PRODUÇÃO ACADÊMICA

OS ÍNDIOS DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XVI (Rio,Depext, 1999)

Em: 08 de Março de 2010

Autor: JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE
Local da Publicação: RIO DE JANEIRO. DEPEXT/UERJ. 1999. PGS. 22-25

 

Nanci de Freitas (coord.). ANCHIETAS E GUAIXARÁS - uma criação a partir do "Auto de São Lourenço" e de cartas de José de Anchieta. Rio. Núcleo de Investigação Teatral da Uerj. Depext. 1999. 28 pgs.

O texto sobre Os Índios do Rio de Janeiro no século XVI foi publicado numa pequena  brochura, no contexto da realização do primeiro espetáculo produzido pelo Núcleo de Investigação Teatral da UERJ. Insere-se em um dos eixos temáticos propostos pela Comissão Uerj/Brasil 500 anos: Dos litorais do Descobrimento ao Brasil Pitoresco.

O Núcleo de Teatro é formado por estudantes da Uerj e por artistas e profissionais integrantes da equipe da Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação - COARTE, do Departamento Cutlural. O elenco é formado por 13 alunos de diversos cursos de graduação. Recebeu, a partir de maio de 1998, um treinamento artístico, incluindo aulas de expressão corporal, técnica vocal, canto, improvisação, interpretação e estudo de textos teatrais. Paralelamente, os integrantes do Núcleo participaram de leituras e estudos específicos sobre história do Brasil, história do teatro medieval e contemporâneo, cultura indígena e outras temáticas relacionadas com o eixo proposto. O artigo veio atender essa demanda.