CRÔNICAS

O bioma de José Serra: a fé de um ambientalista

Em: 17 de Outubro de 2010 Visualizações: 86159
O bioma de José Serra: a fé de um ambientalista

Eleições 2010. Dilma afirmou mesmo que nem Jesus Cristo impede que ela vença essas eleições? Quando? Onde? Para quem? Quem foi que ouviu? Não importa, a “notícia” está circulando velozmente no cyber espaço, onde se trava a guerrilha da informação, na qual alguém ataca e logo se esconde, subindo a serra do anonimato para evitar confrontos.

A mulher do José Serra, dona Mônica disse, de fato, que “Dilma é a favor de matar criancinhas”? E o aborto feito por dona Mônica Serra, denunciado por uma de suas ex-alunas de dança, ocorreu mesmo? Em quais circunstâncias? Quem entrevistou a ex-aluna? Para que serve essa informação? Por que vasculhar a privacidade alheia?

Vale tudo em busca do voto dos incautos, dos indecisos, dos desinformados. Histórias escabrosas de fontes duvidosas com informações inúteis e repetitivas, muitas delas falsas, bombardeiam diariamente os usuários da internet e entopem as caixas de correspondência. Nem sempre conseguimos distinguir o que é relato de um fato daquilo que é invencionice beirando a calúnia.

Se informação é tudo aquilo que reduz a incerteza, então esse entulho de dados falsos ou desnecessários constitui pura manipulação, gerando o que os estudiosos estão denominando de ‘obesidade informacional’. O obeso informacional perde um tempo precioso consumindo, em forma nada criteriosa, um excesso de ‘gordura’, que não é processada e digerida pela mente, nem é metabolizada de forma equilibrada, o que adoece o organismo.

Sugiro que as escolas reformulem o currículo e introduzam uma nova disciplina – Leitura na internet ou Nutrição Informacional – para ensinar os alunos a separarem o joio do trigo nas mensagens que circulam no ciberespaço.

Em nome da verdade, é preciso dizer que os dois candidatos pouco fizeram para evitar essa guerrilha. Depois de quase 20 milhões de votos dados a Marina Silva no primeiro turno, a gente esperava ouvir propostas sobre o meio ambiente no segundo turno. Afinal, um dos dois candidatos vai presidir o Brasil, que é a maior potência ambiental, com a mais rica biodiversidade do planeta. Mas no debate de domingo passado, eles não deram um pio sobre o tema. Piarão no debate de hoje?

Até agora, ambos fizeram um silêncio ensurdecedor sobre o modelo de desenvolvimento que propõem e sobre seus projetos ambientais, o que pretendem fazer com os recursos naturais, a floresta amazônica, as terras indígenas, a poluição dos rios, o agrotóxico, o Código florestal, as mudanças climáticas, o lixo nas cidades, o trânsito, o excesso de carros, enfim, a qualidade de vida dos eleitores. Nem um pio.

O pio do Serra

Minto. O Serra deu um pio. Não no debate televisivo, frente a Dilma, que poderia replicar, mas sozinho, numa entrevista a uma rádio local de Chapecó (SC). O pio do Serra foi registrado pelo enviado especial da Folha de São Paulo, Ricardo Westin, que publicou uma matéria deliciosa assinada no domingo passado intitulada “Por votos de Marina, Serra afirma que é ambientalista”.

- Eu sou ambientalista, eu defendo muito o patrimônio florestal – disse Serra, jurando sobre a Bíblia que desde criancinha está preocupado com o tema, com o qual não revela a menor intimidade segundo narra o enviado da Folha, órgão insuspeito nesse caso:

- O tucano falou sobre a necessidade de respeitar as diferenças ambientais de cada região, mas se atrapalhou. “Tem que levar em conta as biodiversidades regionais. Como é que eles chamam? Bio...?”, questionou. E foi ajudado por um assessor. “Hein?”. E o assessor soprou novamente. “O bioma de cada local” – disse o tucano.

Ou seja, Serra, que repentinamente se diz tão preocupado com o verde e com a vida, não sabe o be-a-bá ambientalista, não tem qualquer intimidade com os conceitos de uso corrente. Precisa de cola para falar sobre bioma, biota, biosfera, ambiente oligotrófico. Seu recente ambientalismo é de um oportunismo assaz atroz, soa tão falso quanto FHC lambendo os beiços depois de comer uma buchada de bode em Juazeiro (BA) na campanha eleitoral de 1994. O coração do Serra só é verde porque ele torce pelo Palmeiras. Nada mais.

Serra e Dilma acreditam que Marina ganhou votos também de um importante segmento religioso e não apenas dos eleitores preocupados com a questão ambiental. Saíram, portanto, à caça desses votos. No dia de Nossa Senhora Aparecida, a Folha publicou na primeira página foto do Serra, no palanque, em frente à multidão, beijando o terço, com uma cara de fé de mais, levando o Macaco Simão a questionar esse tipo de catolicismo: “católico mesmo é o Roriz, que em tudo que faz leva um terço”.

Só existe uma forma de avaliar a fé e a devoção dos dois candidatos: aplicando o teste das irmãs Feitosa, que andam sempre com a fé, que não costuma falhar.

O teste das Feitosa

As irmãs Feitosa – essas sim, mulheres de fé – puxam os hinos nas novenas de terça-feira na paróquia de Aparecida, em Manaus. Elas seriam convidadas a abrir o debate de hoje, na televisão, entoando o hino “Viva a Mãe de Deus e noooossa, sem pecado concebiiiida...”. Ganharia o candidato que completasse: “Salve oh Virgem Imaculaaaada, oh Senhora Apareciiiiida”. Ou então elas atacariam com o outro hino: “Virgem Mãe Apareciiiiiiida...”. Quem continuasse: “Estendeeei o vosso olhaaar” provaria que conhece mais o babado e tem mais capacidade para governar o Brasil.

Dou o meu pescoço francês em praça pública se um dos dois candidatos passar no teste. Essa espetacularização da fé – a Dilma pelo menos foi mais discreta - é algo assustador e ofensivo para quem vive a religião cotidianamente. De qualquer forma, declaro o meu voto no segundo turno para que os poucos leitores saibam com quem estão falando e se defendam do texto que estão lendo: agora é Dilma. E isso porque estou reginaduartemente morrendo de medo, pensando no exemplo da Alemanha nazista.

Lembro que Hitler foi eleito com o voto popular, derrotando a Social Democracia nas eleições de 1932, quando os nazistas elegeram 230 representantes para o Parlamento. Hitler conseguiu isso por causa da omissão do Partido Comunista, que se justificou, alegando que “não votava em traidores”, que eram os sociais-democratas. Leon Trotsky que lutava contra a Social Democracia, considerou, no entanto, um erro do Partido Comunista, declarando – cito de memória – algo assim como: “É preciso saber diferenciar, de um lado o amigo que está traindo os princípios, e de outro o inimigo que te golpeia e apunhala”.

Dilma, certamente, não é o inimigo que nos apunhala. É preferível elegê-la e no dia seguinte berrar na oposição, cobrando uma postura coerente com o programa original do PT, do que permitir, com o voto nulo, a vitória do obscurantismo e do retrocesso.

P.S. – Pereira deu pera. O meu melhor amigo amazonense, o cara que eu mais admiro, se tornou avô pela primeira vez no dia 13 de outubro. Sua filha teve um parto natural, de cócoras. Meu voto “no Serra não” é um compromisso com a neta desse amigo, a Ana de Natal, a Ana da Vila Feliz, a Ana Pereira que não pode ver o Brasil regredir, que merece ter a felicidade de viver num Brasil melhor.

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

75 Comentário(s)

Avatar
Mauro Michel comentou:
30/10/2010
Uma coisa naum é boato Dilma é a favor do aborto, isso está em videos no youtube e em entrevistas, no PNDH-3, e nas diretrizes do PT. Bessa é tão isento quanto Nassif e PHA.
Comentar em resposta a Mauro Michel
Avatar
Argeu comentou:
25/10/2010
É perdemos a Marina, como segunda opção já não faz tanta diferença o resultado... Serra ou Dilma. Bom proveito!
Comentar em resposta a Argeu
Avatar
Geraldo Souza Jr comentou:
23/10/2010
É isso aí, tio! Concordo em gênero, número e grau com a Vânia Tadros. Não deixa ninguém, sendo da familia ou não, dizer o que tu deves ou não escrever. O articulista aqui é o senhor. Se precisares de ajuda, o SuperPiriri entrará em ação... Beijos
Comentar em resposta a Geraldo Souza Jr
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
23/10/2010
Pronto, agora querem se meter no tema escolhido pelo articulista. A ´nós, leitores, cabe debater os assuntos que o Bessa escolhe por achar importante ser abordado naquele momento. É........ como certas pessoas são autoritárias e querem impor suas idéias! Bábá escreve o que a tua cabeça manda.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
23/10/2010
Pronto, agora querem se meter no tema escolhido pelo articulista. A ´nós, leitores, cabe debater os assuntos que o Bessa escolhe por achar importante ser abordado naquele momento. É........ como certas pessoas são autoritárias e querem impor suas idéias! Bábá escreve o que a tua cabeça manda.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Alessandra Marques comentou:
23/10/2010
Suas crônicas são inspiradoras. Deveriam mesmo ensinar nas escolas Nutrição Informacional, mas também aos adultos e não apenas às crianças. Sugiro mais uma disciplina: Etiqueta na Internet. Há amigos que me enviam e-mails com boatos, que além de factóides, em grande parte são mal redigidos! Se estou de bom humor deleto e pronto, mas quando estou de ovo virado tenho vontade responder e acabar com metade dessas amizades. Bem, como falou do Serra, lembrei do Índio da Costa e do que aqui em casa
Comentar em resposta a Alessandra Marques
Avatar
CRISTIANO LOPES comentou:
23/10/2010
não foi o serra que sobretaxo os produtos da zona franca em 6% quando governador de sampa?, onerando os nossos produtos em são paulo. Esse serra gosta muito da Zona Franca, deus me livre se ele ganhar!!! Governo do Psdb só governa pro capital internacional e para os interesses de potências estrangeiras. Por um país soberano não a volta do psdb ao poder
Comentar em resposta a CRISTIANO LOPES
Avatar
CRISTIANO LOPES comentou:
23/10/2010
Dilma. Por um país que não fale fino com Washinton e nem tire o sapatinho para o mesmo. Por um país que não assine tratados de não proliferação de armas nucleares. Por país que não faça sivam para potências estrangeiras monitorarem nossa Amazônia. Por um país que não entregue suas estatais de mão beijada. Psdb de fhc e serra é só entregação e tratados de lesa soberania, vide o tratado de não proliferação de armas nucleares e sivam. Por um país mais forte e soberano. Dilma 13 neles.
Comentar em resposta a CRISTIANO LOPES
Avatar
Caio comentou:
22/10/2010
Voto no Serra, dá um tempo com PT, a nossa pseudo democracia precisa de alternância no poder. Dá um tempo Babá, chega de mentiras, o PT confunde, como péssima que esquerda de merda que sempre foi a coisa pública com a PRIVADA. Volte as crônicas sobre Amazonino, Berinho, Belão, que é a melhor coisa que vc saber fazer, ajude o país a crescer e não a ser saqueado, coisa que o PT fez nos últimos 8 anos.
Comentar em resposta a Caio
Avatar
Paulo Bezerra comentou:
22/10/2010
Babá. Gostaria de recomendar como tema de uma próxima crônica. A VAZANTE DOS RIOS AMAZÔNICOS E SEUS EFEITOS. Haja visto, que a atual vazante é uma das maiores e que mais prejuízos está causando aos ribeirinhos. No entanto, passadas as eleições, parlamentares definidos, NÃO HÁ UM ÚNICO PARLAMENTAR QUE ESTEJA PRESTANDO "ASSISTÊNCIA" AOS RIBEIRINHOS.
Comentar em resposta a Paulo Bezerra
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
22/10/2010
A RUA ONDE MOROU O RIBAMAR BESSA TINHA O NOME DE CAROLINA DAS NEVES DEPOIS RECEBEU A DENOMINAÇÃÕ DE ELISA BESSA FREIRE. DUAS MULHERES COMBATENTES POR SEUS OBJETIVOS. D. ELISA TINHA A CABEÇA MAIS EVOLUÍDA DE QUE MUITOS PHDs
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
22/10/2010
RESPOSTA AO PAULO BEZERRA: EXISTE UM OUTRO TIPO DE PRECONCEITO DO QUAL SEMPRE FUI ALVO, PRINCIPALMENTE NA UFAM. EXITE PESSOAS QUE NÃÓ SE DÃO BEM NA VIDA E COMEÇAM A CULPAR QUEM LUTOU E VENCEU
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
22/10/2010
BABÁ POR QUE A MINHA RESPOSTA PARA O PAULO BEZERRA NÃO FOI PUBLICADA? SE NÃO QUIZERES QUE EU REAJA NÃO PUBLICA AS AGRESSÕES GRATUITAS A MIM
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
21/10/2010
"PAULO" EU NUNCA FOI PRECONCEITUOSA COM NINGUÉM E O BABÁ SABE DISSO E GRANDE NÚMERO DE PESSOAS AMIGAS DA APARECIDA TAMBÉM. MAS EXISTE UM PRECONCEITO AO CONTRÁRIO. OS QUE ESTÃO INCONFORMADOS COM A SUA VIDA GOSTAM DE BATER MUITO EM QUE VIVE BEM E HONESTAMENTE. O BABÁ SABE DISSO. ELE ME DEFENDEU VÁRIAS VEZES DE INJUSTIÇAS QUE SOFRI NA UFAM. AGORA AOS 59 ANOS EU NÃO AGUENTO MAIS ABUSO. BATEU LEVOU E LEVOU FORTE.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Luziele comentou:
21/10/2010
Também gostei da crônica e você está exato na análise: "Dilma, certamente, não é o inimigo que nos apunhala. É preferível elegê-la e no dia seguinte berrar na oposição, cobrando uma postura coerente com o programa original do PT, do que permitir, com o voto nulo, a vitória do obscurantismo e do retrocesso." É preciso que os serristas tenham argumentos. Só ficam nos bordões e nas frase de efeito, além do desconhecimento bonneriano, é claro. Bravo, Seu Taqui. Dilma 13.
Comentar em resposta a Luziele
Avatar
Jabota espantada comentou:
20/10/2010
Bessa, mano de Deus ! Fiquei de carapaça arrepiada só em pensar na tua declaração de que és eleitor da Dilma. Cruz credo! Quando vi o Chico velho Buarque na mesa de apoiadores da Dilma, aí, então...fiquei paralisada. Que se passa ? Teus neuronios entraram em processo remissivo ?
Comentar em resposta a Jabota espantada
Avatar
Paulo Bezerra comentou:
20/10/2010
Vania, ia esquecendo. A última eleição do Arthur foi em 2002, senador eleito no esquema primeiro vote no candidato de sua preferência , depois vote em mim. Assim, capitulou o segundo voto dos eleitores do Bernardo Cabral, da Lucia Antony, do Plínio Valério, e dos outros candidatos ao senado. Portanto, sempre contou com os votos da esquerda. Desta vez não. Quando foi prefeito de Manaus, é bom nem falar. Mas, vou dá só um exemplo que eu ví. Um vendedor de cafézinho, chorando e caído no chão, sua
Comentar em resposta a Paulo Bezerra
Avatar
Paulo Bezerra comentou:
20/10/2010
Vânia Tadros, lamento que vc tenha preconceito com aqueles que vieram do bodozal. Pois saiba, que o dono dessa crônica a quem vc. morre de admiração (e eu também), é oriundo do Beco da Bosta do Bairro Aparecida e nem por isso esconde e até sente oprgulho de sua origem humilde. Dizer que o Arthur Neto na ultima enchente levou assistência aos ribeirinhos prova um desconhecimento total das atribuições de um parlamentar. Vânia quem prestou assistência foi a defesa civil, o Governo Estadual e o Fed
Comentar em resposta a Paulo Bezerra
Avatar
Quem com Serra serra, com Serra será serrado... comentou:
20/10/2010
Com a Dilma, pelo menos podemos cobrar, brigar, reinvindicar... Com o Serra, estamos todos serrados...
Comentar em resposta a Quem com Serra serra, com Serra será serrado...
Avatar
Charley PimenTel comentou:
20/10/2010
A nossa burguesia está saindo do armario e c/ cheiro de morfo com as mesmas estrategias de sempre , lembram do q falavam do LULA q ia transformar o BRASIL em um pais comunista e acreditem caros leitores eles espalhavam panfletos c/ mensagem do tipo q os comunistas comiam criacinhas , e o LULA era o representante da besta, o apocalip-se ,em fim caro eleitor não se preocupe a DILMA vai ganhar e vai ser a melhor presidente que esse pais já teve, só pra essas tucanadas ficarem c/ mais inveja!!
Comentar em resposta a Charley PimenTel
Avatar
LUIZA comentou:
19/10/2010
Gostaria de poder fazer o povo do AMAZONAS visitar e conhecer o A B C Paulista e ver que a nossa ZONA FRANCA cabe dentro de qualquer uma destas tres letras, é um parque industrial enorme dividido entres estes tres municipios de SÃO PAULO, e vejo que se o lula que "batalhou" a vida toda nos sindicatos e não quis tirar a ZONA FRANCA de MANAUS, então como raios que o SERRA tiraria ? Peço então aos seus leitores e ao SR. que ponha o nome de dima no GOOGLE e observe a ficha podre desta candidata,
Comentar em resposta a LUIZA
Avatar
Paulo Santos comentou:
19/10/2010
Caro professor Babá, Gostaria muito de ler um artigo/crônica de sua lavra, no próximo domingo, ou depois e depois... sobre a posição de neutralidade de Marina Silva. Diferentemente de você de tantos eleitores que não ficaram em cima do muro, não se omitiram, seja para um lado ou de outro, há outros milhares que esperavam uma posição firme de sua líder, mas ficaram a ver navios. Essa "neutralidade" não traz um significado de omissão???? abs
Comentar em resposta a Paulo Santos
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
18/10/2010
MARCELO DOMINGUES- pelo seu texto posso concluir que vc é mais um complexado, recalcado com problema de auto-estima. Eu não tenho culpa de vc ter nascido no bodozal e só conhecer gente de lá. Esse negócio de rótulo de tucano e de petista é ultrapassado. Eu não faltei com respeito a ninguém. VC PORÉM É UM ESTÉRICO EXAGERADO
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Marcelo Domingues comentou:
18/10/2010
Vânia Novoa Tadros, primeiro respeite os outros aqui, pois você é tão insignificante que precisa digitar em caixa alta para ser notada, todavia não é respeitada. Gentinha como você é a tipica eleitora tucana, desinformada e desesperada por causa de mais uma derrota iminente (ou seja, a terceira). Dilma não é das melhores, mas Serra, podemos afirmar, é um pesadelo real, uma mistura de Freddy Krueger (ninguém consegue dormir com ele perto), Adolf Hitler (pior que nazista), Mrs. Burns dos Simpsons
Comentar em resposta a Marcelo Domingues
Avatar
sujo eh comentou:
18/10/2010
ribamar voce concorda quando o lula diz que e a opiniao publica quando ele mandar detonar um partido politico quando ele diz que o brasil nao precisa de imprnsa qaundo ele manda quebrar sigilo fiscal e bancario das quando ele manda votar na sua copanheira dilma e mais o artur representa muito mais do voce vanessa e lula para o amazonas
Comentar em resposta a sujo eh
Avatar
Anogueira comentou:
18/10/2010
Professor, vc declarando voto fica mais fácil de entender os seus textos. O Serra não é ambientalista e nunca foi, da mesma forma a Sra. Dilma, aliás, a Dilma nunca foi nada até o Lula se eleger. Vc conhece bem o PT, partido que ajudou a fundar aqui no Amazonas, sabe muito bem que se a Dilma vencer, o caos vai se estabelecer, mesmo porque a Dilma não é o Lula, e ela não tem "cacete" para conter os radicais.
Comentar em resposta a Anogueira
Avatar
Djwery comentou:
18/10/2010
Monica Serra disse que Dilma mata "criancinhas" e justificou: "falei criancinhas porque o povão não sabe o que é feto, Também revelou que já fez aborto, mas foi no Chile e não no Brasil... realmente ela tem razão, as eleições são no Brasil. Serra disse que não responde pelos atos de sua mulher, mas quer que Dilma rsponda pelos atos do filho de Erenice.
Comentar em resposta a Djwery
Avatar
Felipe Costa comentou:
18/10/2010
Dilma muda de opinião para ganhar votos. Vira católica para ganhar votos. Esconde a sua história e a intenção de seu partido além de companheiros ilustres (Zé Dirceu) para não perder votos. O Serra não é perfeito mas a Dilma é um pesadelo. Confiram: http://www.youtube.com/user/exilados
Comentar em resposta a Felipe Costa
Avatar
VANIA NOVOA TADROS 3 comentou:
18/10/2010
No Congresso, atualmente, controlava os excessos intervencionistas do Lula que juntamente com a Dilma precisa aprender a conviver com as contradições e não eliminá-las. Governar é isso, porque os diversos grupos sociais não pensam igual.Quem tem responsabildade com o Amazonas e compromisso com a democracia considera uma injustiça o Arthur não voltar para o Congresso Nacional em 2010.
Comentar em resposta a VANIA NOVOA TADROS 3
Avatar
Vânia Novoa Tadros 2 comentou:
18/10/2010
CONTINUAÇÃO DA RESPOSTA A PAULO BEZERRA: O ARTHUR FOI INJUSTIÇADO SIM. ELE É UM EXCELENTE PARLAMENTAR. SEMPRE LUTOU PELOS INTERESSES DO AMAZONAS EM BRASÍLIA E TBÉM DE OUTRAS REGIÕES DO BRASIL. ALÉM DISSO, SEMPRE DEU ASSISTÊNCIA A POPULAÇÃO POBRE DO NOSSO ESTADO. QUANDO DA GRANDE ENCHENTE DO ANO PASSADO, ENQUANTO OS OUTROS POLÍTICOS MANDAVAM EMISSÁRIOS, ARTHUR IA DE CASA EM CASA, ATRAVESSANDO EM TÁBUAS, LEVAR ASSISTÊNCIA AOS RIBEIRINHOS.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros 2
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
18/10/2010
PAULO, HÁ MUITO QUE O SENADOR ARTHUR NETO SE ELEGE SEM OS VOTOS DE SEUS EX COMPANHEIROS DE ESQUERDA. QUANDO FOI PREFEITO DE MANAUS ELE DEU ESPAÇO PARA O PCdoB E A MAIORIA COMEÇOU A QUERER QUE O PREFEITO LEVASSE TODAS AS DECISÕES PARA ASEMBLÉIAS E O ARTHUR- ENTENDENDO QUE ASSIM ERA IMPOSSÍVEL GOVERNAR- ROMPEU COM ELES.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Dario comentou:
18/10/2010
Deixem o Bessa votar na Dilma(vixe, vixe), do jeito que é, pé frio, não conseguiu eleger o Cacique, 13013, quem sabe a Dilma tambem não se eleja.
Comentar em resposta a Dario
Avatar
Cláudio Nogueira comentou:
17/10/2010
Ontem na cara de pau Serra participou de uma missa no Ceará, para colocar no programa eleitoral, e planfletou na hora da missa; levou uma esculhamdação do padre, o derrotado Jereissati foi tomar satisfaçãoe com o padre, e o chamou de petista: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/frei+defende+dilma+em+missa+com+serra+e+gera+confusao+com+tucanos/n1237804544450.html
Comentar em resposta a Cláudio Nogueira
Avatar
Suzana Grillo (1) comentou:
17/10/2010
Querido prof. Bessa, a grande chacoalhada dessas eleições foi a questão ambiental... desprestigiada pelos candidatos com maior chance de chegar lá... evidenciou que suas agendas estão sem sintonia, nesta questão, com grande parte da população.Votei na Dilma e vou votar também no segundo turno... pela continuidade dos programas sociais (que ela tem que transformar em políticas) que fizeram desse pais um tiquinho menos desigual e pelas políticas de educação...
Comentar em resposta a Suzana Grillo (1)
Avatar
Suzana Grillo (2) comentou:
17/10/2010
... voto com medo do seu vice, já pensou se pedir o MEC ? estamos fudidos... mas é como você diz vamos fazer oposição e participar cobrando ... a sociedade - nós - estamos muito apáticos e os outros partidos não souberam fazer oposição que faz parte do processo político.... enfim, só achei meio exagerada a analogia com a situação da Alemanha nazista... um grande abraço Susana
Comentar em resposta a Suzana Grillo (2)
Avatar
Paulo Bezerra (1) comentou:
17/10/2010
Eu sou leitor do TAQUIPRATI desde os tempos do Colégio Benjamin Constant, quando o Geraldão, certa vez, entrou na sala dos professores com um recorte de jornal na mão e aos berros disse "Paulin lê, lê essa porra, foi meu cunhado que escreveu. Esse Babá é foda." Daí, em diante me tornei leitor fiel do TAQUIPRATI. Só que agora leio também os comentários. Dizer que o Arthur Neto foi um injustiçado ? Eu conheço o Neto do tempo do MR-8, eu como assinante do jornal "Hora do Povo"...
Comentar em resposta a Paulo Bezerra (1)
Avatar
Paulo Bezerra (2) comentou:
17/10/2010
e o Neto como membro do conselho Editorial. sempre o admirei pela sua inteligência, pela sua luta. No entanto, o senador decidiu assumir as bandeiras de luta do DEM, como o PT assumiu algumas bandeiras do PMDB. Assim como no PT vários foram cooptados pelo PMDB (ex-reitora da UEA, etc), o Neto foi cooptado pela direita DEM. O Neto hoje é contra o PNDH-3(Plano Nacional dos Direitos Humanos), só para agradar o DEM, mesmo porque sabe que 90% do seu teor foi produzido p/seu partido PSDB...
Comentar em resposta a Paulo Bezerra (2)
Avatar
Paulo Bezerra (3) comentou:
17/10/2010
... PSDB com participação de pessoas como Ruth Cardoso, José Gregori, etc. no então PNDH-2. Então, Neto escolheu trocar de lado, o que não significa apenas trocar de partido. Razão porque lhe faltaram os votos dos seus ex-companheiros de esquerda e ele não conseguiu a reeleição. Portanto, não foi injustiçado não. Vale lembrar quem era o seu 1º Suplente: PAULO ARANTES, empresário PAULISTA, bens não declarados, uma campanha avaliada em R$10 milhões. Me engana que eu gosto.
Comentar em resposta a Paulo Bezerra (3)
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
17/10/2010
A DILMA NÃO SABE NEM FALAR COMO VAI NEGOCIAR POLITICAMENTE. QUANDO FALA NA TV PARECE QUE ESTÁ PARINDO CADA PALAVRA TAL É A FORÇA QUE FAZ PARA UM FONEMA SAIR. E O MICHEL TEMER? QUEM AGUENTA? E SE A DILMA PRECISAR SE AUSENTAR PARA OUTRO TRATAMENTO DE SAÚDE? E O JOSÉ DIRCEU QUE CERTAMENTE SERÁ CONVIDADO PARA O MINISTÉRIO? É GENTE RUIM DEMAIS JUNTA. PENSEM NISSO
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Paulo Bezerra comentou:
17/10/2010
Eu sou leitor do TAQUIPRATI desde os tempos do Colégio Benjamin Constant, quando o Geraldão, certa vez, entrou na sala dos professores com um recorte de jornal na mão e aos berros disse "Paulin lê, lê essa porra, foi o meu cunhado que escreveu. Esse Babá é foda." Daí, em diante me tornei leitor fiel do TAQUIPRATI. Só que agora leio também os comentários. Dizer que o Arthur Neto foi um injustiçado ? Eu conheço o Neto do tempo do MR-8, eu como assinante do jornal "Hora do Povo" e o Neto como membr
Comentar em resposta a Paulo Bezerra
Avatar
Susana Grillo comentou:
17/10/2010
Querido prof. Bessa, a grande chacoalhada dessas eleições foi a questão ambiental... desprestigiada pelos candidatos com maior chance de chegaar lá... evidenciou que suas agendas estão sem sintonia, nesta questão, com grande parte da população.Votei na Dilma e vou votar também no segundo turno... pela continuidade dor programas sociais (que ela tem que transformar em políticas) que fizeram desse pais um tiquinho menos desigual e pelas políticas de educação... voto com medo do seu vice, já pens
Comentar em resposta a Susana Grillo
Avatar
Giane comentou:
17/10/2010
Legal, Bessa, acho que você arrumou a casa, colocou as coisas em seus lugares. Dilma não é nenhuma Brastemp, mas Serra, sem dúvida, é retrocesso, então, é Dilma e, depois, cobrar dela!!!
Comentar em resposta a Giane
Avatar
luiz carlos de farias comentou:
17/10/2010
Caro Bessa, Não tente empurrar goela abaixo de seus leitores a Bruxa Dilma e seus amigos, Sarneys, Collors, José Dirceu, PTs, Erenices, Jader Barbalhos, etc..etc..
Comentar em resposta a luiz carlos de farias
Avatar
Crismar comentou:
17/10/2010
Entendo as colocações de Ribamar Bessa. também me vejo no meio de uma disputa partidária pouco proveitosa para a população. Não vejo este artigo como campanha pró Dilma ou contra Serra, mas é evidente que a seleuma de ataques e de propostas infindadas de ambas as partes não contribuem em nada para o debate político e, entre as propostas que menos acredito, estão: salário de R$600,00, 13º para o bolsa família (famigerado bolsa família), 10% de almento para os aposentados, isso só para falar de e
Comentar em resposta a Crismar
Avatar
Weber Figueiredo-RJ comentou:
17/10/2010
Ótimo, professor Bessa. Também votei na Marina e agora vou de Dilma. O FHCeFerra representam a dependência, a desnacionalisação da economia, o atraso travestido de modernidade.
Comentar em resposta a Weber Figueiredo-RJ
Avatar
Ana comentou:
17/10/2010
Também votarei na Dilma!! Você tem toda razão Bessa, o Serra muda de opinião a todo tempo e fica se fazendo de ambientalista, religioso só para conseguir mais votos. Em prol de um Brasil melhor votarei na Dilma e não no retrocesso!!! Bjos.
Comentar em resposta a Ana
Avatar
Ildebrando comentou:
17/10/2010
So agora vc percebeu isso?? claro que nao existe governo perfeito, mas piores sim como o psdb que se presta a elite e a um estado sao paulo. No Brasil de hoje todos os estados compoem este país e tambem todas as classes, genero e racas tem prioridade. a marina foi usada e manipulada pelo psdb. aprova disso e q ela com sua hipocrisia de ser contra o aborto se filiou a um partido que tem este tema da discriminalizacao na sua agenda de governo e ate liberacao da erva e do casmento gay!!! gracas a e
Comentar em resposta a Ildebrando
Avatar
Manoel Almeida comentou:
17/10/2010
Avatar
CRISTIANO LOPES comentou:
17/10/2010
É ISSO AI. CHEGA DE PRIVATARIAS. AGORA É DILMA. É A VEZ DA MULHER. CHEGA TAMBÉM DE MANDAR DA PORRADA EM PROFESSOR EM SAMPA.
Comentar em resposta a CRISTIANO LOPES
Avatar
Cibele comentou:
16/10/2010
Pior do que toda essa ladainha de religião, aborto e etc. É candidato que muda de opinião toda hora na primeira pressão que sofre. E foi assim com Dilma desde que ela surgiu no cenário nacional. Assina papel que não lê, aprova o PNDH, diz sim ao aborto e depois diz não e pior, não tem a coragem de admitir ao menos que mudou de idéia. Isso sim é inadmissível em um presidente, a volatilidade. Sem contar que eu acho a maior falta de respeito esse negoço petista de achar que o Norte/Nordeste já estã
Comentar em resposta a Cibele
Avatar
Giêr Memória comentou:
16/10/2010
Poxa Ribamar. Estou decepcionado. Ainda lembro de uma de suas crônica na qual você arrebenta com a Ala do PT (vixe, vixe). Se aliar com Sarneys, Collors, etc, é preciso mesmo? Estou enojado dessa política.
Comentar em resposta a Giêr Memória
Avatar
Giêr Memória comentou:
16/10/2010
Recebi uma dessas obesidades informais por email. Nela, havia o engrandecimento da educação brasileira, assinada por mais da metade dos reitoires de universidades federais. Pensei: Não se precisa mudar nada. Continuemos com essa maravilhosa educação, que trata os alunos como meras estatísticas, e as escolas, como como base de sustentação ideológica e política.
Comentar em resposta a Giêr Memória
Avatar
Giêr Memória comentou:
16/10/2010
Acho o contrário Babá... Suas ideias, me desculpe, estão fora do lugar. É mais fácil manipular um governo autoriário e intransigente com a maioria no parlamento, do que um governo com uma forte oposição. Isso já ocorreu na história na Ditadura Militar no Brasil: o congresso era base de sustentação do governo. Sentimos na pele a derrota de Artur Neto.
Comentar em resposta a Giêr Memória
Avatar
NISE comentou:
16/10/2010
QUE MATÉRIA DE MAL GOSTO, FRANCAMENTE BESSA VC JÁ ESCREVEU MELHOR, TENTAR BOTAR GOELA A BAIXO A DIL MÁ É DEMAIS.
Comentar em resposta a NISE
Avatar
André Ricardo comentou:
16/10/2010
tsc, tsc, tsc... Até aqui fui com o Taquiprati
Comentar em resposta a André Ricardo
Avatar
Rafael D. comentou:
16/10/2010
Concordo em gênero, número e grau.
Comentar em resposta a Rafael D.
Avatar
André Ferrarezi comentou:
16/10/2010
Sábias palavras professor. Dilma é continuidade e Serra também (do FHC). "Se os tucanos tivessem ganhado em 2002, essa atual festa do pré-sal seria no Texas, ou em Cingapura - na sede da empresa que teria assumido o controle do que seria a PetrobraX. Os tempos do "pensamento subalterno", os tempos de tirar os sapatos para os Estados Unidos, esses ficaram pra trás." Disse o Lula no lançamento do pré-sal. Privatização, Não!!!
Comentar em resposta a André Ferrarezi
Avatar
SHANA STOS comentou:
16/10/2010
INFELIZMENTE O NOSSO "POVÃO" BRASILEIRO QUE É A MAIORIA AINDA VENDE VOTOS POR FAVORES E VOTA SEM NENHUMA CONSCIÊNCIA ,VOTEI NA MARINA NO 1º TURNO MESMO SABENDO QUE NAO IRIA GANHAR ; O MEU VOTO FOI UM APOIO .ESSE MESMO "POVÃO" DESLUMBRADO COM O MUNDO VIRTUAL ACREDITA QUE TUDO QUE SE NOTICIA NA INTERNET É A MAIS PURA VERDADE E ESQUECEM QUE É UM AMBIENTE PÚBLICO ONDE TODOS ESCREVEM SEM TER UM COMPROMISSO COM A VERDADE.INCLUSÃO DIGITAL NÃO É BEM VERDADE ,DEVERIA SER ALFABETISMO DIGITAL POIS TODOS
Comentar em resposta a SHANA STOS
Avatar
Fidel Matos comentou:
16/10/2010
A Dilma não é a candidata dos nossos sonhos, mas o Serra é o nosso pesadelo. Nada original, mas é isso aí. Temos que ter clareza onde está o inimigo prá não fazer o jogo dele. Quem compara honestamente vota Dilma. Pelos meus filhos voto Dilma prá avançar e barrar o retrocesso.
Comentar em resposta a Fidel Matos
Avatar
Ivanhoé comentou:
16/10/2010
Babá! Você que é da ala do "PT" não poderia deixar de votar na Dilma, todavia, teu partido de palhaço, elegeu no maior esquema das eleições um rapaz chamado "tiririca" e que esse dito rapaz, conseguiu a proeza de levar seu Valdemar da Costa Neto. Lembra? Isso você nem fala! Mas, eu lhe afirmo que o Serra vai botar essa corja de aproveitadores tudo pra fora, inclusive você que fica mamando nas tetas do Governo Federal, para ficar escrevendo as tuas divagações de quem não tem nada para fazer. SERR
Comentar em resposta a Ivanhoé
Avatar
Gleice Mattos (1) comentou:
16/10/2010
Sim, claro, avançar no debate sobre questões que, antes, envolvem Direitos Civis e saúde pública. Cobrar que os temas sejam tratados com respeito aos novos modelos de família e as escolhas da mulher e que a participação religiosa se resuma à consciências individuais. Em tempo, um governo que criou uma Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres demonstra estar mais aberto às demandas sociais do que os governos anteriores.
Comentar em resposta a Gleice Mattos (1)
Avatar
Gleice Mattos (2) comentou:
16/10/2010
Considero, ainda, importante combater boatos de internet, mas percebo uma movimentação diferente do 1º turno, como sinalizou Manuel Castells ao ser entrevistado no Folha em 21/09/2010 . O Título da matéria é "Se um país não quer mudar, não é a internet que irá mudá-lo". De todo modo, o cyber espaço é mais um local para a expressão de ideias. Precisamos ter critérios para digeri-las como fazemos quando assistimos os programas das emissoras de TV.
Comentar em resposta a Gleice Mattos (2)
Avatar
Marta comentou:
16/10/2010
É isso Beibe, também voto "no Serra não". Diante do que nos resta, é o melhor que podemos fazer por nossas Anas e por nossas Marias.
Comentar em resposta a Marta
Avatar
Gleice Mattos comentou:
16/10/2010
Sim, claro, avançar no debate sobre questões que, antes, envolvem Direitos Civis e saúde pública. Cobrar que os temas sejam tratados com respeito aos novos modelos de família e as escolhas da mulher e que a participação religiosa se resuma à consciências individuais. Em tempo, um governo que criou uma Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres demonstra estar mais aberto às demandas sociais do que os governos anteriores. Considero, ainda, importante combater boatos de internet, mas perc
Comentar em resposta a Gleice Mattos
Avatar
AMADEU GUEDES comentou:
16/10/2010
O Brasil não pode retroceder, por isso, vamos de Dilma.
Comentar em resposta a AMADEU GUEDES
Avatar
André Luiz (1) comentou:
16/10/2010
Infelizmente a maioria da nossa população sofre de um "analfabetismo" político, mais constrangedor do que o velho analfabetismo, em uma cultura elitista e letrada como a nossa. Podemos e temos cidadãos analfabetos, mas comprometidos com mudanças sociais de que o nosso país necessita, conscientes politicamente, o problema é que os nossos "analfabetos" políticos, com toda carga pejorativa que o nome traz, nos colocam em uma massa de manobra, em que oportunistas, (marketeiros, politicos, assessores
Comentar em resposta a André Luiz (1)
Avatar
André Luiz (2) comentou:
16/10/2010
...assessores, entre outros) aproveitam desta alienação e conseguem impor candidatos sem nenhum compromisso com seus eleitores, ou pelo menos com a constituição. Enfim, o filhote de FHC é realmente pior do que um retrocesso, porém a Dilma apesar de todas as dúvidas ao seu respeito, ainda continua sendo a opção mais sensata. O ideal seria a total abstenção a esta eleição, com uma nova convocação para o processo eleitoral e novos candidatos.
Comentar em resposta a André Luiz (2)
Avatar
VANIA NOVOA TADROS 3 comentou:
16/10/2010
O \SERRA, SEM DÚVIDA,É MAIS EXPERIENTE,
Comentar em resposta a VANIA NOVOA TADROS 3
Avatar
André Luiz comentou:
16/10/2010
Infelizmente a maioria da nossa população sofre de um "analfabetismo" político, mais constrangedor do que o velho analfabetismo, em uma cultura eletista e letrada como a nossa. Podemos e temos cidadãos analfabetos, mas comprometidos com mudanças socias de que o nosso país necessita, conscientes politicamente, o problema é que os nossos "analfabetos" políticos, com toda carga pejorativa que o nome traz, nos coloca em uma massa de manobra, em que os oportunistas, (marketeiros, politicos, assessore
Comentar em resposta a André Luiz
Avatar
João Barros Carlos comentou:
16/10/2010
Babá, a crônica está puxando a brasa pro lado errado. O Serra não é melhor, ele é, simplesmente muito melhor. Não faça o que o "mestre" mandou. O Lula mandou votar na Dilma, não vote. Ele está desesperado. Ainda não conseguiu se vingar das duas surras de voto que sofreu do FHC, daí, sua raiva interminável.
Comentar em resposta a João Barros Carlos
Avatar
Vânia Novoa Tadros 2 comentou:
16/10/2010
continuando...... estou pensando em votar no Serra sem nenhum entusiasmo, ´Se chegar a votar será também como um desagravo ao Senador Arthur Neto pela grande injustiça sofrida
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros 2
Avatar
Hugo Brauke comentou:
16/10/2010
Muito bom. Vou compartilhar no Facebook através de sua prima Clelia. Abs.
Comentar em resposta a Hugo Brauke
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
16/10/2010
O PT ESTÁ PROVANDO DO PRÓPRIO VENENO. SEMPRE GOSTARAM DE LEVANTAR MENTIRAS SOBRE OS ADVERSÁRIOS. AGORA QUANDO É COM A PEDETISTA QUE,OPORTUNISTICAMENTE, VIROU PETISTA É UM TAL DE " AI AI MARIQUINHAS CADÊ O FRADE?" LEMBRAS BABÁ NO ICHL? " ESPALHA, ESPALHA SE PEGAR É ÓTIMO!" ESSA ESPETACULIZAÇÃO DA FÉ NÃO CONVENCE NINGUÉM. DESDE ANO PASSADO QUE A DILMA FOI PARA O CÍRIO. EU NÃO ACHO QUE NEM O SERRA NEM A DILMA MEREÇAM SER PRESIDENTES DE UM PAÍS COMO O BRASIL. PORÉM,SOU CONTRA O VOTO NULO. POR ISS
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Cris Amaral comentou:
16/10/2010
Amei a sua crônica, ela é de um conteúdo maravilhoso, fala de coisas sérias com um toque de humor. Vale a pena cada frase e a gama de insformações que traduz. Se me permite vou enviá-las a amigos...Quanto ao meu voto: Dilma e ponto!.
Comentar em resposta a Cris Amaral
Avatar
Orlandino comentou:
16/10/2010
Agência Estado: no dia 14/09, numa carreata em Nova Iguaçu (RJ), Monica Serra disse a Edgar da Silva,73 anos, eleitor evangélico: "Dilma é a favor de matar as criancinhas". Depois do debate do dia 10/10, Monica confirmou alegando que usou ‘criancinha’ porque o interlocutor não sabia o que era ”feto”. Serra no debate disse que foi agredido por Dilma e posou de vítima. Mas depois admitiu que não tinha “controle sobre os atos de sua mulher”. Quem foi que meteu a mãe no meio? Dilma ou Serra?
Comentar em resposta a Orlandino