CRÔNICAS

A macaca que chorou a morte da cria

Em: 09 de Dezembro de 2018 Visualizações: 12302
A macaca que chorou a morte da cria

  “Esplendor da natureza  /  pulsa forte o teu fulgor, / Flama em nós tua beleza / dom de nosso criador” . 

                                                                Hino do município de Candeias do Jamari (RO)     

O macaco-aranha orelhudo, com barriga de bispo, saltitava agilmente de galho em galho, usando cauda, pernas e braços alongados em álacres piruetas. Era um coatá de cara preta. Parecia feliz e exibia sua alegria sapeca sem pressentir o perigo iminente. Saracoteava, moleque e brincalhão, no alto das árvores daquela floresta, cujo esplendor é cantado pelas crianças nas escolas municipais de Candeias do Jamari (RO). Foi quando Fabinho apontou a espingarda calibre 20 e disparou um tiro certeiro. O animal ferido de morte ficou pendurado pelo rabo enganchado em um galho, balançando ao vento.

O caçador, menino de apenas 15 anos, aprendera a atirar meses antes, quando um gavião rondava o galinheiro e seu pai adotivo, ocupado em torrar farinha, lhe gritou:

- Pega a espingarda e espanta o gavião.

Escondido atrás de um pé de café, Fabinho puxou o gatilho pela primeira vez em sua vida. Tombou com o soco da arma no seu ombro, mas tirou o fino da ave, que fugiu com o estampido ensurdecedor. A partir daí, foi aprimorando sua pontaria, caçando pato selvagem no rio Candeias, afluente do Jamari, na bacia do Madeira. Nunca, porém, matara um macaco, só agora para obedecer o pai, cujo amigo hóspede apreciava cabeça, costelas, pernas e braços do bicho, cozidos com sal, alho, cebola e coentro, além do fígado e coração assados na brasa. Do macaco, nada se perde, tudo se transforma.

Ferido de morte  

O jovem caçador, porém, não é chegado em carne de macaco e mantém distanciamento crítico do canibalismo, mas a autoridade paterna falou mais alto. Ele deu outro tiro, o animal caiu do galho fazendo enorme barulho, emitindo som parecido ao relincho de cavalo. De suas costas se desprendeu uma massa informe. Ao se aproximar, Fabinho verificou, então, que não era um macaco macho, mas uma fêmea, uma mãe com seu filhote, igualmente ferido, que devia ter pouco mais de quatro meses, idade em que ela passa a carregá-lo nas costas, em vez de agarrado na barriga.  

A macaca, sangrando, rastejou até o filhote, se escorou num galho e ficou ali observando-o por breve momento. Viu que ele também estava ferido. Olhou ao redor, com dificuldade coletou umas folhas verdes, colocou-as na boca, mastigou bem mastigado, produzindo uma papinha gosmenta que aplicou sobre o ferimento da cria, cuja costelinha havia sido perfurada pelo chumbo. Pegou o filho no colo e começou a niná-lo com ternura. Se falasse Nheengatu, cantaria o acalanto das mães indígenas do rio Negro, que pedem o sono emprestado ao quatipuru para adormecer seu filhos:

- Acutipuru ipurú nerupecê / cimitanga-miri uquerê uaruma.

 Mas o acalanto nunca é cantado para implorar o sono eterno.

- “O filhote morreu nos braços da mãe que o contemplava com devoção. Ela pegou o filho morto – conta Fabinho – acariciou-o, fez-lhe alguns afagos e um cafuné, levantou-o em minha direção e começou a chorar lágrimas silenciosas de amargura. Era como se ela me recriminasse dizendo: - Olha aí o que você fez. Você não tem vergonha”?

Tinha sim:

- “Eu e meu cunhado Jorge Paula, que vimos toda a cena, choramos junto com a macaca, que logo em seguida também morreu. Se meu cunhado não tivesse presenciado, eu hoje duvidaria do que vi”.

Talvez por ser filho adotivo, Fabinho sentiu na própria pele a aflição daquela mãe:

- Carreguei o sentimento de culpa, me sentindo um assassino, passei várias noites sem dormir, tentando me desviar do olhar e do choro da bichinha.  Até que minha mãe adotiva conversou muito comigo e me fez enxergar que tudo aquilo devia servir como um ensinamento da natureza, como uma aula para aprender a respeitar a floresta e os animais.

Lição aprendida

O perfil de Fabinho foi traçado de forma lapidar e concisa por José Roberto Torero, escrivão da frota da expedição literária Amazônia das Palavras e porta-voz de Santo Ernulfo no rio Madeira:

- Quando tinha 15 anos, Fábio Costa foi mandado para a Escola Agrícola em Humaitá. A escola era uma mistura de internato com Febem. Ele ficou lá por quatro anos. A intenção era domar Fabinho. Felizmente não deu certo.

Felizmente. Depois que teve de trocar o sítio de seus pais adotivos pelo internato, Fabinho comeu a mandioca que o capiroto ralou. Apanhou muito: “Foram dias de pesadelos, que me serviram como experiência e no final das contas me ensinaram a driblar as dificuldades da vida”.

Hoje ele é repórter cinematográfico e fez parte da equipe de jornalistas da SICTV que, comandada por Eduardo Kopanakis, acompanhou o cotidiano da expedição Amazônia das Palavras. Suas imagens, belas e informativas, obtiveram o prêmio de Telejornalismo do Grupo Rondovisão, Rádio e Televisão concedido na última sexta-feira.

Durante a oficina de contação de histórias indígenas, Fabinho entrou na sala para filmar e me ouviu narrar a fábula registrada por Couto de Magalhães na qual Anhangá pune um caçador que matou uma veada recém-parida, ainda amamentando, transformando-a no cadáver da mãe do criminoso. Fabinho descreviveu, então, aos alunos das escolas de cada cidade a experiência pessoal e traumática da caçada que fez e qual foi o seu Anhangá. As crianças também aprenderam a lição, ao contrário de muitos adultos que defendem, em nome do lucro, a devastação da floresta.

- Jurei que nunca mais mataria um macaco – disse Fabinho. Ele podia repetir Sebastião Salgado, que para fotografar uma tartaruga-gigante em uma das ilhas Galápagos se transfigurou em tartaruga: “Aproximei-me tanto da natureza que me tornei natureza. A humanidade não é o centro, mas uma parte do mundo. Nós compartilhamos o planeta com os demais seres vivos”.

Quando seres humanos tratam animais como feras e árvores como lenha, nesses tempos de barbárie bolsonariana, é extremamente edificante ver animais nos dando lições de humanidade perdida.

A marselhesa

Eu ia até narrar essa história da macaca no lançamento da gramática guarani organizado pelos Saberes Indígenas na Escola nesta quarta-feira (5), na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Não contei ao público presente, entre os quais alunos da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, para não atropelar o tempo dos meus colegas na mesa-redonda: a linguista Ruth Monserrat, a escritora indígena Márcia Kambeba e a antropóloga Maria Dorothea Post Darella.    

E se houvesse tempo, eu ainda teria cantado o hino oficial do município de Candeias do Jamari, no ritmo vibrante da Marselhesa, mas corrigindo o brado retumbante da letra bélica e chauvinista e do civismo de araque que se fazem sempre presentes nesses hinos patrioteiros:

Allons enfants du Jamarri-iiiiiiiii! Le jour du singe est arrivé.

Déposez vos armes, citoyens! Ne formez pas vos bataillons.

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

16 Comentário(s)

Avatar
Arari Fernandes de Souza (via FB) comentou:
09/01/2019
Avatar
Kércia Figueiredo comentou:
12/12/2018
Ah prof José Bessa! Agora você precisa voltar para contar essa história profunda e emocionante para os alunos da Licenciatura Intercultural Indígena Indígena da UFSC... E claro, cantar o hino com a letra corrigida...
Comentar em resposta a Kércia Figueiredo
Avatar
Gleice Antonia de Oliveira (via FB) comentou:
10/12/2018
Que linda e triste história, José Bessa. Emocionei! Estou compartilhando
Comentar em resposta a Gleice Antonia de Oliveira (via FB)
Avatar
Rodrigho Orofino comentou:
10/12/2018
Prezado prof. copiei essa noticia de uma postagem no facebook. Veja que interessante: A India proibiu manter pássaro na gaiola. O Juiz indiano Manmohan Singh disse: “Tenho claro em minha mente que todos os pássaros têm os direitos fundamentais de voar nos céus e que os seres humanos não têm o direito de mantê-los presos em gaiolas para satisfazer os seus propósitos egoístas ou o que quer que seja”. A decisão se aplicou ao caso específico, em que diversos pássaros foram resgatados de um homem chamado Md Mohazzim, acusado pela ONG People for Animals de mantê-los em pequenas gaiolas e vendê-los para lucrar. O tribunal de primeira instância devolveu os pássaros ao homem, mas a ONG apelou em uma instância superior. O outro tribunal emitiu a decisão em favor da ONG e de todos os pássaros que vivem presos em gaiolas, dizendo: “Esta corte tem a opinião de que realizar o comércio de pássaros é uma violação aos seus direitos. Eles merecem compaixão. Ninguém está se importando se eles foram vítimas de crueldade ou não, apesar de uma lei que diz que as aves têm o direito fundamental de voar e não podem ser engaiolados, e terão de ser soltos no céu. Pássaros têm direitos fundamentais que incluem o direito de viver com dignidade e não podem ser submetidos à crueldade por ninguém, incluindo a reivindicação feita pelo respondente (Mohazzim)”.
Comentar em resposta a Rodrigho Orofino
Avatar
Susana Grillo comentou:
10/12/2018
Feliz por ler uma narrativa que recompõe as relações da humanidade com outros seres viventes. Um grande abraço, Susana
Comentar em resposta a Susana Grillo
Avatar
Xeno Veloso comentou:
09/12/2018
Somos amantes da Amazônia, mestre. Hoje Fabinho reverte seu drama pessoal nas mais belas imagens desse paraíso.
Comentar em resposta a Xeno Veloso
Avatar
Crysna Bonjardim Da Silva Carmo comentou:
09/12/2018
Triste e cheio de buniteza ao mesmo tempo. E a última foto....
Comentar em resposta a Crysna Bonjardim Da Silva Carmo
Avatar
Maria de Fátima comentou:
09/12/2018
Linda história. Reflete a realidade que meu povo wapichana está vivendo atualmente na comunidade indígena Jacaminzinho-Terra Indígena Malacacheta/RR, devido o desmatamento desenfreado da floresta por parte dos colonos, os animais como jabuti, tatu, macacos dentre outros são mortos e/ou afugentam para lugares bem distante.
Comentar em resposta a Maria de Fátima
Avatar
MARIA INES DE ALMEIDA comentou:
09/12/2018
Como sempre, um deleite para uma manhã de domingo pensar com o prof. Bessa. Obrigada
Comentar em resposta a MARIA INES DE ALMEIDA
Avatar
Maria Luiza Santos comentou:
09/12/2018
Emocionante narrativa! Amei!! E o Fabinho? Conseguiu se libertar da culpa? Caso contrário uma terapia com o tempo, liberta.
Comentar em resposta a Maria Luiza Santos
Avatar
Mariana Kutassy comentou:
08/12/2018
As lagrimas escorriam durante a leitura.... ahh, por vezes há que se permitir a "invasão" ao tempo do colega na mesa!!!
Comentar em resposta a Mariana Kutassy
Avatar
Mucio Medeiros comentou:
08/12/2018
A escatologia nos auxilia na compreensão desses brasis...
Comentar em resposta a Mucio Medeiros
Avatar
Nilda Alves comentou:
08/12/2018
Querido Bessa, emocionada até as lágrimas. Grande abraço Nilda Ps Passei para o grupo de pesquisa, como sempre
Comentar em resposta a Nilda Alves
Avatar
Celeste Corrêa comentou:
08/12/2018
Lindo!!! Quanto aprendizado...quantas mortes ainda serão choradas após essas escolhas desastrosas do Bozo...
Comentar em resposta a Celeste Corrêa
Avatar
Ana Silva comentou:
08/12/2018
Linda e sensíveis histórias. Adorei, especialmente o 'falar com os animais". kkkk
Comentar em resposta a Ana Silva
Avatar
Bete Bullara comentou:
08/12/2018
Linda a história do Fabinho. Tocante.
Comentar em resposta a Bete Bullara