CRÔNICAS

O BERLUSCONI DA FLORESTA:

Em: 27 de Fevereiro de 2011
Tags:
Visualizações: 21959

 

Eles são dois irmãos siameses, embora nascidos com três anos de diferença a quase dez mil quilômetros de distância. Olhando os dois, de perto, um ao lado do outro, podemos afirmar o que disse dona Rhea Silvia vendo seus dois filhos gêmeos Rômulo e Remo mamando na loba, antes da fundação de Roma: Facies Uni, Culus Alteri. O que significa, em bom português, na tradução simultânea feita pelo professor Agenorum: a cara de um é o fiofó do outro.
Um dos siameses nasceu às margens do rio Pó, em Milão (Itália), em 29 de setembro de 1936, é libriano. O outro, do signo de Escorpião, nasceu à beira do Juruá, em Eirunepé (AM), em 16 de novembro de 1939. Um, cujo hobby é o xadrez, não perde jogo do Milan, no Estádio San Siro. O outro, viciado em dominó, quando pode assiste as peladas do seu time – Tufão do Juruá - no Estádio Municipal João Conrado, conhecido como Dissicão. Um adora panetone. O outro não dispensa um xis-caboquinho, com pão francês, queixo coalho e tucumã descascado pelo Cabo Pereira.
Irmãos siameses
As diferenças, no entanto, param por aqui. Se um se olhar no espelho, vê a imagem do outro. Os dois se formaram em direito, são advogados, mas jamais exerceram a profissão. O negócio de cada um deles começou com a construção civil. Ambos mamaram na loba, enriquecendo como empreiteiros. Silvio Berlusconi, aos 23 anos, fundou sua construtora, a Cantieri Riuniti Milanese, edificou dois grandes conjuntos residenciais na zona leste de Milão, passou a perna no seu sócio e embolsou o lucro.
Amazonino Mendes criou a construtora Arca e, aos 33 anos, quando seu empregado analfabeto, o pedreiro Antonio Alves do Carmo, tirou a sorte grande na Loteria Esportiva, convenceu-o a se tornar seu sócio, construindo o conjunto Ayapuá, na zona oeste de Manaus. Uma mudança contratual deixou o pedreiro na pindaíba, sem dinheiro sequer para comprar um caixão de terceira classe, adquirido numa “vaquinha” feita pelos amigos, quando morreu de câncer em 25 de março de 2009.
O italiano foi identificado pela revista Forbes como o homem mais rico da Itália, uma fortuna calculada em 9,4 bilhões de euros. Construiu para si, na Costa Esmeralda, Sardenha, uma mansão suntuosa denominada Villa Certosa, onde promove “festas dignas das Mil e Uma Noites”, nas quais as meninas convidadas recebem tratamento de “princesa”, segundo a revista L’Espresso. O palacete tem jardim botânico, lagos cheios de tartarugas, uma gruta natural em forma de baleia e um vulcão artificial que entra em erupção derramando cascatas de luz sobre uma lagoa.
O amazonense foi identificado pela revista Veja, em 1997, como um homem podre de rico, com uma fortuna estimada na época em 200 milhões de reais, quantia superior às riquezas somadas de todos os cabocos de Eirunepé. Dono de um jatinho learjet e de dois iates, ele construiu para si, às margens do igarapé Tarumã, mansão espetacular de quatro andares, torre com elevador panorâmico, salões de jogos e de festas, heliporto, quatro piscinas climatizadas, dois lagos artificiais, cascatas, jardins, quadra de esporte e pista de Cooper.
O gêmeo de Milão é filho político de Betino Craxi, o premiê italiano processado por corrupção na ‘Operação Mãos Limpas’. Depois de ter sido derrotado duas vezes, uma nas eleições regionais em 2005 e outra nas eleições gerais de 2006 por Romano Prodi, Berlusconi foi eleito, em 2008, pela terceira vez, primeiro ministro da Itália, aos 71 anos de idade, pelo PDL (sporco, sporco!).
Seu irmão gêmeo de Eirunepé foi afilhado político do governador Gilberto Mestrinho, cassado em 1964, acusado de corrupção. Depois de ser derrotado duas vezes, uma por Serafim Correa nas eleições para prefeito de Manaus, em 2004, e outra para governador, em 2006, Amazonino assumiu, pela terceira vez, o cargo de prefeito de Manaus, em 2009, aos 70 anos de idade, eleito pelo PTB (vixe, vixe!).
Os dois conseguiram se reeleger prometendo aos eleitores mundos e fundos. Berlusconi acenou com “um milhão de liras ao mês para todos”, enganando os aposentados, que acreditaram nele, além de um milhão de empregos para os italianos sem trabalho.
Amazonino jurou que criaria mil creches, instalaria carretas para distribuição de internet gratuita à população carente da Zona Leste e governaria dentro de um ônibus que ficaria zanzando na periferia de Manaus. Os eleitores “babacones” caíram no conto eleitoral dos dois. É muita coincidência.
La facha brutta
Mas você está equivocado se pensa que as semelhanças entre os irmãos siameses terminam aqui. Berlusconi foi processado por associação mafiosa, lavagem de dinheiro, evasão fiscal, participação em homicídio, corrupção, abuso de poder e incitação à prostituição de menores. Foi condenado duas vezes: a primeira por financiamento ilegal de partidos e a segunda por suborno de inspetores fiscais. Nos dois casos, recorreu e conseguiu ser absolvido. Em quatro casos, os crimes prescreveram.
Seu irmão gêmeo da floresta foi acusado de ser o principal articulador da compra de votos para a emenda da reeleição de FHC, com pagamento de 200 mil reais em troca do voto de cada deputado federal. Sua candidatura à prefeitura foi criticada pela OAB e pelo Ministério Público, já que ele respondia a processos de crimes da lei de licitações, crimes contra o sistema financeiro e contra a ordem tributária. Foi cassado pela juíza Maria Eunice Nascimento e recorreu ao TRE que concedeu uma liminar para sua posse.
Os dois se declaram injustiçados e caluniados por adversários invejosos. Berlusconi usa sua verborreia contra as instituições do Estado, desrespeitando a magistratura. Amazonino, em campanha eleitoral, afirmou em entrevista à Rádio Nova Olinda: “Compra-se a consciência de políticos, compra-se juiz, desembargador, compra-se tribunais de um modo geral: tribunal de contas, ministério público”. Esse é o respeito que ele tem pelo Judiciário.
Berlusconi, que tem feito declarações contra os imigrantes da Tunísia, da Argélia e dos países árabes, deve comparecer a julgamento por fraude fiscal, nessa segunda-feira, 28 de fevereiro, num processo que estava paralisado. Já o início do julgamento por prostituição de menores e extorsão está previsto para 8 de abril.
Quanto a Amazonino Mendes, o vereador Joaquim Lucena (PSB) protocolou nesta sexta-feira um pedido de impeachment, porque o prefeito de Manaus agrediu uma moradora de área de risco onde morreram uma mulher e duas crianças soterradas por um barranco. Em conversa com o prefeito, ela argumentou não ser uma escolha sua residir ali. “Minha filha, então morra, morra, morra” – disse-lhe Amazonino, com raiva, matando-a três vezes seguidas. Aí, informado de que a moradora era paraense, afirmou: “Então está explicado”. Essa deixou o próprio Berlusconi no chinelo.
Segundo Lucena, o prefeito de Manaus ofendeu não apenas os paraenses – os árabes do Berlusconi da floresta, mas toda a população, agindo de forma incompatível com a dignidade e o decoro do cargo, conforme fica evidenciado em vídeo divulgado no You tube (http://www.youtube.com/watch?v=z3oTFiic5VU).  
Silvio Berlusconi e Amazonino Mendes: o mesmo combate. Na Itália, as mulheres saem às ruas para protestar. E em Manaus? O escritor Saramago chamava Berlusconi de “Essa Coisa”. Já que Amazonino compartilha com Berlusconi a elegância, a fineza no trato, a sensibilidade e a mesma “facha brutta”, podemos emprestar a imagem de Saramago e dizer que Amazonino é “Essa Coisa” da floresta?

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

63 Comentário(s)

Avatar
Ulisses Da Selva comentou:
08/03/2011
Ta' faltando casa, hospital, escola, transporte e decência, mas esse vereadorzinho joaquim lucena se indigna com o que o prefeitozinho falou. Amazonino mendes odeia nao so' paraenses ele odeia o povo! Esses Canalhas sao de assustar com suas Caras-de-pau.
Comentar em resposta a Ulisses Da Selva
Avatar
JOSÉ GARCIA comentou:
05/03/2011
Professor, Em minha opinião o episodio DE OLHOS NOS PARAENSES, porque antes de qualquer coisa o Prefeito de Manaus pode ser considerado também de Belém, São Luiz, Rio Branco, porque de todos essas cidades emanam pessoas que vem em busca do "paraíso" eletrônico e sem se aberceberem viram eleitores amazonenses. E agora? Agora é tocar o barco, não é um caso... ou outro, é possível, sim. Mas ele (Prefeito), já deve haver passado por outros casos- tão cabeludos, como esse.
Comentar em resposta a JOSÉ GARCIA
Avatar
M.J.C comentou:
04/03/2011
Seria interessante que todos que criticam o Sr.Prefeito vissem toda a reportagem que foi ao ar no dia do evento.Não tenho procuração do Sr.prefeito para defende-lo,mas temos que ser justo.
Comentar em resposta a M.J.C
Avatar
Paulo Bezerra comentou:
03/03/2011
A última coincidência absolutamente necessária entre Berlusconi e Amazonino seria as palavras colocadas em seus epitáfios "AQUI JAZ UM CANALHA" Este epitáfio serviria também para o Sarney, o Maluf, o Daniel Dantas, o Renan, e para todas as autoridades q/ subtraem o erário público ou que sejam coniventes .
Comentar em resposta a Paulo Bezerra
Avatar
Carlos Eduardo comentou:
03/03/2011
Vixe! Vixe! Amo o Amazonino!
Comentar em resposta a Carlos Eduardo
Avatar
Ombudsman comentou:
02/03/2011
Aquele cara de Belem que veio aqui falar shit poderia dizer algo sobre aquela menina que ficou presa na ala masculina num dos presidios do pará. Vão procurar o que fazer!!
Comentar em resposta a Ombudsman
Avatar
Cruz Credo (1) comentou:
02/03/2011
As criticas que podem ser dirigidas a esse individuo, cujo nome omitimos por nos causar asco ao redigi-lo, não são apenas motivadas pelo episódio recente do "então morra". Existem outras causas bem mais justificáveis para crucificá-lo, dentre elas aquelas ligadas à inoperância dele constatada enquanto exerceu a governança estadual, quando então foi incapaz de estabelecer políticas públicas coerentes com as necessidades de solucionamento das principais questões que nos afligem...
Comentar em resposta a Cruz Credo (1)
Avatar
Cruz Credo (2) comentou:
02/03/2011
As principais questões que nos afligem tais como: desemprego, educação de péssima qualidade, assistência médica hospitalar deficiente, ausência de saneamento básico, falta de moradia, transporte público deprimente, tráfico de drogas, prostituição infantil, violência além de outras. Enfim tal criatura não passa de um oportunista que se aproveitou dos mandatos apenas para enriquecer, condição que jamais alcançaria se, não houvesse tido o apoio de um criador que felizmente já se foi.
Comentar em resposta a Cruz Credo (2)
Avatar
Cruz credo comentou:
02/03/2011
As criticas que podem ser dirigidas a esse individuo, cujo nome omitimos por nos causar asco ao redigi-lo, não são apenas motivadas pelo episódio recente do "então morra". Existem outras causas bem mais justificáveis para crucificá-lo, dentre elas aquelas ligadas a inoperância dele constatada enquanto exerceu a governança estadual, quando então foi incapaz de estabelecer politicas públicas coerentes com as necessidades de solucionamento das principais questões que nos afligem tais como: desemp
Comentar em resposta a Cruz credo
Avatar
Layze Zagury comentou:
01/03/2011
Em 2006 minha irmã Rejane Cristina foi maltratada com palavras e vaias em uma sala de aula em Belem ao dizer que era de Manaus.
Comentar em resposta a Layze Zagury
Avatar
gilson comentou:
01/03/2011
Todos sabem que a postura do Prefeito está errada. Exemplo: Na catástrofe do Rio de Janeiro um Senhor não queria sair de sua casa e, nem por isso a Defesa Civil mandou ele morrer. Só falou dos riscos que ele corria e que tinha que se responsabilizar por sua decisão.
Comentar em resposta a gilson
Avatar
VANIA NOVOA TADROS comentou:
01/03/2011
(CONTINUAÇÃO DA POSTAGEM DO DIA 28.02 AS 13,21 HRS) "FICAR CRITICANDO DAÍ É FÁCIL! FAÇAM UMA EXPERIENCIA E VENHAM PARA CÁ E TENTEM ORGANIZAR AS BAGUNÇAS E DESPOJOS DO VINGATIVO SERAFIM
Comentar em resposta a VANIA NOVOA TADROS
Avatar
AMAZONENSE/ARABE comentou:
01/03/2011
Leio sempre suas cronicas porofessor, só não aceito que com a inteligencia que tens tenhas tambem pensado que o NEGÃO ofendeu de fato àquela pobre mulher.Vai tu tambem fazer o mesmo que ele fez e ouvir os reclames nessecitados. Ainda não sabes o que é miseria e tão pouco o Sarafa, o buchada, o bocão, e outros tantos que realmente fazem mal a essa floresta.
Comentar em resposta a AMAZONENSE/ARABE
Avatar
Ana comentou:
01/03/2011
Muito bom!!! Absurdo um prefeito dizer uma asneira dessa. O pior é que ainda existem pessoas defendendo esse crápula!!! É por isso que esse imbecil está na prefeitura. Até quando será?
Comentar em resposta a Ana
Avatar
Paulo Bezerra comentou:
28/02/2011
Gente. Desconfio q tudo foi armado p/iludir os bocós e colocar ESSA COISA em evidência. Vem eleição por aí. E, já vejo os lesos falando do “morra, morra" e, esquecendo do "rouba , rouba", q é o q ele + gosta de fazer.Assistam o vídeo completo. Só demagogia. Ele diz q é pai dos pobres, q vai invadir terra, q vai pagar aluguel, e sai aplaudido p/todos A pseudo "vítima" já ganhou casa e calou o bico.Mas, se Deus e o Luiz Fux quiser, em abril o STF dará um xeque-mate nESSA COISA. Vade Retro Satanás
Comentar em resposta a Paulo Bezerra
Avatar
Paulo Bezerra comentou:
28/02/2011
Gente. Desconfio q isso tudo foi "armado" p/iludir os bocós e colocar ESSA COISA em evidência. Vem eleição por aí. E, já vejo os "lesos" falando do "morra, morra" e, esquecendo do "rouba , rouba", q é o q ele mais gosta e sabe fazer. Assistam o vídeo completo. Tá em tudo q é blog. Só demagogia. Ele diz q é pai dos pobres, q vai invadir terra, q vai pagar aluguel, e sai aplaudido p/todos. A pseudo "vítima" já ganhou uma casa e calou o bico. Mas, se Deus e o Luiz Fux quiser, em abril o STF dará um
Comentar em resposta a Paulo Bezerra
Avatar
Ana Paula Artaxo comentou:
28/02/2011
A miniatura do Duomo di Milano virou um souvenir de luxo depois que um bom de mira acertou a cabeça do Berlusconi. Pena que os barquinhos de pau-de-balsa, vendido nas casas de artesanato de Manaus, são muito leves, não são capazes sequer de rachar a cara de pau do Negão. No mais, estou sem paciência para gente alienada e louca. Valeu, Babá.
Comentar em resposta a Ana Paula Artaxo
Avatar
Ombudsman comentou:
28/02/2011
Então vcs querem derrubar o Mazoca , impeatchment, com "essa coisa"? Avá?! Procurem outra! Tá explicado ou querem que eu desenhe?
Comentar em resposta a Ombudsman
Avatar
João Carlos comentou:
28/02/2011
A crônica esta apelativa, porém, engraçada. O Amazonino quase acertou, faltou pouco. Já temos muitos bolsões de pobreza, todos vindos de outras plagas. o Amazonas está lotado de aventureiros. Já veio muita gente pra cá. Olhem a composição dos bairros periféricos e dos representantes no Senado (nenhum nasceu no Amazonas, o João Pedro é um arranjo), no Governo, na Assembleia Legislativa, na Câmara Municipal, é muita gente forasteira. Babá, lembra do forasteiro?
Comentar em resposta a João Carlos
Avatar
Djwerry Power comentou:
28/02/2011
Vânia, agora ficou claro pra mim o que vc entende por cavalheirismo do Amazonino. Se você considera medo, aquilo que é elegância, se vc. é capaz de dizer para a Nane "morra, morra, morra", porque ela discorda de você, é porque temos noções diferentes sobre cavalheirismo e o papo se encerra por aqui. Só discuto quando vale a pena
Comentar em resposta a Djwerry Power
Avatar
Cubano comentou:
28/02/2011
Se "essa coisa" é filho político do Gilberto Mestrinho, mamou na loba e tem todas essas acusações nas costas então, politicamente falando, isso é um "aborto por curetagem". Sua filiação política explica, em grande medida a sua intervenção ao longo desses anos em que governou o Amazonas.
Comentar em resposta a Cubano
Avatar
VANIA TADROS comentou:
28/02/2011
Djwery não queira dar uma de esperto para cima de mim. voce ficou mais cauteloso e medroso e escreveu"(,,,) como é o caso da VT". A sua esperteza só é eficaz para furar fila de onibus, enganar crianças inocentes com suas gracinhas e outras bobagens mais. NÃO VOU MAIS POSTAR AQUI ESTA SEMANA POrQUE VCS NÃO QUEREM DEBATER E SIM ACUSAR. O erro está começando por quererem comparar contextos e realidades tão diferentes: Amazonas e Itália. Ficar daí dando palpites é fácil agora venham para cá para
Comentar em resposta a VANIA TADROS
Avatar
Djwerry Power comentou:
28/02/2011
Vania, não preciso perguntar a Rosilene, sei que você não é comprável. Quem colocou a carapuça foi você, falei em duas categorias de pessoas, você está na primeira, dos que estão enganados. Agora, dizer que Amazonino é um cavalheiro? Kkkkk. O Berlusconi também é, na Italia, conhecido como “Il Cavalieri”. Não pode ser cavalheiro quem agride uma mulher pobre, e diz morra, morra, morra, sabendo que ela não tem onde cair morta. Faça um exame de consciência. Você está errada.
Comentar em resposta a Djwerry Power
Avatar
Geraldo Lopes de Souza Junior comentou:
28/02/2011
O tema gerador de tanto furor foi esquecido pela mídia. Quem diz estar preocupado com Manaus, criticou o Amazonino, chamando de preconceituoso e cobrou providências contra o prefeito. Quem é a favor desse troglodita o chamou de vítima... Acho que devemos caçá-lo, prendê-lo e alimentá-lo a pão e agua. Mas e as pessoas que moram naquelas áreas? Que fim levaram? E os outros tantos paraenses, maranhenses, cearenses... e principalmente amazonenses que aqui moram? Que fim terão? Alguém sabe me dizer?
Comentar em resposta a Geraldo Lopes de Souza Junior
Avatar
Geraldo Lopes de Souza Junior comentou:
28/02/2011
Bessa, não é novidade para ninguém que ler tuas crônicas o monstro que é o nosso prefeito. Fico um tanto assustado quando vejo juízes, professores, cristãos e outros cidadãos amazonenses defendendo o Negão. Não ter onde morar ou morar em área de risco é um problema social. O responsável por administrar tudo isso não é o prefeito? Ele não foi eleito para isso? Ou o problema é de outrem?
Comentar em resposta a Geraldo Lopes de Souza Junior
Avatar
VANIA TADROS comentou:
28/02/2011
NANE EU DEFENDI O AMAZONINO E, SE VC NÃO GOSTAR, MORRA NANE, MORRA NANE, MORRA!
Comentar em resposta a VANIA TADROS
Avatar
Papagaio mawé comentou:
28/02/2011
Dois tipos de pessoas defendem Amazonino: os ignorantes (que, por serem ignorantes, não têm noção do mal social que causam, votando nele sucessivamente). E seus "baba-ovos" e congêneres - q são pessoas supostamente esclarecidas, mas q de uma forma ou d outra, são beneficiadas por sua nefasta forma de fazer política.
Comentar em resposta a Papagaio mawé
Avatar
comentou:
28/02/2011
ASTRID, QUE ILEGALIDADE O AMAZONINO COMETEU AGORA ? ELE ESTÁ INDO, PESSOALMENTE, AOS BAIRROS DE MANAUS ORIENTAR OS MORRADORES DE ÁREA DE RISCO, NO FACEBOOK TEM UM VIDEO COMPLETO SOBRE A CONVERSA COM A PARAENSE.VCS VÃO VER COMO MANIPULARAM A NOTÍCIA,
Comentar em resposta a
Avatar
comentou:
28/02/2011
HÁ,HÁ,HÁ, DJEWERY TU NÃO CONHECES NADA DO AMAZONAS. PERGUNTA DA ROSILENE BESSA SE ALGUÉM TEM CONDIÇÕES DE ME COMPRAR OU ME ENGANAR.O AMAZONINO É UM CAVALHEIRO RLE NUNCA PROPORIA ISSO A UMA SENHORA.
Comentar em resposta a
Avatar
Astrid Lima comentou:
28/02/2011
Vânia, desculpe se não concordo. O fato do povo amá-lo - ou não - não o coloca acima da lei. Convivo com esta desculpa há anos aqui na Itália com Berlusconi. Voto não legitima ilegalidade."
Comentar em resposta a Astrid Lima
Avatar
Djwery comentou:
28/02/2011
A quem interessa defender o monstro da selva? São aqueles que provavelmente são enganados ou comprados pelo AM. Talvez seja o caso da VT.
Comentar em resposta a Djwery
Avatar
Nane comentou:
28/02/2011
E ainda tem quem o defenda... dá-lhe, Bessa!
Comentar em resposta a Nane
Avatar
Regina Melo comentou:
28/02/2011
O estilo satírico das crônicas do Bessa tem, justamente, esse propósito de causar indignação. Só não entendo (e não dá pra aceitar) tanta gente defendendo o que está ruim. Manaus está um caos, cada vez pior. Quem governa tem a obrigação de colaborar com as soluções para os problemas e não criar tumultos para piorá-los.
Comentar em resposta a Regina Melo
Avatar
VANIA TADROS comentou:
28/02/2011
RECADO PARA QUEM ILUSTROU A COLUNA: A MONTAGEM ESTÁ MAL FEITA MAS DÁ PARA VER QUE O AMAZONINO É MUITO MAIS BONITO DO QUE O BERLUSCONI. O AMAZONINO NUNCA PODERÁ SER UM SENHOR DAS TREVAS PORQUE É UM HOMEM ENERGIZADO PELA FLORESTA
Comentar em resposta a VANIA TADROS
Avatar
VANIA TADROS comentou:
28/02/2011
ISA, VC ACERTOU. A SUA mensagem foi a mais lúcida da semana aqui NO TAQUI PRA TI. A ESQUERDADA TEM RAIVA DO AMAZONINO PQ ELE FOI O PRIMEIRO DELES A ENTENDER QUE O SOCIALISMO NÃO LEVARIA A NADA E A SEGUIR OUTRO CAMINHO PARA CHEGAR AO PODER. AMAZONINO TEVE A CORAGEM QUE ELE NUNCA TIVERAM
Comentar em resposta a VANIA TADROS
Avatar
Sheila (Blog da Amazonia) comentou:
28/02/2011
Ótimo texto! Parabéns! Retratou muitíssimo bem as características desses dois senhores das trevas.
Comentar em resposta a Sheila (Blog da Amazonia)
Avatar
Dê (1) Blog da Amazonia comentou:
28/02/2011
Sob o título de “Faroeste Amazônico” a a “Isto É” publicou reportagem acusando o dito cujo politiqueiro de envolvimento com o narcotráfico. A Procuradoria Geral Eleitoral (PGE), em Brasília, já emitiu parecer sugerindo cassação dos diplomas de prefeito de Amazonino e de seu vice por compra de votos e abuso de pode econômico. O vereador José Ricardo Wendling (PT) acusa a prefeitura de ter pagado R$ 87 milhões a Emparsanco para realizar obras nas vias públicas de “tapa-buracos” .
Comentar em resposta a Dê (1) Blog da Amazonia
Avatar
Dê (2) (Blog da Amazonia comentou:
28/02/2011
Quem é o Sr. Amazonino Mendes ( PTB-AM) ? O que se pode esperar deste rebotalho humano? Apenas desprezo, asco e aversão à população. São pessoas deste calibre que estão empoleiradas nos três poderes da maltrapilha República brasileira e enquanto não as retirarmos de lá, por bem ou por mal, fatos como este se repetirão até mais amiúde e com maior brutalidade. Não há como desculpá-lo pela arrogância, prepotência, preconceito e truculência.
Comentar em resposta a Dê (2) (Blog da Amazonia
Avatar
Nina (1) Blog da Amazonia comentou:
27/02/2011
Sou paraense, moro no Rio de janeiro há 12 anos, enfrento o preconceito do povo do sudeste, que fala que passou do Espírito Santo é “paraíba”, mas ser menosprezado por um vizinho, um caboclinho como eu, é demais. Enquanto as pessoas forem bairristas, o preconceito existirá, o este governante tem obrigação, se não por respeito, mas por exemplo a população em nunca transparecer o seu preconceito. Talvez ele não lembre que o povo do Pará, tmb vota no amazonas.
Comentar em resposta a Nina (1) Blog da Amazonia
Avatar
Nina (2) Blog da Amazonia comentou:
27/02/2011
Deveria pedir para seus assessores fazerem um levantamento de quantos eleitores tem vindo do Pará. Respeito é para todos, não importa de onde vc é.Continuo no Rio, e, agora, talvez menos frustrada com o preconceito por eu ser do Pará, pois o povo daqui não conhece nem o mapa do Brasil, então entendo a ignorãncia, que na verdade tem seu lado bom. O IGNORANTE NÃO SOFRE! Não é Amazonino.
Comentar em resposta a Nina (2) Blog da Amazonia
Avatar
Luiza (Blog da Amazonia) comentou:
27/02/2011
GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES, CONCORDO LITERALMENTE, COM O TEXTO PUBLICADO!!!!!!!!!!
Comentar em resposta a Luiza (Blog da Amazonia)
Avatar
Maria de Souza comentou:
27/02/2011
Realmente este prefeito deixou a mascara cair, mostrando quem realmente é (Um animal truculento) precisamos impedir estas pessoas tipo ele a continuar mandando em nosso pais
Comentar em resposta a Maria de Souza
Avatar
Waldir comentou:
27/02/2011
O povo daqui do sul presciza saber de mais noticias deste tipo de politicos ,que só pensa no seu próprio bem.Por aqui não foge a regra mas sempre que podemos denunciamos,,o ato de fazer politica é para todos mas nen todos são para a politica ,quando pensamos que isto não mais acontecerá aqui no Brasil eis que mais um caso deste é divulgado mas somente através da internet. o senado tudo acoberta,a camara eo judiciario fingem que não estão nen ai e nós simples mortais pagamos a conta de tanto desc
Comentar em resposta a Waldir
Avatar
Ozeias E S (Blog da Amazonia) comentou:
27/02/2011
Professor Ribamar, seu texto me deixou extâsiado com a tamanha falta de destreza da nossa população em aceitar isso. Os Amazoneses ( e muitos brasileiros) realmente mereçem o governantes que tem. Amazonino ( Morra, Morra e Morra sua falta de decoro)
Comentar em resposta a Ozeias E S (Blog da Amazonia)
Avatar
Isa comentou:
27/02/2011
Outro dia minha filha queria colocar o dedo no fogo, pedí que ela não colocasse, e ela insistia, num lampejo de nervoso falei: Quer colocar , coloque e se queime. É lógico que eu não queria o fato, mas a raiva da insistência dela, me fez falar daquele jeito. Acho que foi o mesmo com o Amazonino. Mas no mais , o povo o elegeu, não foi, agora aguentem. Chega de passar a mão na cabeça, de quem vota mal.
Comentar em resposta a Isa
Avatar
Honorilto da Silva (Blog da Amazonia) comentou:
27/02/2011
Esse pessoal de Manaus gosta de politico dinossauro, tá na hora de mudar a politica nessa cidade………
Comentar em resposta a Honorilto da Silva (Blog da Amazonia)
Avatar
Odete (Blog da Amazonia) comentou:
27/02/2011
Não concordo, pois se eu não tenho condições não saio da minha terra pra se aventurar em outra e acima de tudo em aréa de risco, ele fez o papel dele, não quer sair então morra.
Comentar em resposta a Odete (Blog da Amazonia)
Avatar
Leon (Blog da Amazonia) comentou:
27/02/2011
Avatar
Celso Daniel (Blog da Amazonia) comentou:
27/02/2011
O professor esqueceu de dizer que a mesma lei de reeleição que beneficiou FHC e foi tão criticada pelo PT, foi a mesma que beneficiou o Lula. Esqueceu também de dizer que o partido desse senhor é um dos mais atuantes na defesa deste governo sem escrúpulos Faz parte da base aliada do governo mais corrupto nunca antes visto nesse País.
Comentar em resposta a Celso Daniel (Blog da Amazonia)
Avatar
Lauro comentou:
27/02/2011
Quanta hipocrisia, professor!!! O senhor não é tão burro assim pra não perceber o que o prefeito quis mesmo dizer. Todos são a favor da liberdade, pelo jeito alguns, daquela liberdade de o pobre escolher até mesmo onde morrer. Se embaixo da ponte ou em área de risco. A oposição agora se esbalda com as manchetes e declarações de doutores (sic). E os pobres continuam lascados….reféns dos aproveitadores.
Comentar em resposta a Lauro
Avatar
Cassiane Araujo comentou:
27/02/2011
Oi, Bessa! Vc está cade vez mais afiado! Excelente crônica. Vou compartilhá-la aqui no face.
Comentar em resposta a Cassiane Araujo
Avatar
Alessandra Marques comentou:
27/02/2011
"Essa Coisa" pode até ser, mas da floresta não! Deixe a sofrida floresta em paz, além do mais ela não criaria ou abrigaria essa criatura horrenda.
Comentar em resposta a Alessandra Marques
Avatar
Alberto Santoro comentou:
27/02/2011
Estou perplexo com tudo isto! É impressionante a impunidade reinante neste nosso Brasil.
Comentar em resposta a Alberto Santoro
Avatar
Natalie comentou:
26/02/2011
Literalmente vc matou a pau!,,,
Comentar em resposta a Natalie
Avatar
Maria Das Graças comentou:
26/02/2011
Babá , dez pra sua mente brilhante! meu abraço com carinho.
Comentar em resposta a Maria Das Graças
Avatar
Jefferson Laborda da Silva comentou:
26/02/2011
A crônica do Prof. Dr. Ribamar Bessa que está muito bem urdida! Não aborda o aspecto lugar-comum (bate-boca entre governante e governado): enfatiza o aspecto populista, clientelista e bufão de (por ordem alfabética) Amazonino e Berlusconi!
Comentar em resposta a Jefferson Laborda da Silva
Avatar
Vânia comentou:
26/02/2011
"Impeachment contra Amazonino? Sonhem, vão sonhando, sonhar não prejudica ninguém. O povo o ama e se entende com ele.Isso é coisa da pau mandado do Serafim, Joaquim Lucena, que estão ensaiando uma ópera bufa."
Comentar em resposta a Vânia
Avatar
VANIA TADROS comentou:
26/02/2011
Impeachment contra Amazonino?Sonhem, vão sonhando, sonhar não prejudica ninguém. O povo o ama e se entende com ele.Isso é coisa da pau mandado do Serafim, Joaquim Lucena, que estão ensaiando uma ópera bufa que não vai conseguir ser apresentada.
Comentar em resposta a VANIA TADROS
Avatar
JEFFERSON LABORDA comentou:
26/02/2011
Muito bom o contraponto, tão antípodas, mas ao mesmo tempo tão próximos! A crônica está genial: Due clown in un'opera globalizzato! Parabéns, Dr. Ribamar!
Comentar em resposta a JEFFERSON LABORDA
Avatar
Paulinho Kokay comentou:
26/02/2011
Maravilhosa a crônica. Mas, ainda estão defendendo veementemente. Ignoram a grosseria e a xenofobia do mau menino, argumentando que o vídeo foi editado com más intenções. Se isso não é verdade, porque ele pediu desculpas?
Comentar em resposta a Paulinho Kokay
Avatar
Astrid (1) comentou:
26/02/2011
Este começo de ano para Berlusconi não tem sido fácil. Inicia em 28/02 como réu no processo Mediaset, dia 5/03 com o Mediatrade e dia 11/03 com o processo Mills.O quadro é desolador e se ele adota o mesmo sangue frio e cinismo de suas aventuras sexuais nos outros aspectos da vida significa que não é apenas um dos homens mais perigosos do ocidente, mas um dos mais perversos. Acusações contra ele: filiado à loja maçonica golpista P2, fraudes, sonegação de imposto,relacionamento com a máfia.
Comentar em resposta a Astrid (1)
Avatar
Astrid (2) comentou:
26/02/2011
Mais acusações: massacres entre 92-93 onde ele e Dell'Utri (sócio e fundador de Forza Italia) foram acusados de serem os mandantes dos atentados que mataram os juizes Falconi e Borsellino. Dell'Utri foi condenado a 7 anos de prisão por concurso externo em associação mafiosa.Berlusconi nada. Porém o processo mais perigoso, porque de impacto do ponto de vista midiático e com o mundo católico, é mesmo o do 6 de abril, o do caso Ruby.
Comentar em resposta a Astrid (2)
Avatar
Astrid (3) comentou:
26/02/2011
Ele se arriscou muitíssimo tirando a Ruby da cadeia porque tinha medo que ela abrisse a boca. Foi meio desesperado mesmo, porque todo o processo foi ativado justamente a partir da prisão dela e da intervenção direta dele. Antes ou depois ele vai cair.O pior já passou. Agora é lutar para expulsar o outro faraó, o do Amazonas.
Comentar em resposta a Astrid (3)