CRÔNICAS

O ISMAEL E O ESMAIL

Em: 08 de Abril de 1997
Tags:
Visualizações: 2320
Na minha infância, joguei muita pelada no campo do Hore com dois irmãos gêmeos que moravam no Plano Inclinado: o Ismael e o Esmail. Depois, eles mudaram de bairro, talvez de cidade, nunca mais os vi. Há quarenta anos, não tenho notícias deles, nem do El, nem do Il. Por isso, o telefonema da minha prima Rose me surpreendeu:
- Chegou uma carta prá ti. Emocionante! Fiquei arrepiadinha quando li. É de um tal de Esmail.
Quem é esse cara? Não é fácil responder. Como identificá-lo? Os dois gêmeos, ambos lourinhos e catarrentos, vestiam sempre o mesmo calção, feito de saco de trigo. Um deles, apelidado de "Pimbinha", bom de bola, era louro-bosta. O outro, louro-milho, o "Pimbão", era hábil empinador de papagaio. Qual o Esmail, qual o Ismael? Acho que até o Escagael, tio deles, fazia confusão.
Recordei com ternura os sonhos de infância e os dois gêmeos, um dos quais agora me escrevia, solidário pela agressão que sofri. "Faz tanto tempo e ele ainda se lembra de mim. O bairro de Aparecida é mesmo uma tribo", pensei emocionado, enquanto caminhava para a casa da Rose em busca da carta. Aliás, talvez seja eu a única pessoa do mundo que, para comunicar-se por computador, tem que andar dois quilômetros. Me explico.
Toda semana esta coluna pode ser acessada na Internet através do enderêço abaixo indicado. Aparece a "Página dos Bessa", você clica em cima. de um ícone, que é um cotoco móvel e pode ler as três últimas crônicas "Taqui Pra ti" publicadas no JN. É assim que alguns poucos amigos, nos Estados Unidos, na França e em São Paulo, têm lido inclusive as crônicas atrasadas.
Este território virtual que ocupo na Internet não é manipulado por mim, que sou analfabeto de pai e mãe em matéria de computador. Pertence a meu primo Heyrton, que generosamente me dá carona na sua home page. Toda segunda-feira, caminho dois quilômetros até a residência dele para entregar-lhe o disquete com a crônica da semana. Quando algum "internauta" me escreve, ele avisa: "chegou carta". Aí, eu passo na casa dele para ler.
Desta vez, ele deixou o computador ligado e saiu para levar o neto à escola. Sua esposa, a Rose, viu a carta na telinha e decidiu antecipar a notícia, telefonando-me. Na verdade, tão desinformada quanto eu em matéria de computador, ela equivocou-se, ao tentar identificar o autor da carta. Confundiu E-mail com Esmail.
Quem me escreveu, portanto, não foi o Esmail nem o Ismael. Mas mesmo assim as duas cartas que recebi me tocaram como se redigidas por amigos de infância. São tão bonitas, que decidi compartilhar com os leitores, reproduzindo-as na íntegra, embora os fatos aos quais elas se referem já tenham perdido sua atualidade.
O BETO
"Amigo Babá, Após ler o artigo sobre a violência sofrida por você, fiquei impressionado como o tempo passa, e os métodos de intimidação permanecem os mesmos. Hoje estamos nos comunicando via Internet, e alguns covardes estão contratando capangas para tentar impedir que a informação chegue até o público, o qual por muito tempo foi ludibriado por promessas.
Será que essas pessoas nunca leram Bill Gates, e conseguiram entender que "na economia da informação não é o grande que engole o pequeno. Agora é o veloz que devora o lerdo".
Quando contratamos pessoas mais inteligentes do que nós, provamos que somos mais inteligentes que elas. Mais quando fazemos o contrário podemos ficar como elas. Será que isto já não está acontecendo? Este filme não passou no Cine Guarani?
"O escritor original não é aquele que não imita ninguém, mas aquele a quem ninguém pode imitar"( François-Augueste René) Estou aguardando o próximo artigo na home page.
Saudações do amigo,
Beto Tadros.
ANA E ROGER
"Caro amigo Bessa, Dizem os Grandes Iniciados que o universo é uma grande obra... Dizem os Grandes Iniciados que nesta obra existe uma grande luta... Dizem os Grandes Iniciados que nesta luta, há duas forças: o Kosmos e o Kaos...
Dizem os Grandes Iniciados que nesta luta, cabe a cada homem escolher um lado e nela somos todos soldados...
Dizem os Grandes Iniciados que esta luta se desenrola em grandes ciclos...
Dizem os Grandes Iniciados que estes ciclos têm períodos de luz e trevas...
Dizem os Grandes Iniciados que quando é a luz que predomina, o belo é belo, o verdadeiro é verdadeiro e o amor é amor...
Dizem os Grandes Iniciados que quando as trevas predominam o falso parece verdadeiro, o feio parece belo e o ódio diz que é amor...
Dizem os Grandes Iniciados que estamos para acabar um ciclo e quando os ciclos acabam, as trevas parecem dominar....
Dizem os Grandes Iniciados que os grandes guerreiros nascem no negro para mostrar sua alma clara...
Vade retro os adeptos das trevas e do kaos. Vade retro os políticos corruptos e gananciosos. Vade retro a mentira, o ódio e a violência. Salve São Jorge. Salve Jorge Ben. Salve Luís Melodia. Salve Stevie Wonder, profeta do amor. Salve John Lennon, pregador da paz. Salve Jackson do pandeiro. Salve Cartola e salve o Antônio Brasileiro, dito Jobim, que nos deram beleza e pureza. Salve Antônio Callado, Salva Darcy Ribeiro, que morreu de amor pelo Brasil.
Salve José Ribamar Bessa que nos dá a verdade da qual tanto carecemos! Um forte abraço dos amigos, Ana Lúcia e Roger Abrahim

P.S. - Informo aos leitores que muito em breve, segundo as investigações policiais, teremos notícias sobre os mandantes do atentado que sofri..

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

Nenhum Comentário