CRÔNICAS

Os surdos, o carnaval e as milícias digitais

Em: 15 de Maio de 2022 Visualizações: 4677
Os surdos, o carnaval e as milícias digitais

Naquele domingo de carnaval, o bloco “Gargalhada”, criado em 2005, desfilava na Av. 28 de Setembro, Vila Isabel, zona norte do Rio. A bateria com oito ritmistas surdos animava foliões cadeirantes, anões, cegos, downs e surdos, que reivindicavam o direito à alegria coletiva. Do alto do carro de som, dois intérpretes traduziam as letras das músicas e ensinavam expressões em Língua Brasileiras de Sinais – LIBRAS - a pessoas ouvintes, entre elas o Rei Momo que, com a voz nas mãos, saudou os brincantes nessa língua.

De repente, vejo uma cara conhecida fantasiada de havaiana, com saia longa estampada e colar de flores. Elena, minha ex-aluna no curso de pedagogia, embora surda, sambava graciosamente com passos ritmados, como se ouvisse a marchinha do bloco criado pelo “Instituto Interdisciplinar Rio Carioca” em parceria com os “Anjos de Visão”. A música vibrante contagiava a porta-estandarte com síndrome de Down, as duas drag queens que atuavam como rainha e princesa e as duas musas surdas – as “gargalhetes”.

Essa amostra do esforço para conquistar a inclusão, o respeito à diferença e o convívio fraterno vem sendo minada pelo fel do fanatismo, que contamina as redes sociais. Usuários de LIBRAS passaram a ser bombardeados por mensagens diárias enviadas por milícias digitais e robôs do gabinete do ódio, autores de vídeos feitos com avançadas técnicas de computador, repletos de fake news. Lula é apresentado como “adorador de Satanás, a favor da pedofilia e da morte de crianças”. Ressuscitaram a “mamadeira de piroca”.

As mensagens, que envenenam corações e mentes, só conseguem enfeitiçar inúmeros surdos porque se ancoram em Michelle Bolsonaro, que aprendeu LIBRAS com seu tio portador de deficiência auditiva. Ela discursou nessa língua na posse do seu “conje” como presidente, dando maior visibilidade e esperança à comunidade surda – é verdade - o que é aproveitado agora para endossar mentiras contra opositores, como ressalta Elena no debate com outros surdos que tem visão de mundo contrária à sua.

Dentro da bolha

Rosa, colega de turma de Elena, me encaminhou alguns vídeos postados em grupo fechado. Lá, ela responde às mensagens primárias e moralistas, que agridem os fatos e desrespeitam a inteligência dos surdos. Acabam sendo hegemônicas as versões tais como “Lula é o anticristo”, “Dilma matou um soldado” e, excetuando os dois indicados pelo atual presidente, “os ministros do STF são todos comunistas” - termo usado como “palavrão” ofensivo contra quem defende a democracia e critica a ditadura.

- “Nenhum verdadeiro católico deve apoiar, em hipótese alguma, a bandeira vermelha do comunismo petista” – ordena uma das mensagens repassada para fora do grupo por alguns surdos aprisionados na bolha da intransigência e da cegueira. Outra imagem impublicável exibe Cristo crucificado com uma mulher seminua, agachada de quatro diante dele, com a pergunta: “Como considerar isso como arte, cadê o respeito à religião?”.  Uma legenda atribui aos comunistas a autoria da obra. Também culpa a pedagogia do oprimido de Paulo Freire por pretensas agressões de alunos a seus professores.  

As mensagens das milícias digitais servem de pretexto para evitar discutir o Brasil. Sem alternativas, surdos isolados do resto do país mergulham em profunda solidão. Elena, voz dissonante dentro da bolha, reconhece o direito de cada um decidir em quem vai votar, mas discorda do uso de apenas um critério para a escolha do candidato que as milícias digitais querem reeleger, sob a alegação de ser ele “o único defensor de LIBRAS”. Ela comentou:

- “Não é verdade, mas mesmo que fosse, o país é muito maior que isso. Surdo come, usa gás e gasolina, vai ao supermercado, sofre com inflação, desemprego, fome, convive com gente que defende tortura e racismo, que fala contra vacina, que nega ciência, que prega violência com armas”.

Como resposta, alguém do grupo contra-atacou:

- “Todos países do mundo aumentaram preço do gás e gasolina. Mortes por Covid-19 aconteceram em Cuba, China, Coréia e Venezuela. Tortura e racismo existem em países comunistas. Você defende candidato bandido e corrupto, que desrespeita comunidade surda e é contra língua de sinais?”.

A voz nas mãos

Não recebi de Rosa cópia de qualquer mensagem de Elena sobre um assunto tabu para os paladinos da luta contra a corrupção: Queiroz, as “rachadinhas” e o cheque de R$89.000,00 depositado na conta de Michelle, considerada nas postagens das milicias como a primeira e única defensora de políticas públicas favoráveis a Língua de Sinais, ela e seu “conje”.  

As milícias digitais silenciaram sobre a recomendação de Jair Bolsonaro ao procurador-geral da República para negar o pedido da Federação Nacional dos Surdos (FENEIS) de substituir a língua portuguesa pela Língua Brasileira de Sinais em processos seletivos feitos por surdos. Augusto Aras obedeceu, “porque o português é a língua oficial do Brasil”. Seu parecer mereceu repúdio em moção apresentada no dia 20 de setembro de 2021 à Câmara de Deputados pelas deputadas Rejane Dias (PT-PI), Erika Kokay (PT/DF) e Tereza Nelma (PSDB/AL).

Presidentes anteriores são considerados mentirosamente como “inimigos de Libras”.  As milícias omitem que duas leis foram sancionadas por Fernando Henrique Cardoso: uma, de dezembro de 2000, estabeleceu normas e critérios para a promoção da acessibilidade de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência; a outra, de abril de 2002, reconhece “como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais e outros recursos de expressão a ela associados”.

Ocultam também que a LEI DE LIBRAS foi regulamentada em dezembro de 2005 por decreto assinado pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, que determina a inclusão da Língua Brasileira de Sinais como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e optativa nos demais cursos de educação superior. E no seu capítulo III normatiza a formação de docentes para o ensino de LIBRAS em curso de graduação e de licenciatura plena em Letras.

Alegria das “gargalhetes”

Graças ao decreto Lula-Haddad, um ano depois, em 2006, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) iniciou a licenciatura em Letras-Libras inicialmente com 55 alunos aprovados no vestibular. A metade deles - 19 surdos e 8 ouvintes - concluiu o curso. A cerimônia de formatura teve como orador Silvio Márcio Freire Alencar, de quem tenho orgulho de ser tio. Ele fez seu discurso em Libras com tradução simultânea dessa língua visual-espacial ao português oral-auditivo. As mãos venceram o silêncio.

Razões afetivas e familiares aguçaram meu interesse pela língua de comunicação e de identidade dos surdos, ampliado na viagem pelo rio Tiquiê, em novembro de 2003, quando com a professora da Universidade de Oslo (Noruega), Eva Johannessen, visitamos a comunidade de Matapi e a escola Tukano com 18 alunos, um dos quais, de 7 anos, era surdo. Rosalino seu professor, descreveu a forma como interagia com os colegas através do riso, do olhar e dos gestos.  

Da mesma forma que LIBRAS, as línguas indígenas são discriminadas e quando se trata de Línguas Indígenas de Sinais, duplamente ignoradas. Uma delas é a Língua de Sinais Urubu-Kaápor usada em cinco aldeias do Maranhão pelos Ka´apor, que possuem taxa elevada de surdos, um para cada grupo de 75 ouvintes. Outra é a Língua Terena de Sinais (LTS) usada em Cachoeirinha, Miranda (MS), com gramática e processos próprios de comunicação. Essas línguas estudadas por especialistas evidenciam que o Brasil é um país multilíngue até mesmo neste terreno.

Minha ex-aluna Elena leva combate solitário contra a barbárie implantada pelas milícias digitais. Quando este pesadelo passar e uma estrela brilhar no céu, as “gargalhetes” voltarão a desfilar, sepultando o ódio que corrói as entranhas do país.   

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

28 Comentário(s)

Avatar
Eunice Dias de Paula (via FB) comentou:
25/06/2022
Gratidão, prof. Bessa, por trazer à tona um assunto muito desconhecido: as linguas indígenas de sinais. Havia pesquisadores da Federal de Rondônia fazendo pesquisas entre os Suruí, mas não tive acesso aos resultados.
Comentar em resposta a Eunice Dias de Paula (via FB)
Avatar
Gonçalo Borges comentou:
08/06/2022
Gostei essa sinais de Libras
Comentar em resposta a Gonçalo Borges
Avatar
Adria Simone Duarte de Souza comentou:
08/06/2022
Parabéns pela crônica. O professor Marcos Roberto da UEA trabalha com Libras juntamente com a etnia Kambeba/Omágua do Alto Solimões.
Comentar em resposta a Adria Simone Duarte de Souza
Avatar
R.M. comentou:
20/05/2022
professor, acabei de ver a crônica:" os surdos, o carnaval e as milícias digitais ". Para ler os comentários tive que imediatamente abrir um guarda-chuva, pois começou a cair um monte de bolsomimions por lá (rs)
Comentar em resposta a R.M.
Avatar
rodrigo martins vasco 777 comentou:
20/05/2022
Excelente crônica professor. Não tinha conhecimento dessas fake news para a comunidade surda. É preciso que todos fiquemos atentos, pois em ano de período eleitoral provavelmente muitas montagens ainda surgirão. E achei super interessante as línguas indigenas de sinais, adorei saber sobre. Um abraço querido professor
Comentar em resposta a rodrigo martins vasco 777
Avatar
Maria Do Carmo Cardoso comentou:
18/05/2022
Quanta informação nesse texto!
Comentar em resposta a Maria Do Carmo Cardoso
Avatar
Ana Sarzedas comentou:
17/05/2022
LULA EM LIBRAS. Você sabe como é Lula em Lingua de Sinais? https://www.facebook.com/pt.brasil/videos/lula-em-libras/1815096235243410/
Comentar em resposta a Ana Sarzedas
Avatar
Ana Sarzedas comentou:
17/05/2022
Poucos surdos deixarão de votar no estrupício.
Comentar em resposta a Ana Sarzedas
Avatar
Zeze Weiss Revista Xapuri comentou:
17/05/2022
Avatar
Simone Melo (via facebook) comentou:
17/05/2022
Avatar
Violeta Mendonça comentou:
17/05/2022
Sou surda também, não concordei com tudo, mas gostei. É alerta importante. Seria contribuição dizer onde é que está mentira. Dizer que é mentira, não ajuda., Tem de dizer onde está mentira.
Comentar em resposta a Violeta Mendonça
Avatar
Silvio Marcio comentou:
17/05/2022
Esse blog é da esquerda. É fake.
Comentar em resposta a Silvio Marcio
Avatar
Laisa Mayara comentou:
16/05/2022
Sou surda que não gostei muito da sua crônica. Que tristeza!!!! Michele Bolsonaro é sensacional e maravilhosa p comunidade surda!!!!
Comentar em resposta a Laisa Mayara
Avatar
Silvio Márcio comentou:
16/05/2022
Prezado tio, Essa crônica q é realmente pura inventada e venenosa. Sou surdo mas não sou otário p acreditar nas milícias digitais do Bolsonaro. Confesso e testemunhei q Michelle Bolsonaro q fez bem p comunidade surda q imprensa não mostrou. É lamentavel.
Comentar em resposta a Silvio Márcio
Avatar
Serafim Correa comentou:
15/05/2022
PUBLICADO NO BLOG DO SARAFA https://www.blogdosarafa.com.br/os-surdos-o-carnaval-e-as-milicias-digitais/
Comentar em resposta a Serafim Correa
Avatar
Tania Pacheco comentou:
15/05/2022
COMBATE - RACISMO AMBIENTAL - https://racismoambiental.net.br/2022/05/15/os-surdos-o-carnaval-e-as-milicias-digitais-por-jose-ribamar-bessa-freire/
Comentar em resposta a Tania Pacheco
Avatar
Valter Xéu comentou:
15/05/2022
Publicado em PATRIA LATINA - http://patrialatina.com.br/os-surdos-o-carnaval-e-as-milicias-digitais/
Comentar em resposta a Valter Xéu
Avatar
Márcia Moura comentou:
15/05/2022
Obrigada pela crônica dos surdos Só faltou mencionar que o presidente já debochou diversas vezes dos surdos. Tá tudo gravado. Dói na alma
Comentar em resposta a Márcia Moura
Avatar
MARIZE VIEIRA DE OLIVEIRA comentou:
14/05/2022
A maldade é a ignorância são como as tempestades: nos assustam, mas passa. E mais uma vez vai passar. Parabéns por mais este brilhante texto.
Comentar em resposta a MARIZE VIEIRA DE OLIVEIRA
Respostas:
Avatar
Ana Paula Freire comentou:
17/05/2022
Não entendo bolsonarista vir aqui nesta página defender o indefensável. Ou é falta de estudo, ou é desonestidade intelectual. Ninguém merece…
Comentar em resposta a Ana Paula Freire
Avatar
Silvério Rodrigues comentou:
14/05/2022
Vc escreveu mentiras, Bolsonaro não é contra o uso de LIBRAS em concursos públicos que tenham surdos inscritos.
Comentar em resposta a Silvério Rodrigues
Respostas:
Avatar
Taquiprati comentou:
14/05/2022
Prezado Silverio, em primeiro lugar, obrigado por escrever. No entanto te digo que não é mentira, está amplamente publicados em jornais e blogs. Vc. Não lê jornais? Veja: A Presidência da República e a Advocacia-Geral da União também recomendaram que o STF negasse o pedido da Feneis. Consulte a FENEIS que a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de confirma. "https://www.bnews.com.br/noticias/crime-e-justica-bahia/323242-pgr-defende-que-supremo-rejeite-uso-de-libras-em-processos-seletivos-feitos-por-surdos.html
Comentar em resposta a Taquiprati
Avatar
R Dabela comentou:
14/05/2022
O texto é complicado e delicado, Não gostei da crítica à Michelle Bolsonaro. Isso eu não gostei. Meio que tapou o sol com a peneira, acusando a primeira-dama de receber dinheiro e exaltando méritos de lula e haddad. Diz que os surdos isolados estão em profunda solidão. Isaso eu não concordo, pois agora os surdos têm a oportunidade de falar e opinar graças à visibilidade que a primeira-dama dá aos surdo. Isso é o que vejo, posso estar errado. Na minha opinião surdos são iguais em tudo aos ouvintes, nos seus direitos e deveres.
Comentar em resposta a R Dabela
Respostas:
Avatar
Taquiprati comentou:
14/05/2022
Não, não acusei ninguém, apenas reproduzi o que foi publicado em todos os jornais, com fotos do cheque do Queiroz para Michele, até hoje não esclarecido, pois as mudanças feitas pelo presidente na Policia Federal impediram que a investigação continuasse. Seria interessante esclarecer, porque pode até ser uma operação legal e honesta. Não, não exaltei os méritos de Lula e Haddad, apenas reproduzi a LEI DE LIBRAS que os dois assinaram em 2005 e sobre a qual as milicias digitais silenciam, também reproduzi a legislação do Fernando Henrique Cardoso. Pode CONCORDAR ou NÃO com a LEI DE LIBRAS do Lula-Haddad, pode comentá-la ou criticá-la, só não pode dizer que ela não existiu.
Comentar em resposta a Taquiprati
Avatar
Celeste Correa comentou:
14/05/2022
Mano, a tua crônica hoje me comoveu muito porque eu também tive o prazer de assistir a esse desfile que falas na crônica , onde me apresentaste a tua aluna Helena. Eu li atentamente todas as mensagens dela com muito pesar e, ao mesmo tempo, com enorme sentimento de indignação pela forma como esse governo e, principalmente seus seguidores, usam da vulnerabilidade das pessoas com alguma limitação, para, de forma covarde, massacrá-los e envenená-los com fake News, usando-os como massa de manobra para tentar reeleger Bolsonaro e assim, manter os seus privilégios e o Status Quo. De forma cruel eles disseminam barbaridades, desqualificam a ciência, a educação e tudo aquilo que é canal para o esclarecimento e a formação da consciência crítica de cidadãos, e sem dó, nem piedade, empurram cada vez mais para a escuridão os que já são vítimas da cegueira física, e para a solidão, os que são limitados pela surdez e/ou mudez, confundindo-os e abusando das suas limitações. Isso é imperdoável e muito cruel!! Pai, não perdoo esses criminosos! Eles sabem bem o que fazem!!
Comentar em resposta a Celeste Correa
Avatar
Eli Perse comentou:
14/05/2022
Um combate diário. Na maioria das vezes, os surdos só têm acesso aos discursos de ódio, negacionista e fascista. A esquerda precisa aprender a conversar com a comunidade surda, senão fica muito difícil. Pior do que já está
Comentar em resposta a Eli Perse
Avatar
Laís Luz comentou:
14/05/2022
Muito interessante. Realmente desconhecia que havia línguas indígenas de sinais. Obrigada!
Comentar em resposta a Laís Luz