CRÔNICAS

BOLSONARO: O CÔNEGO E O MYRAMEMBECA

Em: 14 de Dezembro de 2014
Tags:
Visualizações: 7516

"E é por isso que eu falo / E não quero citar nome: / 
Ser macho, hoje é bem fácil / O difícil é ser homem".

Nara Leão 

 

 

     
O mistério só foi decifrado quando a psicóloga Odaléa Frazão descobriu o significado de "myramembeca". Até então ninguém sabia porque a alma do Cônego aterrorizava exclusivamente o mulherio, jamais os homens, quando vagava - segundo diziam - pelos corredores e salas de aula. Várias alunas do curso noturno, muitas delas empregadas domésticas, contaram à polícia que no momento em que faziam xixi no banheiro uma voz cavernosa e mefistofélica vinda não se sabe de onde ameaçava com absoluta clareza:
- Mijoooona! Estou vendo tua xoxota cabeluuuda! Vou comer eeela!
Alucinação? Isso acontecia uma ou duas vezes por mês, sempre à noite, no banheiro feminino com a porta fechada. A voz indicava até a cor da calcinha. As agredidas interrompiam a mijada e saíam em disparada humilhante, calcinha nas mãos, perseguidas por palavras que reverberavam em zigue-zague como se surfassem numa onda sonora. Por causa disso, de puro medo, o xixi passou a ser feito em patota. Era o "bonde do mijo". Mesmo assim, como a voz continuou atacando, foi possível registrar o testemunho coletivo, desfazendo qualquer dúvida sobre possível histeria das mulheres. A voz existia mesmo. E era de alguém que estava vendo tudo, porque não errava a cor das calcinhas.
Com medo, várias alunas abandonaram os estudos, outras pediram transferência dali, dando adeus ao GECA - Grupo Escolar Cônego Azevedo, um prédio antigo e mal-assombrado com porão, duas palmeiras na frente e um pé de mandacaru, situado à Rua Xavier de Mendonça, Bairro de Aparecida, Manaus. O nome é homenagem ao Cônego Joaquim Gonçalves de Azevedo (1814-1879), que foi diretor geral da Instrução Pública na Província do Amazonas e depois bispo de Goiás, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.
Gruta-do-amor
Por que um ilustre membro da hierarquia católica faria uma maldade dessas com as mulheres? Mistério. A zeladora do GECA, Maria Tapuia, antes de pedir demissão disse convicta - "a voz é dele" - apontando  o retrato a óleo do Cônego pendurado na parede do salão nobre, todo paramentado, com um anelão no dedo. "Só pode ser dele" - confirmou sua substituta Geny Coruja, observando que os olhos autoritários e desorbitados do Cônego pareciam seguir as pessoas em qualquer canto da sala que estivessem.
Quem discordou foi a professora de alfabetização de adultos, Adelaide, com o argumento de que aquela fala não era do Cônego, um defensor intransigente da norma padrão do português. Se fosse dele - disse - em vez de "comer ela" usaria o clítico "comê-la" e trocaria o termo chulo pornográfico por "vagina pilosa" ou mais poeticamente por "gruta-do-amor felpuda".
- A fala é de alguém recém-alfabetizado - sentenciou dona Adelaide, deixando polícia e moradores em estado de alerta. Fazia sentido. Era preciso procurar o criminoso entre seus ex-alunos.
Uma noite, a turma do dominó disputava partida na calçada em frente, quando alguém viu uma sombra se esgueirar pelo buraco feito na "gateira" - aquela abertura gradeada do porão do Grupo Escolar que dá para a rua. Foram atrás e viram estarrecidos o pedreiro Mauro Chibé, que trabalhara na reforma do prédio, com a boca na botija, digo nos canos de argila que ele mesmo instalara ligando o banheiro feminino ao porão infecto. Na época, justificou que era para ventilação. Agora, de lá, usava as manilhas como microfone, que propagava o som como uma corneta: "Mijoooona...".
O efeito acústico era tão tenebroso que parecia vir do além-túmulo. A turma do dominó deu um flagrante no pilantra, submetido à sessão de sabacu. Cobriram-no de porrada e entregaram-no à polícia que, por se tratar de um psicopata, encaminhou-o à psicóloga Odaléa Frazão, seguidora de Wilhelm Wundt, médico alemão cujo livro - Lições de Psicologia Humana e Animal - ajudou a elucidar o mistério e a matar a charada.
Cano de esgoto
Eis o que eu queria dizer: o caso de Jair Bolsonaro (PP/RJ, vixe, vixe!) pode ser comparado ao do Mauro Chibé, conhecido como Myramembeca. O deputado usa o microfone da Câmara como o cano de esgoto do pedreiro: para ofender e ameaçar mulheres com palavras de baixo calão. Nesta terça-feira (9), depois do discurso da deputada Maria do Rosário (PT-RS) a favor da Comissão da Verdade que investigou os crimes da ditadura militar, Bolsonaro, paraquedista, ex-capitão do Exército, subiu à tribuna e dirigiu-se a ela em tom autoritário:
- Falei que não ia estuprar você, porque você não merece. Fica aqui pra ouvir.
Não é a primeira vez que ele agride a deputada. Em 2003, no Congresso Nacional, diante das câmera da Rede TV, chamou-a de "vagabunda" e deu-lhe empurrões. Desrespeitou a senadora Marta Suplicy (PT-SP) defensora do projeto de lei que criminaliza a homofobia. Tratou com truculência a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), insultou a advogada indígena Joênia Wapichana, discriminou a cantora Preta Gil, injuriou a ministra Eleonora Menicucci (PT/MG), sugeriu que a presidente Dilma era "sapatona" e desacatou a senadora Marinor Brito (PSOL-PA). Tornou-se um agressor profissional de mulheres. Enfim, chamá-lo de troglodita é ofender o homem das cavernas. Ele é o macho dos esgotos.
Diante da representação do PSOL, em 2011, no Conselho de Etica, Bolsonaro declarou que era um partido de "pirocas", "coisa de veados". Agora, outra vez, quatro partidos - PT, PCdoB, PSol e PSB - protocolaram na quarta-feira (10) no Conselho de Ética da Câmara uma representação exigindo a cassação do mandato de Bolsonaro, o mais votado no Rio de Janeiro. Por que PSDB e PMDB mantém neutralidade nessa questão? Será que é programático? Tal postura, na prática, representa conivência e até cumplicidade com o parlamentar que no exercício do seu mandato viola as leis brasileiras em discursos que fazem apologia da violência contra a mulher e contra as minorias.  Quem se omite referenda e chancela esse discurso. 
Como entender os votos dados a Bolsonaro? Que setores se sentem representados por ele quando ataca mulheres e gays? O sociólogo francês Jean Baudrillard tem uma teoria de que as massas muitas vezes elegem um candidato só para rir secretamente do poder. Quanto mais grotesco e mais ridículo, maior sensação de superioridade o eleitor tem individualmente, mesmo que possa sofrer o peso da ira dele. Os insultos de Bolsonaro, no entanto, constituem caricaturas que não nos fazem rir.
Nos últimos anos, Bolsonaro atacou mulheres, sempre mulheres, no melhor estilo Myramembeca. Diferente do pedreiro de Manaus, o deputado não faz isso escondido num porão, mas da tribuna do Congresso com um salário que é pago por nós, contribuintes. Resta saber as razões pelas quais ele odeia mulheres, um assunto que deixa de ser privado quando aflora num discurso público.
No caso do Mauro Chibé, tudo ficou esclarecido a partir de uma pista dada por Wundt, criador do laboratório do Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig. Dona Odaléa, então professora de Psicologia no Instituto de Educação do Amazonas, vidrada em Wundt, sugere que os apelidos são indicativos do caráter e da psique humana e animal.
Por isso, ela procurou o significado de Myramembeca e não hesitou em diagnosticar a virulência de Mauro Chibé contra as mulheres como resultado de sua impotência sexual. O cara era brocha. Bastou consultar o dicionário Nheengatu-Português de Stradelli que registra os verbetes Mbyrá, Myrá - pau, madeira, árvore e Membeca, memeca = mole, tenro, brando.
P.S. 1 - Ver também carta aberta a Bolsonaro em 2011 - O TACACÁ DO BOLSONARO
http://www.taquiprati.com.br/cronica.php?ident=917
P.S.2 - Ver Beatriz Souza em Exame: 7 VEZES EM QUE GAYS E MULHERES FORAM ALVO DE BOLSONARO, onde aparece o dito cujo usando o cano de esgoto. http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/7-vezes-em-que-gays-e-mulheres-foram-alvo-de-bolsonaro. Foto de Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados.

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

50 Comentário(s)

Avatar
Juarez Silva (Manaus) comentou:
03/01/2015
Avatar
Rafaela Moreira comentou:
22/12/2014
A crônica é um gênero dificílimo, na minha opinião. Mas quando bem escrita é tudo isso que você disse. Adorei. Vale registrar a epígrafe de Nara Leão escolhida pelo autor, para os que não abrirão o link: "E é por isso que eu falo / E não quero citar nome: / Ser macho, hoje é bem fácil / O difícil é ser homem"."
Comentar em resposta a Rafaela Moreira
Avatar
José Joaquim Totora Moraes comentou:
22/12/2014
Muito bom mesmo esse texto, já desconfiava desse político imbecil, agora fica bem esclarecido qual é o seu problema quando agride mulheres e gays!
Comentar em resposta a José Joaquim Totora Moraes
Avatar
Renato Nepomuceno comentou:
21/12/2014
Um órgão de defesa dos direitos humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) condenou, nesta segunda-feira (15), uma declaração do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), que durante discurso na Câmara, na última terça (9), disse à colega Maria do Rosário (PT-RS) que "não a "estupraria" porque ela "não merece". "As declarações são uma ofensa não apenas para a deputada, mas também para a dignidade das mulheres e de todas as vítimas de abusos graves como violência sexual e estupro", disse o representante para a América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Amerigo Incalcaterra. Segundo ele, esse tipo de afirmação é "inaceitável" em uma democracia como a brasileira, principalmente quando se trata de autoridades públicas eleitas por voto popular.
Comentar em resposta a Renato Nepomuceno
Avatar
Rodrigo Octavio comentou:
20/12/2014
Ativistas do movimento feminista Bastardxs protestaram na avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro, com seios nus contra o deputado Jair Bolsonaro; as ativistas Sara Winter e Bia Springs amarraram um boneco, que simbolizava o deputado, em uma barra de exercícios da orla para castrá-lo; elas disseram que não pretendem incitar a violência física contra o deputado, mas promover um "ato simbólico e conceitual"
Comentar em resposta a Rodrigo Octavio
Avatar
Dina Araujo comentou:
17/12/2014
Programa completo. Comentário do Jô sobre Bolsonaro http://gshow.globo.com/programas/programa-do-jo/
Comentar em resposta a Dina Araujo
Avatar
carlos gilberto nóbrega comentou:
17/12/2014
Infelizmente esse cabra ou cabrita,é pago com nosso dinheiro para ferir pessoas. Não entendo por que o povo vai as ruas pedir mudanças e elege um cara desse.
Comentar em resposta a carlos gilberto nóbrega
Avatar
Gilnei Coutinho (Blog Amazonia) comentou:
16/12/2014
Tudo que é feito para preservar a familia ,a decência , e o bem estar dos brasileiros , esta sendo jogado na lata de lixo , estes que se dizem jornalistas defensores de uma verdade que eles criam, desrespeitando a fé das pessoas , o direito de educarmos nossos filhos da maneira que entendemos que é a melhor, São simplesmente patéticos e ridiculos ,são capazes de crucificar pessoas por simplesmente falarem a verdade que eles não querem enxergar ,e são covardes e omissos para defender o Brasil de seu maior problema que é o pt e seus comparsas... o verdadeiro jornalismo deveria ser escravo da verdade e não conivente com opiniões que de longe não fazem parte da vontade da maioria da população !
Comentar em resposta a Gilnei Coutinho (Blog Amazonia)
Avatar
Raul Robinne (Blog Amazonia) comentou:
16/12/2014
A revolução de 64 deveria ser mais bem contada,principalmente por quem usa da imprensa para seu trabalho.Não houve barbárie unilateral nos entreveros que aconteceram naqueles tempos em que ,comunistas e arruaceiros tentevam impor à nós brasileiros,um regime ultrapassado até nas origens.
Comentar em resposta a Raul Robinne (Blog Amazonia)
Avatar
Tahinna Stein (Blog Amazonia) comentou:
16/12/2014
É curioso como o autor dessa matéria manipula os fatos: ele declara que o Bolsonaro ' atacou mulheres, sempre mulheres, '.....parece que o repórter está manipulando, pois, até onde a sociedade percebe ele não 'ataca ' nem mulheres nem ninguém, mas, sim, defende nossa sociedade de tentativas de minorias de implantar em nosso país comportamentos nojentos, de esgoto. Nossa sociedade não acha normal homem montar em cima de homem, e o Bolsonaro se empenha em mostrar isso. Parabéns, Bolsonaro !....finalmente, até onde dá pra perceber a ação dele foca as mulheres porque as mulheres do Congresso é que, ingenuamente, ou por não verem que o país tem coisas realmente relevantes e prioritárias a serem tratadas e defendem essa bandeira de 'defesa' de gays ...de lésbicas...
Comentar em resposta a Tahinna Stein (Blog Amazonia)
Avatar
Olivia Maria Maia comentou:
16/12/2014
Caro Bessa, tenho por hábito ler os comentários. Affe!!! escrever está ficando difícil, né? Cada um(a) que aparece, eh? Mas, faz parte... A paciência de um cronista, de mão cheia como você, deve ser enorme... Eu já tinha chutado o balde rsss. Abraço, amigo. Estive 'fora' e andava com saudade de suas crônicas. Taquipraumaporçãodegente....Ó!!! rsss
Comentar em resposta a Olivia Maria Maia
Avatar
Daniele Lopes comentou:
16/12/2014
Cadeia para Bolsonaro é pouco!
Comentar em resposta a Daniele Lopes
Avatar
Elvira Eliza França comentou:
16/12/2014
Como sempre, você consegue articular fatos do passado com situações do presente, enviando seu recado para uma reflexão sobre a situação absurda do Bolsonaro e suas práticas de violência.
Comentar em resposta a Elvira Eliza França
Avatar
Vera Nilce Cordeiro Correa (FB) comentou:
15/12/2014
Quase morro de rir! Tinha que ser em Manaus mesmo rsssss ... OJosé Bessa falou de um assunto tão sério com tanto humor , que não paro de rir . D. Odaléa, que matou a charada, foi minha professora de psicologia no IEA
Comentar em resposta a Vera Nilce Cordeiro Correa (FB)
Avatar
gina couto comentou:
15/12/2014
Oi amigo Bessa, cada dia que passa me reafirma; esses sujeitos que tanto vilipendiam mulheres e gays não são nada menos e nada mas que enrustidos mal resolvidos.
Comentar em resposta a gina couto
Avatar
André comentou:
15/12/2014
Legal o texto, Bessa, mas você não mencionou nada sobre a acusação feita na semana passada à deputada Maria do Rosário de receber dinheiro das empreiteiras envolvidas na Lava-Jato. Por que você é tão tolerante com as bandidagens feitas por membros do PT (vixe-vixe)? Será que só tem bandido no PMDB, PP e outros ? Comente também o mar de lama que tomou conta da PeTrobras. Do que você tem medo ???
Comentar em resposta a André
Avatar
Ana comentou:
15/12/2014
Muito bom e sério. Com certeza ele é um misógino e se não for brocha deve ter um sério problema sexual. Por quem terá ele sido comido na infâncias?!?!?! Ninguém normal faz essas coisas só para aparecer. Têm outras seríssimas por trás... O pior não é ele ser quem é, o pior é que ele deve ser cercado de 'amigos' por estar neste cargo. Terrível é o ser social. São tantos os que pensam como ele, ou melhor, que não pensam, que dá tristeza. voltando-me para uma questão bem pessoal, ri muito ao começar a ler o seu texto. Lembrei-me do sexto período de Letras, quando o professor André Valente pediu à turma uma redação sobre o uso de palavras de baixo calão na redação dos alunos. No dia em que ele foi devolver a redação, chegou rindo e disse para a turma, "- vocês nem vão acreditar, mas a Ana Lúcia (eu) foi a única entre os alunos que além de permitir, que as usem, ela também assumiu que fala palavrão... " Eu gelei, achei que tinha tirado um zero pelo detalhe, e me assustei: pois colegas que chegavam ao cúmulo de dizer para as amigas intimidades com o marido, negaram a possibilidade aos alunos... Resumindo, eu e o André daríamos 10 para o seu texto. kkkkk
Comentar em resposta a Ana
Avatar
Amarildo Machado (via FB) comentou:
15/12/2014
Bolsonaro é Myramembeca, ta aih a razão, a ira contra as mulheres. Tá explicado. Valeu pro. Bessa.
Comentar em resposta a Amarildo Machado (via FB)
Avatar
Romualdo Falcão (Blog Amazonia) comentou:
15/12/2014
Outro pseudo-jornalista que defende a organização criminosa do pt e sua trupe, lamentável!Quem conhece o Bolsonaro sabe das suas ações, projetos e, principalmente, da luta ferrenha a favor da família, do bem-estar do cidadão e da VERDADE, coisa que este jornalista aqui desconhece.....estão querendo cassar o mandato dele porque ele não tem medo de falar a verdade, essa maria do rosário é a mesma que votou contra a redução da maioridade penal, é a mesma que defendeu um estuprador e assassino.....como um ser humano tem a coragem de defender um sujeito desses, e pior, aí vem um jornalista defender a trupe do pt! me dá nojo de perceber que existem pessoas que se submetem a tal coisa!
Comentar em resposta a Romualdo Falcão (Blog Amazonia)
Avatar
Gilnei Coutinho (Blog Amazonia) comentou:
15/12/2014
Tudo que é feito para preservar a familia ,a decência , e o bem estar dos brasileiros , esta sendo jogado na lata de lixo , estes que se dizem jornalistas defensores de uma verdade que eles criam, desrespeitando a fé das pessoas , o direito de educarmos nossos filhos da maneira que entendemos que é a melhor, São simplesmente patéticos e ridiculos ,são capazes de crucificar pessoas por simplesmente falarem a verdade que eles não querem enxergar ,e são covardes e omissos para defender o Brasil de seu maior problema que é o pt e seus comparsas... o verdadeiro jornalismo deveria ser escravo da verdade e não conivente com opiniões que de longe não fazem parte da vontade da maioria da população !
Comentar em resposta a Gilnei Coutinho (Blog Amazonia)
Avatar
Rogério Siqueira (Blog Amazonia) comentou:
15/12/2014
Bolsonaro usa o microfone como cano de esgoto tanto quanto enquanto esse senhor jornaleiro (pq não é jornalista) usa esse espaço nesse site como privada.
Comentar em resposta a Rogério Siqueira (Blog Amazonia)
Avatar
Jerry Wendel comentou:
15/12/2014
A esquerda pagando todos os idiotas pra falar do único homem que o PT teme. Contato de Jerry Wendel
Comentar em resposta a Jerry Wendel
Avatar
Jame Eduardo Almeida Barros (Blog Amazonia) comentou:
14/12/2014
Sinto não poder votar no Bolsonaro, moro em MS, Tô cheio de petistas infiltrados em todos os locais da mídia !!!!Bolsonaro, embora não tenha meu voto, VC me Representa, Vá adiante !!!!!
Comentar em resposta a Jame Eduardo Almeida Barros (Blog Amazonia)
Avatar
Luiz Carlos Borsari (Blog Amazonia) comentou:
14/12/2014
bolsonaro pra presidente,ja o jornalista pau mandado do sistema, nao ta com nada.Bateu levou isso ai bolsonaro, parabens.
Comentar em resposta a Luiz Carlos Borsari (Blog Amazonia)
Avatar
Ney Braz Lobato (Blog Amazonia) comentou:
14/12/2014
er dizer que uma pessoa que defende bandidos, estupradores, assassinos, facinoras, ladrões etc, não pode ser confrontada somente pelo fato de ser mulher?Ela e todos os imbecis que defendem esta corja tem mais e adotar um bandido para viver dentro de suas casas.BOLSONARO, o Unico em quem eu confio, será meu voto em 2.018 para Presidente do BRASIL.
Comentar em resposta a Ney Braz Lobato (Blog Amazonia)
Avatar
Sidney Leite (Blog Amazonia) comentou:
14/12/2014
Essa corja anti-social e barulhenta se sente ofendida quando recebe as verdades na cara. Bolsonaro representa os valores que a sociedade não quer perder. Aí vem esses jornalistazinhos sem expressão tentar crescer em cima de falsos modernismos.Chega de assistir calado esse avanço desses pseudo intelectuais, que por lerem um livro de algum idiota renomado, passam a defendê-los como se estes fossem uma sumidade, sem procurarem ver o outro lado da moeda. Est5á na hora de reagir! Por causa dessa minoria barulhenta e pela omissão da grande maioria do povo brasileiro, hoje somo reféns de bandidos, de políticos corruptos, de leis de cotas que ferem flagrantemente a cosntituição, sob a complacência de um supremo aparelhado que não mais atende os anseios e as leis, totalmente aparelhado, e que divide a sociedade em castas, onde a mais baixa delas é formada por brancos pobres que tem seus direitos vilipendiados em favor de outros, somente pelo fato de serem brancos.
Comentar em resposta a Sidney Leite (Blog Amazonia)
Avatar
Sergio Petrauskas (Blog Amazonia) comentou:
14/12/2014
Prefiro Mil vezes o Dep Bolsonaro estrupando essas pragas petistas, bolchevistas e socialistas que estrupam o povo brasileiro. Vamos desinfetar esse congresso com creolina para tirar esse mau cheiro provocados por comunistas podres...
Comentar em resposta a Sergio Petrauskas (Blog Amazonia)
Avatar
Marcelo Mamone (Blog Amazonia - Terra) comentou:
14/12/2014
SR. JORNALISTA DO TERRA. NÃO O CONHEÇO COMO PESSOA E ATÉ CREIO QUE O SR. SEJA BOM. MAS COMO JORNALISTA O SR. DEIXA MUITO A DESEJAR.
Comentar em resposta a Marcelo Mamone (Blog Amazonia - Terra)
Avatar
L.Carlos (Blog Amazonia) comentou:
14/12/2014
Com repórter assim, não precisamos perder tempo assistindo piadas... O PT deveria se preocupar em dar segurança á sociedade que está sendo roubada, agredida e se encontra encarcerada em suas próprias casas. Enquanto isso se preocupa em leis para gays. O codigo penal já tem leis que garantem punição a quem agredir de manieira unilateral qualquer outro cidadão. A homofobia é apenas um meio de se privilegiar uma parte enquanto a maioria fica a deriva da violência crescente.
Comentar em resposta a L.Carlos (Blog Amazonia)
Avatar
Luiz Carlos (Blog Amazonia) comentou:
14/12/2014
Copiei um trecho da reportagem e colei aqui nos comentários e foi censurado. Essa é a coerência e seriedade dessa matéria...kkkkk Até o T E R R A bloqueia. Ou é uma censura? Só eles podem se expresse do jeito e com as palavras que acham pertinentes e o leitor não?
Comentar em resposta a Luiz Carlos (Blog Amazonia)
Avatar
Jesus Castro Lima (Blog Amazonia) comentou:
14/12/2014
Tem colunistas que usam as suas colunas como esgoto.
Comentar em resposta a Jesus Castro Lima (Blog Amazonia)
Avatar
Mad Carlos comentou:
14/12/2014
que lixo de reportagem e matéria.é lixo igual ao PT e todos esses comunistas.esperam que logo as FFAA mande tudo para o inferno.façam o serviço completo dessa vez.
Comentar em resposta a Mad Carlos
Avatar
terezinha juraci comentou:
14/12/2014
Uma belezura...adorei..vou compartilhar na minha rede. SUPER abraço amigo!!!
Comentar em resposta a terezinha juraci
Avatar
gerusa pontes de moura comentou:
14/12/2014
O que eu não entendo é que um cara desse é eleito pelo povo como o mais votado, se alguém ainda pensa como ele é uma pena, mas uma multidão é uma lástima, eu estudo e trabalho muito, mas quando esse cara sair eu vou pra algum lugar comemorar até de manhã.
Comentar em resposta a gerusa pontes de moura
Avatar
Celso Sanches (via FB) comentou:
14/12/2014
ESTÁ IMPERDÍVEL A CRÔNICA DO Bessa sobre o BROCHONARO
Comentar em resposta a Celso Sanches (via FB)
Avatar
Roberta Andrade (via FB) comentou:
14/12/2014
Grata! Obrigada por ser a minha voz!!
Comentar em resposta a Roberta Andrade (via FB)
Avatar
Helena comentou:
14/12/2014
Gostei muito! Me senti representada, pois queria chama-lo de pau-murcho, ou mole, mas Myramembeca é muito melhor!! não tenho nem uma dúvida que o deputado em questão é brocha, ou ele está sendo cruel assim com as mulheres para se vingar de quem e para quem ele abaixa as calças!
Comentar em resposta a Helena
Avatar
Raimundo Dias Pereira (via FB) comentou:
14/12/2014
Crônica boa, mas não condiz com a realidade dos fatos.O comportamento do Deputado não é o que se espera de um político, mas isso não é novidade, já que é comum os políticos brasileiros dizerem e fazerem o que bem entendem. Sem sombra de dúvidas o Deputado errou, mas para sermos justos,devemos levar em consideração o comportamento da Sra. Maria do Rosário ter acusado o Deputado de estuprador, da mesma forma, não condizente com a ética que se espera de um político e nem por isso foi citado no texto da crônica. Para se inteirar melhor dos fatos veja os vídeos, até mesmo para dirimir dúvidas e, para podermos fazer julgamento justo, devemos ouvir as duas partes, mesmo sabendo que neste caso, as duas partes não são flores perfumadas:http://www.jmnoticia.com.br/conversafranca-5429-maria-do...
Comentar em resposta a Raimundo Dias Pereira (via FB)
Avatar
Marina Marcela Herrero (via FB) comentou:
14/12/2014
Genial esse dom de te enfeitiçar com uma crônica, mesmo se tratando de um personajem repugnante. Adorei José Bessa!!
Comentar em resposta a Marina Marcela Herrero (via FB)
Avatar
Fernanda Garcia Camargo comentou:
14/12/2014
Obrigada Bessa pela lavada na alma. O macho do esgoto sujão só pode ser myramembeca. Chamemos as estudantes de volta ao banheiro para descobrirmos a outra ponta do microfone: myramembeeecaa Bolsonaroooo!! Foraaa já daquiii!! Que espanto!
Comentar em resposta a Fernanda Garcia Camargo
Avatar
Evelyn Orrico comentou:
14/12/2014
Não há o que acrescentar a seu texto, Bessa: disse tudo! Posso inseri-lo no facebook? Contato de Evelyn Orrico
Comentar em resposta a Evelyn Orrico
Avatar
Heber Cruz comentou:
13/12/2014
Agora sabemos que o myramenbeca Bolsosonaro foi o responsável pelo extermínio dos 200 periquitos na Efigênio Salles. Ele não é chegado a "gruta-do-amor felpuda.
Comentar em resposta a Heber Cruz
Avatar
Maria José comentou:
13/12/2014
tá ótima! Lembrei de outra historia contada pelo Lumbreras sobre assombrações.! Mas fico cá pensando se vai dar em alguma coisa... É evidente que esse pústula tem um calculo .... Quanto mais falamos dele, mais ele se consolida no eleitorado dele...
Comentar em resposta a Maria José
Avatar
Roberta Enir Faria Neves de Lima comentou:
13/12/2014
Gosto muito do que você escreve...dessa vez vc se superou...Parabéns
Comentar em resposta a Roberta Enir Faria Neves de Lima
Avatar
José Barbosa de Carvalho comentou:
13/12/2014
Não vou promover este idiota, queiramos ou não, o maior acontecimento da semana foi o choro da presidenta Dilma ao receber o Relatório da Comissão Nacional da Verdade! E num dia especial, o Dia Internacional dos Direitos Humanos!
Comentar em resposta a José Barbosa de Carvalho
Avatar
Mary Gaspari Puri comentou:
13/12/2014
Avatar
Marco comentou:
13/12/2014
Artigo divertido, corajoso, oportuno e... certeiro. O dito cujo personagem não consegue separar-se do cano de um revólver, tem sempre um na cintura dele... Faria ele parte de um grupo paramilitar de extrema direita? Seu "pronunciamento" foi sincronizado ao assalto a um soldado que fazia a guarda da Granja do Torto. De qualquer modo, deve ter mesmo gente que gosta dele. O abaixo assinado de repúdio ao dito cujo ainda não conseguiu um terço dos votos que ele obteve. Vamos assinar e divulgar. https://secure.avaaz.org/po/petition/Conselho_de_Etica_da_Camara_dos_Deputados_Cassacao_do_Deputado_Jair_Bolsonaro_PPRJ/?dHfljab&pv=17
Comentar em resposta a Marco
Avatar
Adriana Athayde (via FB) comentou:
13/12/2014
Desvendada a psiquê de Bolsonaro. Imperdível!!!
Comentar em resposta a Adriana Athayde (via FB)
Avatar
Ana Stanislaw comentou:
13/12/2014
Bravoooo!! Adorei, Bessa. Esse escroto tem que ser cassado, processado e preso. Fora Bolsonaro já! Que maravilha começar o fim de semana com esse texto primoroso.
Comentar em resposta a Ana Stanislaw
Avatar
Abelardo Gioia comentou:
13/12/2014
Muito bom o texto, só que não esclareceu uma coisa importante: o Bolsonaro é ou não é myramembeca? O texto só fala do pedreiro, não fala do deputado
Comentar em resposta a Abelardo Gioia