CRÔNICAS

A CPI da Poesia: os poetas mortos

Em: 23 de Maio de 2021 Visualizações: 3597
A CPI da Poesia: os poetas mortos

Só a poesia possui as coisas vivas. O resto é necropsia” (Mário Quintana)

Quem está tentando matar a poesia no Brasil? Para identificar os autores de tais ações foi criada na Câmara de Deputados a CPI da Poesia, que tem o poder de convocar até os mortos. No entanto, como seu foco abrange narrativas literárias e outras formas de expressão artística, indo além do ato poético em si, talvez devesse se chamar a CPI da Poética. De qualquer forma, sua presidente, a deputada federal Joênia Wapixana (Rede/RR), intimou várias testemunhas, advertindo que os mentirosos podiam sair dali presos.

O primeiro depoente vivo foi o cartunista e poeta Ziraldo, 88 anos, criador na época da ditadura militar de uma cor denominada Flicts, que servia de vacina contra a tristeza e a depressão e era o encanto das crianças. Ele fez um histórico da quadrilha poeticida cujo comandante, nascido em 1955 em Glicério (SP), odiava versos, uivava e latia cada vez que via um poeta vivo. O seu lema era “Ódio a Ode”. Perseguia ferozmente o Flicts, ameaçando-o com uma “arminha”, quando então exibia cor e esgar estranhos. Por isso, foi apelidado de Grrrr-au-au.    

Convocado do céu, onde reside há quase dois anos, o cantor João Gilberto, inventor da bossa nova e celebrado no mundo inteiro, confirmou à CPI que Grrrr-au-au abominava aquilo que ignorava. O comandante da quadrilha nunca havia ouvido uma música sua, não decretou luto oficial por sua morte, limitando-se a comentar: “Parece que era uma pessoa conhecida”. Citou Caetano Veloso que na ocasião se manifestou chocado com o tom de desprezo e a ignorância de Grrrr-au-au. No final, o depoente indagou à presidente se podia cantar “Chega de Saudade”.

-  Não. Quem tem que cantar aqui é o MC Reaça – interrompeu aos berros o Pit Bull Rachadinha, que nem era membro da CPI, mas sugeriu que fosse convocado do inferno, onde reside, o autor do Proibidão do Grrrr-au-au para quem “as feministas merecem ração na tigela e minas de esquerda tem mais pelo que cadela”. Instaurou-se uma balbúrdia e a sessão foi suspensa. 

O idiota e os bocós

Os trabalhos foram retomados com o depoimento de um vizinho de João Gilberto no céu. Era o poeta e cronista Aldir Blanc, vascaíno doente, coautor de A Cruz do Bacalhau, morto em decorrência do Covid-19, sem que houvesse qualquer manifestação da então fugaz secretária de cultura Regina Duarte, emudecida também diante das mortes do escritor Rubem Fonseca, do cantor Moraes Moreira, do ator Flavio Migliaccio e do teatrólogo Jesus Chediak.

Aldir, autor de Mestre Sala dos Mares e O Bêbado e a Equilibrista, chutou o pau-da-barraca ao traçar o perfil do chefe da quadrilha com aquele estilo que desenvolveu em sua coluna nos semanários O Pasquim e Bundas:

- O Grrrr-au-au nunca leu um único soneto em sua vida e queixou-se dos livros “que tem excesso de palavras”. Taxou as publicações com impostos altos, mas eliminou a tributação para a compra de armas. Quando se apropriou da cor verde-amarela foi para enganar os incautos e trouxas e, dessa forma, disfarçar a sua baba gosmenta, o seu olhar alucinado de cachorro doido, como no poema de Zeca Baleiro. Declarou guerra à literatura, alegando que o Brasil tem que deixar de ser um país de maricas. Destilou preconceitos homofóbicos ao afirmar que quem gosta de poesia é gayzinho. Chamou de idiotas as pessoas que em razão da pandemia até hoje ficam em casa escutando música e lendo poemas.

Em seguida, a CPI quis ouvir o poeta Manoel de Barros, vindo do Pantanal do Olimpo, a toca de Zeus. O relator Mário Juruna indagou se a poesia merecia ser exterminada como pregava o Imbrochável Grrrr-au-au e se era mesmo diversão de “idiotas”.

- Bocó é um que gosta de conversar bobagens profundas com as águas.  Bocó é aquele homem que fala com as árvores e com as águas como se namorasse com elas – respondeu o poeta. 

- Mas afinal, o que é poesia? – perguntou o relator.

- Todas as coisas cujos valores podem ser disputados no cuspe à distância servem para poesia. Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas, é de poesia que estão falando. Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira. A linguagem da poesia força a realidade a se manifestar, escava suas profundezas e traz à tona as situações fundamentais da condição humana, como queria Alfred Doblin. Por isso ela é odiada pelo Grrrr-au-au.

O outro capitão 

O último a depor nesta primeira etapa da CPI foi o ator estadunidense Robin Williams, que reside hoje no andar de cima, mas viveu na tela o papel do professor de literatura no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. Ele declarou que rompeu com o autoritarismo do colégio tradicional, uma espécie de “escola sem partido”, combatendo seu caráter castrador e repressivo. Seu depoimento forneceu elementos para a CPI dimensionar a poesia:

- Nós não lemos e escrevemos poesia porque é algo bonitinho, mas porque somos membros da raça humana, existe um poeta dentro de cada um de nós – ele disse.

Confessou ainda que orientou seus alunos a escreverem poemas, lidos em um clube secreto que funcionava numa caverna perto da escola. Lá, escondidos da repressão, promoviam saraus de poesia. O diretor, que estudou na mesma cartilha de Donald Trump, demitiu o professor e mandou-o recolher seus pertences na sala de aula. Ali, ele recebe uma homenagem dos estudantes, que sobem nas carteiras da sala seguindo a lição de rebeldia contra a autoridade burra, saudando-o e reconhecendo sua liderança: “Captain, my captain”. Esse era o “outro capitão”, o capitão inteligente.

- É simples assim – disse o professor aos membros da CPI. Um manda e os outros desobedecem. Ordens que atentam contra a espécie humana não devem ser cumpridas.

A CPI da Poesia vai ouvir ainda inúmeros poetas e músicos: Drummond, Manuel Bandeira, João Cabral, Castro Alves, Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Clementina de Jesus, Patativa do Assaré, Cecília Meirelles, Adélia Prado. Cora Coralina, os poemas eróticos de Hilda Hilst e tantos outros.  Drummond vai dizer por que perguntou em A Flor e a Náusea:Crimes da terra, como perdoá-los?” e explicar se existe ódio sadio expresso nos versos: “Meu ódio é o melhor de mim, com ele me salvo e dou a poucos uma esperança mínima”. Qual a diferença deste para o ódio do Grrrr-au-au?

Serão convocados poetas amazonenses, entre eles Thiago de Mello para saber se continua cantando no escuro, além de Luiz Bacellar, Elson Farias, Aldizio Filgueiras, Dori Carvalho, Luiz Pucu, que devem se pronunciar sobre as ameaças à Zona Franca feita por Grrrr-au-au com o objetivo de impedir que a CPI da Poesia identifique os autores do poeticidio.

Por último, a CPI ouvirá poetas indígenas, entre eles Eliane Potiguara, Graça Graúna, Zélia Puri, Ailton Krenak, Davi Kopenawa, Dauá Puri, Ademário Payayá, Cristino Wapixana, Tapixi Guajajara e Daniel Munduruku que acaba de se apresentar para uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL). Eles dirão se o poema abaixo de Miguel Panemaxeron Surui está mesmo anunciando o fim dos latidos de Grrrr-au-au e do pesadelo vivido pelo Brasil.

Passam os anos, passa a vida

Passa o tempo, passam as coisas,

Passam perto de mim as pessoas,

Passa dentro de mim o amor.

Por que isso comigo se passa,

Se já nem sei mais quem sou?

P.S. 1 – O ódio de Grrrr-au-au aumentaria se soubesse que no sábado (22) foram lançados dois novos livros. De manhã Pequenas conquistas perdidas com 45 crônicas do poeta Dori Carvalho. E logo onde? Nada menos que no Amazonas, que ele sonha deixar sem uma árvore em pé. E à tardinha, no Rio, o romance Morte Certa de Dau Bastos, professor de literatura na UFRJ.

P.S. 2 - Este texto se inspirou numa conversa telefônica com meu amigo Guillermo David, diretor nacional de Coordenação Cultural da Biblioteca Nacional da Argentina. Ele está relendo Guimarães Rosa e eu revisitando Julio Cortazar. "Os que amam a literatura estão salvos porque têm onde se refugiar nesses tempos sombrios" - ele disse. Daí a ideia de que a poesia é uma vacina de esperança. 

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

14 Comentário(s)

Avatar
Isabella Thiago de Mello comentou:
06/06/2021
Como sempre, me matando do coração. A poesia se faz presente na sua prosa, Bessa, nas suas aulas, na sua coragem. Este ano, tive a alegria de reencontrar o poeta Dori Carvalho, ele foi chamado para compor a Mesa na Homenagem que a Câmera dos Vereadores de Manaus fez ao poeta Thiago de Mello, meu Pai, pelos seus 95 anos de vida. Dori assim que me viu chegar, recitou CANTIGA PEQUENINA poema feito no Chile quando eu nasci... Fiquei tão emocionada...assim como estou agora depois de ler esta crônica. Gratidão, Bessa, padrinho querido.
Comentar em resposta a Isabella Thiago de Mello
Avatar
Hebel Costa comentou:
25/05/2021
José Bessa, afiadíssimo, lembra Paratodos de Chico Buarque e saúda o verso e a prosa dos que fazem o Brasil aceitável e bonito. (mesmo nos tenebrosos tempos em que vivemos)
Comentar em resposta a Hebel Costa
Avatar
Combate - Racismo Ambiental comentou:
25/05/2021
Publicado no Blog Combate - Racismo Ambiental. https://racismoambiental.net.br/category/cronica/
Comentar em resposta a Combate - Racismo Ambiental
Avatar
Fernando Soares Campos comentou:
25/05/2021
Publicado no Portal Pravda versão em português. https://port.pravda.ru/sociedade/cultura/24-05-2021/52888-poetas_mortos-0/?
Comentar em resposta a Fernando Soares Campos
Avatar
Ivone Andrade comentou:
24/05/2021
Delícia, nao vou dizer nada porque sou uma BOCÓ e acredito na poesia como uma vacina de esperança. Valeu Babá
Comentar em resposta a Ivone Andrade
Avatar
MAURICIO NEGRO comentou:
24/05/2021
Perfeito, professor! É isso aí!
Comentar em resposta a MAURICIO NEGRO
Avatar
Rodrigo Martins comentou:
23/05/2021
Belíssima crônica professor! A poesia é sempre um sopro de alegria para todos nós e nos serve de inspiração em qualquer ocasião.. Viva a poesia! Estou na torcida para que o Daniel Munduruku entre para a ABL, seria um feito histórico ! Um abraço querido professor
Comentar em resposta a Rodrigo Martins
Avatar
Tarcisio Lage comentou:
23/05/2021
Bessa, por que você não aconselha o Grrrr-au-au a ler Rayuela do Cortazar de traz pra frente? Ele pode pedir ajuda de seus filhotes.
Comentar em resposta a Tarcisio Lage
Avatar
Pucu Estoriador comentou:
23/05/2021
Avatar
Waldelice Souza comentou:
23/05/2021
Professor, bom dia! Que lindo! Vamos fazer um sarau. Não num subsolo escondido, mas no ambiente virtual. Se quiser, eu levo essa para poetas, como se fosse um projeto de janela posto no nada para a qual se pode olhar, nesse momento enevoado.
Comentar em resposta a Waldelice Souza
Avatar
Ana Silva comentou:
23/05/2021
Criatividade na veia! Adorei, Bessa, estamos com Daniel Munduruku e a literatura indígena.
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
Loretta Emiri (via FB) comentou:
23/05/2021
Acontecendo na Itália: "Mario Frias, é o secretário da cultura do governo Bostanaro, cujo primeiro ato oficial foi extinguir o Ministério da Cultura para criar uma secretaria especial. Foto-modelo de profissão, imagens do Frias, meio desnudo, são de domínio público. Ele chegou em Veneza para retirar o prestigioso prêmio Leão de Ouro concedido à arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Logo na chegada ele declarou: "Eu não conheço nada, desculpa! Me ajude." O imbecil podia tirar da internet, diretamente do celular, as informações necessárias para não se revelar tão burro, mas nem isso o idiota fez. Símbolo do desastre cultural, social, e político em que o Brasil tem se transformado, ele receberá o Leão de Ouro sem, ao menos, conhecer a razão.
Comentar em resposta a Loretta Emiri (via FB)
Avatar
Zélia Puri comentou:
23/05/2021
Professor, que coisa mais linda, obrigado por me colocar nesta brincadeira maravilhosa ao lado de grandes poetas! Realmente a poesia é um refúgio seguro para muitos males, inclusive o isolamento! Parabéns, adorei!!!!
Comentar em resposta a Zélia Puri
Avatar
Thelma Innecco comentou:
22/05/2021