CRÔNICAS

AI DE TI, AMAZONAS!

Em: 03 de Outubro de 2010
Tags:
Visualizações: 10136

 

Nos próximos anos, o que é que vai acontecer com o Brasil? Qual o nosso destino como nação? Sei lá. Aliás, ninguém sabe e quem disser que sabe está mentindo. Mas é possível, sim senhor, prever, pelo menos, quem vai nos comandar a partir de janeiro de 2011. Quando você quer fazer uma análise de sangue, precisa retirar os quatro litros que circulam pelas veias do corpo humano? Não. Bastam algumas gotinhas. Esse é o princípio da amostra representativa. Voto e sangue: tudo é a mesma coisa.
 
Eis o que eu queria dizer: quem quiser conhecer o nome do próximo presidente, do governador e dos senadores do Amazonas, basta consultar o eleitor na fila de voto do Grupo Escolar Cônego Azevedo, no bairro de Aparecida, Manaus. As gotinhas de sangue estão lá, com uma amostra perfeita do país. Em termos percentuais, aquilo que a urna do Cônego diz, o Brasil inteiro confirma com precisão milimétrica. Foi assim nas quatro últimas eleições presidenciais. É um fenômeno até agora inexplicável. Mas é.
 
Nem há necessidade de consultar os 1630 eleitores das cinco seções do Cônego Azevedo. Bastam os 377 eleitores da 41ª Seção Eleitoral, que funciona na última sala. É lá que fica a famosa urna conhecida como “urna dos malucos”. Nela votam, entre outros, os respeitáveis cidadãos Rubem Rola, Ana Piu-Piu, Ângela Careca, Raimundo Mucura, Those-Those, Neide Pipoca, Dalva Manicure, Coisa-Feia, Pão Molhado, Cida, Cláudio Lampião e Bambi (minha irmã), todos eles comprovadamente malucos-beleza.
 
Não tem o colesterol bom? Tem. Pois é, da mesma forma tem o maluco-beleza.  A voz do “maluco-beleza” é a voz do povo que, como todos sabem, é a voz de Deus. A sabedoria fala através dessa urna, onde votam ainda ex-moradores, moderadamente tantãs e relativamente despirulitados, que não mudaram de domicilio eleitoral porque não conseguem tirar o bairro de Aparecida do coração. Às terças-feiras vêm de longe assistir a novena e comer o pastel da feirinha, que desce melhor com o caldo de cana.
 
A urna dos malucos
 
Dia de eleição é dia de festa. Os ex-moradores que preferiram manter o título lá, na gloriosa 41ª seção da 2ª Zona, se deslocam de outros bairros em romaria à Aparecida e aí aproveitam para reencontrar pessoas que não viam há anos, antigos vizinhos, velhos amigos, ex-namorados. É o caso da Maria do Céu, atual moradora do Parque Dez, que em dia de eleição sempre encontrava o Petel, recentemente falecido, e hoje vai reencontrar o seu estepe, Inezildo Bate-Papo.
 
O voto é secreto, mas estou autorizado a revelar publicamente o voto de um dos eleitores da chamada “urna dos malucos”, até porque Rubem Rola se finge de doido e percorre as ruas do bairro anunciando seus candidatos aos quatro ventos. Filho da Marina, uma viúva que era arquivista da Seduc e fabricava broa, ele vai votar na própria mãe, como declara em tom profético, cofiando sua enorme barba:
 
- Meu povo de Aparecida! É minha mãe Marina! É Marina na cabeça! O mundo acabou a primeira vez com um dilúvio! A segunda será pelo fogo! Só Marina salva! Ela vai salvar a Amazônia do fogo e do desmatamento! Não acreditem nos boatos, meu povo! Ainda é tempo de mudar, Bambi: Marina na cabeça!!!
 
Rubem Rola se recusa a votar em apenas dois senadores. Jura que vai votar em três. Como? Não sei. Mas ele insiste, justificando que se a Dilma tem dois candidatos a governador do Amazonas, por que ele, Rubem Rola, não pode ter três para o senado?
 
- Meu povo de Aparecida! Vamos votar no Arthur, na Vanessa e na Marilene. Arthur é oposição, se acabar a oposição, desaparece a democracia. Lula tá se achando, meu povo! Arthur nele! A Vanessa é de luta, tem história. A Marilene foi uma boa reitora. Não vote no Dudu Braga, ele ficou podre de rico com o dinheiro do povo.
 
Segundo Rubem Rola, seus irmãos Fátima, Paulo Gaina, Amélia e Jorge, todos filhos de Marina Pereira, vão votar na Marina Silva, assim como seus tios e primos: Paulo Tripa, Rui, Tupá e Irene – a famosa Miss Broa. E para governador do Amazonas, em quem votar? Rubem Rola não vacila, declara seu voto e justifica.
 
Farinha do mesmo saco
 
- Meu povo de Aparecida! A Santíssima Trindade são três pessoas, mas um só Deus. No Amazonas, são dois candidatos – Omar e Alfredo – mas uma só filiação: Amazonino Mendes. É tudo farinha do mesmo saco. Deus, meu Deus, como é que a dona Dilma está apoiando os dois em um só? Cadê o Babá que não denuncia isso no Taquiprati? O Babá se acovardou, agora só fica falando de índio... Babá, faz que nem o Mengão, Babá, faz um gol de honra aos 48 minutos do segundo tempo...
 
O discurso do Rubem Rola ficou ainda mais radical depois que ele assistiu o debate entre os candidatos a governador. Ele achou que o debate foi uma baixaria de acusações mútuas de corrupção, com os dois candidatos falando a verdade um do outro, mas com uma abordagem superficial sobre os problemas de transporte, educação, saúde, segurança, emprego e renda. Omar – diz Rubem – esteve ao lado de Eduardo Braga por oito anos e nada fez pelo interior. Alfredo foi ministro dos Transportes e não resolveu os problemas das estradas, a Br-174 e a Br-319 continuam em condições precárias.   
 
O Amazonas está em 23º lugar no ENEM. O índice que mede a desigualdade social, calculado a partir dos censos do IBGE mostra que o Amazonas está em penúltimo lugar, só tem desigualdade pior em Alagoas.
 
- Ai de ti, Amazonas! Ou vota no 6 ou vota no Meia dúzia! – exclama Rubem Rola pelas ruas do bairro de Aparecida. Assim mesmo, por causa do Serafim (PSB), vice de Alfredo, Rubem Rola vai votar com o nariz tapado, rezando para que o Alfredo ganhe e renuncie. “Se o Babá esculhambar o Omar e o Alfredo, eu voto no índio que ele indicou pra deputado estadual”. 
 
P.S. – Rubem Rola está servindo de “laranja” para três leitores que enviaram cartas e cujas identidades estão aqui preservadas.

Link para a cronica Meu amigo Rubem Rola - http://www.taquiprati.com.br/cronica.php?ident=212

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

28 Comentário(s)

Avatar
PRETA comentou:
06/10/2010
É triste a gente não poder ficar muito triste com a vitória do Omar dado que a opção que tínhamos nos faria sentir da mesma forma. Pena que meu candidato alternativo (Hissa) não teve tempo nem dinheiro para fazer frente ao Omar e ao Cabo Pereira. Tristeza mesmo sinto com a vitória da Vanessa. Desta vez, gostaria mesmo que o povo amazonense fosse um pouco mais "ligado" e tivesse elegido o Artur Neto.
Comentar em resposta a PRETA
Avatar
LIMANILTON comentou:
05/10/2010
Sinto-me como torcedor do São Raimundo quando foi rebaixado para a série D. Triste, sem esperança. Não temos futebol, não temos estrada, não temos oposição, não temos mais Jeferson Péres e agora perdemos o nosso único representante de peso no Senado Federal.. A salvação é o mequinha na série C, no próximo ano..
Comentar em resposta a LIMANILTON
Avatar
Jorge Luiz comentou:
05/10/2010
Onde estava a fiscalização do TRE-AM,compra de votos descarada no interior. O povo só vai sair da miséria em que vive quando tirar a miséria de dentro de si. O Eduardo Braga,mostrou que é paraense mesmo,ferrou o Amazonas,comprando votos para Vanessa. Se Dilma ganhar,ela não terá oposição no Senado. Agora mais do que nunca o senado acabou de vez. OS MALUCOS ESTÃO CERTOS.
Comentar em resposta a Jorge Luiz
Avatar
Fernando Avelino Neves (Abidula) comentou:
05/10/2010
Lamento não estar morando na Aparecida, meu bairro de nascimento, e não votar em seção do Cônego Azevedo, grupo escolar onde conclui o então curso primário. Estou decepcionado com os eleitores amazonenses, por não terem mantido o mais ferrenho adversário do PT e de seus asseclas, no Senado, ARTHUR NETO, a quem devemos a extinção da "famigerada" CPMF.
Comentar em resposta a Fernando Avelino Neves (Abidula)
Avatar
Nádia Pereira comentou:
04/10/2010
Concordo com os colegas indignados com a derrota de Artur Neto, ele sim, era oposição, além de ser o senador mais influente do Brasil. E a Vanessa? O que vai fazer por lá? Será que vai ter tanto êxito quando o Artur vem demonstrando durante todos esses anos?! 663.178 amazonenses foram burros, sim, burros, não palavra melhor para definir essa eleição para o Senado do Amazonas.
Comentar em resposta a Nádia Pereira
Avatar
Kathy Nigro comentou:
04/10/2010
Meu Deus cadê a esquerda do nosso Estado?? Uma vergonha o nosso querido Senador Arthur ter ficado de fora dessa.. Estou indignada com isso.. Agora o jeito é colocar pelo menos a oposição sendo o "Presindente" para a "corja" ter um pouco de trabalho por aqui!!!
Comentar em resposta a Kathy Nigro
Avatar
Aristides Siqueira comentou:
04/10/2010
Ai de ti Amazonas! Todos nós, pessoas decentes, temos razão de chorarr e lamentar pela vitória do Omar Aziz. Foi uma derrota do povo amazonense, que votou contra seus interessses. Mas gente, tem um lado positivo: o Cabo Pereira PERDEEEU. Alegremo-nos e rejubilemo-nos.
Comentar em resposta a Aristides Siqueira
Avatar
Hagá Romeu Pinto comentou:
04/10/2010
Bessa, quero me despedir de ti e todos que me deram audiência (Valeu, Vânia!)... Estou saindo agora do circuito e volto quando as coisas começarem a desandar. E como o Omar foi eleito, acho que não demorará muito. Abraços, PS1: meu e-mail - sr.haga@gmail.com PS2: C A L A A T U A B O C A, V A N I A T A D R O S !!!!
Comentar em resposta a Hagá Romeu Pinto
Avatar
Giêr Memória comentou:
03/10/2010
Vânia, com todo respeito, os únicos que tem acabado não só com Manaus, mas com todo o Amazonas, é essa oligarquia plutocrática que está se revesando no poder por mais de 30 anos. Todos os problemas de Manaus advém de pessoas como Gilberto Mestrinho, Amazonino Mendes, Eduardo Braga, Alfredo e agora, Omar Aziz.
Comentar em resposta a Giêr Memória
Avatar
Giêr Memória comentou:
03/10/2010
O Rubem Rola é louco mesmo Babá. Dizer que Marilene Correa foi uma boa reitora é pura insanidade.
Comentar em resposta a Giêr Memória
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
03/10/2010
Astrid querida eu não estou culpando ninguém. O que vc escreveu reforça a minha opinião. O Lula e o Alfredo demonstraram que não conhecem o povo amazonense ao quererem nos impor candidatos. O mesmo irá acontecer com Eduardo ao querer forçar a barra da Vanessa. Arthur ganhará e Vanessa ficará em segungo lugar por méritos próprios. Concordo com vc também no que diz respeito a Zona Franca que virou um Totem e sua defesa está atrapalhando a descoberta de uma economia mais segura
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Ana comentou:
03/10/2010
Bom saber que ainda existem estes "malucos" da 41ª seção da 2ª Zona!! Eles nos dão animo e força. Esta é uma linda homenagem aos "malucos"!!! Obrigada Bessa!!
Comentar em resposta a Ana
Avatar
Manoel Lopes Costa (1) comentou:
03/10/2010
Não tenho palavras para comentar essa crônica, mas como li seu texto “a fome de Marina” a mim enviado por e-mail por um colega de Instituto, tomo a liberdade de usar esse espaço para fazer pequeno comentário sobre os "escorregos" dos nossos renomados artistas. Muitas vezes alguém não teve tempo e não conseguiu aprender a ler e escrever, com letras, porque estava muito ocupado ensinando a outras pessoas a ler e escrever com a consciência. É triste quando caras mostram fome, as mais diversas...
Comentar em resposta a Manoel Lopes Costa (1)
Avatar
Manoel Lopes Costa (2) comentou:
03/10/2010
...as mais diversas como vc tão bem elencou, e nós não podemos suprir essa deficiência, mas é muito mais triste quando se "vê" tantas mentes inchadas pela verminose da corrupção, da falta de respeito, e, sobretudo, da demagogia. Nossos artistas, como qualquer ser humano, cometeram um erro lamentável, resta agora que eles, como verdadeiros serem humanos, consertem esse erro. Peço desculpas pela "invasão", mas não podia deixar de dizer que comungo suas palavras. Um abraço IFRN Campus Natal Central
Comentar em resposta a Manoel Lopes Costa (2)
Avatar
Manoel Lopes Costa comentou:
03/10/2010
Meu caro professor, Não tenho palavras para comentar essa crônica, mas, como li o seu texto – a fome de Marina – enviado pra mim, por e-mail, por um colega de Instituto, tomo a liberdade de usar esse espaço para fazer um pequeno comentário sobre os "escorregos" dos nossos renomados artistas. Muitas vezes alguém não teve tempo, e não conseguiu aprender a ler e escrever, com letras, porque estava muito ocupado ensinando a outras pessoas a ler e escrever com a consciência. É triste quando car
Comentar em resposta a Manoel Lopes Costa
Avatar
Astrid (1) comentou:
03/10/2010
Vânia, faz tempo que ninguém impõe mais nada para o Amazonas. Os erros, todos eles, são unicamente nossos. A demonstração é a - intocável - Zona Franca de Manaus. Uma loucura no meio da floresta, onde não temos idéia dos danos que provoca para o ambiente e para a saúde pública e ninguém, nenhum partido, ousa (por medo de perder votos), colocar em discussão.
Comentar em resposta a Astrid (1)
Avatar
Hagá Romeu Pinto comentou:
03/10/2010
Bessa, estou em PAZ!!! Como trato é trato, declado os meus candidatos: 43 - Marina 451 - Artur 130 - Marilene 13013 - Ely
Comentar em resposta a Hagá Romeu Pinto
Avatar
Astrid (2) comentou:
03/10/2010
A cultura que permite o dogma da ZF é a mesma que ama o modelo urbano nacional e o sistema predatório mundial. Ambos incompatíveis com a sobrevivência da floresta. Posso entender quem os defende por ignorância ou desespero, nunca perdoarei quem faz isso por poder e simples, mesquinha corrupção. Bom voto.
Comentar em resposta a Astrid (2)
Avatar
Astrid Lima comentou:
03/10/2010
@Vânia, faz tempo que ninguém impoe mas nada para o Amazonas. Os erros, todos eles, são unicamente nossos. A demonstração é a - intocavel - Zona Franca de Manaus. Uma loucura no meio da floresta, onde não temos idéia dos danos que provoca para o ambiente e para a saude publica e ninguém, nenhum partido, ousa (por medo de perder votos), meter em discussão. A cultura que permite o dogma da ZF é a mesma que ama o modelo urbano nacional e o sistema ipredatorio mundial. Ambos incompativeis com
Comentar em resposta a Astrid Lima
Avatar
Astrid Lima (1) comentou:
03/10/2010
Querido amigo, era hora que o taquiprati adotasse a forma de blog. Sempre disse: você foi o primeiro blogueiro do Amazonas, com o taquiprati criando polemica, formando opinião e saindo da linha formal da imprensa da época. Não afirmo do Brasil porque os gaúchos, sabes, são blogueiros na alma, tem sempre um na esquina pronto pra dar joelhadas.
Comentar em resposta a Astrid Lima (1)
Avatar
Astrid Lima (2) comentou:
03/10/2010
Tenho seguido de longe a campanha eleitoral. Vi pouco conteúdo e muita propaganda. Sabes que se estivesse na Aparecida, lá no Cônego, com a Dora Paixão, o Fernando português e o Lê, que voltou para o bairro, também votaria na mãe do Rubem. No geral é bem melhor do povo que havia se apropriado da Escola de Samba anos atrás (ainda estão lá?).
Comentar em resposta a Astrid Lima (2)
Avatar
Astrid Lima comentou:
03/10/2010
Querido amigo, era hora que o taquiprati adotasse a forma de blog. Sempre disse: voce foi o primeiro blogueiro do Amazonas, com o taquiprati criando polemica, formando opiniao e saindo da linha formal da imprensa da época. Nao afirmo do Brasil porque os gauchos, sabes, sao blogueiros na alma, tem sempre um na esquina pronto pra dar joelhadas. Tenho seguido de longe a campanha. Vi pouco conteudo e muita propaganda. Sabes que se estivesse na Aparecida, la' no Cônego, com a Dora Paixao, o Fernand
Comentar em resposta a Astrid Lima
Avatar
Vânia Novoa Tadros 4 comentou:
03/10/2010
MARINA SILVA VAI PROVOCAR UM SEGUNDO TURNO E VAI SER LINDO ASSISTIR DUAS MULHERES DISPUTAREM A PRESIDÊNCIA DO BRASIL.ARTHUR NETO VOLTA PARA FAZER UMA OPOSIÇÃO CORRETA
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros 4
Avatar
Vânia Novoa Tadros 3 comentou:
03/10/2010
Eu estou tranquila e já sinto cheiro de kibe, esfirra, humus, lentilha, hortelã, snouba regados ao bom azeite. Este odor já espalhou-se pela cidade a partir da feira de Aparecida. Os amazonenses não gostaram ser derrespeitado pelo LULA querendo nos impor o Alfredo.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros 3
Avatar
Vânia Novoa Tadros 2 comentou:
03/10/2010
O DESESPERADO QUE QUIZ BAIXAR O NÍVEL E SE DEU MAL FOI O ALFREDO QUE TEM POR VICE O COISA RUIM. BABAZINHO, TU TENS QUE AMAR ESTA TERRA E NÃO PODES DESEJAR QUE O "SÃO SERAFIM" QUE ACABOU COM A PREFEITURA TEM A AUDÁCIA DE QUERER ACABAR COM O ESTADO.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros 2
Avatar
Vânia Novoa Tadros comentou:
03/10/2010
BABÁ MAS O RUBEM NÃO MORREU? DEVE SER POR ISSO QUE ELE ESTÁ TÃO MAL INFORMADO. NO ÚLTIMO DEBATE, O FILHO DA DONA DELFINA, APOIADO PELO LEONEL FEITOSA, TODOS COM ORIGEM OU PASSAGEM PELO BAIRRO DE APARECIDA COMPORTOU-SE COM A CLASSE DE UM GRÃO VIZIR.
Comentar em resposta a Vânia Novoa Tadros
Avatar
Sonia comentou:
03/10/2010
Ai de Nós, infelismente a esquerda brasileira não conseguiu até hoje ser alternativa. Mas não desisto , declaro meu voto a dignidade octogenária e emblemática.
Comentar em resposta a Sonia
Avatar
André Ricardo comentou:
03/10/2010
"oz do povo que, como todos sabem, é a voz de Deus". Pode tirar esses 'todos' daí! A voz do povo frequentemente escolhe gente como Lula, Chávez, Mussolini e Barrabás!!
Comentar em resposta a André Ricardo