CRÔNICAS

Marco Temporal: o STF é uma toca de tatu?

Marco Temporal: o STF é uma toca de tatu?

“E o ideal que sempre nos acalentou, renascerá em outros corações”

(Charles Chaplin, Luzes da Ribalta. 1952)

Logo após a promulgação da Constituição de 1988, o secretário executivo do Núcleo de Direitos Indígenas, Márcio Santilli, circulou por Brasília com um grupo de índios de várias etnias, para quem explicou o que era o Poder Judiciário, a importância da lei escrita e como funcionava a legislação na sociedade nacional muito diferente dos sistemas jurídicos existentes nas sociedades indígenas. Na Praça dos Três Poderes, diante da estátua da Justiça, Santilli apontou para prédio do STF com suas colunas laterais levitando sobre o chão:

- Lá dentro desta Casa Grande estão as pessoas que conhecem as leis e decidem o que é legal, o que é justo.

- Então vamos entrar lá agorinha, conversar com elas para não deixarem roubar a nossa terra – disse um dos índios.

Santilli esclareceu que essa não era a forma de agir, o Judiciário tem suas regras, precisa haver um caso concreto e entrar com uma ação. Só assim é que aparecem juízas e juízes que estão lá dentro. A explicação foi tão clara que a imagem usada pelo índio demonstrou haver ele entendido muito bem:

- Ah, então quer dizer que o Judiciário é como o tatu? Fica escondido ali no buraco e só mostra o casco e as unhas se a gente tirar ele lá de dentro?

Essa história foi contada nesta quinta (2) pelo advogado Carlos Frederico Marés, ex-presidente da Funai, no evento “Rede de Altos Estudos em Direitos Indígenas” organizado pela ENFAM - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. O vice-presidente da entidade, Mauro Campbell Marques, ministro do STJ, abriu o ato com um discurso que começou desejando “djawydju (bom dia) a todos em língua guarani e prosseguiu enunciando o art. 231 na mesma língua.   

Protagonismo indígena

O tema de Marés foi “Protagonismo dos povos indígenas na defesa de seus direitos no Judiciário”. Ele explicou que no Brasil, em 1988, eram raríssimos os advogados que defendiam os índios, ignorados olimpicamente pelo mundo jurídico. Mas quando começou o processo constituinte, aqueles que haviam saído de suas aldeias para estudar na cidade já haviam criado entidades fora dos moldes da organização tradicional e assim costuraram alianças com o mundo acadêmico para defenderem seus direitos. Inicialmente, os caciques e as próprias comunidades ficaram com um pé atrás.   

A alternativa que esses intelectuais indígenas encontraram foi a articulação com as grandes lideranças conhecidas até fora do Brasil, como Davi Yanomami e Raoni – disse Marés. Dessa forma, puderam enfrentar o debate profundo e denso da Constituinte. Até então não havia um só advogado indígena. A primeira decisão do movimento foi incentivar que estudassem Direito, o primeiro deles foi Paulo Pankararu, presente no debate da ENFAM. Muitos outros possuem hoje a carteirinha da OAB, quatro deles entraram na toca do tatu na última quinta-feira para argumentarem contra o marco temporal como amicus curiae.

- O amor que os indígenas têm pela Constituição de 1988 é originado pela consciência de que contribuíram decisivamente para sua elaboração. Por isso hoje sabem o que estão discutindo. Quando mais de 6.000 índios acampam em Brasília, estão lá manifestando sua esperança de que a toca do tatu faça cumprir a lei maior. O protagonismo agora é dos índios que souberam construir o diálogo entre a tradição e a sociedade nacional - concluiu Marés:

- Digo sempre aos meus amigos juízes que comecem a ouvir os advogados indígenas.

A tutela

A outra expositora foi a antropóloga e historiadora Manuela Carneiro da Cunha, com o tema “O indígena na consciência e na legislação nacionais e sua influência nas decisões do Judiciário: a superação do projeto de assimilação”. Ela participa do grupo de trabalho do Conselho Nacional de Justiça que prepara resolução sobre a nova forma da magistratura encarar os índios, estabelecendo um diálogo intercultural. Discorreu sobre o período colonial, quando o objetivo era explorar a força de trabalho indígena e o pós colonial, a partir do séc. XIX, quando a questão principal se tornou a cobiça da terra dos índios.

Manuela é sempre Manuela, fiel aliada, cujo saber está eternamente a serviço dos índios. Ela nos guiou num passeio pela história indígena e do indigenismo, com visão crítica sobre as instituições do Brasil colônia: os missionários e os colonos com suas contradições, a coroa portuguesa, os jesuítas, Pombal. Depois discutiu a Lei de Terras de 1850, que transformou a terra em mercadoria. Refletiu sobre o equívoco de se confundir aldeias – espaço da autonomia indígena com aldeamentos missionários, avaliou a catequese dos capuchinhos italianos, abordou o apogeu do positivismo, até chegar aos crimes cometidos pelo SPI em plena ditadura militar e à criação da FUNAI.  

Sobre o marco temporal, Manuela criticou a confusão nada inocente entre integração e assimilação e a tutela do Estado, quando os magistrados não admitiam que indígenas pudessem entrar na toca do tatu com os próprios pés, nem muito menos criar suas organizações. Tinham que ser representados pela FUNAI, que muitas vezes foi conivente com a invasão de terras e não recorria à Justiça, o que torna ainda mais escandalosa a reivindicação do marco temporal pelos ruralistas. A "proteção" ambígua da tutela não foi exercitada como garantia, mas como sujeição, dependência, obediência, submissão. 

Diversidade de línguas

Finalmente, Paulo Pankararu, na condição de debatedor, fez uma síntese das falas e formulou várias perguntas aos palestrantes, depois de breve histórico sobre o povo Pankararu, que teve a sua terra de volta, em 2018, por força de decisão da Justiça Federal. Por isso – ele disse – os Pankararu estão acompanhando de perto o debate no STF sobre o marco temporal, “que fere frontalmente os direitos originários sobre as terras que ocupamos tradicionalmente. A Constituição de 1988 inaugurou um novo período para reconhecer os nossos direitos, que inicia com o reconhecimento da autonomia e autodeterminação dos povos indígenas”.

Ih, empolgado com as falas do Marés, da Manuela e do Paulo Pankaruru, acabei esquecendo o outro palestrante: esse locutor que vos fala, que desenvolveu o tema “Línguas indígenas e os direitos linguísticos dos índios no Brasil” e deu exemplos da proibição, em pleno séc. XXI, do uso dessas línguas, em cinco instâncias de poder: tribunal, assembleia legislativa, escola, emissoras de rádio e nas relações de trabalho. Tais atitudes são responsáveis pelo glotocídio - processo de extinção de mais de 1.000 línguas nos últimos séculos. Uma pergunta foi feita:  

- O que um juiz, um jornalista, um professor, um deputado, um fazendeiro que tratam questões envolvendo índios aprenderam sobre as culturas e as línguas indígenas em sua formação profissional? A ausência de reflexão e a cegueira colonial, reveladas pela incompetência cognitiva do invasor, acabaram nos deixando pesada herança na forma de pensar, que nos impede de admitir a existência de um sistema normativo não escrito próprio das sociedades indígenas, baseado no costume, em outras formas de registro não alfabético e enraizado no direito consuetudinário.

A trajetória do ex-ministro do STF, Ayres Brito, relator do processo que reconheceu a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, ilustra essa questão. Ele confessou que ao viajar a Roraima, a fim de preparar seu relatório, pensava como o general Custer, comandante do 7º Regimento da Cavalaria Americana, exterminador de índios. Depois de conversar com índios e antropólogos, retornou com a mentalidade de Touro Sentado, cacique Sioux. O Brasil que está nascendo é esse, que tem abertura para escutar, para estabelecer diálogo entre os saberes indígenas e a ciência. O Brasil moribundo é aquele que esbraveja e lamenta o fato de “a cavalaria brasileira não ter sido tão eficiente como a norte americana para acabar com os índios”, frase de uma burrice histórica. 

Renascimento

O autêntico processo civilizatório consiste em criar as condições de convivência e não na destruição do “outro”. Uma demonstração do Brasil que nasce foi a enunciação feita pelo ministro Mauro Campbell Marques do artigo 231 da Constituição em tradução feita pelo cineasta e professor da língua guarani-nhandewa, Alberto Álvares. O fato deu visibilidade a essa língua, cujas variedades são faladas em mais de 100 municípios brasileiros, no Paraguai, Argentina, Bolívia e até por um pequeno número de usuários no Uruguai, além de ter sido reconhecida pelo IPHAN como referência para a cultura brasileira e decretada língua cooficial do MERCOSUL.   

Quem deve ter ficado feliz com o gesto do ministro foi Maneca Marques e Vivi Campbell Marques, antigos líderes comunitários do Conjunto Castelo Branco, no Parque 10, em Manaus, depois homenageados com seus nomes em duas ruas, ele da principal e ela da antiga rua do Comércio. O casal, ali onde estiver, vibrou com o gesto simbólico do filho, dono de uma pronúncia impecável em guarani, que dá de dez a zero no inglês do técnico Joel Santana. Só falta agora os tatus – peba, canastra, bola – saírem da toca para derrubarem o marco temporal.

O público jovem que acompanhou as palestras, formado por estudantes de direito, ex-alunos, professores, juízes, advogados, antropólogos, indígenas e indigenistas, me fez lembrar Charles Chaplin em Luzes da Ribalta:

- O ideal que sempre nos acalentou, renascerá em outros corações.

É, parece que está mesmo renascendo.

P.S. A presidência da mesa foi compartilhada pela juíza Livia Cristina Marques e Candice Jobim, com a participação de Cintia Brunetta, secretária geral da ENFAM.  Ver o debate em https://www.youtube.com/watch?v=O1P0H-gk24A

 

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

22 Comentário(s)

Avatar
Joceli Sirai Sales comentou:
08/09/2021
Hoje é um bom dia para eles mostraram como a constituição prevalece, enterrando de vez a infâmia ideia do Marco temporal. Mostrando ao próprio Bolsonaro que a constituição está acima de todos.
Comentar em resposta a Joceli Sirai Sales
Avatar
Wilmar DAngelis comentou:
08/09/2021
Pois é, amigo Bessa. Uma toca de tatu a quem "devemos" muito por essa peste que é o Jair MussoBolsofuhrernaro
Comentar em resposta a Wilmar DAngelis
Avatar
Romulo Andrade - Nação Cerratense (via FB) comentou:
06/09/2021
Muito bom, professor ! uma aula de história indígena.
Comentar em resposta a Romulo Andrade - Nação Cerratense (via FB)
Avatar
Julia Marisa Calassi comentou:
06/09/2021
Avatar
Lis Cohen comentou:
05/09/2021
Pra quem não assistiu. Webinário: Rede de Altos Estudos sobre Direitos Indígenas. Recomendo, uma aula de direito dos povos indígenas. Que aula! Parabéns, mestre José Bessa, a colega antropóloga Manuela Carneiro, Ao Ministro do STJ Mauro Campbell , ao mestre e minha referência Carlos Marés e demais magistradas.
Comentar em resposta a Lis Cohen
Avatar
Rodrigo Martins Chagas comentou:
05/09/2021
Live histórica, todos os participantes foram maravilhosos, o professor Bessa arrasou como sempre. E o ministro Mauro Campbell falou o guarani impecávelmente, se alguém fechasse os olhos no momento em que ele está fazendo a abertura tenho certeza que pensariam que ele era um guarani, foi muito legal, a pronúncia foi excelente. O bom das lives é que podemos ver e rever quantas vezes quisermos. Agora com a nova edição do Amazônia das palavras (esse ano de forma remota) fico na torcida para que o querido professor Bessa possa participar mais uma vez para enriquecer ainda mais o evento. Um abraço querido professor!
Comentar em resposta a Rodrigo Martins Chagas
Avatar
Serafim Correa comentou:
05/09/2021
Publicado no blog do Sarafa https://www.blogdosarafa.com.br/marco-temporal-o-stf-e-uma-toca-de-tatu/
Comentar em resposta a Serafim Correa
Avatar
Tania Pacheco comentou:
05/09/2021
Publicado no Blog Combate - Racismo Ambiental https://racismoambiental.net.br/2021/09/05/marco-temporal-o-stf-e-uma-toca-de-tatu-por-jose-ribamar-bessa-freire/
Comentar em resposta a Tania Pacheco
Avatar
Valter Xéu comentou:
05/09/2021
Publicada essa versão do Taquiprati no Blog Patria Latina http://patrialatina.com.br/marco-temporal-o-stf-e-uma-toca-de-tatu/
Comentar em resposta a Valter Xéu
Avatar
Nilda Alves comentou:
05/09/2021
Querido Bessa, RENASCERÁ!!!!!! Mais uma vez: lindos escritos! Passando adiante. VIVA ESTE PAÍS DE TÃO BONS BRASILEIROS!!!!!!! Grande abraço
Comentar em resposta a Nilda Alves
Avatar
Roberta Bragaglia comentou:
05/09/2021
Excelente artigo para reflexão e que deseja entender um pouco a dinâmica do reconhecimento dos povos originários do Brasil x Constituição de 1988 x Marco Temporal. Em palavras simples e diretas.
Comentar em resposta a Roberta Bragaglia
Avatar
comentou:
05/09/2021
É de estarrecer que em pleno século XXI estejamos discutindo essas questões, que há muito deveriam ter sido superadas. É tão difícil que as pessoas consigam entender o direito inalienável e perene dos povos originários à posse de suas áreas de terra sem interferências dos garimpeiros, dos madeireiros clandestinos? Esperemos que os magistrados supremos coloquem tudo de volta nos trilhos.
Comentar em resposta a
Avatar
Roberto Tuta comentou:
05/09/2021
Excelente e reflexiva crônica meu irmão, isso se reflete nos comentários do Mauro Campbel.Parabéns maus uma vez !
Comentar em resposta a Roberto Tuta
Respostas:
Avatar
Celeste Correa comentou:
05/09/2021
Tuta, o Ministro Mauro recuperou a auto estima dos amazonenses que defendem a democracia, depois do desastroso título de cidadão amazonense" conferido ao "coiso". O ministro sim, nos orgulha de ser cidadão amazonense. Ele é real, o outro é fake.rs
Comentar em resposta a Celeste Correa
Avatar
Jurandir Saraiva comentou:
05/09/2021
Atenção, tatus, reparem bem o que vão fazer, o mundo inteiro está olhando para o vosso buraco.
Comentar em resposta a Jurandir Saraiva
Avatar
Roberto Zwetsch comentou:
05/09/2021
Excelente relato, Bessa, de um evento superimportante neste momento histórico. Que o STF saia da toca definindo o fim do Marco Temporal. RZ
Comentar em resposta a Roberto Zwetsch
Avatar
Maria Elena Covezzi Do Val comentou:
05/09/2021
Saiam da toca:tatus. Os povos originários, e o povo brasileiro, querem que vocês façam a sua parte. Demarcação das terras indígenas, ja ! Sem delongas,sem protelaç,sem enrolação ! É para ontem !
Comentar em resposta a Maria Elena Covezzi Do Val
Avatar
Ale Marques comentou:
05/09/2021
Pobre Santilli ao acreditar em judiciário, o Poder mais reacionário dos três. A justiça faz o que é "justo'" para o capital e, vez ou outra, dá uma disfarçada.
Comentar em resposta a Ale Marques
Avatar
Celeste Correa comentou:
04/09/2021
A crônica está excelente,mano! Os pais do Ministro Mauro Campbell devem estar muito orgulhosos mesmo. Não só eles, mas nós, amazonenses, também estamos . Pois nesse momento difícil de resistência dos povos indígenas em Brasília, a enunciação feita pelo nosso conterrâneo é de grande importância . A sua fala deu visibilidade ao movimento, já que a mídia está vergonhosamente silenciosa. Tomara que os tatus se sensibilizem, saiam da toca cumpram a lei maior derrubando o marco temporal!
Comentar em resposta a Celeste Correa
Avatar
Isabella Thiago de Mello comentou:
04/09/2021
Quem recebeu o europeu e o africano foi a índia. Todos nós brasileiros temos sangue indígena nas nossas veias. O Ministro da Justiça Ayres Brito - que também é poeta - será para sempre evocado nos Tribunais pera fazer valer os Direitos dos Povos Primitivos conquistados na Constituição de 1988 ... Abençoada seja a Rede de Altos Estudos em Direitos Indígenas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e o Conselho Nacional de Justiça. Coragem aos Tatus! Parabéns, mais uma vez, Professor! Você, Bessa é fonte de conhecimento e de Luz. Em tempo: se eu tivesse uma filha, hoje, colocaria o nome de Manuela, em homenagem à Manuela Carneiro da Cunha.
Comentar em resposta a Isabella Thiago de Mello
Avatar
Ana Silva comentou:
04/09/2021
Excelente crônica. "O ideal que sempre nos acalentou, renascerá em outros corações.", com certeza, depois de ouvi-los e ver a mobilização indígena em Brasília! Seguimos com Nhanderu! Parabéns, prof. Bessa.
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
Nefer Hass comentou:
04/09/2021
Muito bom! Amei a palestra na Enfam, deu uma saudade enorme das suas aulas! Alias, faz 20 ano que vc esta igualzinho Muito bom, nesse momento, ouvir pessoas que tanto admiro: vc, Manuela e o Mares, minhas referencias! Por um instante, me senti na minha monografia! Beijos
Comentar em resposta a Nefer Hass