CRÔNICAS

RITA LEE E AS VÁRIAS FOMES DA MARINA SILVA

Em: 31 de Janeiro de 2010 Visualizações: 43367
RITA LEE E AS VÁRIAS FOMES DA MARINA SILVA

“Ai, meu Deus! / O que foi que aconteceu / com a música popular brasileira”? 

Há pouco, Caetano Veloso descartou do seu horizonte eleitoral o presidente Lula da Silva, justificando: “Lula é analfabeto”. Por isso, o cantor baiano aderiu à candidatura da senadora Marina da Silva, que tem diploma universitário. Agora, vem a roqueira Rita Lee dizendo que nem assim vota em Marina para presidente, “porque ela tem cara de quem está com fome”. Os Silva não têm saída: se correr o Caetano pega, se ficar a Rita come.

Tais declarações são espantosas, porque foram feitas não por pistoleiros truculentos, mas por dois artistas refinados, sensíveis e contestadores, cujas músicas nos embalam e nos ajudam a compreender a aventura da existência humana. Num país dominado durante cinco séculos por bacharéis cevados, roliços e enxundiosos, eles naturalizaram o canudo de papel e a banha como requisitos indispensáveis ao exercício de governar, para o qual os Silva, por serem iletrados e subnutridos, estariam despreparados.

Caetano e Rita Lee foram levianos, deselegantes e preconceituosos. Ofenderam o povo brasileiro, que abriga, afinal, uma multidão de silvas famélicos e desescolarizados. De um lado, reforçam a ideia burra e cartorial de que o saber só existe se for sacramentado pela escola e que tal saber é condição sine qua non para o exercício do poder. De outro, pecam querendo nos fazer acreditar que quem está com fome carece de qualidades para o exercício da representação política. A rainha do rock, debochada, irreverente e crítica, a quem todos admiramos, dessa vez pisou na bola. Feio.

 - “Venenosa! Êh êh êh êh êh! / Erva venenosa, êh êh êh êh êh! / É pior do que cobra cascavel / o seu veneno é cruel.../.Deus do céu! / Como ela é maldosa!”. Nenhum dos dois – nem Caetano, nem Rita - têm tutano para entender esse Brasil profundo que os silvas representam.

A senadora Marina da Silva tem mesmo cara de quem está com fome? Ou se trata de um preconceito de roqueira paulista, que só vê desnutrição ali onde nós vemos uma beleza frágil e sofrida de Frida Kahlo, com seu cabelo amarrado em um coque, seus vestidos longos e seu inevitável xale? Talvez Rita Lee tenha razão em ver fome na cara de Marina, mas se trata de uma fome plural, cuja geografia precisa ser delineada. Se for fome, é fome de quê?

O mapa da fome

A primeira fome de Marina é, efetivamente, fome de comida, fome que roeu sua infância de menina seringueira, quando comeu a macaxeira que o capiroto ralou. Traz em seu rosto as marcas da pobreza, de uma fome crônica que nasceu com ela na colocação de Breu Velho, dentro do Seringal Bagaço, no Acre. Órfã da mãe ainda menina, acordava de madrugada, andava quilômetros para cortar seringa, fazia roça, remava, carregava água, pescava e até caçava. Três de seus irmãos não agüentaram e acabaram aumentando o alto índice de mortalidade infantil. 

Com seus 53 quilos atuais, a segunda fome de Marina é dos alimentos que, mesmo agora, com salário de senadora, não pode usufruir: carne vermelha, frutos do mar, lactose, condimentos e uma longa lista de uma rigorosa dieta prescrita pelos médicos, em razão de doenças contraídas quando cortava seringa no meio da floresta. Aos seis anos, ela teve o sangue contaminado por mercúrio. Contraiu cinco malárias, três hepatites e uma leishmaniose.

A fome de conhecimentos é a terceira fome de Marina. Não havia escolas no seringal. Ela adquiriu os saberes da floresta através da experiência e do mundo mágico da oralidade. Quando contraiu hepatite, aos 16 anos, foi para a cidade em busca de tratamento médico e aí mitigou o apetite por novos saberes nas aulas do Mobral e no curso de Educação Integrada, onde aprendeu a ler e escrever.  Fez os supletivos de 1º e 2º graus e depois o vestibular para o Curso de História da Universidade Federal do Acre, trabalhando como empregada doméstica, lavando roupa, cozinhando, faxinando.
Fome e sede de justiça: essa é sua quarta fome. Para saciá-la, militou nas Comunidades Eclesiais de Base, na associação de moradores de seu bairro, no movimento estudantil e sindical. Junto com Chico Mendes, fundou a CUT no Acre e depois ajudou a construir o PT. Exerceu dois mandatos de vereadora em Rio Branco, quando devolveu o dinheiro das mordomias legais, mas escandalosas, forçando os demais vereadores a fazerem o mesmo. Elegeu-se deputada estadual e depois senadora, também por dois mandatos, defendendo os índios, os trabalhadores rurais e os povos da floresta.       

Quem viveu da floresta, não quer que a floresta morra. A cidadania ambiental faz parte da sua quinta fome. Ministra do Meio Ambiente, ela criou o Serviço Florestal Brasileiro e o Fundo de Desenvolvimento para gerir as florestas e estimular o manejo florestal. Combateu, através do IBAMA, as atividades predatórias. Reduziu, em três anos, o desmatamento da Amazônia de 57%, com a apreensão de um milhão de metros cúbicos de madeira, prisão de mais 700 criminosos ambientais, desmonte de mais de 1500 empresas ilegais e inibição de 37 mil propriedades de grilagem.

Tudo vira bosta

Esse é o retrato das fomes de Marina da Silva que – na voz de Rita Lee - a descredencia para o exercício da presidência da República porque, no frigir dos ovos, “o ovo frito, o caviar e o cozido / a buchada e o cabrito / o cinzento e o colorido / a ditadura e o oprimido / o prometido e não cumprido / e o programa do partido:/ tudo vira bosta”.

Lendo a declaração da roqueira, é o caso de devolver-lhe a letra de outra música - ‘Se Manca’ - dizendo a ela: “Nem sou Lacan / pra te botar no divã / e ouvir sua merda / Se manca, neném! / Gente mala a gente trata com desdém / Se manca, neném / Não vem se achando bacana / você é babaca”.

Rita Lee é babaca?  Claro que não, a gente gosta muito dela, mas certamente cometeu uma babaquice. Numa de suas músicas - ‘Você vem’ - ela faz autocrítica antecipada, confessando: “Não entendo de política / Juro que o Brasil não é mais chanchada / Você vem....e faz piada”. Como ela é mutante, esperamos que faça um gesto grandioso, um pedido de desculpas dirigido ao povo brasileiro, cantando: “Desculpe o auê / Eu não queria magoar você”.

A mesma bala do preconceito disparada contra Marina atingiu também a ministra Dilma Rousseff, em quem Rita Lee também não vota porque, “ela tem cara de professora de matemática e mete medo”.  Ah, Rita Lee conseguiu o milagre de tornar a ministra Dilma menos antipática! Não usaria essa imagem, se tivesse aprendido elevar uma fração a uma potência, em Manaus, com a professora Mercedes Ponce de Leão, tão fofinha, ou com a nega Nathércia Menezes, tão altaneira.

Deixa ver se eu entendi direito: Marina não serve porque tem cara de fome. Dilma, porque mete mais medo que um exército de logaritmos, catetos, hipotenusas, senos e cosenos. Serra, todos nós sabemos, tem cara de vampiro. Sobra quem?

Se for para votar em quem tem cara de quem comeu (e gostou), vamos ressuscitar, então, Paulo Salim Maluf ou Collor de Mello, que exalam saúde por todos os dentes. Ou o Sarney, untuoso, com sua cara de ratazana bigoduda. Por que não chamar o José Roberto Arruda, dono de um apetite voraz e de cuecões multi-bolsos? Como diriam os franceses, “il péte de santé”. O banqueiro Daniel Dantas, bem escanhoado e já desalgemado, tem cara de quem se alimenta bem. Essa é a elite bem nutrida do Brasil.

Rita Lee não se enganou: Marina tem a cara de fome do Brasil, mas isso não é motivo para deixar de votar nela, porque essa é também a cara da resistência, da luta da inteligência contra a brutalidade, do milagre da sobrevivência, o que lhe dá autoridade e a credencia para o exercício de liderança em nosso país.

Marina Silva, a cara da fome? Esse é um argumento convincente para votar nela. Se eu tinha alguma dúvida, Rita Lee me convenceu definitivamente.  

P.S. – Tive o prazer de conhecer Marina Silva, que foi minha aluna. Ela havia se graduado em História, em 1984, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Dois anos depois, em 1986, a UFAC  me convidou para ministrar o módulo de História da Amazônia (45 horas) no Curso de Pós-Graduação em História Econômica e Social da Amazônia. No meio da agitação política da época e de atividades intensas, ela encontrou ainda tempo para participar das aulas que dei, com intervenções sempre inteligentes. Não sei se conseguiu concluir todas as disciplinas do curso. Mas com certeza, por sua trajetória, ela tem doutorado em Amazônia.   

 

 

 

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

148 Comentário(s)

Avatar
Eli Meihoub Berlandi (via FB) comentou:
19/08/2014
Professor José Bessa, eu sou pessimista em relação aos políticos. Eu votei na Marina na ultima eleição, mas sinceramente, talvez vote nulo esse ano. Mas o que mais me chamou atenção no seu texto foi o fato de você ter exposto o preconceito de classe ou estigma social tão comuns por aqui. E acho lamentável que pessoas da classe artista, "sensíveis e contestadores" como vc bem disse, carregam tanto preconceito. Os motivos superficiais e fúteis pelos quais uma pessoa bem letrada, elege alguém mostra como uma sociedade ainda precisa evoluir. Não se vota em alguém pela sua aparecia e sim pela vivencia política, sempre achei isso. "Se for para votar em quem tem cara de quem comeu (e gostou), vamos ressuscitar, então, Paulo Salim Maluf ou Collor de Mello, que exalam saúde por todos os dentes. Ou o Sarney, untuoso, com sua cara de ratazana bigoduda. Por que não chamar o José Roberto Arruda, dono de um apetite voraz e de cuecões multi-bolsos? Como diriam os franceses, “il péte de santé”. O banqueiro Daniel Dantas, bem escanhoado e já desalgemado, tem cara de quem se alimenta bem. Essa é a elite bem nutrida do Brasil" . Quanta a sua referencia poética à Marina Silva, eu achei lindo, justamente por enxergar nela o que pessoas como a Rita LEE entre outras da elite brasileira não conseguem ver pois são cobertos de preconceitos, onde o pobre é feio e o preto é bandido, o índio é preguiçoso e por aí vai..
Comentar em resposta a Eli Meihoub Berlandi (via FB)
Avatar
Dan comentou:
27/10/2010
Artigo prá lá de bom. Direto na jugular.
Comentar em resposta a Dan
Avatar
Braian Cordeiro comentou:
03/10/2010
Gostaria de parabenizar-te pelo texto sobre a Marina. Até então não havia decidido em quem votar mas sua crônica foi muito enfática e positiva. Sempre que recebo um texto procuro pelos autores para verificar sua veracidade, assim, espero que realmente venha de sua autoria. Parabéns.
Comentar em resposta a Braian Cordeiro
Avatar
Eunice comentou:
03/10/2010
Recebi esta mensagem de um amigo de infância. Olha só, teu texto circulando a mil pela internet. Aliás, o texto está ótimo!Lamento que dois artistas a quem eu considero tanto tenham feito declarações desastrosas! Mas isso é o Brasil dos não-Silva.
Comentar em resposta a Eunice
Avatar
Sergio Waskow comentou:
03/10/2010
Diga ao seu amigo que o texto é maravilhoso, acho que poderia ser completado que a fome da Marina é originaria na falta de vergonha da classe política deste Pais , independente de partido ou ideologia, falta civismo e honestidade.
Comentar em resposta a Sergio Waskow
Avatar
Eduardo comentou:
03/10/2010
Boa noite Bessa , recebi um e-mail de uma pessoa que nao conheço e que faz parte de uma lista que talvez eu pertença ... enfim acabei por ler uma cronica de sua autoria , aquela que fala do Caetano e da Rita.Daí entao fiquei pensando ... precisamos de pessoas como vc no governo deste País e nada mais.Abraços!
Comentar em resposta a Eduardo
Avatar
Eti Brito comentou:
03/10/2010
Professor Bessa acho que vou me candidatar. rsrsrs. O seu texto sobre Marina e sua atenção me estimulou mais ainda para me engajar na campanha de Marina e contra as contradições da vida. Qdo vc tiver tempo veja abaixo as trocas de e-mail entre eu e minha irmã.
Comentar em resposta a Eti Brito
Avatar
Cid Soares (RN) comentou:
03/10/2010
Um pouco de luz entre tanta besteira
Comentar em resposta a Cid Soares (RN)
Avatar
Carlson Reginaldo Soares (RN) comentou:
03/10/2010
Tenho para mim que esse texto é daqueles que merece ser lido. Não só pelo conteúdo esclarecedor, mas porque denota, de forma simples, uma visão mais racional sobre a realidade histórica das lideranças políticas e culturais desse país - é outro olhar. Serve também àquelas pessoas que, nos momentos que antecedem os pleitos eleitorais, insistem em divulgar informações desprovidas de qualquer conteúdo fático
Comentar em resposta a Carlson Reginaldo Soares (RN)
Avatar
Manoel Lopes Costa (1) comentou:
03/10/2010
Não tenho palavras para comentar essa crônica, mas como li seu texto “a fome de Marina” a mim enviado por e-mail por um colega de Instituto, tomo a liberdade de usar esse espaço para fazer pequeno comentário sobre os "escorregos" dos nossos renomados artistas. Muitas vezes alguém não teve tempo e não conseguiu aprender a ler e escrever, com letras, porque estava muito ocupado ensinando a outras pessoas a ler e escrever com a consciência. É triste quando caras mostram fome, as mais diversas...
Comentar em resposta a Manoel Lopes Costa (1)
Avatar
Manoel Lopes Costa (2) comentou:
03/10/2010
...as mais diversas como vc tão bem elencou, e nós não podemos suprir essa deficiência, mas é muito mais triste quando se "vê" tantas mentes inchadas pela verminose da corrupção, da falta de respeito, e, sobretudo, da demagogia. Nossos artistas, como qualquer ser humano, cometeram um erro lamentável, resta agora que eles, como verdadeiros serem humanos, consertem esse erro. Peço desculpas pela "invasão", mas não podia deixar de dizer que comungo suas palavras. Um abraço IFRN Campus Natal Central
Comentar em resposta a Manoel Lopes Costa (2)
Avatar
Marfiza de França comentou:
30/09/2010
Bravissimo José! Obrigada por esse texto. Eu queria dizê-lo, mas não tenho o seu conhecimento e certamente não teria o brilhantismo e a clareza da sua reflexão. Sou bicho da mesma floresta que Marina, e como cantora, tão fã de Caetano quando de Rita... mas além das músicas já citadas no texto, citaria Chico, que os representaria bem agora: "Mesmo miseráveis os poetas. Os seus versos serão bons"... . Agora estou te seguindo e sugando. Bjs
Comentar em resposta a Marfiza de França
Avatar
Patricia Helena (1) comentou:
27/09/2010
Sinto “nojo” quando vejo alguém chamar o Presidente Lula de Analfabeto. Não é que eu menospreze a formação superior, muito pelo contrário, conquistei a minha com esforço e dedicação e claro desejo que a minha filha prossiga estudando pelo resto da vida dela.A lógica irrefutável é que o simples fato de ter uma formação superior não é indicativo absoluto de que a pessoa seja inteligente, culta e muito menos uma pessoa do bem.Votei no Lula duas vezes e me orgulho disto.Vou citar apenas um exemplo:
Comentar em resposta a Patricia Helena (1)
Avatar
Patricia Helena (2) comentou:
27/09/2010
Minha filha sempre estudou em escola pública. Graças à Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas, onde conquistou 4 medalhas de ouro, uma destas em 1º. lugar no Brasil, ela teve oportunidade de descobrir seu talento em matemática. A coisa não para aí, existe tb a Olimpíada Brasileira de Matemática, onde antes os medalhistas eram todos oriundos de escolas particulares renomadas, agora, os estudantes de escolas públicas estão competindo de igual para igual com os das escolas particulares.
Comentar em resposta a Patricia Helena (2)
Avatar
Patricia Helena (3) comentou:
27/09/2010
Minha filha tem 3 medalhas nesta olimpíada: ouro, prata e bronze, e este ano representou o Brasil na Olimpíada do CONESUL (conquistou prata) onde antes a participação tb era apenas de alunos de escolas particulares. Agora existe também o PECI – Preparação Especial para Competições Internacionais – onde todo o mês, 30 alunos medalhistas que passaram na seletiva, vão ao RJ estudar matemática de alto nível com especialistas para competirem internacionalmente.
Comentar em resposta a Patricia Helena (3)
Avatar
Patricia Helena (4) comentou:
27/09/2010
Então eu me pergunto: Por que um Presidente com uma formação tão requintada como o Ex Presidente Fernando Henrique não teve esta brilhante ideia em sua administração? Foi preciso um “analfabeto” para perceber que existem inteligências desperdiçadas neste país? Façam o favor, não engrossem o coro dos idiotas que pensam ser “cool” chamar Lula de analfabeto e Marina de famélica, basta uma simples análise dos fatos e uma pequena pílula de discernimento.. no café da manhã.... em jejum.....
Comentar em resposta a Patricia Helena (4)
Avatar
Patricia comentou:
27/09/2010
Sinto “nojo” quando vejo alguém chamar o Presidente Lula de Analfabeto. Não é que eu menospreze a formação superior, muito pelo contrário, conquistei a minha com esforço e dedicação e claro que desejo que a minha filha prossiga estudando pelo resto da vida dela. A lógica irrefutável é que o simples fato de ter uma formação superior não é indicativo absoluto de que a pessoa seja inteligente, culta e muito menos uma pessoa do bem. Votei no Lula duas vezes e me orgulho disto. Vou citar apenas um ex
Comentar em resposta a Patricia
Avatar
Marilu Lopez comentou:
25/09/2010
Esse nome me enganou. Pensei no José biblico, acatando a vontade de Deus, sem reclamar. E qual não foi minha surpresa ao encontrar um José "reclamão", mas não destas pessoas que reclamam sem motivo, sem lógica, sem argumentos.A-ME-I seu texto falando dos Silva.Que riqueza de argumentos, tão deliciosamente filosóficos, é impossível não gostar.Mas eu gostaria de saber uma coisa.Alguém se desculpou pelas opiniões equivocadas?Se se desculparam onde estão publicadas as réplicas?Me responda por favor.
Comentar em resposta a Marilu Lopez
Avatar
Etiene comentou:
25/09/2010
Fico feliz que você apoia Marina. Andei conversando com pessoas sobre esta questão de votar por uma questão estratégica ou pelo coração. Tem gente que conheço que gostaria de votar em Marina, mas irá votar no Serra, apostando num 2º. turno, mas já decidi, andei pensando... se todo mundo agir por estratégia perde a oportunidade de protestar como vc tá fazendo e quem saber eleger uma grande mulher. Vou escolher o caminho do coração, da fé e da proposta que mais acredito que é a de Marina Silva.
Comentar em resposta a Etiene
Avatar
Marcello Ramalho comentou:
24/09/2010
Recebi um texto intitulado "A Fome de Marina" e assinado por você. Não encontrei o texto no seu site. Confirmas a autoria desse texto?Parabéns pelos textos. Degustei alguns e gostei do que li.
Comentar em resposta a Marcello Ramalho
Avatar
Patricia Helena (1) comentou:
24/09/2010
Meu nome é Patricia, sou funcionária pública e vivo no interior de Minas Gerais. Eu simplesmente precisava te dizer que o seu texto "A fome de Marina Silva" é simplesmente um dos mais belos textos que já li em toda a minha vida. Maravilhoso, que precisão de idéias, fui lendo e, mesmo correndo o risco de parecer piegas ao dizer isto, a minha garganta foi queimando e não pude contem as lágrimas.
Comentar em resposta a Patricia Helena (1)
Avatar
Patricia Helena (2) comentou:
24/09/2010
Embora não seja eleitora da Marina, se vem ao caso meu voto é da Dilma, acredito que ninguém neste país pode menosprezar a inteligência e a história de vida daquela mulher. Caetano e Rita foram ambos infelizes demais em seus comentários e você captou esta \"nota fora\" com tanto brilhantismo que me comoveu. Parabéns por sua inteligência!
Comentar em resposta a Patricia Helena (2)
Avatar
Etienne Brito (1) comentou:
22/09/2010
Gostei muito do seu texto sobre a Fome de Marina, fiquei tão empolgada e ao mesmo tempo indignada com atitude da nossa querida Rita Lee que me inspirei e enviei o seguinte e-mail para meus amigos: Gente se alguém tem dúvida sobre o poder e a Força de Marina Silva leia um pouco sobre ela. O texto abaixo está maravilhoso e muito bem escrito, eu tiro o chapéu para o autor que deu uma resposta a altura aos comentários infelizes e digamos assim sem noção de alguns brasileiros.
Comentar em resposta a Etienne Brito (1)
Avatar
Etiene Brito (2) comentou:
22/09/2010
Vocês lembram de Joselito sem Noção? Pois é. infelizmente Rita Lee, que sou fã desde dos meu 10 anos, deu uma de Joselito sem noção. Ainda sou sua fã pq meus ídolos não costumo colocar no pedestal,sei que são passíveis de erros.O que me irrita é que sei que seu comentário não é só seu,mas uma reprodução do que ela e vários brasileiros que moram no Brasil pensam e que por algum motivo juram que aqui é a Suíça e no caso de Rita Lee quem sabe Marte, talvez seus contatos freqüentes com marcianos...
Comentar em resposta a Etiene Brito (2)
Avatar
Etiene Brito (3) comentou:
22/09/2010
(Alô, Alô, marciano aqui quem fala é da terra) esteja, causando alguma alteração de percepção da realidade. Fico pensando por onde é que este povo anda que nunca viu uma cara de fome? Porque o que importa não é a cara de fome. O que importa é saber comer e pelo o que pude perceber Marina Silva sabe comer como ninguém. Ela degusta cada "prato" com o requinte que tenho certeza a Rainha da Inglaterra não tem e digo mais se é para ter cara de fome e ter a fome que Marina tem QUERO MORRER DE FOME.
Comentar em resposta a Etiene Brito (3)
Avatar
carioca comentou:
21/09/2010
é engracado como gentinha e idiotas defendendo o caetano veloso e rita lee e tacando pedras no professor bessa. sinceramente são pessoas que não querem que gente humilde conquista o seu espaço e chegar ao poder esses metidos a burgueses incluindo caetano veloso e rita lee sao pessoas apesar do alto poder aquisitivo burras e ignorantes e tem idiotas na maioria pessoas ricas estão aplaudindo e dando credito sinceramente são um bando de idiotas.
Comentar em resposta a carioca
Avatar
Luciana Monsores comentou:
20/09/2010
A burguesia fede!! Falando merda fede mais ainda! Infelizmente, não vou eleger a 1ª mulher presidente, mas certamente elegerei a 2ª. Força Marina!
Comentar em resposta a Luciana Monsores
Avatar
Márcia Maria (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
dois babacas que sempre viveram as custas de babacas como nós, que um dia já enchemos nossas estantes com cd”s deles, eles se acham e não estão com nada.
Comentar em resposta a Márcia Maria (Blog da Amazonia)
Avatar
Elen Montijo Saade (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Dois imbecis. Caetano não parece ser filho de quem é e a Rita Lee, sem comentários. Não vou falar mais nada porque não sou preconceituosa. A Rita Lee, que exemplo ela dá aos jovens? Nenhum. E o Caetano Veloso? Ninguém merece!!!!
Comentar em resposta a Elen Montijo Saade (Blog da Amazonia)
Avatar
Fábio (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Gosto muito da Rita Lee e detesto o Caetano Veloso. Dele é só merda…. mas a Rita pisou na bola….não conhecia a história dessa Marina mas coitada, se chegou onde chegou merece ao menos o reconhecimento pq nesse Brasil nascer pobre e negro é dureza.Rita, fuma uns baseadinhos e relaxa…. hj em dia vale mais a vontade do que a capacidade…
Comentar em resposta a Fábio (Blog da Amazonia)
Avatar
Rogerio (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Imaginem o que eles dirão de Da Vinci, Miguelangelo, porque não fizeram curso de artes nas universidades da sua época? Imaginem o que dirão de Van Gogh, que também não tinha curso de artes plásticas?Ah, mas são exceção. Exceção é a cabeça reta desses dois cabeça de galinha.O escritor mais importante dos EUA, não tinha curso superior. Quando recebeu prêmio nobel, não era professor. Era o vigia noturno da universidade.Como diz o ditado grego: a ignorância pode ser curada com um pouco de educação,
Comentar em resposta a Rogerio (Blog da Amazonia)
Avatar
Sérgio T (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
PROFESSOR JOSÉ BESSA FREIRE, AGORA SÓ POR QUE CAETANO VELOSO E RITA LEE SÃO ARTISTAS ELES NÃO PODEM DAR SUAS OPINIÕES? MAS QUE BABAQUISSE É ESSA DO SENHOR PROFESSOR? TOME TENENCIA! ESTOU AQUI PARA LHE CHAMAR A ATENÇÃO… RESPEITE A OPINIÃO CONTRÁRIA DE DOIS GRANDES ARTISTAS DA MUSICA MUNDIAL. ONDE ESTÁ SUA CONCIÊNCIA DE CIDADÃO? O VOTO E A OPINIÃO SÃO LIVRES. COMO DIRIA UM VERSO DE CAETANO, ACHAR QUE LULA É ANALFABETO E QUE MARINA TEM CARA DE FOME É LINDO. O SEU ARTIGO AQUI TRANSTORNADO TAMBÉM É
Comentar em resposta a Sérgio T (Blog da Amazonia)
Avatar
Julia Nogueira (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
O artigo está perfeito, parabéns, professor! Pelos comentários, vemos que são poucas as pessoas de bom senso.
Comentar em resposta a Julia Nogueira (Blog da Amazonia)
Avatar
Vera (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Muito bom seu post, acho que Caetano e Rita são dois grandes artistas, mas pisaram feio na bola dessa vez, aliás, o Caetano gosta bem de uma polêmica, como sabemos, agora a Rita segue a mesma linha, o triste é que ambos falam de um lugar muito antipático, puro preconceito.um abraço, parabéns pela bela defesa que você propõe.
Comentar em resposta a Vera (Blog da Amazonia)
Avatar
Jorge de Lima (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
pronto,ninguém pode falar dessas belezuras(lulllla e marina) porque é preconceito.caetano e rita tão certos:Lulla é analfabeto e se gaba disso e a marina tem cara de quem tem fome mesmo.
Comentar em resposta a Jorge de Lima (Blog da Amazonia)
Avatar
Alexandre Haag Filho (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Meus ídolos dos anos 70, Rita e Caetano, nos últimos anos só falam m.
Comentar em resposta a Alexandre Haag Filho (Blog da Amazonia)
Avatar
Sonia Vieira (Blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Como será que ela se sentiria se todos a desprezassem por ter sido usuária de cocaína? Como será que ela se sentiria se fosse espalhado que ela tem boa música, mas não merece crédito por que tem cara de biscate e pistoleira? Quanto a Caetano, como será que ele se sentiria, se em show fosse chamado de cabeçudo, cabeça chata? Pior do que estes imbecís falarem isto, é prestigiarmos o trabalho deles, comprando CDs ou indo a shows destes hipócritas preconceituosos…
Comentar em resposta a Sonia Vieira (Blog Amazonia)
Avatar
Eduardo (1) (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Acho que Caetano e Rita Lee têm toda razão. Se apenas pra obturar meu dente, busco profissional diplomado, será que para administrar o Brasil é suficiente ser apenas semi-alfabetizado como esses dois personagens patéticos que são Lula e aquela senhorinha com expressão de fim-de-linha? Tenho imensa vergonha de ter um dirigente como o Lula, acho que é uma vexame diante do mundo, só reforça nossa combalida imagem de país do futebol, carnaval, mulatas seminuas e cerveja.
Comentar em resposta a Eduardo (1) (Blog da Amazonia)
Avatar
Eduardo (2) (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Deus me livre de votar no Lula ou na Marina, tenho uma saudade enorme do Presidente Fernando Henrique Cardoso, diplomado e professor da Sorbonne e outras instituições desse nível, de quem eu me orgulho de ter votado e de ter administrado meu país. Por último: como vou dizer para meus filhos estudarem se o mais alto cargo do país é ocupado por um sujeito semi-analfabeto?Deus nos livre desses dois espectros.
Comentar em resposta a Eduardo (2) (Blog da Amazonia)
Avatar
Douglas (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Douglas - Cara de fome, burguesia, anti-burgues, pobre que deu certo, isso tudo é mera idiotice, pois o pobre que deu certo, só esta fazendo MERDA, nos dois mandatos, o anti burgues, agora é o maior burgues do pais, por que nao acaba com a fome e pobreza do pais, mas não manda dinheiro para os EUA, para outros paises, toma calote e fica quieto, eo a MERDA do povo burro e analfabeto, que só pensa em bolsa familia, bolsa camisinha, bolsa etc e tal, nao enxerga isso, …BASTA CHEGA DE PT, gastei muit
Comentar em resposta a Douglas (Blog da Amazonia)
Avatar
Cecilia - (Blog Amazônia) comentou:
19/09/2010
O tempo dirá quem tem razão… Quem viver, verá… Apoio o Caetano… E acho que as pessoas tem o direito de expressar opiniões, Além disso, nosso presidente vive “expressando opiniões”… Só ele pode? “Que país é esse??? Tempo, tempo, tempo, tempooooo…”
Comentar em resposta a Cecilia - (Blog Amazônia)
Avatar
Heloisa (Blog Amazônia) comentou:
19/09/2010
Infelizmente é esse pessoal que faz a cabeça de milhões de desavisados, enfim… Brasil. Caetano também, no início da carreira parecia um morto de fome e a Rita Lee sempre foi alienada.Não sei ainda em quem votar, estamos à deriva, sem candidatos que me inspirem, talvez anule meu voto, mas acho abominável o tipo de comentários desses artistas. Caetano, talvez gostaria de votar no ACM e a Rita em Ulisses Gimarães… ha ha ha
Comentar em resposta a Heloisa (Blog Amazônia)
Avatar
Carlos (Blog Amazônia) comentou:
19/09/2010
Porra Rita Li é uma anciã :) tem q dá 1 desconto pra ela - Qto ao Caetano rsrrsrsr os conflitos existenciais dele é o maior problema - pois até hj não sabe se homem, mulher, homesuxeual ou bisexual - daí vira e mexe dá umas cagadas pela boca.
Comentar em resposta a Carlos (Blog Amazônia)
Avatar
Felipe Moraes (blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Como opinadora R Lee é apenas uma boa interprete. Mas pelo povo brasileiro o que ela e Caetano fizeram? Nada.Apenas pelos próprios bolsos. Muito alarde pelo que os 2 falaram. Deixa pralá.O que eles disseram só faz sentido para quem lê o que eles escrevem.Prefiro a voz do povo que não ouve Caetano e Rita, eles envelheceram tanto quanto a elite ranzinza que chafurdou o povo na bosta! Gosto da musica dos dois, mas não de suas opiniões. Talvez se convivessem com o povão, pensariam de forma diferente
Comentar em resposta a Felipe Moraes (blog Amazonia)
Avatar
Dodora comentou:
19/09/2010
Pelo visto, aquí não se exercita a democracia. Não vejo como preconceituoso o comentário do Caetano. Se o povo tivesse educação, não estaríamos amargando o alto índice de violência…Na Bahia , mais da metade do ano letivo/2009, a rede pública esteve em greve.O governo é do Presidente…Está provado então, que ”não se tira leite de pedra”…
Comentar em resposta a Dodora
Avatar
Solange Modesto (Blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Uma pena a Rita ter se transformado em uma velha babaca e retrógrada. A tempos eu a odeio, desde que ela começou a falar mal de SP e enaltecer o Rio… logo ela, uma das representantes do rock paulistano, criada na Pompéia… Rita, vc só foi boa quando estava com o Arnaldo. Você é um lixa! Lixa!.Sobre o Caetano, zero a esquerda. Apenas isso.
Comentar em resposta a Solange Modesto (Blog Amazonia)
Avatar
Solange Modesto (Blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Pelo visto, aquí não se exercita a democracia. Não vejo como preconceituoso o comentário do Caetano. Se o povo tivesse educação, não estaríamos amargando o alto índice de violência…Na Bahia , mais da metade do ano letivo/2009, a rede pública esteve em greve.O governo é do Presidente…Está provado então, que ”não se tira leite de pedra”…
Comentar em resposta a Solange Modesto (Blog Amazonia)
Avatar
Mariana (Blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Será que eles são preconceituosos ou o senhor José Ribamar Bessa ( que logo se percebe,faz parte daquela ‘classe intelectual’ pseudo esquerdista autoritária) está agindo como seus coleguinhas da esquerdalha e fazendo a ‘polícia revolucionária’ ?Então, Caetano e Rita agora são menos dignos,menos intelectuais porque não votam nos nossos queridos candidatos da classe popular? ESQUERDINHA, pare de ser autoritária!
Comentar em resposta a Mariana (Blog Amazonia)
Avatar
Gabriel (Blog da Amazônia) comentou:
19/09/2010
Os lulistas da vida também justificam seu voto com preconceito “à elite”, que, aliás, são eles próprios.Primeira vez na vida que concordo com Caetano.
Comentar em resposta a Gabriel (Blog da Amazônia)
Avatar
Virgilio (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Não sou simpatizante do PT e muito menos da Marina Silva,MAS DAR ATENÇÃO AO QUE O CAETANO FALA E A RITA LEE. AI É DEMAIS. SÃO DOIS PARASITAS QUE NÃO TRAZEM NADA DE BOM PARA A CULTURA DO CARENTE POVO BRASILEIRO
Comentar em resposta a Virgilio (Blog da Amazonia)
Avatar
Sara Machado comentou:
19/09/2010
Rita nunca escondeu seu lado preconceituoso excludente, em um show no RJ, chamou nós (mulheres paulistas) de branquélas e dondócas, isto em tom de deboche… Isso é falta de respeito.Acho difícil dissociar a arte do artista de sua personalidade fora do palco, por isso, por mais que ela tenha contribuído com sua música, sua postura macula sua imagem e deixa um rastro de hipocrisia, pois ela propaga na “vida real” exatamente o que combate na sua música. Mais uma mercenária da indústria cultural.
Comentar em resposta a Sara Machado
Avatar
Francisco Cesar (Blog Amazonia) (1) comentou:
19/09/2010
A Contra-revolução de 1964 teve como seu principal líder o controvertido general MOURÃO FILHO. O Militar não conheceu LULA. Mas, ao que tudo indica, além de seu destemor pessoal, era um profeta. Basta ler o que o militar escreveu no inicio dos agitados anos 70:“ PONHA-SE NA PRESIDENCIA QUALQUER MEDÍOCRE, LOUCO OU SEMI-ANALFABETO, E VINTE E QUATRO HORAS DEPOIS A HORDA DE ADULADORES ESTARÁ À SUA VOLTA, BRANDINDO O ELOGIO COMO ARMA, CONVENCENDO-O DE QUE É UM GÊNIO POLITICO
Comentar em resposta a Francisco Cesar (Blog Amazonia) (1)
Avatar
Francisco Cesar (Blog Amazonia) (2) comentou:
19/09/2010
...UM GENIO POLITICO E UM GRANDE HOMEM, E DE QUE TUDO O QUE FAZ ESTÁ CERTO. EM POUCO TEMPO TRANSFORMA-SE UM IGNORANTE EM UM SÁBIO, UM LOUCO EM UM GÊNIO EQUILIBRADO, UM PRIMARIO EM UM ESTADISTA. E UM HOMEM NESSA POSIÇÃO, EMPUNHANDO AS RÉDEAS DE UM PODER PRATICAMENTE SEM LIMITES, EMBRIAGADO PELA BAJULAÇÃO, TRANSFORMA-SE NUM MONSTRO PERIGOSO “.
Comentar em resposta a Francisco Cesar (Blog Amazonia) (2)
Avatar
Marcão (1) (Blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Lamentável esses tropicalistas…quando da ditadura, faziam e cantavam musiquinhas alienantes.nos governos de diplomados, ficaram quietos e se fingiram de mortos (enchendo as burras, sempre! e aproveitando-se das benesses governamentais de incentivo às suas ‘artes’).durante os governos dos iletrados ou trabalhadores braçais, que deram novo alento ao povo brasileiro, la vem a mesma cantilena...
Comentar em resposta a Marcão (1) (Blog Amazonia)
Avatar
Marcão (2) (Blog Amazonia, comentou:
19/09/2010
... a mesma cantilena, em dueto, quarteto, ou mesmo solo: assim nao presta! tá ficando bom pra todos, e pra mim, que sempre tive mais, fico com que? voces nem precisavam falar nada, pois seus votos ja estão declarados há muito tempo, tropicalistas que veneram latitudes nao equatorianas…lamento, mas não me chocam mais. cansei de pessoas desse naipe, prefiro torneiros mecanicos, seringalistas e quetais. sao mais gente!
Comentar em resposta a Marcão (2) (Blog Amazonia,
Avatar
Luiz (Blog da Amazonia- Portal Terra) comentou:
19/09/2010
DISCORDO do “professor”. Para governar é preciso, sim, escolaridade e preparo. Mais uma vez, um exemplo de patrulhamento, em que não se pode fazer críticas ao Sr. Lula da Silva. O portal Terra poderia ficar sem essa. E viva a livre expressão da FABULOSA Rita Lee e do TALENTOSO Caetano Veloso.
Comentar em resposta a Luiz (Blog da Amazonia- Portal Terra)
Avatar
Daniel (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Quem ofende o povo brasileiro é o Lula..oferecendo NOSSO dinheiro pra larápios como Chavez e Evo….
Comentar em resposta a Daniel (Blog da Amazonia)
Avatar
Cesar (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Materia excelente.Não quero acreditar que depois de uma certa idade realmente algumas pessoas se sentem mais a vontade e falam o que sentem e aí é mostrado toda historia desse pais preconceituoso e pouco critico, e de artistas que não vem do povo, ou so lembram dele para vender e continuar fazendo parte “da elite artistica do País”. CHÔOOOOOOO
Comentar em resposta a Cesar (Blog da Amazonia)
Avatar
Justus (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
SEM HIPOCRISIA…! FALARAM O QUE PENSAM, QUAL O PROBLEMA…? VEJO MUITA HIPOCRISIA NESTE MUNDO! EU TAMBÉM NÃO VOTO EM NENHUM DOS DOIS POLÍTICOS CITADOS! PARABÉNS A ELES, NÃO FICAM EM MEIAS-PALAVRAS! Eu - JUSTUS - falei…!!!
Comentar em resposta a Justus (Blog da Amazonia)
Avatar
Fábio (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
A decadência dos dois explica estes comentários….
Comentar em resposta a Fábio (Blog da Amazonia)
Avatar
Paulo Bandarra (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Considerando que este mesmo povo comemora os resultados da política neoliberal e globalizante que Lula implementa no governo, e que lutou 20 anos contra ela, e que este mesmo povo ofendido pagou bilhões de dólares de prejuízo pelos altos indíces do risco país, não está muito apto para avaliar com o que se ofender ou se orgulhar. Comemorar a política do Delfim Neto praticada pelo Lula! O povo não sabe mesmo de nada. Não é para menos que a corrupção avançou como nunca neste país e os senhores da m
Comentar em resposta a Paulo Bandarra (Blog da Amazonia)
Avatar
Filosofai (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Caetano e Rita. Por que nao se calam?
Comentar em resposta a Filosofai (Blog da Amazonia)
Avatar
Sandro (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Então os que não tem faculdade são analfabetos? Ele está com raiva por que o Lula colocou o Gilberto Gil como ministro e ele ficou de canto, esquecido pelo Brasil todo.
Comentar em resposta a Sandro (Blog da Amazonia)
Avatar
Marvin (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Muito tendencioso o comentario deste professor; aumenta a desconfianca na imprensa brasileira que esta totalamente tendenciosa a fazer sensura a quem vai contra Lula.
Comentar em resposta a Marvin (Blog da Amazonia)
Avatar
Jose Augusto Soares Pinheiro (Blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Quanto a Marina, seu único problema é que não enfrenta nenhum tipo de situação. Sua reação é simplesmente a covardia. Renuncia sem defender as suas convicções. E em nome de uma fidelidade ao seu “Cumpanhero”, não rebate nenhum posicionamento desses falsos esquerdistas melancias “Verde por fora e Vermelhos por dentro”.Quanto a LULLA, não vou perder tempo em falar sôbre marqueteiros.
Comentar em resposta a Jose Augusto Soares Pinheiro (Blog Amazonia)
Avatar
Dani ( Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
O PODER NÃO CORROMPE, ELE REVELA…
Comentar em resposta a Dani ( Blog da Amazonia)
Avatar
Capa (blog da Amazônia) comentou:
19/09/2010
Desde quando o Caetano tem moral pra falar alguma coisa???É um coitado que só é lembrado na Bahia ou quando se mete em alguma confusão.Não dou bola para o que ele fala. Muito menos para as músicas dele.
Comentar em resposta a Capa (blog da Amazônia)
Avatar
Cris Oeste (Blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Nunca gostei destes eleitos pela mídia, Cantores de Música Popular Brasileira, pois quem conhece só um pouquinho de música sabe que quase todas são cópias de música internacionais dos anos 50,60,70 e 80, copiam a melodia e as vezes até partes da letra. Mas atualmente a população está ficando mais perto da verdade através da internet.Empurram (TV e Rádios)estes artistas goela abaixo da população, assim como fazem com Cerveja e os considerados grandes times de futebol.Não quero que concordem comi
Comentar em resposta a Cris Oeste (Blog Amazonia)
Avatar
Daniel (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
não me senti ofendido…..Rita e Caetano são artistas, e como tal, possuem liberdade poetica pra falar o que pensam…Não são políticos e não vivem às minhas custas!
Comentar em resposta a Daniel (Blog da Amazonia)
Avatar
Regina (blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Creio que o direito a manifestação de opinião “ainda” não foi proibido. Estamos em uma democracia ou não?
Comentar em resposta a Regina (blog Amazonia)
Avatar
Leno Venturini (Blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Tá bom, Caetano e Rita expressaram suas opiniões. Oilustre professor não gostou, pois não foram palavras elogiosas e subservientes que ouve nas reuniões do sindicato ou do partido de esquerda que costuma frequentar. Quer o que agora? que os dois artistas sejam proibidos de se expressarem? que sejam presos ou exilados? Ora,ocupe seu tempo com o programa de estudos indígenas, pois lhe pagamos salário para isso. Não gosto do Lula e nem da Marina, por diversos outros motivos, somados aos que eles ci
Comentar em resposta a Leno Venturini (Blog Amazonia)
Avatar
Doka (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Todo o respeito que eu tinha pelos artista Caetano e Rita caiu por terra já faz um bom tempo , pois nas entre linhas eu já tinha percebido o preconceito incutido nêles.Me arrependo de ter contribuido com a prepotencia deles ,quando comprava discos, cds dois. Assim mais uma vez tenho comprovado que não podemos achar que o que se vai no coração, na mente se põe para fora fielmente… As mascaras estão sempre atrás do palco.
Comentar em resposta a Doka (Blog da Amazonia)
Avatar
Maria Ronilda de Oliveira (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Essas duas criaturas da musica popular brasileira estão mais perdidos do que cachorro quando cai de mudança. O baiano tem preconceito contra nordestino, a paulista tem preconceito contra nordestino e contra mulher. Ambos, certamente chorarão bastante na próxima eleição - teremos Dilma como Presidenta, seguidora de Lula, nordestino.
Comentar em resposta a Maria Ronilda de Oliveira (Blog da Amazonia)
Avatar
comentou:
19/09/2010
Paulo (Blog da Amazonia) = Não passam de dois sangue sugas vendidos….e a minha mulher comprou o dvd dessa vendida
Comentar em resposta a
Avatar
Alessandr (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Concordo, o tempo que ficam criticando por que não fazem algo de bom, a massa é sim pobre! mas tem muita gente mais sabido do que eles, que não precisam de sair cantando asneiras, tomará que isso vem a tona e diminua a popularidade, deveriam ser extraditados do nosso Pais para passar umas ferias no HAiTI,não são melhores que ninguem, dessam desse pedestral e vão colocar a mão na massa, e fazer melhor que o Presidente.
Comentar em resposta a Alessandr (Blog da Amazonia)
Avatar
Iracema comentou:
19/09/2010
A besta do Moacir não entendeu nada.. .
Comentar em resposta a Iracema
Avatar
Moacir (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Infelizmente, a verdade dói e ofende… Só acho que o lula não é analfabeto, mas sim semi-analfabeto…. E o pior, as pessoas estão achando isso bonito. Presidente é cargo pra pessoas cultas e com boa escolaridade, no minimo faculdade….. Presidentes com essa escolaridade acabam semeando esse tipo de comentario….
Comentar em resposta a Moacir (Blog da Amazonia)
Avatar
Marina (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Lamentavel, que estas pessoas que também de certa forma ja foram excluidas, sofreram preconceitos e pré-conceitos se coloquem desta forma
Comentar em resposta a Marina (Blog da Amazonia)
Avatar
Reginaldo Alves da Costa (Blog da Amazonia) (2) comentou:
19/09/2010
ATE MAIS PARA OS INESQUECIVEIS IDIOTAS, RITA EM ESPECIAL VC ME DECEPCIONOU, VC ESQUECEU QUE A CARA DO SEU PAIS SEMPRE FOI DE FOME E VCS NUNCA MOVERAM UMA PALHA PARA MUDAR ESTE QUADRO. FIQUEM COM DEUS,SERÁ QUE JA OUVIRAM FALAR EM DEUS!!!!!!!!….
Comentar em resposta a Reginaldo Alves da Costa (Blog da Amazonia) (2)
Avatar
Reginaldo Alves da Costa ((Blog da Amazonia) (1) comentou:
19/09/2010
VCS PODERIAM NOS INFORMAR O E-MAIL DA RITA LEE, OU DO BABACA DO CAETANO, O RESTANTE NEGO A FALAR, DONA CANÚ NOS ALTOS DOS SEUS CEM ANOS, PUXOU A ORELHA DESTE IDIOTA, MAS NAO TEM JEITO.O E-MAIL SERIA PARA SABER SE LERAM A MATERIA OU ATE MESMOS PARA ENVIARMOS, E VER RESPOSTA CRETINAS DE QUEM FALA BESTEIRA PARA SE MANTER NA MIDIA.
Comentar em resposta a Reginaldo Alves da Costa ((Blog da Amazonia) (1)
Avatar
Paulo Torres (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Esse caetano não vale um centavo, não tem moral pra falar de ninguem pois não passa de um parasita do governo…vive as custas do governos pois todos seus shows são patrocinados pelos governadores do BRASIL….sangue suga safado……..e ignorante….vendido e traidor
Comentar em resposta a Paulo Torres (Blog da Amazonia)
Avatar
Daniel (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Por acasa Rita e Caetano entraram na mamata de receber indenizaçoes por serem perseguidos pela ditadura? Afinal eles foram….
Comentar em resposta a Daniel (Blog da Amazonia)
Avatar
Silvério (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Os dois já estão Gagás e não são mais formadores de opinião graças a Deus!Talves na próxima eleição certamente dirão que o Fernandinho Beiramar tem a cara do povo sofrido que não teve oportunidades na vida e que votarão nele.
Comentar em resposta a Silvério (Blog da Amazonia)
Avatar
Wayner (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Não gosto desse tipo de musica pseudo intelectual mais eles tem razão.
Comentar em resposta a Wayner (Blog da Amazonia)
Avatar
Rosa ((Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
COM LULA SE APRENDEU QUE POBREZA E FOME É RAPIDAMENTE ESQUECIDA QUANDO SE CHEGA AO PODER, POIS: “SE QUERES CONHECER O HOMEM DÁ-LHE PODER E DINHEIRO”. DE POPULAR SÓ RESTOU O DISCURSO, E A DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS PARA COMPRAR O VOTO DO TANTOS NECESSITADOS QUE COLOCOU O OUTRORA POBRE E FAMINTO NO PODER. SE DESLUMBRA O RICO QUE DIRÁ O POBRE.
Comentar em resposta a Rosa ((Blog da Amazonia)
Avatar
Thomaz Magalhães (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Para o professor José Ribamar quem critica seus candidatos ofende o povo brasileiro.
Comentar em resposta a Thomaz Magalhães (Blog da Amazonia)
Avatar
Ernesto (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
CAETANO;; NÃO TEMOS “MINISTERIO” DAS BICHAS!!!!!!!!!!!!!
Comentar em resposta a Ernesto (Blog da Amazonia)
Avatar
Lia (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Eu acho que esse genero madre tereza de calcuta e so um jeito dela querer mostrar a humildade que na verdade nao existe
Comentar em resposta a Lia (Blog da Amazonia)
Avatar
Paulo (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Encher as turras de dinheiro à custa de enganação, embromação, já o fazem muito bem… os politicos em geral
Comentar em resposta a Paulo (Blog da Amazonia)
Avatar
Luna (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
De refinados esses artistas não possuem nada, aliás artista bom é artista cantando, porque se for pra falar de política, é melhor ficar calado. Rita já foi uma artista maravilhosa, mas últimamente tem letras horrorosas e Caetano então nem se fala, sua fase produtiva, ficou bem no passado. O povo brasileiro merece respeito e nossos ouvidos também.
Comentar em resposta a Luna (Blog da Amazonia)
Avatar
Rogério Lustosa Bastos (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Concordo que nao devemos emitir opinião preconceituosa sobre qq pessoa humana, inclusive os políticos. Contudo, eu nao votarei de jeito nenhum na Marina: o PV é um partido “em cima do muro”, ele nao é de esquerda, nem de direita, apoia o DEM e o PSDB…Ora, preciso dizer mais alguma coisa? Pior: o Gabeira, agora, diz que a única saída é o “deus mercado”…Por essas e outras que nao voto em candidato desse partido.
Comentar em resposta a Rogério Lustosa Bastos (Blog da Amazonia)
Avatar
Cláudia (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Ah, e tem mais um detalhe: eu NÃO me senti ofendida. Como assim, ofende os brasileiros? Que brasileiros hein cara-pálida? Tu ficas ofendido e põe a nação junto contigo? Me poupe…
Comentar em resposta a Cláudia (Blog da Amazonia)
Avatar
José Filho (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Todos nós independentemente da posiçao social raça ou credo, temos o direito de nos expressar, o Lula é Formado em algo? entao seremos obrigados a dizer que ele é formado ? um intelectual? ah! venhamos e convenhamos…onde está a nossa democracia?
Comentar em resposta a José Filho (Blog da Amazonia)
Avatar
Sônia de Oliveira (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Adorei a matéria. Bom saber que existem brasileiros defensores da senadora Marina. Acredito que o exemplo dela nos transforma em cidadãos mais esperançosos. Creio que ela precisa de ajuda. Afinal há uma série de “políticos pilantras” neste país. Mas quem vem de onde ela nasceu e se criou consegue com a nossa ajuda mudar o cenário.Quanto à Rita Lee concordo com o responsável pelo texto e com os comentários realizados.
Comentar em resposta a Sônia de Oliveira (Blog da Amazonia)
Avatar
Silvério (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
Os dois já estão gagás e não são mais formadores de opinião,garças á Deus!!!
Comentar em resposta a Silvério (Blog da Amazonia)
Avatar
Ernesto (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
ESTE PAR DE VELHOS, MUITO IDIOTAS NÃO RESPEITAMO LULA. A RITA/CAETANO DOIS BURROS, QUE NADA CONSTRUIRAMPARA ESTA SOCIEDADE. CAETANO PARA MIM, TEM MUITA VIDA DE TRAVESTIS. E AÍ
Comentar em resposta a Ernesto (Blog da Amazonia)
Avatar
Pedro Ilabela (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
O pior é que nenhum dos dois falou mentiras.Lula se orgulha de ser semi analfabeto, de ler lhe dar azia e de assinar decretos sem ler.Marina pelo menos é digna, se esforçou e chegou num patamar de respeito. Mas tem a aparência frágil da fome. Mesmo que não o seja.Seu artigo é que é preconceituoso, pois usa argumentos facistóides para mais uma vez, dividir a sociedade brasileira em castas que se contrapõe.
Comentar em resposta a Pedro Ilabela (Blog da Amazonia)
Avatar
Ramiro Silva Neto (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
O CONTEXTO DA OPINIÃO DE CAETANO FOI DÁ VOZ A QUEM NÃO TEM PERANTE O AUTORITARISMO. DURANTE A DITADURA MILITAR ELE TAMBÉM SE MANIFESTOU E FOI EXILADO. ESTA É FUNÇÃO DOS GRANDES ARTISTAS, NÃO SE DOBRAREM A SISTEMAS AUTORITÁRIOS, QUE NÃO RESPEITA DIREITOS HUMANOS, CENSURA IMPRENSA E TEM HORROR AO PLURALISMO. O CULTO A PERSONALIDADE É TIPÍCO DE REGIMES DITATORIAS. QUANTO A RITA LEE, ESTA GRANDE CANTORA, FOI INFELIZ NO COMENTÁRIO, POIS NÃO TEVE UM CONTEXTO DE RESISTENCIA DEMOCRATICA.E DEMONSTROU RE
Comentar em resposta a Ramiro Silva Neto (Blog da Amazonia)
Avatar
Rogério (Blog da Amazonia) comentou:
19/09/2010
VEXATÓRIO VEXATÓRIO, está é a elite pensante do no Brasil, então, esperar o que dele mesmo? VEXATÓRIO Rita, VEXATÓRIO Caetano!
Comentar em resposta a Rogério (Blog da Amazonia)
Avatar
Sérgio (Blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Afinal vivemos num país livre e democratico ou num lugar onde as pessoas só podem falar o que os outros querem ouvir. Apesar de ter um partido ai que teima em querer colocar mordaça na imprensa, na promotoria (pra se livrar dos crimes)implantar o comunismo, instituir a roubalheira como normal. Temos de nos acostumar a ouvir opiniões divergentes e mesmo que essas não sejam em palavras bonitas e diferentes das nossas, ou então implantemos a tal republica bolivariana que alguns aloprados tanto quer
Comentar em resposta a Sérgio (Blog Amazonia)
Avatar
Gilmara (Blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Nao fico surpresa com os comentarios alheios, afinal esta e a cara do Brasil. Ou seja o preconceito e velado.Fico pensando que mesmo assim o povo nao acorda, pois deveriam reagir aos comentarios destes dois, que se dizem tao letrados e nao comprarem mais os cds deles pois eles apenas querem ver os seus beneficios. Sao dois idiotas, letrados
Comentar em resposta a Gilmara (Blog Amazonia)
Avatar
Maninho (Blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Rita Lee e Caetano são babacas??? Sim, são, não mais admito que eles pensam a sociedade com uma ótica aceitável, inteligente e útil. São pseudo-intelectuais preconceituosos e músicos hoje dispensáveis e medíocres.
Comentar em resposta a Maninho (Blog Amazonia)
Avatar
Helio (Blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
São dois babacas sem públicos !!
Comentar em resposta a Helio (Blog Amazonia)
Avatar
Eduardo (blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Ambos são pessoas preconceituosas e totalmente fora da realidade. São cantores que não merecem qualquer resposta ou posicionamento em relação a conduta deles. Que pena ainda existir no Mundo de hoje pessoas pífias.
Comentar em resposta a Eduardo (blog Amazonia)
Avatar
Silvy comentou:
19/09/2010
Eu não gosto do Caetano nem da Rita Lee, muito menos sou petista, mas que a /marina /Silva tem cara de faminta e pobre não se pode negar
Comentar em resposta a Silvy
Avatar
lilian sena (Blog Amazonia) comentou:
19/09/2010
Refinados, sensíveis e contestadores quando é do interesse deles, claro. Falar de barriga cheia e do pedestal é muito fácil e covarde também. Por que ambos não experimentam fazer algo pelo país já que são tão sabidos? Falar besteira e encher as turras de dinheiro à custa de enganação, embromação, já o fazem muito bem… inclusive chamando a atenção para seus trabalhos nem que seja à custa de quem eles dizem menosprezar! Sabida a cambada heim!
Comentar em resposta a lilian sena (Blog Amazonia)
Avatar
Zilda (Blog amazonia) comentou:
19/09/2010
Sou contra preconceitos de qualquer tipo mas não voto em Marina por outros motivos - políticos e ideológicos - e não porque ela faz esse gênero mulher humilde de Madre Tereza de Calcutá ou irmã Dulce. A mim pelo menos não convence. Comentário por Zilda
Comentar em resposta a Zilda (Blog amazonia)
Avatar
Carlos Vaz, de Porto Alegre (1) comentou:
17/09/2010
Caro Professor ou simplesmente mestre. Recebi via internet seu texto A Fome de Marina. São textos assim que nos fazem agradecer a benção de saber ler.Independente de partido, cor, raça ou credo, o povo Brasileiro é dotado de uma bondade e capacidade que não é digna dos signatários de todo o tipo de poder neste país,seja ele econômico,político,cultural.Nunca na História deste país(que Deus nos livre do autor) se debochou tanto da ética e da virtude,palavras que parecem caretas e fora de moda.
Comentar em resposta a Carlos Vaz, de Porto Alegre (1)
Avatar
Carlos Vaz, de Porto Alegre (1) comentou:
17/09/2010
Os Mineiros dizem:"me fala de coisas bonitas que não deixarão de existir:amizade,palavra,respeito,caráter,bondade alegria e amor”.Tive muitos Professores(o que já é uma dádiva),mas poucos mestres.Permita-me,sem conhecê-lo,assim o chamar.Aquele que detém o dom da palavra,pode sim mudar o Mundo.Utopia?Certamente,que se ralem (para ser polidinho!)os que perderam o sonho.Amo este país e não o deixo! O Sr, Rita Lee e Marina confirmaram meu voto.Ops,voto é secreto(só quando quem o recebe não é digno)
Comentar em resposta a Carlos Vaz, de Porto Alegre (1)
Avatar
Chris Rodrigues comentou:
17/09/2010
Tenho vergonha em confessar que eu também fui preconceituoso. Tinha dúvidas em dar meu voto à Marina por achar que iria desperdiçar meu voto achando que ela não venceria por não ter cara de estadista..... Me penitencio e agradeço ter lido essa cronica.... Agora sim, sei em quem votar.
Comentar em resposta a Chris Rodrigues
Avatar
Chris Rodrigues comentou:
17/09/2010
Essa cronica me fez ter vergonha de também ter sido preconceituoso. Tinha dúvidas se votava ou não em Marina, por achar que meu voto seria desperdiçado achando que a parencia dela não era a de uma estadista.
Comentar em resposta a Chris Rodrigues
Avatar
clelia comentou:
17/09/2010
linda crônica Babá! Bjs
Comentar em resposta a clelia
Avatar
Rosilene comentou:
17/09/2010
Que crônica linda, fiquei até constrangida em saber que eu tb fazia parte dos babacas... Mudei meus conceitos.Essa cronica está tendo uma repercussão enorme, o filho de uma amiga minha recebeu em SP, o irmão de uma outra em Maria Madalena. Outra que mora no Rio recebeu e me enviou, acho que recebeu de Manaus.
Comentar em resposta a Rosilene
Avatar
Lucia Amaral (1) comentou:
13/09/2010
Não poderia me furtar a externar meus cumprimentos por esse tão lúcido e correto texto, mais ainda por ser fã de Caetano Veloso e Rita Lee, como representante da juventude dos anos 60/70. Foram infelizes e merecem a reprimenda. O Sr. foi "bárbaro", usando expressão da época também. Marina é tudo isso e muito mais. Pena que nós somos um povo, desculpe a expressão chula: burro. Pelas razões já expostas. Ficha limpa é engodo, a "justiça" está aí para favorecer os fichas sujas. TODOS CANDIDATOS.
Comentar em resposta a Lucia Amaral (1)
Avatar
Lúcia Amaral (2) comentou:
13/09/2010
Não teve um ficha suja fora da disputa. E o povo acreditando. Se a memória não fosse curta, o corrupto seria expurgado de per si. Nem precisaria da lei. Usando sua linguagem musical, vamos a letra da música:É é é, a gente não tem cara de babaca, a gente não tem jeito de panaca,mas é , é , é. Triste constatação. Marina na cabeça.Vi entrevistas dessa pequena e forte mulher e me encanto cada vez mais. oxalá tívessemos muitas marinas. parabéns pelo belo desabafo. obrigada por fortalecer minha crença
Comentar em resposta a Lúcia Amaral (2)
Avatar
olharvagabundo comentou:
11/09/2010
E rita ree pede pra KH e VIRA BOSTA , e sem muito aue . to dando a descarga em vc. JOSE desculpe a deselegancia . LINDO TESTO!
Comentar em resposta a olharvagabundo
Avatar
Rosangela Torres comentou:
10/09/2010
Confesso que estava indecisa com relação ao meu voto para a presidência da República. Pela primeira vez, pensei em anulá-lo. Porém, ao ler A fome de Marina, percebi que, mesmo que ela não ganhe, devo - por uma questão ética, ideológica ou ainda por respeito a essa frágil e grande brasileira - depositar meu voto à Marina Silva. Obrigada.
Comentar em resposta a Rosangela Torres
Avatar
rvquinet comentou:
08/09/2010
Belo texto.Independente de que o seu candidato seja uma Silva da Selva, Uma Roussef não-russa, um Serra do planalto paulista ou qualquer outro ser bípede sem penas desse Brasil tropical bem legal, esse texto é impactante pela inteligencia, clareza de raciocínio, competência em buscar e encontrar referências.
Comentar em resposta a rvquinet
Avatar
Angelita Mara de Souza comentou:
05/09/2010
Caro prof. Dr. Jose Bessa Freire.Recebi, hoje, através de uma amiga uma mensagem com seu artigo A Fome de Marina. Gostaria de parabenizá-lo pelas colocações tão pertinentes. Um grande abraço,Angelita.
Comentar em resposta a Angelita Mara de Souza
Avatar
Txapuã comentou:
05/09/2010
Esse foi um texto q valeu a pena ler ate o final.
Comentar em resposta a Txapuã
Avatar
Luiz Gonzaga Falcão comentou:
05/09/2010
Olá Bessa. Repassei o texto hoje pora várias pessoas e algumas listas.Estou recebendo retornos que não esperava. Veja o que meu exigente filho, TXAPUÃ, escreveu. Falcão
Comentar em resposta a Luiz Gonzaga Falcão
Avatar
marcos cesar lopes dos santos (Blog Permacultura) comentou:
29/08/2010
"...é ler, ver, ouvir, sentir, cheirar e deixar que estas palavras nos toquem nosso mais sutil sentido que será determinante para termos líderes que realmente sabe o que é lutar pela sobrevivencia e tirar o melhor para cooperar aos que estão ao lado, à frente, atrás, no meio, em cima, em baixo, dentro, fora, visível ou invisível. Agradeço por me oferecer a oportunidade de poder refletir, mais profundo...."
Comentar em resposta a marcos cesar lopes dos santos (Blog Permacultura)
Avatar
Herculano de Medeiros Neto (Blog Permacultura) comentou:
29/08/2010
é chegada a vez de mudar a liderança deste país que até agora, (antes dos silvas) era governada pela elite que teve oportunidades de estudo. È a vez dos que tem fome de justiça social, distribuição justa e digna de renda desse gigante adormecido.
Comentar em resposta a Herculano de Medeiros Neto (Blog Permacultura)
Avatar
Taina S.G.Barardi (Blog Permacultura) comentou:
29/08/2010
É... Marina realmente tem a cara do Brasil, precisamos de alguém com essa sensibilidade, força, "FOME". O povo não acredita no seu proprio país provavelmente porque ainda não teve niguém como ela na liderança. Espero realmente que todos percebam esse potencial!!
Comentar em resposta a Taina S.G.Barardi (Blog Permacultura)
Avatar
Pérola (Blog Permacultura) comentou:
29/08/2010
É lamentavel os valores empregados para discernir o "Bom" e o "Mau".....e que é dito levianamente por pessoas publicas.Acredito em Marina, por ela ser uma vencedora, por ter conhecido os seringais e o senado,provações que convenhamos não é para qualquer um, e continuar com a mesma postura simples de quem ja esta em outra etapa de evolução, estando assim apta para pegar o comando de um Pais como o Brasil.
Comentar em resposta a Pérola (Blog Permacultura)
Avatar
Alice Alencar (Blog de Jm. Noticias) comentou:
22/08/2010
Artista também tem o direito de falar "merda". Apesar de serem formadores de opinião. bjs
Comentar em resposta a Alice Alencar (Blog de Jm. Noticias)
Avatar
MaristelaK Vedovatto comentou:
17/08/2010
Se a cara de fome é o problema das pessoas que olham para as aparências; tem muitos brasileiros que precisam dar uma viajada pelo Brasil ,principalmente do Rio de Janeiro pra cima.O Tipo Da Marina é bem comum,Quem vê cara não vê Coraçâo ! O coração é que tem Verdadeiro Valor ! Ela é Linda !
Comentar em resposta a MaristelaK Vedovatto
Avatar
Denise Chamum comentou:
17/08/2010
Valeu. Por isso que eu sou fã do Bessa, o texto está maravilhoso.
Comentar em resposta a Denise Chamum
Avatar
josé macedo comentou:
13/08/2010
Tanto o Caetano, quanto a Rita Lee têm a mente corroida e não conseguiram visualizar, desde cedo, a realidade social do país, onde eles vivem. A Rita Lee aprendeu a ser roqueira no Brasil, sabe-se, ela nasceu nos EEUU. Deveria ter uma cara e corpo de bem nutrida, o que não acontece com ela. Ora, se magrreza é prova de que passa fome e é desnutrida, ela é também uma desnutrida. Ocorre com ela que, é desprovida de conhecimento e de sensibilidade para compreender nosso país de milhões de famintos,
Comentar em resposta a josé macedo
Avatar
Augusto Jatobá comentou:
13/08/2010
Caro Jornalista, Vendo pelo prisma da grande empresa, que seleciona o seu pessoal, exigindo BOA APARÊNCIA, POUCA IDADE, NÍVEL SUPERIOR, entre outros Itens de qualificação, a RITA LEE o o CAETANO seriam Presidentes da Petrobrás. Aqui pra nós, êta povinho PRECONCEITUOSO, esse pseudo-graduado! Esse tipo de comentário é muito bom, para termos uma idéia de como pensa e procede nossos representantes da ARTE (e da CULTURA). A.J.
Comentar em resposta a Augusto Jatobá
Avatar
Augusto comentou:
12/08/2010
Acho que a coisa mais relevante disso tudo é o Bituca na foto.
Comentar em resposta a Augusto
Avatar
Jane comentou:
12/08/2010
Sempre gostei muito da Rita Lee mas, falando em fome GRINGA, ja se olhou no espelho? Entre o potencial intelectual da Marina e a mutante da Rita, Marina esta anos luzes na frente. Entao vai ler um pouco e focar nos objetivos primordiais de uma eleicao PRESIDENCIAL e pelo menos faca a escolha certa, nao atravez do "outside look" gringa.
Comentar em resposta a Jane
Avatar
Marcio Magagna comentou:
18/07/2010
Recebi \"A Fome de Marina e lí avidamente. A cantora não leu, certamente, \"As Sandalias do Pescador\" (West M.), onde o sofrimento de Kiril nas mãos da Rússia parece suave diante das provações impostas à nossa candidata Marina. No romance, Kiril se tornou Papa e, espero que ocorra com Marina se tornar Presidenta. Sinceramente! Obrigado por esta oportunidade e abraços.
Comentar em resposta a Marcio Magagna
Avatar
Leandro Vallim comentou:
01/06/2010
Estive no show. Rita Lee não disse que "marina tem cara de fome". Um jornalista deturpou a notícia, falando que Rita fez show no Canecão (foi no Vivo Rio); Rita disse que tem "vontade pegar Marina no colinho, dar comidinha e levar pra casa". Diferente, não? Acho que vocês deviam pesquisar se a notinha confere, antes de soltar farpas. Creio que o Sr., com seus textos legais, irá se retratar. Até porque quem vivenciou o momento sabe que é puro sensacionalismo da mídia. Não caia nessa, José.
Comentar em resposta a Leandro Vallim
Avatar
Mara Rúbia de Andrade (1) comentou:
12/05/2010
Bessa!,Obrigada por ter inspiracão/capacidade de escrever artigo preciosíssimo. Foi muito informativo para mim: sabia que Marina tem uma saúde frágil, mas não conhecia as origens. Sou admiradora dela, do comportamento, força, serenidade e elegância que transmite. Pude constatar isso no dia da filiação dela no PV, em setembro, em SP, onde estive, pois necessitava ficar convencida de que Marina seria a candidata que necessitamos, ela me convenceu. Estando convencida sinto-me à vontade de convencer
Comentar em resposta a Mara Rúbia de Andrade (1)
Avatar
Mara Rúbia de Andrade (2) comentou:
12/05/2010
Estou longe de nosso país, na Alemanha recebi e-mail (do Acre, Cruzeiro do Sul, pelo padre alemão Jorge) seu artigo sobre Marina, fez bem para a minha alma, brasileira, santista. Felizmente nosso país é recheado de pessoas como voce, que luta por ética, justica, responsabilidade ... Parabéns! Ficarei muito mais feliz ainda, quando no dia 03 outubro, Marina for primeira Presidente do Brasil, nós merecemos, nosso país merece! Utopia, sonho, impossível .... a fé na \"utopia\" pode torná-la palpáve
Comentar em resposta a Mara Rúbia de Andrade (2)
Avatar
Tarcísio Pádua (1) comentou:
20/04/2010
A elite brasileira sempre foi perversa e tacanha, principalmente a paulista. O preconceito contra nordestinos, pobres, negros, homossexuais, e tantas soberbas oriundas de uma cultura branca, classista, fez do Brasil um país atrasado, que não consegue esboçar atos de desenvolvimento cultural e social. Não estamos preparados para um convívio igualitário, no que campo das relações humanas no seu maior grau de civilidade. Tudo isso é proposital, com a preocupação em manter a riqueza concentrada com
Comentar em resposta a Tarcísio Pádua (1)
Avatar
Tarcisio Pádua (2) comentou:
20/04/2010
Hoje vivem cercados de pobreza por todos lados, deslocam-se de helicópteros, carros blindados, criaram cercas elétricas, perderam a liberdade, vivem trancafiados, encastelados, pagam caro pelo fato de não permitirem uma distribuição da riqueza do país com todos os seus habitantes. Temos cara de fome, somos analfabetos, foi o que nos restou do banquete, dessa república de merda. Penso que Rita Lee e Caetano Veloso, não fazem parte dessa elite nojenta, mas querem usufruir do bolo, tomar de assalto
Comentar em resposta a Tarcisio Pádua (2)
Avatar
Tarcisio Pádua comentou:
16/04/2010
Meu caro Zé, parabéns pelo texto. Gostaria de sua autorização para publicá-lo no nosso modesto aliastpadua.com.br, aqui da cidade de Sobradinho-DF e dizer que você é nosso convidado para quando quiser mandar alguma colaboração. Fico no aguardo. Abraços. Tarcísio.
Comentar em resposta a Tarcisio Pádua
Avatar
Suzilane Mendanha Bahia Guimarães comentou:
09/04/2010
Li o que que você disse sobre as letras das músicas do Caetano e da Rita Lee. Essa última critica a Marina com a cara de fome dela. Depois de ler o que você escreveu, concordo com tudo o que você disse
Comentar em resposta a Suzilane Mendanha Bahia Guimarães
Avatar
Maria Helena Pinheiro da Costa comentou:
24/03/2010
Quem viver num mundo em que exista um homem lúcido, honesto e corajoso como o senhor.Li seu artigo sobre os comentários de Rita Lee em relação a senadora Marina Silva.Faço minhas suas palavras e agradeço sua existência como grande brasileiro, que defende a honra de nosso povo tão pisoteado pelos \"cultos de barriga cheia\".
Comentar em resposta a Maria Helena Pinheiro da Costa
Avatar
Anete Rodrigues comentou:
19/03/2010
Recebi através de uma amiga a crônica sobre o preconceito da roqueira Rita Lee. Eu não sou Silva, mas sou brasileira e, embora não tenha \"cara de fome\", certamente tenho \"cara de pobre\", assim, o que li em seu texto é um verdadeiro desabafo que todos nós, brasileiros e pobres, descamisados e de pé no chão gostaríamos de fazer. Talvez a roqueira tenha prestado um serviço à senadora Marina e que sua fala elitizada chegue à tantos silvas, rodrigues e outros mais e que eles percebam que o Brasil
Comentar em resposta a Anete Rodrigues
Avatar
Osório Barbosa comentou:
13/03/2010
Fiquei na dúvida se a leria. É que tenho algumas restrições à Senadora (não maiores que as que tenho quanto a Dilma). Ao abrir a mensagem vi/li o nome do autor: José Bessa Freire! Esse cara é amazonense e uma das mentes mais brilhantes deste país (embora quem diga isso seja eu. Se bem que em coro com muitos). Pena que ele escreve mais sobre temas locais (Manaus) sua terra (sua mãe mora no \"Beco da Bosta\" no bairro de Aparecida. O Babá, como é conhecido, publica suas maravilhosas crônicas. Mora
Comentar em resposta a Osório Barbosa
Avatar
José Luiz Gondim do Santos comentou:
10/03/2010
Maravilha de análise. É um belo recado à miopia, superficialidade e displicênscia de alguns formadores de opinão.
Comentar em resposta a José Luiz Gondim do Santos
Avatar
Vânia Tadros comentou:
04/03/2010
TEU ARTIGO ESTÁ UM BARATO! A RITA LEE FOI DECEPCIONANTE NESSA AFIRMAÇÃO! ESCOLHER O CANDIDATO A PRESIDENTE PELA CARA É O MÁXIMO DA IGNORÂNCIA POLÍTICA! MARINA SILVA É UM MULHER CAPAZ DE SUPERAR TODOS OS PROBLEMAS E DIFICULDADES, SAIR VITORIOSA E TRAZER VITÓRIA AOS QUE A RODEIAM PORQUE EVIDENCIA, CLARAMENTE, SEUS PROPOSÍTOS SOCIAIS. É ISSO QUE TEM QUE SER VISTO NAQUELE ROSTO. MARINA SILVA PRESIDENTE Vânia
Comentar em resposta a Vânia Tadros
Avatar
Matheus Braz comentou:
02/03/2010
Veja, professor, tem quem vote num candidato baseando-se no que ele não fez. Abraços Fernando ([Assaz Atroz) Demos votar na Marina: Ela nunca participou de organizações terroristas que assaltaram, seqüestraram e assassinaram inocentes; Ela nunca mentiu a respeito da sua formação acadêmica, sustentando que era "doutora"; Ela nunca comandou a fabricação de dossiês contra adversários políticos; Ela nunca usou a religião para se promover politicamente: sempre foi religiosa, primeiro católi
Comentar em resposta a Matheus Braz
Avatar
Fernanda Tardin comentou:
02/03/2010
O Editor de REDNOTIC, nestes dias, sentiu-se privilegiado e muito honrado ao receber um inusitado Rascunho em E-mail, com Anexo surpreendente, de um Artigo Político crítico, com atiladas nuances satíricas de experto bom- humor e vibrante conteúdo, conterrâneo e contemporâneo do Editor (Anos 70) o marxista amazônida professor PhD da UERJ J.R. Bessa Freire (como aceno ao Convite que lhe fizemos [ao emitente do indigitado E-mail], através da nossa ilustre Humanista Colaboradora ativista de DH Pan-A
Comentar em resposta a Fernanda Tardin
Avatar
Vitor Buaiz comentou:
02/03/2010
Estimado Paulo Lucena. Que tal começarmos nossa navegação no mesmo barco da esperança com um artigo de seu conterrâneo - As várias fomes de Marina - que apesar do nome, não é maranhense. Acessei o seu Blog e vou estar conectado, principalmente, com as questões que dizem respeito à Amazônia. Um forte abraço Vitor Buaiz
Comentar em resposta a Vitor Buaiz