CRÔNICAS

Mulheres e paspalhões: o duelo Luciana x Aécio

Em: 21 de Setembro de 2014 Visualizações: 42373
Mulheres e paspalhões: o duelo Luciana x Aécio

Depois da porrada que pegou da candidata Luciana Genro (PSOL), nesta terça-feira (16), Aécio Neves (PSDB) ficou com cara de égua, não há mais qualquer diferença entre ele - o homem do aeroporto - e Levy Fidelix (PRTB) - o homem do aerotrem.

A surra de Luciana, com todo respeito, reduziu Aécio a subnitrato de pó de peido. Aconteceu no debate entre os principais candidatos à Presidência da República realizado pela CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Se houvesse uma Lei Afif Domingos, punindo opositores que nocauteiam seus adversários em debates televisivos, ela poderia ser agora invocada.

Vocês lembram de Guilherme Afif Domingos? Em 1989 era o candidato do PL a presidente da República. Disparava nas pesquisas em ascensão alucinante. O jingle "Juntos chegaremos lá" era cantado - que desespero! -  até por meus sobrinhos pequenos em Manaus. Foi aí que no debate da Band, Afif cutuca Mário Covas (PSDB) com vara curta perguntando com qual cara ele ia se apresentar na eleição. Covas, rápido no gatilho, desossou seu oponente. Desmontou Afif letra por letra. Não ficou efe sobre efe. Não sobrou nem o Ai. O Brasil inteiro testemunhou a vertiginosa queda: "juntos chegamos ao chão".

A cara de égua de Afif era o sinal de sua derrota. Até as crianças, envergonhadas, deixaram de cantar o jingle pegajoso. Inspirado na Lei Maria da Penha que pune a violência doméstica e familiar praticada por machões covardes contra as mulheres, o  PSDB vai apresentar o projeto da Lei Afif ao Congresso Nacional, proibindo desmascarar os caras de égua fora do cio em debates públicos.

Uma ova

Não vi o debate ao vivo, mas fui advertido por um amigo em Florianópolis, onde me encontrava para um evento na Universidade Federal de Santa Catarina. Ele admitiu, brincando, que a performance de Luciana Genro fez com que duvidasse do seu próprio voto em Dilma. Procurei e encontrei facilmente a gravação, pois as imagens estão bombando nas redes sociais. Se você não pretende votar em Luciana, recomendo que não veja o vídeo. Pode mudar de voto.

Tudo começou quando o puxa-saco do Pastor Everaldo, fingindo cara de honesto, perguntou a Aécio o que ele achava do escândalo da Petrobrás. Fingindo cara de Pastor, Aécio se apresentou como o campeão da moralidade, denunciando a corrupção. Depois, pelo sorteio, ele perguntou à Luciana Genro sobre seu programa para melhorar a educação. Ela, então, preferiu comentar a fala anterior para educar os telespectadores. Deu-lhe uma merecida surra, com um discurso bem articulado, falando o que o Brasil queria ouvir:

- O senhor fala como se no governo do PSDB nunca tivesse havido corrupção, quando na realidade nós sabemos que o PSDB foi o precursor do mensalão com o seu correligionário e conterrâneo Eduardo Azeredo. O PT deu continuidade a essa prática de aparelhamento do Estado que o PSDB havia implementado durante o processo de compra da reeleição do mandato de FHC, amplamente divulgada pela mídia. Foi público e notório o processo conhecido como "privataria tucana". O senhor falando do PT é como o sujo falando do mal lavado.

Completamente tonto, sem poder responder às graves denúncias, Aécio, bufão pós-moderno, replicou que Luciana havia retornado às suas origens, "atuando como linha auxiliar do PT". A emenda foi pior que o soneto, tal avaliação grotesca provou ser insustentável e inconsistente diante das críticas contundentes feitas por ela ao petismo no poder. Por isso, na tréplica, o que ela disse foi aplaudido por todo o Brasil:

- Com todo respeito, linha auxiliar do PT uma ova, candidato Aécio. O PT aprendeu com o senhor, aprendeu com o seu partido. O mensalão do PT foi iniciado no governo do PSDB. E o senhor não tem resposta para debater comigo sobre corrupção, até porque o senhor foi protagonista de um dos últimos escândalos, antes desse da Petrobras.

Mulheres, cheguei!

O Santuário Nossa Senhora Aparecida, onde foi realizado o debate, tremeu em seus alicerces. A candidata exemplificou, deixando Aécio segurando o queixo para impedi-lo de cair:

- O senhor foi o protagonista do escândalo do aeroporto, utilizou dinheiro público para construir um aeroporto próximo das fazendas da sua família, e inclusive entregou a chave para seu tio. O senhor é tão fanático das privatizações que consegue privatizar um aeroporto e entregar para sua própria família, e tão fanático da corrupção que consegue utilizar dinheiro público para construir um aeroporto beneficiando exclusivamente a sua família. É realmente escandaloso o que o PSDB faz no Brasil.

Aécio pediu para apanhar, como dizia dona Elisa quando tirava o couro deste locutor que vos fala. Quem construiu o Aécioporto, que custou quase R$ 14 milhões aos cofres públicos, demonstra que não é contra a corrupção em si, mas apenas quando ela é feita pelos outros. Ataca quem está mamando, não por ser contra a mamata, mas porque quer ocupar o lugar dos mamadores.

Existem homens inteligentes e honrados? Sim, esse locutor que vos fala é um aspirante e também seus leitores, entre os quais se encontra Tarcisio Motta, candidato a governador do Rio pelo PSOL. Existem homens babacas e corruptos? Aos potes. E mulheres inteligentes e sensíveis? Minhas nove irmãs, minhas sobrinhas, minhas alunas, minhas amigas e todas as leitoras do taquiprati. que são poucas, mas não caem na lábia de um Dom Juan de várzea. Em contrapartida, tem também algumas mulheres espertalhonas, taí a senadora Kátia Abreu que não me deixa mentir. Então, o voto não passa pela questão de gênero.

No entanto, nessas eleições, o gênero conta. As três mulheres candidatas a presidente da República - Luciana, Marina e Dilma - dão de dez a zero no macharal. A lista dos candidatos homens e de seus partidos é de-so-la-do-ra, não se salva um: Levy Fidelix, Pastor Everaldo, José Maria Eymael, até mesmo Eduardo Jorge (PV), que ao contrário dos outros, é correto, mas sem poder de fogo na argumentação. Sem falar no Aécio Neves (PSDB) que é um paspalhão, embora tenha entre seus eleitores alguma gente fina.

A gente pode discordar de FHC e de José Serra, mas até os adversários reconhecem neles um perfil de homem público que não envergonha o gênero. Já Aécio e os demais candidatos desta safra são decididamente medíocres, não tem o dom da oratória, não convencem, uns não fedem nem cheiram, outros cheiram e fedem. Os partidos buscaram o que havia de pior nos seus quadros masculinos. Se um marciano desembarcasse no planeta Terra e visse nada mais que o debate como amostragem do gênero, concluiria que as mulheres são incrivelmente superiores aos homens. Os caras são excepcionalmente ruins.

Confesso que o discurso de Luciana me deixou de alma lavada. Suspeito que não só a mim. Com nove irmãs, o meu lado mulherzinha se rejubila com a atuação das três candidatas. Uma delas vai presidir o Brasil nos próximos anos. Graças à deusa. 

P.S. - Jorge e Gina obrigado pela dica. Embora votando em candidatas diferentes, estamos com as mulheres.

Comente esta crônica



Serviço integrado ao Gravatar.com para exibir sua foto (avatar).

26 Comentário(s)

Avatar
Edilene Coffaci de Lima (via fb) comentou:
23/09/2014
Um bálsamo José Bessa!Não conhecia nada seu tão bem humorado. Adorei! Existem "mulheres inteligentes e sensíveis? Minhas nove irmãs, minhas sobrinhas, minhas alunas, minhas amigas e as raras leitoras incautas do taquiprati que não caem na lábia de um Dom Juan de várzea".
Comentar em resposta a Edilene Coffaci de Lima (via fb)
Avatar
Felipe Lindoso (Zagaia um blog de tudo) comentou:
22/09/2014
Subnitrato de pó de peido – a isso o Aecim foi reduzido pela Luciana Genro Publicado em 22 de setembro de 2014 O Bessa não perde a pose e a verve. Mal me lembrava desse xingamernto amazonense. Reduzir um cara a subnitrato de pó de peido era dizer que o cara … bem, só repetindo: não passava de subnitrato de pó de peido. Ra ra ra, diria o Simão. Em novo post no TaquiPraTi, relata o nocaute que a Luciana Genro tascou no Aecim no debate na CNBB. A moça não brinca em serviço, saiu bem filha do paizinho Tarso Genro.http://www.zagaia.blog.br/?p=129
Comentar em resposta a Felipe Lindoso (Zagaia um blog de tudo)
Avatar
Vera Lucia Teixeira Kauss comentou:
22/09/2014
Realmente, mestre querido, eleições, no Brasil, é sempre um momento muito difícil... Mas tenho que concordar: em matéria de saber discursar, acredito que as mulheres candidatas estão se saindo muito melhor do que os homens...
Comentar em resposta a Vera Lucia Teixeira Kauss
Avatar
Neida Sá Peixoto (via FB) comentou:
22/09/2014
Obrigada por um bom texto nas redes sociais sobre eleições. Infelizmente o nível dos argumentos está rasteiro, recheado de racismo, machismo e ignorância. As candidatas mulheres são as maiores vítimas.
Comentar em resposta a Neida Sá Peixoto (via FB)
Avatar
Eder Franco comentou:
22/09/2014
Excelente Crônica, mestre! Obrigado por tê-la enviada por e-mail. Eu já tinha ouvido falar sobre o debate da CNBB, mas não sabia que tinha sido tão interessante. Vou procurar pelo vídeo. Abraço!
Comentar em resposta a Eder Franco
Avatar
Gleice Luz comentou:
22/09/2014
José Bessa, PSDB não da pé. A Genro deu a sapatada que todos gostaríamos de dar. Francamente, é luta pelo poder para mamar novamente nas tetas. Esse é o ponto. Excelente texto, como sempre! Continuo sua fã!!!
Comentar em resposta a Gleice Luz
Avatar
Maria Hilda Paraiso comentou:
22/09/2014
Preciosa como sempre. Bessa você a cada dia se supera nas suas análises sobre esse caos moral em que vivemos
Comentar em resposta a Maria Hilda Paraiso
Avatar
Luis Guilherme Gonçalves (Blog Amazonia) comentou:
21/09/2014
Avatar
Paulo Bezerra comentou:
21/09/2014
São três mulheres valorosas que iniciaram suas carreiras políticas no PT. Aliás, sete dos onze candidatos a presidência da república: Dilma (PT), Marina (PSB), Luciana (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Rui Costa (PCO), Mauro Iasi (PCB) e Zé Maria (PSTU) foram formados nos quadros do PT. Esse é o partido que a mídia critica todos os dias e que alguns "analistas" políticos dizem que estaria próximo do fim.
Comentar em resposta a Paulo Bezerra
Avatar
Susana Grillo comentou:
21/09/2014
Bessa, ótima crônica ! Abraços ...
Comentar em resposta a Susana Grillo
Avatar
Paulo Lima (via FB) comentou:
21/09/2014
Destaca o que foi a participação da Luciana Genro no debate da CNBB. Foi realmente o ponto alto da campanha até agora.
Comentar em resposta a Paulo Lima (via FB)
Avatar
Vanessa Maia comentou:
21/09/2014
José Simão, colunista da Folha de São Paulo, leu a noticia intitulada "AÉCIO TEM ENCONTRO COM SOCIALITES e fez o seguinte comentário: "Por isso que ele tem aquela cara de porteiro da Daslu! Rarará"
Comentar em resposta a Vanessa Maia
Avatar
Antonio comentou:
20/09/2014
Sempre leio seus artigos. Gosto muito pela maneira leve com que escreve e também pelo seu senso democrático. Neste artigo, especificamente, fez justiça ao melhor momento do debate. Porém, notei que, ao listar os presidenciáveis, nem sequer citou o candidato José Maria de Almeida (PSTU). Sei que não foi por descuido e nem por desconhecimento. Com isso, no meu entendimento, comete uma grande injustiça. Do mesmo modo, a grande mídia, comprometida com seus interesses, faz questão de tornar invisível as candidaturas dos partidos operários, inclusive Mauro Iasi (PCB), Rui Pimenta (PCO). Considerando que os seus artigos tem o apreço de pessoas inteligentes e comprometidas, não seria justo mostrar que essas candidaturas existem, apesar do filtro feito pela grande imprensa?
Comentar em resposta a Antonio
Respostas:
Avatar
Ribamar Bessa comentou:
20/09/2014
Antonio, vc tem razão. Foquei sobre os candidatos que participaram do debate, e acabei omitindo os três que voce cita, que são dignos e nada tem a ver com a mediocridade do macharal que participou do debate,
Comentar em resposta a Ribamar Bessa
Avatar
Ana Stanislaw comentou:
20/09/2014
Adorei! Kkkkk O Aécio é uma vergonha, muito medíocre. Está longe de ser um político influente no cenário político como o seu avô. Bessa, como sempre, muito bom a Bessa!.
Comentar em resposta a Ana Stanislaw
Avatar
Maria C. Correa comentou:
20/09/2014
Não consigo colocar na página.Fala que o código está incorreto,mesmo eu digitando direitinho... Um país conservador e machista como o nosso, que historicamente ainda engatinha na participação das mulheres na política, é mt prazeroso ver três mulheres disputando o cargo da Presidência do País, principalmente nessa eleição com um nível de candidatos masculinos tão fracos! E fico mais feliz ainda em ver o Sr.Aécio Neves ser metralhado e cada vez mais sendo excluído dessa disputa. Eu acho que posso falar isso com conhecimento de causa, pois sou uma amazonense que mora em MG há quarenta anos e conheço bem o que foi o governo deste Senhor e o preço que a população mineira está pagando por conta do seu famoso "choque de gestão" que sucateou a educação, a saúde e a segurança pública do Estado.. Discurso bonito ele tem,mas já não convence e nem engana ninguém. E a maior prova disso e do estrago que ele fez em Minas Gerais é que nem o governador do seu partido ele vai conseguir eleger. Benditas mulheres!!! Graças a Deusa!!rs
Comentar em resposta a Maria C. Correa
Avatar
Maria Aurora Cano comentou:
20/09/2014
O protagonismo feminino está na voz de Luciana que disse o que as outras candidatas não podem. Mas talvez pensem. O que valeu a pena foi ver como um espetáculo brilhante o domínio de uma retórica cheia de lucidez e um raciocínio ágil e límpido. Me sinto representada.
Comentar em resposta a Maria Aurora Cano
Avatar
VANIA NOVOA TADROS comentou:
20/09/2014
JÁ ESTÁS COM MEDO DO AÉCIO NEVES, EM BABÁ? ELE NEM LIGOU PARA O QUE A POMBA LESA DA LUCIANA GENRO DISSE ATACANDO A DILMA E A MARINA TAMBÉM. VEM CÁ MANINHO TU ACHAS QUE COM TODAS AS TRANPULINAGENS, ROMBOS,ROUBOS E ALIANÇAS ESPÚRIAS QUE O PT ANDA FAZENDO TU-QUE CONTINUAS FILIADO A ESSE VERGONHOSO PARTIDO TENS MORAL PARA CRITICAR ALGUÉM? O AÉCIO TEM SIDO O MELHOR EM TODOS OS DEBATES.
Comentar em resposta a VANIA NOVOA TADROS
Avatar
VANIA NOVOA TADROS comentou:
20/09/2014
JÁ ESTÁS COM MEDO DO AÉCIO NEVES, EM BABÁ? ELE NEM LIGOU PARA O QUE A POMBA LESA DA LUCIANA GENRO DISSE ATACANDO A DILMA E A MARINA TAMBÉM. VEM CÁ MANINHO TU ACHAS QUE COM TODAS AS TRANPULINAGENS, ROMBOS,ROUBOS E ALIANÇAS ESPÚRIAS QUE O PT ANDA FAZENDO TU-QUE CONTINUAS FILIADO A ESSE VERGONHOSO PARTIDO TENS MORAL PARA CRITICAR ALGUÉM? O AÉCIO TEM SIDO O MELHOR EM TODOS OS DEBATES.
Comentar em resposta a VANIA NOVOA TADROS
Avatar
Rodrigo Dias Guarani Kaiowá comentou:
20/09/2014
É muito bom ver que, ainda que nenhuma das candidatas tenha tudo o que o Brasil precisa, essa superioridade feminina veio em excelente hora. Obrigado pelo texto!
Comentar em resposta a Rodrigo Dias Guarani Kaiowá
Avatar
20/09/2014
Meu amigo, quem me lavou a alma neste momento de aflição foi você! Contato de Maria Celina Muniz Barreto
Comentar em resposta a Maria Celina Muniz Barreto
Avatar
Norielem comentou:
20/09/2014
Adorei a crônica! Saudades das suas falas professor! Sigo aqui aprendendo e compartilhando.
Comentar em resposta a Norielem
Avatar
Gilberto Menezes Moraes comentou:
20/09/2014
Ai, meu Deus, o Bessa é tão bom nas argumentações que, se eu estou distraído, eu voto para a Presidência em quem ele disser ser o melhor, nem que seja o pastor Everaldo. No primeiro debate (TV BAND) a Luciana Genro já mostrara a que viera. Não estava ali para brincar. Filha de quem é, aprendeu e estendeu a dialética a ponto de não perder nenhum embate. O que a derrota é o exíguo tempo para se apresentar, no programa formal de exposição dentro das regras do TSE, mas, nesses encontros nas TVs e na CNBB, ela deita e rola. Aqui, no Rio, a TV Aparecida não tem mais canal de transmissão, Apenas São Paulo. Mas, eu devo ter engolido mosca pois, pela Internet o debate tenha sido transmitido. Fechando: o Bessa é um perigo nacional. Gilberto Moraes. Faculdade de Engenharia – UERJ.
Comentar em resposta a Gilberto Menezes Moraes
Avatar
Giane comentou:
20/09/2014
Subnitrato de pó de peido é imbatível.. crônica política, didática e terapêutica.. é de se jogar no chão de tanto rir..
Comentar em resposta a Giane
Avatar
Cris Amaral comentou:
20/09/2014
Sensacional querido Mestre Bessa, disse com todas as letras o que penso sobre esse quadro político. Entre oportunistas e desejosos de poder, vou votar nos dados, contra a fome e a miséria. Desejando que mais famílias possam ser assistidas! Carinhos
Comentar em resposta a Cris Amaral