dá um saboroso picolé. Pra quem gosta. Ambos subiram no mesmo palco e tocaram juntos na banda Direct Now (Diretas Já), em 1984. Dois anos depois, eleitos deputado federal constituinte por bandas diferentes, se separaram e foram fazer carreira solo.

Reuniram-se uma vez mais em 1989 contra a banda collorida Dinda´s house, quando o guitarrista Mário Pits subiu no palco e cantou junto com Squid.  Mesmo em lados opostos, Squid condecorou Chayote quatro anos depois com o grau de Grande-Oficial do Mérito Militar. Depois nova separação. Agora, voltam a cantar juntos em defesa da democracia.

Lulapaluza

Os dois shows de Manaus, com públicos diferentes, constituem uma prévia do Festival de música alternativa, criado em 1991 nos Estados Unidos, denominado Lollapalooza, pronunciado na mídia como Lulapaluza, que significa “algo extraordinário, incomum, excepcional”. Ou “uma coisa impressionante e atrativa”.

O domínio do heavy metal exibido por Squid, metaleiro de profissão, foi excepcional. Ele deu um show de rock pauleira para 40 mil pessoas, que cantavam em coro o jingle “sem medo de ser feliz”, anunciando o brilho no céu de uma estrela, com acenos para a defesa dos povos indígenas. Outro coro foi a toada “Vermelho”, do boi Garantido gravada por David Assayag, um parintinense filho de marroquino:

- Meu coração é vermelho (hey, hey hey!) / Tudo é garantido após a rosa avermelhar / Vermelhou o curral / O fogo de artifício da vitória avermelhou.

O show, como se diz em amazonês, foi “pra acabar com o açaí”. As duas bandas - a brasileira e a americana - fizeram as pazes com o passado, inspiradas no pedagogo Paulo Freire: “De vez em quando a gente precisa unir os divergentes, para vencer o antagonismo do fascismo”. Chayote, que não compareceu por estar em outro palco da mesma banda no interior de São Paulo, enviou mensagem.

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) estava lá em peso. A repórter Tambaqui entrevistou a professora Elenise Scherer, que definiu o público: “Mulheres grávidas, idosos e idosas, trabalhadores do Distrito Industrial, professores, estudantes, uma diversidade cultural”. A filha de uma idosa cadeirante girava, de forma ritmada, a cadeira da mãe, acompanhada por um pai que balançava um bebé de colo.

Bicho escroto

- Muita gente. Observei de perto, além dos fãs, cabos eleitorais e militância orgânica, uma quantidade de gente humilde, que estava lá, com seus filhos, olhos brilhando em direção ao vocalista, o que encheu meu peito de esperança. Muita, mas muita gente do povo mais humilde mesmo” – postou Sérgio Freire nas redes sociais.

As duas bandas estarão presentes nas 560 horas de música do Rock in Rio, que iniciou nesta sexta-feira (2). Guns N´Roses no palco. Squid N´Chayote no coração da plateia. Foi assim na primeira edição, em 1985, durante a eleição indireta de Tancredo Neves, quando Cazuza cantou sucesso do Barão Vermelho e proclamou: “Pro Brasil nascer feliz”. Depois, em 1989, os Titãs criticaram a Dinda´s house na letra “Bichos Escrotos” e pregaram a paz ao som de “Diversão”, mas isso não evitou o quebra-pau no meio do público.

Esse reencontro da plateia com seus ídolos tem sempre conotação política marcada pela utopia. No último Lollapalooza, em São Paulo, artistas e público se manifestaram. Pabllo Vittar exibiu toalha com a imagem de Lulapaluza e fez o sinal de “L” com as mãos. Sem falar no Emicida, que sempre entoa com o público um grito que manda o Coiso tomar no fiofó. Nos Estados Unidos, Axl Rose baixou o sarrafo em Trump. O fundador da banda Pink Floyd, Roger Waters chamou Trump de “pig-ignorant”. Bono, o vocalista de U2, arrematou:

- Donald Trump é potencialmente a pior ideia que já aconteceu com a América... A América é uma ideia ligada à justiça e igualdade para todos. Trump está tentando sequestar a América. Pessoas conscientes não devem permitir que esse homem transforme o país em um cassino.

A rua dos sonhos

O show do Guns N´Roses na Arena da Amazônia, que durou quase três horas, abriu a turnê atual do grupo no Brasil. Os solos do guitarrista Slash, que foi capa da Time da mesma forma que Lulapaluza, fizeram chorar a repórter Tambaqui no encerramento com Paradise City, especialmente quando a letra pede para ser levado à cidade paradisíaca, onde a grama é verde e as moças são bonitas:

- Take me down to the Paradise City / Where the grass is green and the girls are pretty.

A música If the world assegura que se o mundo acabasse hoje, todos os nossos sonhos desapareceriam:

- If the world would end today / And all the dreams we had / Would all just drift away.

Uma das músicas parecia até endereçada ao Coiso:

- Não tente / Não tente/ Você é apenas um caso perdido / E você não tem nome (Don't try / Don't try / You're just a basket case. / And you got no name).

Outra música do show, Street of Dreams, podia ser dirigida aos enganados pelo Coiso:

 - O que antes eu achava que era verdade / eram mentiras que eu não podia ver. (What I thought was true before/ Were lies I couldn't see).

É assim que as bandas tocam: Welcome to the Jungle. Armas e Rosas, Lula e Chuchu: o mesmo combate.

P.S.1 – Há alguns anos, ministrei curso para professores de Paraty (RJ). Depois do jantar, o grupo passou em frente a uma boate. Decidimos entrar e dançar, eu lá no meio. TODOS cantavam as músicas em inglês, que eu nunca tinha ouvido. Intrigado, perguntei onde haviam aprendido.

- Professor, em que mundo o senhor vive? São hits de heavy metal tocados diariamente nas rádios - me disse a professora Luiza Helena.

Constrangido, desembarquei em outra praia e comecei a cantar Noel Rosa, Clementina de Jesus, Ataulfo Alves, Caetano, Gil, Chico, Violeta Parra, Simón Dias, Mercedes Sosa, Amparo Ochoa. Conto isso para dizer que não entendo bulhufas de heavy metal. As informações aqui foram colhidas com os sobrinhos: Amaro Jr, criador da composição da foto, Silvio Márcio Freire de Alencar Filho, autor da ideia que me mostrou a relação entre os dois eventos e Sérgio Freire. Quem tem sobrinho não morre pagão.

Mas a gente troca conhecimentos. Enquanto os sobrinhos me falam dos Titãs, conto pra eles que tal banda não existiria, se não fosse a fofíssima Heloísa Belloto, historiadora e maior referência em arquivística do Brasil. Ela, a mãe de Tony, nos orientou na organização do arquivo do Museu Amazônico da UFAM. Eterna gratidão. 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

19 Comentário(s)

Avatar
urda alice klueger comentou:
10/09/2022
Avatar
Diana Sá Peixoto Pinheiro comentou:
08/09/2022
Magnífico texto! Então tá, vamos de rock com esse roqueiro de vermelho. Sigamos firmes. Forte abraço querido mestre José Bessa.
Comentar em resposta a Diana Sá Peixoto Pinheiro
Avatar
Luiz Pucú comentou:
06/09/2022
EU JÁ DESCONFIAVA O TEU LADO METAL-BUMBÁ. COMO SEMPRE LI EM VOZ ALTA AQUI NO MEU TAPIRI. MUITOS RISOS (IMAGINAMOS VC COM UMA VESTIMENTA METALEIRA). TE ABRAÇO
Comentar em resposta a Luiz Pucú
Avatar
Serafim Correa comentou:
05/09/2022
PUBLICADO NO BLOG DO SARAFA - https://www.blogdosarafa.com.br/rock-in-manaus-armas-e-rosas-squid-nchayote/
Comentar em resposta a Serafim Correa
Avatar
Tania Pacheco comentou:
05/09/2022
Publicado em COMBATE - RACISMO AMBIENTAL. https://racismoambiental.net.br/2022/09/04/rock-in-manaus-armas-e-rosas-squid-nchayote-por-jose-ribamar-bessa-freire/
Comentar em resposta a Tania Pacheco
Avatar
Valter Xeu comentou:
05/09/2022
Publicado em PATRIA LATINA http://patrialatina.com.br/rock-in-manaus-armas-e-rosas-squid-nchayote/
Comentar em resposta a Valter Xeu
Avatar
Ligia Aquino comentou:
04/09/2022
Vc sempre surpreendendo! Hahahaha Metaleiro!
Comentar em resposta a Ligia Aquino
Avatar
Hebel Costa comentou:
04/09/2022
Duca! – Como diriam as pessoas do meu tempo e espaço.
Comentar em resposta a Hebel Costa
Avatar
Diário do Amazonas d24 comentou:
04/09/2022
Versão impressa publicada no D24 - Diário do Amazonas https://d24am.com/colunas/taquiprati/rock-in-manaus-armas-e-rosas-squid-nchayote/
Comentar em resposta a Diário do Amazonas d24
Avatar
Celeste Corrêa comentou:
04/09/2022
Sensacional!!! As fotos ficaram muito boas,mano! Eu também conheço pouco de rock internacional, mas esse roqueiro de bandana vermelha está um arraso! Estou ansiosa para a apoteose no dia 2 de outubro.rs
Comentar em resposta a Celeste Corrêa
Avatar
Ana Paula Silva comentou:
04/09/2022
Adorei a crônica. Eu fui ao Rock in Rio ver o Guns. Rsrsrs
Comentar em resposta a Ana Paula Silva
Avatar
Ana Silva comentou:
04/09/2022
Como o Guns, bom pra ca........, Bessa!
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
Chris Reis, jornalista comentou:
04/09/2022
MENSAGEM ENVIADA Á PAULA ARTAXO:(QUEM TEM SOBRINHA CORRIGE AS IMPRECISÕES) Oie.. uma observação quanto ao texto (maravilhoso ) do Ribamar. Vermelho não é de David Assayag é de Chico da Silva, parintinense e compositor de icônicas toadas e grandes sambas, como Sufoco, Tempo Bom; Pandeiro é Meu Nome; É Preciso Muito Amor, entre outros. Como vc é sobrinha, pode fazer esse complemento ?
Comentar em resposta a Chris Reis, jornalista
Respostas:
Avatar
Geraldinho comentou:
04/09/2022
Tio, se tivesses consultado teu sobrinho Pão Molhado, meu irmão, não pagavas esse mico. Ele é especialista em Garantido e me disse que sabia que o autor de Vermelho é o Chico da Silva. Chico foi convidado pela Fafá de Belém para gravar “Vermelho” no disco dela “Pássaro sonhador”, mas ficou inibido. Ai apresentou a ela o David Assayag, excelente interprete, mas que não é o autor.
Comentar em resposta a Geraldinho
Avatar
Rodrigo Martins comentou:
04/09/2022
Excelente crônica professor. Como um viajante do tempo (sou do ano de 2150), posso assegurar que a eleição de 2022 será vencida pelo candidato Luis Inacio Lula da Silva, mais conhecido como Lula. Será uma vitória tranquila. Um abraço querido professor
Comentar em resposta a Rodrigo Martins
Avatar
Nilda Alves comentou:
04/09/2022
Querido amigo, perfeita! Em especial, o Lulapalusa! Imbatível. E viva os sobrinhos e sobrinhas e afilhadas - que é o que me salva do lado de cá! Abs Nilda Alves
Comentar em resposta a Nilda Alves
Avatar
Danielle Bastos Lopes comentou:
03/09/2022
Injusto o Alckmin ser o Slash e o Lula o Axel. O Slash é o melhor dos Guns Roses ...sempre, eterno????. O Axel só assobia bem. Mais injusta essa harmonia né...mas política é assim. Viva a anarquia gente. Um dia chega... ????????????Lindo texto prof.
Comentar em resposta a Danielle Bastos Lopes
Avatar
Loyuá comentou:
03/09/2022
Professor, suas crônicas como sempre incríveis. Fazem rir, refletir, indignar!... Tem uma que não me esqueço "Há jacu no pedaço", como eu ri! E ao mesmo tempo me indignei. Saudades do ProIndio, do senhor e de todes. Os carrego aqui no coração em Cuiabrasa. Logo mais estaremos juntos. Um forte abraço
Comentar em resposta a Loyuá
Avatar
FELIPE JOSE LINDOSO comentou:
03/09/2022
Arrasou, Babá. Squid e Chayote tocam pra c... quero dizer, caramba!
Comentar em resposta a FELIPE JOSE LINDOSO